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Saltar, cair no chão, e ir mais auto ainda.

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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 11:51

Salve, salve galera, blz?
Pois bem, o que estou pedindo não é exencial pro meu jogo,
mais seria muito legal pra quem estiver jogando.
Pois bem, como alguns já sabem estou fazendo um jogo do Pac-man,
denominado Pac-man land.
Então, ele já anda, pula, atira laranjas, come laranjas, enfim.

O Que eu quero?

Quero que na tecla 'C' quando eu clicar, o pac-man pule, bata forte no solo, e vá mais auto ainda.
Explicando assim é meio dificil, então vai um vídeo onde contem o que quero
aos 22 segundos já tem


Epero que a galera consiga me ajudar, thanks!
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 12:27

Faz o seguinte rapaz, no create do bicho coloca:

Código:
pulo_especial = 0;

no step:

Código:
if (keyboard_check_pressed(ord("C"))) {
      vspeed = -12; // muda pra velocidade que tu qué
      pulo_especial = 1;
}

na colisao com o chao, depois de todos os codigos:

Código:
if (pulo_especial) {
      vspeed = -16; // muda pra velocidade que tu qué
      pulo_especial = 0;
}


fala se não der certo, abração
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 12:33

Cara muito obrigado, consegui fazer funcionar! Very Happy
Mais por favor, eu tava tentando fazer o pac-man fazer isso,
mudando pra sprite pac_bola (que é ele girando)
só que não consegui, bom só falta isso.

Mudar pra sprite pac_bola, e quando cair no chão, se tiver pra direita ficar no spr_personagem_parado_dir e no da esquerda spr_personagem_parado_esq
Tava(tô) tentando mais sem sucessoo.


Espero que tenha um pouco de paciência e me ajude nisso....

VLW
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 12:43

Cara, dai complica um poco Happy, mas faz algo assim: cria uma variavel no create, "direcao = 0" e quando o jogador clica pra direita, faz ela ser 1 e quando clica pra esquerda, faz ela ser 0, intendue né? tu vai te uma variavel que vai te dize pra onde o boneco tem q aponta, agora no create coloca, "no_chao = 1" e no step:

Código:
if (place_free(x,y+1)) {
    no_chao = 0;
}
else {
    no chao = 1;
}

agora tu vai ter uma var que vai te dize quando ele ta no chao ou nao, intendeu né?

agora no final de tudo, no step, coloca:

Código:
if (!no_chao) {
      if (direcao) {
            sprite_index = nome da sprite do player pulando pra direita;
      }
      else {
            sprite_index  = nome da sprite do player pulando pra esquerda;
      }
}
else {
        if (direcao) {
            sprite_index = nome da sprite do player no chao pra direita;
      }
      else {
            sprite_index  = nome da sprite do player no chao esquerda;
      }
}
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 12:45

Intendi mais ou menos, vou tentar, se não conseguir edito o post.
Very Happy

EDIT

É cara, não consegui :\

pior, quando pûs pra testar ainda deu um erro:
Código:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 4
of  Step Event
for object pac_man:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 5:
      no chao = 1;

at position 9: Assignment operator expected.

Sou meio noob em criar Var...
E acho que deveria apagar o que vc me passou no inicio mais não fiz...

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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 14:05

ve se tu não esqueceu os underline
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 14:49

Gusba, eu achei outro erro, esse no primeiro código, se ficar pressionando 'C' o pacman voa...

:S
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 15:17

Simples Happy, substitui por isso:

Código:
if (keyboard_check_pressed(ord("C")) and !pulo_especial ) {
      vspeed = -12; // muda pra velocidade que tu qué
      pulo_especial = 1;
}
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 15:21

Funcionou (por enquanto)

Sou muito noob com progamação e não conseguir fazer a troca do spr para o pac_bola...
faz um mini-tuto ae por favor...
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 15:30

¬¬ tá bem ali nos meus codigos rapaz, é só bota os nomes das sprites no meu codigo
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 15:32

Eu postei o erro que deu quando tentei fazer.
eu não intendi a parte inicial que você falou,
sobre as variaveis :oops:
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 16:07

faz oq eu mandei e o erro foi pq vc nao colocou os anderline nas variaveis, nao pode te espaço!!!
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 16:09

Tá bom, vou tentar denovo, só que não tô muito confiante que eu vou conseguir (tomara que consiga...)
já já posto o resultado...

EDIT


Pois bem, não deu erro de código, porém, os códigos fizeram o personagem só andar com a spr_personagem_parado_esq, e toda vez que eu pulo, mesmo sem ser com a tecla 'C' ele fica na spr_pac_bola...
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 17:23

cara, entao faz assim substitui por isso:

Código:
if (!no_chao) {
    if (direcao) {
        sprite_index = nome da sprite do player pulando pra direita;
    }
    else {
        sprite_index  = nome da sprite do player pulando pra esquerda;
    }
}
else if ( x == xprevious ) {
    if (direcao) {
        sprite_index = nome da sprite do player parado no chao pra direita;
    }
    else {
        sprite_index  = nome da sprite do player parado no chao pra esquerda;
    }
}
else {
    if (direcao) {
        sprite_index = nome da sprite do player andando no chao pra direita;
    }
    else {
        sprite_index  = nome da sprite do player andando no chao pra esquerda;
    }
}
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 17:28

😢
Novamente;
Desta vez ele anda e fica parado, porém apenas quando virado pra esquerda, e quando preciono 'C' ele não faz a mudança de sprite que quero..
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 19:19

Ahh o meu, resolve ai, percebe o erro, ve porque nao ta dando, usa um poco a cabeça
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Seg 20 Jul 2009, 20:40

Aff, cansei fiquei horas nisso e não intendi o que aconteceu!
Evil or Very Mad
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Mensagem por Gusba Seg 20 Jul 2009, 20:45

Posta a engine então ¬¬
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Mensagem por HL8 - Heber Luciano Ter 21 Jul 2009, 15:37

Me add no msn então

heber-luciano@hotmail.com
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