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Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path
2 participantes
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Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path
Olá pessoal, tudo bem?
Problema:
No meu jogo de plataforma há um inimigo com o seguinte nome: obj_caveira
Eu criei uma rota simples para ele, feita por path, no qual ele anda somente para a esquera e para a direita. Para a direita ele anda normalmente, mas quando ele anda para a esquerda, continua com o sprite dele virado para a direita.
O que eu fiz:
No obj_caveira eu coloquei em Drag'n Drop: Create/ Set Path (Applies to self: Path>Path_ caveira; Speed>1; At end> Reverse; Relative> Relative).
Utilizando o sistema de busca do site eu achei apenas um tópico que tenha uma dúvida parecida com a minha: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/inimigo-patrulhar-com-path-t3135.htm?highlight=path+dire%E7%E3o
E neste tópico, eu achei uma explicação do usuário M.A.S. que orienta a colocar o seguinte código:
no step:
if (xprevious > x) {
sprite_index = nome da sprite do bixo pra esquerda;
}
else if (xprevious < x){
sprite_index = nome da sprite do bixo pra direita;
}
Eu coloquei o código acima e nada adiantou, pois a caveira anda normalmente para a direita, mas ao voltar pela mesma rota, anda de costas para a esquerda.
O que eu preciso:
Que o inimigo mude a direção de acordo com a rota. Por exemplo: Seguindo a rota para a direita ele está virado para a direita e seguindo a rota para a esquerda ele está virado para a esquerda.
Um grande abraço a todos!
Problema:
No meu jogo de plataforma há um inimigo com o seguinte nome: obj_caveira
Eu criei uma rota simples para ele, feita por path, no qual ele anda somente para a esquera e para a direita. Para a direita ele anda normalmente, mas quando ele anda para a esquerda, continua com o sprite dele virado para a direita.
O que eu fiz:
No obj_caveira eu coloquei em Drag'n Drop: Create/ Set Path (Applies to self: Path>Path_ caveira; Speed>1; At end> Reverse; Relative> Relative).
Utilizando o sistema de busca do site eu achei apenas um tópico que tenha uma dúvida parecida com a minha: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/inimigo-patrulhar-com-path-t3135.htm?highlight=path+dire%E7%E3o
E neste tópico, eu achei uma explicação do usuário M.A.S. que orienta a colocar o seguinte código:
no step:
if (xprevious > x) {
sprite_index = nome da sprite do bixo pra esquerda;
}
else if (xprevious < x){
sprite_index = nome da sprite do bixo pra direita;
}
Eu coloquei o código acima e nada adiantou, pois a caveira anda normalmente para a direita, mas ao voltar pela mesma rota, anda de costas para a esquerda.
O que eu preciso:
Que o inimigo mude a direção de acordo com a rota. Por exemplo: Seguindo a rota para a direita ele está virado para a direita e seguindo a rota para a esquerda ele está virado para a esquerda.
Um grande abraço a todos!
Re: Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path
O xprevious e yprevious do GM são meio mal feitos. Pela lógica, esse código no step devia funcionar, mas testei aqui e, pra funcionar, tem que colocar no end step.
[EDIT]
Você ao menos leu o que o M.A.S. escreveu ou só viu o código, copiou e colou?
Ele, ali mesmo naquele post, deu a resposta para a sua pergunta, disse para tentar colocar no End Step, além de ainda dizer outro jeito de fazer isso!
[EDIT]
Você ao menos leu o que o M.A.S. escreveu ou só viu o código, copiou e colou?
Ele, ali mesmo naquele post, deu a resposta para a sua pergunta, disse para tentar colocar no End Step, além de ainda dizer outro jeito de fazer isso!
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path
Obrigado amigo! Funcionou perfeitamente!!!
Um grande abraço e muito obrigado pela ajuda!
Um grande abraço e muito obrigado pela ajuda!
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