Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
colisão/mudança de sprite em loop GM8
2 participantes
Página 1 de 1
colisão/mudança de sprite em loop GM8
Olá, pessoal
Consegui fazer a mudança de sprite ao colidir, porém ao colidir novamente não funciona mais, só funciona na primeira colisão. Alguém poderia me ajudar? abrs
Consegui fazer a mudança de sprite ao colidir, porém ao colidir novamente não funciona mais, só funciona na primeira colisão. Alguém poderia me ajudar? abrs
Eliete Rossi- Data de inscrição : 09/09/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: colisão/mudança de sprite em loop GM8
Olá, boa noite, ficou um pouco vago como a mudança está sendo feita, será que você pode colocar o trecho de código que muda a sprite ao colidir? Acho que assim fica mais claro para poder te ajudar...
Olá, Biemorth
Você vai me achar doida, mas estou tentando fazer um jogo, sem ter muito conhecimento de códigos.
Então, estou usando os comandos(arrasta/solta) do gamemaker.
Mais dúvidas:
Conseguirei produzir o jogo fazendo dessa forma?
Os códigos vão aparecem em algum lugar no jogo ao usar esse sistema?
Vou tentar descrever, espero que possa me ajudar
Criei duas sprites com os eventos e açôes abaixo:
Sprite 1
Event 1Create
Action Star Moving para esquerda
Event2 Collision
Action Bounce
Action Change Sprite 2
Sprite 2
Event - Create
Action Star Moving para direita
Event Collision
Action Bounce
Action Change Sprite 1
Na primeira colisão, ocorre a mudança de sprite e mudança de direção, porém na segunda colisão, não está ocorrendo a mudança de sprite, somente a mudança de direção, e segue somente colidindo e voltando....colidindo e voltando.
Ficou confuso, né?
Acho que vou ter que aprender mais sobre os códigos mesmo.
Eu até gosto, mas o que eu adoro mesmo é desenhar.
Se puder me indicar onde posso conseguir material para estudar sobre códigos, vai ser legal também.
Valew! E obrigada pelo seu interesse em me "salvar"
abrs
eliete
Você vai me achar doida, mas estou tentando fazer um jogo, sem ter muito conhecimento de códigos.
Então, estou usando os comandos(arrasta/solta) do gamemaker.
Mais dúvidas:
Conseguirei produzir o jogo fazendo dessa forma?
Os códigos vão aparecem em algum lugar no jogo ao usar esse sistema?
Vou tentar descrever, espero que possa me ajudar
Criei duas sprites com os eventos e açôes abaixo:
Sprite 1
Event 1Create
Action Star Moving para esquerda
Event2 Collision
Action Bounce
Action Change Sprite 2
Sprite 2
Event - Create
Action Star Moving para direita
Event Collision
Action Bounce
Action Change Sprite 1
Na primeira colisão, ocorre a mudança de sprite e mudança de direção, porém na segunda colisão, não está ocorrendo a mudança de sprite, somente a mudança de direção, e segue somente colidindo e voltando....colidindo e voltando.
Ficou confuso, né?
Acho que vou ter que aprender mais sobre os códigos mesmo.
Eu até gosto, mas o que eu adoro mesmo é desenhar.
Se puder me indicar onde posso conseguir material para estudar sobre códigos, vai ser legal também.
Valew! E obrigada pelo seu interesse em me "salvar"
abrs
eliete
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
É spossível sim criar jogos usando apenas o D&D(arrasta e solta) do GM, inclusive se não me engano, já tivemos há alguns anos um concurso que essa era a limitação c:
"Os códigos vão aparecem em algum lugar no jogo ao usar esse sistema?"
Bem, essas caixinhas depois são convertidas em código, mas você não vai precisar modificar código diretamente, embora seja bom conhecer um pouco pois assim fica mais fácil de pensar em como organizar e até de fazer seus próprios "botões de D&D"(caixinhas) se for o caso.
Acho interessante esta lista de tutoriais
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-
Mas, creio que antes você vai precisar de uma noção mais básica pra se acostumar com o GM. O tutorial inicial do game maker 8 foi traduzido(não sei quem traduziu), mas é um bom pontapé inicial:
https://social.stoa.usp.br/articles/0016/2103/gameMaker8_PortuguA_s.pdf_
Ele funciona nas versões mais atuais do GM, no caso do Game Maker Studio, creio que somente a função "sleep" que não é mais usada(ela não é tão crucial para o tutorial).
O que ocorre no seu programa é o seguinte, ao colidir você muda sempre a sprite do primeiro objeto para a Sprite 2, no caso, suponhamos que ele começa com a Sprite 1, quando colide muda para a 2, e mesmo que colida mais vezes, vai sempre "mudar" para a 2, como já está com ela não fica visível a mudança... O que acontece com o outro é idêntico...
Creio que fazendo a checagem você conseguirá o resultado que quer:
Se a sprite for a 1 mudaremos para a 2, caso contrário(se for a 2) mudaremos para a 1.
Usaremos no evento de colisão: no caso, no primeiro campo é o que você quer checar, no nosso caso "sprite_index".
No segundo campo(value) colocaremos o nome da sprite que queremos comparar, no caso acho que seu objeto tem o mesmo nome: "Sprite 1"
No terceiro campo é a operação, como queremos checar se é igual, manteremos o padrão.
Fizemos a parte grifada da frase:
Se a sprite for a 1 mudaremos para a 2, caso contrário(se for a 2) mudaremos para a 1.
Usaremos agora o bloco de Change Sprite() que creio ser a que você está usando, selecionaremos nele o Sprite 2.
Fizemos agora a seguinte parte grifada:
Então faremos este "caso contrário":
Usaremos o bloco else: que também está na aba control.
Ele não pede nenhum prâmetro, então é só colocar depois do último bloco que colocamos.
Agora faremos a última parte da frase:
Assim como a mudança de sprite anterior, faremos esta, só que trocaremos a Sprite 2 por Sprite 1
No final teremos algo assim:
Se fossemos usar os triângulos ficariamos com algo assim:
Caso tenha algum problema ainda para resolver isto ou algo não tenha ficado claro, pode mandar mensagem aqui mesmo, por PM ou no Discord, ficaremos felizes em ajudar c: Posso tentar explicar de maneira mais clara ou fazer um exemplo.
"Os códigos vão aparecem em algum lugar no jogo ao usar esse sistema?"
Bem, essas caixinhas depois são convertidas em código, mas você não vai precisar modificar código diretamente, embora seja bom conhecer um pouco pois assim fica mais fácil de pensar em como organizar e até de fazer seus próprios "botões de D&D"(caixinhas) se for o caso.
Acho interessante esta lista de tutoriais
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-
Mas, creio que antes você vai precisar de uma noção mais básica pra se acostumar com o GM. O tutorial inicial do game maker 8 foi traduzido(não sei quem traduziu), mas é um bom pontapé inicial:
https://social.stoa.usp.br/articles/0016/2103/gameMaker8_PortuguA_s.pdf_
Ele funciona nas versões mais atuais do GM, no caso do Game Maker Studio, creio que somente a função "sleep" que não é mais usada(ela não é tão crucial para o tutorial).
O que ocorre no seu programa é o seguinte, ao colidir você muda sempre a sprite do primeiro objeto para a Sprite 2, no caso, suponhamos que ele começa com a Sprite 1, quando colide muda para a 2, e mesmo que colida mais vezes, vai sempre "mudar" para a 2, como já está com ela não fica visível a mudança... O que acontece com o outro é idêntico...
Creio que fazendo a checagem você conseguirá o resultado que quer:
- Spoiler:
- <- Isso é um bloco que checa se uma afirmação é verdadeira, se for verdadeira ele executa o primeiro bloco depois dele, ou o que estiver dentro desses triângulos eles ficam na aba control, como só vamos executar uma coisa(mudar a sprite) não vamos precisar deles.
Usaremos no evento de colisão: no caso, no primeiro campo é o que você quer checar, no nosso caso "sprite_index".
- Spoiler:
- "sprite_index" é uma variável que todo objeto tem, ela guarda a sprite atual do objeto.
No segundo campo(value) colocaremos o nome da sprite que queremos comparar, no caso acho que seu objeto tem o mesmo nome: "Sprite 1"
- Spoiler:
- Recomendamos não usar espaços por poder gerar algum problema... c: Se for o caso, tira o espaço do nome da sprite.
No terceiro campo é a operação, como queremos checar se é igual, manteremos o padrão.
Fizemos a parte grifada da frase:
Usaremos agora o bloco de Change Sprite() que creio ser a que você está usando, selecionaremos nele o Sprite 2.
Fizemos agora a seguinte parte grifada:
Então faremos este "caso contrário":
Usaremos o bloco else: que também está na aba control.
Ele não pede nenhum prâmetro, então é só colocar depois do último bloco que colocamos.
Agora faremos a última parte da frase:
Assim como a mudança de sprite anterior, faremos esta, só que trocaremos a Sprite 2 por Sprite 1
- Spoiler:
- Caso tenha mudado o nome das sprites(tirado o espaço) modifique aqui também c:
No final teremos algo assim:
Se fossemos usar os triângulos ficariamos com algo assim:
Caso tenha algum problema ainda para resolver isto ou algo não tenha ficado claro, pode mandar mensagem aqui mesmo, por PM ou no Discord, ficaremos felizes em ajudar c: Posso tentar explicar de maneira mais clara ou fazer um exemplo.
Consegui!!!
Adorei.
Sua explicação foi ótima.
Confesso que fiquei mais motivada ao saber que posso utilizar os comandos D&D
Mas com certeza vou checar os links que você sugeriu.
Valew
abrs
Eliete
Adorei.
Sua explicação foi ótima.
Confesso que fiquei mais motivada ao saber que posso utilizar os comandos D&D
Mas com certeza vou checar os links que você sugeriu.
Valew
abrs
Eliete
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0