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mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede

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Mensagem por Plumogumdr Sáb 19 Jan 2019, 15:20

Estou programando um jogo plataforma, mas estou com problemas nos inimigos, quero fazer tipo um "gumba" do Mario, mas ele fica flicando na parede; fiz algumas buscas na internet, mas só encontrei tutoriais de inimigos que seguiam o Player.

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Mensagem por lucaslima92 Sex 25 Jan 2019, 10:32

Primeiramente você deve setar uma máscara para a colisão do "gumba", essa mascara deve ter seu x e y centralizados. Veja a imagem abaixo:
mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede Qs_sprites_spriteeditor
A origem da sprite deve estar exatamente no meio, veja que se ela estiver para um dos lados(sem ser no meio), quando você usar o método para virar o "gumba", a mascara vai estar para um dos lados, fazendo com que ele entre na parede.

Exemplo:
Crie a sprite do "gumba" de 32x32;
Defina a origem para o meio da sprite 16x16;
Para virar ele para um lado, defina image_xscale como -1 ou 1;
Eu prefiro que todas as minhas sprites comecem viradas para  a direita, assim quando eu setar a hspeed por exemplo, eu viro a imagem com o image_xscale = -1 e faço o hspeed = 5*image_xscale; //Resultado é negativo, empurrando o objeto para a esquerda.
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