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[Resolvido]Como fazer objeto que cai quando player ta em baix

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Mensagem por Isquilo_Roedor Dom 12 Abr 2015, 19:03

A duvida é simples, queria saber como fazer uma checagem, quando o player passa em baixo do espinho, ele cai.



Quando o player estiver na posição verde (circulo verde) o espinho cai.
É  só isso que quero saber...
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Mensagem por Wendryos Dom 12 Abr 2015, 19:13

Cara são varias formas de se fazer isso, vou te mostrar duas:


Código:
if instance_position(lugar.x,lugar.y,objPersonagem){/*Código de fazer o objeto espinho cair*/};
//Outra Maneira
if objPersonagem.x>=lugarX-32 and objPersonagem.x<=lugarX+32 and objPersonagem.y>=lugarY and objPersonagem.y<=lugarY {/*Código de fazer o objeto espinho cair*/};
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Mensagem por Zero. Dom 12 Abr 2015, 19:55

Acho que uma forma prática seria essa :
Código:
if collision_rectangle(x,y,x+sprite_width,obj_jogador.y,obj_jogador,1,1)
{
    cair = 1
}

Obs : Considerando que o sprite não está centralizado, no caso a sprite teria que ter a origem (0,0).
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Mensagem por Sewer Crawler Dom 12 Abr 2015, 21:34

Código:

//Alarm Event 0
instance_create(x, y, obj_espinho);


//Step Event
if  place_meeting (x, random_range( y, view_hview[0]),obj_player)
{   
      alarm [0]=2
}
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Mensagem por Isquilo_Roedor Dom 12 Abr 2015, 22:06

Sinceramente, os códigos são bons, mas como vou decifrar eles? não entendi como funcionam e o que mudar
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Mensagem por Sewer Crawler Dom 12 Abr 2015, 22:43

https://app.box.com/s/luojzhxuejdvsio8mes1f1n1ik9vt3e5
Código:

//obj_espinho Step event
if  place_meeting (x, random_range( y, view_hview[0]),obj_player)
{vspeed=10}
[Resolvido]Como fazer objeto que cai quando player ta em baix Vaums
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Mensagem por Zero. Seg 13 Abr 2015, 00:11

Eu não achei esse código válido '-' , e se a random_range der y? não vai detectar o jogador embaixo. Isquilo, para você testar e entender meu código, vai no draw deste mesmo obj e põe isto :
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
draw_rectangle(x,y,x+sprite_width,obj_jogador.y,obj_jogador,0)

Neste draw rectangle eu estou usando as cordenadas do collision_rectangle (collision_rectangle(x,y,x+sprite_width,obj_jogador.y,obj_jogador,1,1)), tudo que entrar neste retângulo trará a condição if collision_rectangle(x,y,x+sprite_width,obj_jogador.y,obj_jogador,1,1) como verdadeira, pq é uma condição de colisão e tudo que está nesse retângulo está colidindo com ele.
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Mensagem por Isquilo_Roedor Seg 13 Abr 2015, 12:49

Pessoal agradeço a ajuda e consegui solucionar meus problemas desenvolvendo um código baseado no que vocês todos citaram, muito obrigado.
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