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mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede
2 participantes
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mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede
Estou programando um jogo plataforma, mas estou com problemas nos inimigos, quero fazer tipo um "gumba" do Mario, mas ele fica flicando na parede; fiz algumas buscas na internet, mas só encontrei tutoriais de inimigos que seguiam o Player.
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Re: mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede
Primeiramente você deve setar uma máscara para a colisão do "gumba", essa mascara deve ter seu x e y centralizados. Veja a imagem abaixo:
A origem da sprite deve estar exatamente no meio, veja que se ela estiver para um dos lados(sem ser no meio), quando você usar o método para virar o "gumba", a mascara vai estar para um dos lados, fazendo com que ele entre na parede.
Exemplo:
Crie a sprite do "gumba" de 32x32;
Defina a origem para o meio da sprite 16x16;
Para virar ele para um lado, defina image_xscale como -1 ou 1;
Eu prefiro que todas as minhas sprites comecem viradas para a direita, assim quando eu setar a hspeed por exemplo, eu viro a imagem com o image_xscale = -1 e faço o hspeed = 5*image_xscale; //Resultado é negativo, empurrando o objeto para a esquerda.
A origem da sprite deve estar exatamente no meio, veja que se ela estiver para um dos lados(sem ser no meio), quando você usar o método para virar o "gumba", a mascara vai estar para um dos lados, fazendo com que ele entre na parede.
Exemplo:
Crie a sprite do "gumba" de 32x32;
Defina a origem para o meio da sprite 16x16;
Para virar ele para um lado, defina image_xscale como -1 ou 1;
Eu prefiro que todas as minhas sprites comecem viradas para a direita, assim quando eu setar a hspeed por exemplo, eu viro a imagem com o image_xscale = -1 e faço o hspeed = 5*image_xscale; //Resultado é negativo, empurrando o objeto para a esquerda.
lucaslima92- Games Ranking :
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