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Problemas na Colisão
3 participantes
Página 1 de 1
Problemas na Colisão
Olá,pessoal!
Hoje eu comecei a fazer um jogo e descobri um bug horroroso na colisão do personagem com a parede,ele pára completamente!Vejam a imagem abaixo:
No evento de colisão com o bloco eu cloquei esse código:
Ele sempre dá certo,mas por que agora não?
Poderiam me ajudar?
Até!
Hoje eu comecei a fazer um jogo e descobri um bug horroroso na colisão do personagem com a parede,ele pára completamente!Vejam a imagem abaixo:
No evento de colisão com o bloco eu cloquei esse código:
- Código:
speed = 0
Ele sempre dá certo,mas por que agora não?
Poderiam me ajudar?
Até!
Re: Problemas na Colisão
coloca esse codigo no contato com o bloca:
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Re: Problemas na Colisão
Godsil4 escreveu:coloca esse codigo no contato com o bloca:isso se o player ja tive gravidade
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Eu já sabia sobre esse código,mas não vai funcionar porque o meu jogo não é de plataforma.
Re: Problemas na Colisão
usa o place_free (para não chegar a collidir com objetos sólidos) ou place_empty (para todos tipos de objetos, sólidos ou não)
place_free verifica se a posição na direção dada está livre
por exemplo, tente isso (não testei)
Nesse caso nem vai precisar de evento Collsion ;)
explicando o código:
usando if !place_free(x,y), traduzindo literalmente você está usando:
"SE local (x,y) NÃO estiver livre".
Se vc não usar o ! (que significa not em GML), não vai dar certo.
Em outras palavras, se as dadas posições ao redor do OBj Player não estiverem livres, ele pára.
Espero não ter complicado demais :S
Abraços
DHarrison
place_free verifica se a posição na direção dada está livre
por exemplo, tente isso (não testei)
- Código:
if !place_free(x+2,y) or !place_free(x,y+2) or !place_free(x-2,y) or !place_free(x,y-2)
{
speed=0
}
Nesse caso nem vai precisar de evento Collsion ;)
explicando o código:
usando if !place_free(x,y), traduzindo literalmente você está usando:
"SE local (x,y) NÃO estiver livre".
Se vc não usar o ! (que significa not em GML), não vai dar certo.
Em outras palavras, se as dadas posições ao redor do OBj Player não estiverem livres, ele pára.
Espero não ter complicado demais :S
Abraços
DHarrison
dharrison- Games Ranking :
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Re: Problemas na Colisão
dharrison escreveu:usa o place_free (para não chegar a collidir com objetos sólidos) ou place_empty (para todos tipos de objetos, sólidos ou não)
place_free verifica se a posição na direção dada está livre
por exemplo, tente isso (não testei)
- Código:
if !place_free(x+2,y) or !place_free(x,y+2) or !place_free(x-2,y) or !place_free(x,y-2)
{
speed=0
}
Nesse caso nem vai precisar de evento Collsion ;)
explicando o código:
usando if !place_free(x,y), traduzindo literalmente você está usando:
"SE local (x,y) NÃO estiver livre".
Se vc não usar o ! (que significa not em GML), não vai dar certo.
Em outras palavras, se as dadas posições ao redor do OBj Player não estiverem livres, ele pára.
Espero não ter complicado demais :S
Abraços
DHarrison
Muito obrigado por responder,mas esse problema foi resolvido,o que acontece é que quando você colide com o obj_bloco e tenta sair não dá mais.O que faço para arrumar isso?
Re: Problemas na Colisão
vc tentou o código que coloquei e deletar o evento colisão?
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Re: Problemas na Colisão
dharrison escreveu:vc tentou o código que coloquei e deletar o evento colisão?
Sim,deletei o evento de colisão com o obj_bloco e coloquei o seu código no evento Step.
Re: Problemas na Colisão
estranho, se nao funcionou tente mudar o speed
porque logicamente se ao chegar perto do objecto ele parar, nao vai conseguir sair de la...
tente colocar dentro do ELSE do Keyboard_check
de qlq forma, porque não ve um tuto de maze games ou algo do tipo?
isso que vc ta querendo nao eh dificil, nao deveria estar bugando
porque logicamente se ao chegar perto do objecto ele parar, nao vai conseguir sair de la...
tente colocar dentro do ELSE do Keyboard_check
de qlq forma, porque não ve um tuto de maze games ou algo do tipo?
isso que vc ta querendo nao eh dificil, nao deveria estar bugando
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