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[Problemas] Colisão e movimentação
2 participantes
Página 1 de 1
[Problemas] Colisão e movimentação
Bom estou fazendo um jogo em que o personagem é uma bola com olhos,boca e tudo.Fiz movimentação troca de sprites tudo certin,mas ha alguns problemas
Colisão na rampa esta meio bugada,o player afunda um pouco na rampa,o codigo de colisão é esse
Step
e ele desce dando meio que soquinhos (ja tem um topico sobre isso,mas os cara tão com preguiça de responde),e quando ele ta descendo e colide com o chão,ele buga a mask e não pula mais,é como se ele andasse no ar(1 pixel acima do chão + ou -)
E eu não sei se o problema é na movimentação,o codigo de movimentação e troca de sprites é esse
Step
End Step
Colisão na rampa esta meio bugada,o player afunda um pouco na rampa,o codigo de colisão é esse
Step
- Código:
while(place_meeting(x,y+2,obj_triangulo) ) // O código de colisão com a rampa
{
y-=3
}
- Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//***se a velocidade vertical for maior do que 0 e não tiver o mesmo valor da vel vertical abaixo...
move_contact_solid(direction,vspeed)//mover na direção do bloco, na direcçao e com a vel.vertical
}
vspeed = 0//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)
e ele desce dando meio que soquinhos (ja tem um topico sobre isso,mas os cara tão com preguiça de responde),e quando ele ta descendo e colide com o chão,ele buga a mask e não pula mais,é como se ele andasse no ar(1 pixel acima do chão + ou -)
E eu não sei se o problema é na movimentação,o codigo de movimentação e troca de sprites é esse
Step
- Código:
//gravidade
if place_free(x,y+5){
gravity=0.5
chao=false;
}else{
gravity=0
chao=true;
}
if vspeed>15{
vspeed=15}
//*Variaveis para facilitar a digitação*
dir=keyboard_check(vk_right);
esq=keyboard_check(vk_left);
//Direita
if dir && !esq{//Direta
repeat(velocidade){
if place_free(x+1,y)
x+=1
direita=true
anda=true
dir=1
}
}else if esq && !dir{
//Esquerda
repeat(velocidade){
if place_free(x-1,y)
x-=1
direita=false
anda=true
dir=-1
}
}else{//Nenhum
anda=false
}
//Pular
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
if !(place_free(x,y+1)){vspeed=-8}
}
End Step
- Código:
if direita=true{
if chao=true{
if anda=true{
sprite_index=spr_player_anda
}else{
sprite_index=spr_player
}
}else{
sprite_index=spr_player_pulo
}
}else{//Esqurda
if chao=true{
if anda=true{
sprite_index=spr_player_anda2
}else{
sprite_index=spr_player2
}
}else{
sprite_index=spr_player_pulo2
}
}
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Re: [Problemas] Colisão e movimentação
Rampas são um problema mesmo.
Não é preguiça dos usuarios.
Tenta colocar esse código aqui junto com a movimentação; depois retire os outros códigos relacionados à rampa.
Depois posta o resultado.
Até mais!
Não é preguiça dos usuarios.
Tenta colocar esse código aqui junto com a movimentação; depois retire os outros códigos relacionados à rampa.
- Código:
for (i=0;i<8;i+=1)
{
if place_free(x+hspeed,y-i)
{
x+=hspeed
y-=i
break;
}
}
Depois posta o resultado.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Problemas] Colisão e movimentação
Continuo igual a respeito do pulo,ja nas rampas,ele não sobe de geito nenhum e desce dando socos,mas quando eu aperto para pular e andar o player sobe um pouco da rampa,se não enteder avise,se quiser passo a engine (eu prefiro tutorias não postem engines,a não ser se eu pedir)
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