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[Physics]Mover objetos com mouse de forma simples

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[Physics]Mover objetos com mouse de forma simples Empty [Physics]Mover objetos com mouse de forma simples

Mensagem por RenanRP Dom 26 Jul 2015, 16:56

[Physics]Mover objetos com mouse de forma simples BSTgDGp

Título: Mover objetos com mouse de forma simples usando física.
Versão do GM: Game Maker Studio.
Dificuldade: Iniciante.
Link para download da Engine: https://www.dropbox.com/s/5bklotuotlugr62/arrastar_objetos_com_fisica.gmz?dl=0
Requer Extensões: não.
Requer DLLs: não.
Tags: mover, objetos, mouse, physics.

Olá, faz um tempo que vi que tem pessoas que estão tendo dificuldades com a física nativa do Game Maker Studio, por isso começarei a postar tutoriais sobre a mesma.
Bom, mas indo ao tutorial:

Crie um objeto chamado Controle, e no Create crie uma variável chamada ide e Atribua o valor dela como noone:
Código:
ide = noone
e no Step desse mesmo, coloque isso:

Código:

if point_distance(instance_nearest(mouse_x,mouse_y,parent).x, instance_nearest(mouse_x,mouse_y,parent).y,mouse_x,mouse_y) < 60 && mouse_check_button_pressed(mb_left) {
    ide = instance_nearest(mouse_x,mouse_y, parent)
}
if mouse_check_button(mb_left) {
    if ide != noone {
          with(ide) {
                phy_position_x = mouse_x;
                phy_position_y = mouse_y;
         }
    }
}
if mouse_check_button_released(mb_left) {
    ide = noone;
}

/*Entendendo o código:

Ao pressionar o botão esquerdo do mouse, ele checará se a distancia do objeto mais próximo da posição do mouse for menor que 60, caso seja ele armazenará a ID desse objeto na variável IDE, e enquanto nós estivermos pressionando o botão esquerdo do mouse ele fará com que o objeto da variável IDE fique na mesma posição de x e y do nosso mouse, e quando soltarmos o botão nossa variável ira adquirir o valor noone que significa ninguém, ou seja nossa variável não terá nada nela.
Obs: Funções como instance_nearest retornam a ID do objeto definido mais próximo a uma região.
O motivo de não ter usado all e ter criado um objeto chamado parent é para não poder mover o chão.
Caso não ligue e só mudar todos os nomes "parent" por "all"*/


O código como podem ver é simples, espero que ajude alguém. :3


Última edição por Hyreos em Seg 27 Jul 2015, 15:12, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 22:58

Código:
if mouse_check_button(mb_left) and instance_position(mouse_x,mouse_y,id)
    {
          x = mouse_x;
          y = mouse_y;
    }
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Mensagem por RenanRP Dom 26 Jul 2015, 23:52

Witen escreveu:
Código:
if mouse_check_button(mb_left) and instance_position(mouse_x,mouse_y,id)
    {
          x = mouse_x;
          y = mouse_y;
    }

Daria certo, mas uma coisa iria atrapalhar, nesse teu code code ele só iria mover quando a posição da origem fosse exatamente igual, ou seja iria falhar, pois nem sempre a origem é igual, as vezes o mouse pode estar em cima da sprite mas não alinhado certinho na origem, outra coisa o meu código não nescessita colar esse codigo em todos os objetos da room, apenas coloco esse codigo em um objeto, agora imagine 100 instancias na room, qual seria melhor 100 objetos executando o Step na room, ou apenas um objeto executando o Step?
Ah e outra coisa, não leu ali "Physics"?
ñ existe x e y em physics é phy_position_x e phy_position_y.
Edit: outra coisa errada, caso um objeto entre dentro de outro objeto enquanto estiver pressionando o mouse, ele pegaria a ID do outro objeto e não oque você ja estava segurando, por isso usei uma variavel que é definida quando você pressiona o mouse e quando solta o valor dela vira noone.
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[Physics]Mover objetos com mouse de forma simples Empty Re: [Physics]Mover objetos com mouse de forma simples

Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 27 Jul 2015, 08:19

O tutorial está muito bom Hyreos. Witen, quando se usa física, você não pode alterar x e y.
Isso daria muitos conflitos com os cálculos, iria virar uma grande bagunça.
Tenho certeza que esse foi só um tutorial introdutório, estarei esperando os próximos!
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Mensagem por theguitarmester Seg 27 Jul 2015, 08:28

Achei o tutorial bem curto, mas cumpre o prometido, porém, usando "phy_position_..." você deixará o objeto na mesma posição do mouse.


Porém, a física não será aplicada "corretamente", caso se deseja obter o resultado de fazer impulsionamento do objeto através do mouse, fazer que ao bater em outras objetos com física, ele se mover.
Você poderia explicar também como conseguir esta ação dita acima para ampliar seu tutorial.
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[Physics]Mover objetos com mouse de forma simples Empty Re: [Physics]Mover objetos com mouse de forma simples

Mensagem por Convidado Seg 27 Jul 2015, 18:20

Muito legal, mas por "forçar" a posição do objeto com física, isso implicaria em problemas, principalmente relacionado à colisão.(não que, não funcione.)

Utilizando o sistema de joints do GMS, acredito que você consiga fazer algo de forma mais "dinâmica".

Leia sobre: http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/physics/joints/index.html

Muito bom o tutorial. Smile
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