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Atirar na direção certa

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Mateus O de Andrade
Mestre Rá
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Mensagem por Mestre Rá Qua 19 Ago 2015, 16:03

É o seguinte quando o inimigo na direção do personagem, quero que a imagem do projétil seja aquela direção. Ex.:
Se meu personagem está a esquerda e meu inimigo a direita, projétil que o inimigo disparar terá a imigem dela indo da direita para a esquerda e vise-e-versa.
Se já tiveram perguntado isso peço desculpa.
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Mensagem por Mateus O de Andrade Qua 19 Ago 2015, 16:11

Boa tarde coleguinha.
primeiramente você deveria especificar que tipo de jogo é esse top view, 2d side, isométrico, etc.
mas eu presumo que seja 2d já que sitou apenas direita e esquerda.

Bom, primeiramente deve verificar em que lado o inimigo está. Se o x do player for menor que o do inimigo ele está a esquerda e se for maior ele estará na direita.
dai basta fazer image_xscale*=-1

Acho que é isso mas NÃO CONFIE EM MIM usahUAHSuASUhaS Eu não lembro de basicamente nada uashuashuasu espere mais alguém cara.
Um abração cara e boa sorte.
Mateus O de Andrade
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Mensagem por Mestre Rá Qua 19 Ago 2015, 16:14

O cara, foi mal, pensei que tinha colocado, é um jogo de plataforma.
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Mensagem por chicoweb Qua 19 Ago 2015, 17:14

Tem um jeito fácil:

Vamos supor que o objeto do tiro seja obj_tiro e do player obj_player.

No step do obj_tiro ele vai SEGUIR o player onde ele for:

Código:
direction = point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
image_angle = direction

Colocando o codigo acima no CREATE do obj_tiro ele vai na direção de onde o player estava quando o tiro foi dado e não vai seguir o player.

OBS: Voce terá que usar o speed, vspeed ou hspeed para movimentar o tiro para que o codigo de certo
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Mensagem por Mestre Rá Qua 19 Ago 2015, 17:36

Não deu certo não cara.
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Mensagem por Adriel Qua 19 Ago 2015, 20:26

Código:
if obj_player.image_xscale=-1 //se o player estiver virado pra esquerda
{
hspeed=-6 //poe aqui a velocidade do tiro que você quer
}
if obj_player.image_xscale=1 //se o player estiver pra direita
{
hspeed=6
}

Põe isso no Create do tiro. Vê se funciona aí Happy
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Mensagem por Mestre Rá Qui 20 Ago 2015, 07:48

O problema ocorreu de o inimigo atirar 1 vez somente, vou postar o que eu coloquei para ele atirar.

Spoiler:
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Mensagem por chicoweb Qui 20 Ago 2015, 09:21

Tira o "and pode_atirar=true"
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Mensagem por xLuiZz Qui 20 Ago 2015, 11:39

Cara,no Create do obj_inimigo coloca:
Create:

ainda no obj_inimigo,coloca no step:
Step:


pronto

agora no obj_tiro,voce coloca no create:
Create:

ISSAE Laughing Cool What a Face cyclops sorrindo2 sorrindo yes
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Mensagem por Mestre Rá Seg 24 Ago 2015, 08:18

Me desculpe pela demora, certo xLuiZz, só faltou colocar xscale no objeto tiro, assim a sprite dele irá mudar na direção certa e a distância em que o monstro pode atirar no player. Já coloquei os dois muito obrigado. Poderia me explicar o que ocorre no step do objeto inimigo?
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Mensagem por theguitarmester Seg 24 Ago 2015, 08:34

Código:
if (tempo>0) tempo -=1;
//Tempo maior que 0, diminuirá o tempo até chegar a -1
//como um alarm

if(obj_player.x > x and tempo==0)
{
  instance_create(x-10,y-10,obj_tiro) //Cria o tiro
  tempo = 45; //Seta o tempo como 45 step("1 segundo e meio")
}

if(obj_player.x < x and tempo==0)
{
  instance_create(x,y,obj_tiro) //Cria outro tiro
  tempo = 30; // *Os tempos poderiam ser iguais
}

if(tempo > 30) //define que se o tempo é maior que 30, será 30
{
    tempo = 30
}

Este evento define que quando o tempo for 0, o inimigo atire e o tempo tempo seja redefinido(para não atirar a cada step/quadro).
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Mensagem por Mestre Rá Seg 24 Ago 2015, 08:43

Veleu cara, minha duvida era esse 45 e 30 no tempo, muito obrigado pela ajuda.
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Mensagem por theguitarmester Seg 24 Ago 2015, 09:03

De nada, sinceramente eu não entendi porque ele colocou tempo diferentes, mas no fim, iria dar no mesmo, visto que no fim do código havia a limitador para o tempo máximo ser 30.
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