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Importação de Material 3D

4 participantes

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Mensagem por Mateus O de Andrade Sex 03 Out 2014, 09:54

Bom dia Pessoal,
Eu estou com uma dúvida quanto a criação de jogos 3D no GM (ou GMS), pois eu estou modelando objetos como mesas cadeiras e todo o tipo de moveis para interior e eu não sei como funciona o processo de importação para a plataforma GM.

Gostaria de um auxilio dos criadores deste tipo de jogo no GM para sanar minhas dúvidas.
Não tenho intuito de criar jogos em 3D mas somente de conhecer o processo envolvido para adaptar meu trabalho a ele.

Eu sei que o João VanBlizzard faz jogos assim (desculpe mas ainda não pesquisei outros usuários).

Obrigado desde já pessoal.
Mateus O de Andrade
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Mensagem por gabriel33245900 Sex 03 Out 2014, 09:59

acho que as plataforma são criado com o draw não baixando o chão do resident evil e botando lá Razz
gabriel33245900
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Mensagem por Mateus O de Andrade Sex 03 Out 2014, 10:18

Hmm, quer dizer que os modelos 3D do GM são criados pelo PRÓPRIO programa e não provenientes de uma fonte externa?

É....isso é um problema.

Existe mais alguma informação à respeito disso? Um tutorial ou algo do gênero?
Mateus O de Andrade
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Mensagem por AxeInLine Sex 03 Out 2014, 10:32

Olá;

Pelo o que eu me lembro, as texturas você pode colocar como um background ou uma sprite;
Já os modelos você terá que usar um script para importar (o qual agora não me lembro, mas darei uma pesquisadinha aqui para te ajudar), afinal, não a nenhuma categoria chamada "modelos" kk.

Vou dar umas pesquisadas aqui para eu ver se acho o script de importação para te dar.

Edit: Achei um tutorial do nosso querido Gonçalves (para o gm8, mas acho que deve funcionar em outros) sobre isso ai da sua dúvida.
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Mensagem por gabriel33245900 Sex 03 Out 2014, 10:42

Acho que esses são os modelo 3d


d3d_model_create
d3d_model_destroy
d3d_model_clear
d3d_model_save
d3d_model_load
d3d_model_draw


Peguei dessa fonte aqui
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/drawing/drawing%203d/3d%20models/index.html
não sei se é isso que tu quer mais achei =P
gabriel33245900
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Mensagem por Mateus O de Andrade Sex 03 Out 2014, 11:11

É isso mesmo galera, agora é só estudar para adaptar meus modelos para o GM Smile

Valeu Pessoal!!
Mateus O de Andrade
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Mensagem por gabrielsch Sex 03 Out 2014, 15:52

No caso dos modelos o Game Maker tem uma espécie de arquivo próprio para isso, as extensões geralmente são .d3d ou .gmmod, esses arquivos podem ser abertos com qualquer editor de textos simples e podem ser modificados de forma fácil e sem complicação. Como essas extensões não são super populares existem scripts e DLLs que importam para o GM arquivos do tipo .obj (outro tipo de extensão que pode ser aberta em qualquer editor de textos). Geralmente uso o Model Creator for GM v5 para editar modelos e converter .obj para .gmmod.

GMS é uma ótima ferramenta para criar jogos 3D ainda mais depois da implementação dos shaders que melhoraram muito a capacidade gráfica, com certeza existem outras engines que humilham o GM nesse quesito mesmo assim continuo com meu velho amigo GM.
gabrielsch
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