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Problemas com colisão no GMS (1.4)

2 participantes

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Problemas com colisão no GMS (1.4) Empty Problemas com colisão no GMS (1.4)

Mensagem por Biemorth Dom 30 Jul 2017, 00:04

Boa noite guys, estou com este problema há algumas semanas, tenho um projeto no GM8 (agora passei para o 8.1) que ao importar para o GMS(1.4) faz o player colidir e parar na hitbox de objetos que não são sólidos. Revisei código, olhei detalhes padrões dos objetos, mas simplesmente parece que ambos os objetos são sólidos o que não é o caso. Busquei em fóruns e o mais próximo que encontrei de uma explicação é que o GMS tem um bug com isso, porém está acontecendo com este projeto em específico e não tenho como recriar tudo no GMS objeto a objeto(deve dar pelo menos uns 5k de linhas de código). A suposta solução "sairia em breve", porém são posts já antigos e agora a Yoyo está focando o GMS2 alguém que passou por algo parecido pode me ajudar?

Detalhes:
A movimentação do player é com !place_meeting, já tentei usar place_free e mantém o mesmo resultado. Creio que muito provavelmente o problema não é no código, e sim em alguma configuração da engine.
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Mensagem por Willy Dom 30 Jul 2017, 09:11

Esse é o mal de migrar um projeto para uma versão diferente da qual o mesmo foi iniciado, sempre dá esses problemas cabeludos que nem os próprios criadores da IDE são capazes de resolver.

Bom... É apenas um palpite, mas por padrão o GMS não costuma marcar a caixa "precise collision checking" nas propriedades do sprite. Talvez ao fazer a migração, todos seus sprites estejam com esta caixa desmarcada.

Pra você ter certeza que o problema veio da migração, tente recriar pelo menos um objeto e veja se o problema persiste. Se sim, só Jesus na causa, se, não, também. sorrindo2
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Mensagem por Biemorth Seg 31 Jul 2017, 01:27

Obrigado pela ideia!! Encontrei pelo menos uma pista, criei um objeto e fui adicionando as funções aos poucos, ele ficou exatamente igual ao original, quando coloquei para o player colidir com ele, o objeto ficou "sólido"!! Pra corrigir isso, vou tentar substituir as colisões pela função place_meeting(não apresentou o erro) no step, caso alguém venha a ter isso recomendo manter sempre as colisões entre 2 objetos em apenas um deles(e usar with caso precise modificar o outro), no caso isso é bizarro pois quando usamos a checagem de colisão do GM nas versões mais antigas é exatamente essa checagem do place_meeting, não entendi porque disso agora...
lol!
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