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importação de frames

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importação de frames Empty importação de frames

Mensagem por migueltopsp Ter 04 Jul 2017, 19:42

oi todo mundo,
tenho um problema quando tento importar um gif ou uma sequência de imagens para o game maker studio, muitas vezes recebo o erro "out of memory".
Mais alguém está tendo esse problema? há algum jeito de contornar isso?
preciso mesmo de uma resposta urgentemente, pois estou com um projeto que é bastante importante para a minha vida.

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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por All-x Qua 05 Jul 2017, 10:39

migueltopsp escreveu:oi todo mundo,
tenho um problema quando tento importar um gif ou uma sequência de imagens para o game maker studio, muitas vezes recebo o erro "out of memory".
Mais alguém está tendo esse problema? há algum jeito de contornar isso?
preciso mesmo de uma resposta urgentemente, pois estou com um projeto que é bastante importante para a minha vida.

Geralmente esse erro ocorre quando você tenta importar imagens muito grandes ou sequencias animadas com muitos frames, assim esgotando a memória. Tente otimizar a animação.

Verifique no Gerenciador de tarefas quanto te memória RAM a máquina tem livre, depois faça um teste importando parte da animação e vendo quantos MB de memória essa fração consumiu:

importação de frames H0kL0CG

Na imagem acima tenho 13 frames 223 x 232 e já indica que consome 2 MB de RAM.

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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por migueltopsp Qua 05 Jul 2017, 14:52

pois as minhas sequências são grandes de mais, tenho cerca de 100 frames em 720x480, descobri que o game maker tem um limite de 200mb e não por ram, tenho 16gb ram, isso não devia de acontecer.
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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por All-x Qua 05 Jul 2017, 18:00

migueltopsp escreveu:pois as minhas sequências são grandes de mais, tenho cerca de 100 frames em 720x480, descobri que o game maker tem um limite de 200mb e não por ram, tenho 16gb ram, isso não devia de acontecer.

O.o mas você também tá exagerando né??? anh! Pensei que era perto do limite e seu PC tinha pouca RAM, mas é uma sprite só.

Deve ser uma coisa muito especifica que está tentando. Poderia dar mais detalhes?

Você pode tentar resolver isso criando várias sprites com trechos da animação (Ex: 10 sprites com 10 frames) e intercalar via código depois. O cuidado que tu tem que ter é com as texture pages, creio que o máximo seja 2048x2048, podendo agrupar 8 frames da sua sprite. Logo seriam necessárias 13 texture pages.

Creio que funcione, em teoria, mas teria que testar antes. Não posso dar 100% de certeza. Nunca cheguei perto desse limite.

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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por migueltopsp Qua 05 Jul 2017, 18:58

estou a fazer um "jogo", que é mais na verdade um video interativo, ou seja, é tipo um daqueles jogos da telltale, em que o jogador vê uma cutscene enorme e depois tem quicktime events.
Criei os modelos em 3D, animei-os, coloquei um efeito de cell shader, produzi sons para eles e por fim renderizei-os em 720p e exportei em sequência de png's.
Quando tentei importar para o game maker, recebi logo um erro de que não tinha recursos suficientes, então tive que renderizar de novo para a resolução de 480p.

O meu pc tem até recursos a mais do que o game maker precisa.
ele tem um i7 de 7ªa gen, uma gtx 1060 c/6gb de memoria dedicada e 16gb de ram.

o que estou a fazer é a dividir a cena em 2, e através do sistema de alarmes do gm avançar as cenas.
Se eu pudesse, eu mandava imagens, mas não o posso fazer pois posso ficar com o meu ano escolar anulado por causa disso.
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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por All-x Qua 05 Jul 2017, 20:23

Bem complicado teu caso. Tem uma extensão no Marketplace que renderiza arquivos de vídeo:

https://marketplace.yoyogames.com/assets/195/video-player

Pode compensar desembolsar um pouco ($ 14,99 USD) pra evitar essa dor de cabeça. A vantagem é que tu pode desenhar o vídeo como uma sprite. Ou seja, enquanto o vídeo estiver rodando tu pode desenhar coisas por cima.

Pelos comentários poucos tiveram problemas.

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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por Tedi Ripper Qua 05 Jul 2017, 20:24

@migueltopsp

A questão é o tamanho dos frames, mesmo 480p sendo uma resolução muito baixa, o Game Maker não esta preparado para longas sequencias de sprites tão grandes, ainda mais o Game Maker Studio, que passou a jogar as sprites dentro de Texture Pages (Uma imagem muito grande com varias sprites separadas dentro).

O que deve acontecer é que o GM:Studio colocou um limite de memoria que o sistema pode usar (O Game Maker tem um acesso muito limitado a RAM).

Infelizmente o GM não é a melhor ferramenta para este tipo de jogo, mas se fosse realmente insistir na ideia, eu diria a você para regressar a versões antigas do Game Maker (como a 8 pró para PC) que possuem suporte para Vídeo. Mas para a melhor execução dessa ideia, a plataforma não é essa.

Outra possibilidade é separar os objetos em sprites e anima-los dentro do Game Maker (O que não acredito ser possivel no caso dos objetos serem 3D, provavelmente a cena possui perspectiva e tal).

Então, cara, se vc fizer um jogo com um video rodando em 480p ou menos, a qualidade vai fica uma porcaria, então, revise a ideia, tenta bolar outra saída.

Vlw!

EDIT

A ideia do @Alex FC é uma boa saída! Não tinha pensado no Market Place, se der uma olhada lá pode ter outras saídas
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importação de frames Empty Re: importação de frames

Mensagem por Thiago Jaqueta Qui 06 Jul 2017, 00:18

Realmente GameMaker é extremamente limitado quando se trata de vídeos.
Considerando que você já fez as animações. Animar no GameMaker está fora de questão. Então você pode:

- Usar GameMaker 8 (Não recomendo, engine muito velha e tem vários problemas de compatibilidade com SO atuais).
- Comprar um asset do Marketplace (Você vai conseguir recuperar os 50 reais com o jogo?)
- Criar a extensão você mesmo (Não vale a pena na minha opinião, vai demorar muito e pode ficar lento)
- Ou... Usar outra engine, pode parecer assustador e até demorar um pouquinho mas, no quesito técnico, seria a melhor opção, especialmente em performance. Além disso, provavelmente vai demorar menos que a de cima, custar menos que a segunda e dar menos problemas que a primeira. Eu recomendo a Godot engine, ela já tem suporte nativo para Theora (*.ogv) e é Open-source.

GL importação de frames 31640
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