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[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado - Página 3 Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por DS Santos Seg 26 Jan 2015, 15:42

E então quando vão adicionar?
Não acho que usar o Game Maker ou o Unity ja fazer diferença aumentar a qualidade ou muito menos terminar ou não um projeto mas é uma engine interessante.

Unity não é grátis, é uma versão free limitada, uma licença para um único modulo dele é duas vezes mais caro que o master collection com todos os módulos do GMS.
O GMS com tudo tá 799,00 e apenas licença do Android para Unity é 1500,00...
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Mensagem por Willy Seg 26 Jan 2015, 19:16

E então quando vão adicionar?
A seção não será adicionada.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 26 Jan 2015, 19:32

A seção não será adicionada.

Seja mais completo Willy, você fala como se tivesse orgulho disso, parece que só pensa em si mesmo.

Não tem como adicionar a seção, por falta de pessoas na administração que sejam entendidas na engine. alem que já foi combinado que aqui é um fórum de game maker, não devemos mudar esse foco, ok.
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Mensagem por Willy Seg 26 Jan 2015, 19:36

JoaoVanBlizzard escreveu:
A seção não será adicionada.

Seja mais completo Willy, você fala como se tivesse orgulho disso, parece que só pensa em si mesmo.
Não sei como chegou a esta conclusão, mas isso não importa.
Minha opinião foi dita logo no começo do tópico, além de que outros já também deram suas opiniões. Não preciso repetir o que já foi dito, apenas dei um veredito.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 26 Jan 2015, 19:46

Eu tenho minhas forma de perceber isso, mas enfim, nós já demos um ultimato, então esse tópico se torna inviável a partir de agora , não ha mais razões para se discutir isso, vou trancar o tópico

Trancado por João Van Blizzard
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Mensagem por PedroX Seg 26 Jan 2015, 20:37

Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.

Ops, desculpe João. Eu não percebi que o tópico estava trancado e parece que eu ainda tenho permissões de moderação. Se quiser apagar a mensagem (se quiser mesmo)... E se a administração quiser me remover essas permissões...

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 26 Jan 2015, 20:48

Ops, desculpe João. Eu não percebi que o tópico estava trancado e parece que eu ainda tenho permissões de moderação. Se quiser apagar a mensagem (se quiser mesmo)... E se a administração quiser me remover essas permissões...

Nem esquenta pedroX, gosto de ouvir suas opiniões , pelo menos você ve o lado do forum e da galera , e não apenas pensa naquilo que você usa, então fique a vontade para discutir como quizer o assunto se ainda tiver ideias.


Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.

Se a galera quizer nunca foi proibido isso pelo que sei, por isso ja tem os assuntos diversos, se eles quizerem criar um tópico para unity iria funcionar mais ou menos tipo o tópico do theguitarmester (quer uma engine, de que?)  mas por mim eu ja lavei minhas mãos tentei ajudar mas enfim, continuarei usando a Wemakeagames para unity mesmo. mas quem quizer da para criar um tópico nos assuntos diversos que até eu posso ajudar no pouco que sei,kkk

Tópico destrancado, mas recomendo usa-los para sugestões sobre unity e não para criticar a engine como tava sendo feito antes.
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Mensagem por All-x Seg 26 Jan 2015, 21:28

João pra que esse mimimi mano? "Ah não critiquem a engine, senão fico chateado".

Todo mundo tem que ser livre pra expressar sua opinião, desde que não infrinja as regras do fórum.

Não serão adicionadas outras engines de modo oficial. Vamos aos pontos que nos levam a isso:

- Oportunismo: É muito mais fácil pegar uma comunidade sólida pra popularizar a ferramenta do que criar tudo do zero. Que aliás, tentam e fracassam, pois geralmente onde ela tá sendo bem discutida é somente na UniDev. Isso tirando os canais do YouTube, creio que lá esteja a maior concentração de usuários da Unity.

- Bagunça: Um usuário novo vem ao fórum em busca de ajuda, posta sua pergunta sobre GM. Quem vai responder geralmente vê pelos últimos assuntos, mas se tiver cheio de dúvidas sobre Unity fica complicado ajudar. Fora que a Unity causa um "encantismo" maior e pode migrar usuários promissores do GM, podendo ter a infelicidade de se decepcionar. Dai causaria a saturação na comunidade.

- Especialização: Somos uma comunidade especializada. Não há em nenhum outro portal conteúdo de tanta qualidade e em Português sobre Game Maker. Isso se deve a união dessa comunidade. Não é a toa que sites e serviços especializado em determinada área são o tipo de negócio da vez. E demoraram a perceber isso.

- Experiência no Assunto: A condição de ter alguém experiente se faria válida, pois a GMBR já é constituída. Alguém sem muita experiência só daria certo se começasse do zero, assim como foi o caso da GMBR, onde seu criador mal entendia da ferramenta, mas foi atrás das pessoas certas pro fórum crescer.

- GMS: Quando saíram as novas versões do GM tivemos problemas para organizarmos as seções. Dividir as seções de perguntas, instruir a todos colocar pra qual versão aquilo ia funcionar, explicar as diferenças e vantagens de cada uma não foi fácil. Imagina colocar suporte à outro software totalmente diferente?

Essa é minha opinião, muitos discordarão, mas estou aqui há tempo suficiente pra dizer isso com firmeza.

FLWS!
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Mensagem por theguitarmester Ter 27 Jan 2015, 00:09

vou me manifestar...


Acredito que ambos os lados tem prós e contras.

Acho que o mais contra é essa citada pelo o alex, da especialização que o forum tem, e de ser referência em game maker no Brasil.
De pró, traria mais movimento(talvez) e abriria para novas possibilidades de projetos, utilizando outras ferramentas especializadas em outras áreas.


Para não ficar apenas "em cima do muro", acabarei tomando o mesmo lado que fiquei na outra vez que teve essa discussão.

Assim como na outra vez, primeiramente eu achava bom abrir espaço para novas engines(com destaque), mas depois vi que perderia a referência do forum.



Contudo, acho que devemos podemos fazer como o joãoBlizzard disse, colocar tudo em um tópico, como o meu(embora, isso possa resultar em uma bagunça).

Minha ideia seria algo assim:
[Unity Perguntas]

e nesse tópico ficaria as perguntas.

daí, poderia fixar ele no assuntos diversos, como um sub-tópico.


De mais, acho que é isso. até Smile


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Mensagem por dharrison Sex 13 Fev 2015, 20:02

Revivendo isso pq eu estava em Marte quando começou essa discussão e isso está sendo levantado novamente no CM#01.

Acho que principalmente o Alex FC já explicou muito bem o porque de não abrirmos esse espaço para outras engines.

Inclusive dou aqui um sermão ao nosso usuários: aprendam a usar nossa ferramenta em sua plenitude antes de criticar.

Já usei GM com meus alunos no curso de games e um deles me disse essa semana "cara tentei usar Unity para fazer um game 2D e não consegui, você ainda tem o Game Maker para me passar?". Ai baixamos o GMS na hora e ele levou no pendrive.

Então pessoal, menos criticas e mais estudo.


Quanto a sessão Unity dentro de Assuntos Diversos acho que pode ser válido, mas não sei...
Eu sempre defendi que deveriam existir novas ferramentas no fórum, mas mudei de ideia depois que me tornei comunista Administrador, pois hoje vejo como é complicada toda essa situação.

Querendo ou não somos a maior referência de Game Maker no Brasil e todos os dias temos novos usuários e leitores, precisamos perder esse sentimento de "clubinho" e passarmos a trabalhar duro nisso.

Ter Unity aqui seria tão importante quanto é ter a área de Artes Gráficas e Artes Sonoras, pois esse não é nosso foco.


Pessoal 2015 promete muitas novidades didáticas e voltadas a criação de jogos, então vamos valorizar nossas origens e nossa ferramenta, afinal todos aqui já colocaram no Google um dia "como criar um jogo do mario?" e acabamos chegando aqui.

Qualquer discussão sobre isso continuem aqui e apenas aqui por favor.


Se quiser saber da minha experiencia pessoal antes de comentar, clique abaixo:
Leitura Opcional:
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Mensagem por Anderson3d Sáb 14 Fev 2015, 11:58

Discussão acirrada essa ein...
Vou deixar minha humilde opinião sobre o assunto, opinião de um cara casado, com 31 anos, que já sofreu um pouquinho nesse mundo de programação de jogos (designer principalmente).

Pessoal, vejo muita gente pedindo espaço para outras engines neste fórum mas isso é no mínimo absurdo. Esse fórum é especializado em Game maker, aqui entra e fica quem quer aprender game maker. Uma coisa que eu aprendi na vida (levando porrada e levantando) é que, quem quer ser bom em alguma coisa tem que se especializar, ponto final.

Vejo o sonho de garotos aqui em criar jogos como WOW mas isso é pura ilusão. Qualquer jogo meia boca hoje é feito por equipes experientes. Não espere que do seu quarto vai sair um jogo incrível e que você vai ficar rico com isso.

A real é que as pessoas tornam-se especialistas em áreas (programação, designer, música, roteiro, montagem, animação, render, engines etc) e quando já são muito bons no que fazem se unem e criam jogos.

Anderson você quer destruir os sonhos da garotada? Não pow! Quero jogar uma pá de realidade na boyzada. Pode ser que surja um cara fera em tudo isso que falei ai em cima e crie um mega jogo no seu quarto e fique rico, mas esse será um em um milhão (tipo o Sigiloso, aquele cara tem meu respeito até hoje).

Outra coisa, vejo alguns falando que esse fórum tem jogos incríveis e tal. me desculpem, mas nossos jogos se forem apresentados aos caras bons de verdade eles vão perceber claramente nossa ingenuidade. A verdade é que ainda temos um caminho gigantesco no GMS pela frente para querermos abraçar o mundo de outros engines. Ou ficamos fera em GMS (programação, designer etc.) ou partimos de vez para outro engine, mas ficar pulando feito macaco de galho em galho vai gerar um maker frustado, que acha que sabe tudo e não teve oportunidades. (quando na verdade ele sabe um pouco de cada coisa mas não consegue fazer nada que preste de verdade)

Por fim, quero afirmar que se fui grosso me perdoem, mas a verdade tem que ser dita para que a ficha caia.

A única coisa desse fórum que eu acho que poderia melhorar e muito é focar os concursos em equipes, com cada um se especializando em determinada categoria para ver se esse povo se une e aprende que é a união que faz a força.

O segredo do sucesso são as esquipes, o cara que desenha os personagens, o cara que cria a história, o cara que programa, o cara que faz as músicas, o cara que faz os cenários, o cara que faz o marketing do jogo e o crítico final. Isso tudo requer paciência, união, organização, logística, reuniões e dinheiro, sem dinheiro fica difícil fazer qualquer coisa. Com dinheiro vc pode simplesmente se especializar em GML e pagar todo o resto (como no cinema, o produtor paga tudo e manda os outros fazerem o filme). Mas isso é a exceção da exceção.
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Mensagem por AG Hydra Sáb 14 Fev 2015, 14:12

Olá Makers, como estão?

uma discussão longa essa, não?... bom, uma discussão tão longa, para mim sem motivo. o fórum atende-se pelo nome de "GMBR (Game Maker Brasil)", não... "GEBR (Game Engines Brasil)", ou seja, o foco principal do fórum é a engine "Game Maker". é como o colega "Anderson3d" afirmou, a especialidade é essencial para qualquer área, seja ela relacionada a jogos ou qualquer outra profissão.
minha sincera opinião sobre essa sugestão... não devemos aceitar outras engines relacionadas ao desenvolvimento de jogos... uma boa idéia, seria uma área somente para programas úteis para o desenvolvimento dos mesmos. como: "Photoshop", "CorelDraw", "Spine" e etc... enfim, é como o colega "Anderson3d" afirmou, a especialidade é essencial para qualquer área. até.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 14 Fev 2015, 14:34

Eu ando sem net, to usando um celular limitado para modem então não posso escrever muito, pelo que parece a decisão já foi vista e tomada, andei pensando sobre o assunto e percebi uma coisa importante que até eu mesmo tinha esquecido.

O fórum é como uma escola de idiomas, fornecemos os idiomas que somos especializados e propostos a ensinar, se o seu idioma que deseja aprender não está nela precisamos arrumar outra escola, com esse fórum é a mesma coisa, da mesma forma que priorizamos o game maker aqui , a yoyo prioriza o 2d como foco de base de trabalho, se quizerem focar em 3d que arrumem outra engine, é mais ou menos a teoria deles(apesar deles se focarem vagamente em 3d por questão de competitividade) mas a questão é que vou ter que concordar com dharrison e alex FC , e digo mais , ao invéz de colocarmos outra engine aqui podemos sugerir melhoras no gms em cima do que a engine se propos a fazer e se ela não se encaixa ao que a gente necessita vamos atraz de outra, mas a escola de GM deve existir sim. Very Happy
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Mensagem por TRFN Sáb 14 Fev 2015, 16:13

Independente de GMS ou Unity, há um fato indiscutível: Engine não define qualidade ( até o ponto de que, dizemos em aplicação e estamos falando das suas limitações, que mesmo assim a maioria delas podem sim ser superadas ) ou melhor forma de trabalhar, depende mais mesmo da escolha do desenvolvedor. Temos atualmente muitas linguagens de programação, e cada uma tem suas específicas funcionalidades e aplicações, caracterizando assim a aplicação dela em determinadas plataformas. DA mesma forma que usar um Game Maker 8 para se fazer um jogo 3D seja um quase "tiro no pé" por ter bastantes limitações, criar um jogo Plataforma 2D na Unity seja talvez buscar o caminho mais demorado e sem necessidade. Ah um fato indiscutível: O gosto de cada um. Atualmente mesmo, apesar de ainda lembrar muitas coisas do Game Maker, atualmente não trabalho mais com ele, e na verdade já faz um bom tempo que nao desenvolvo jogos, pelo fato de estar mais voltado ao desenvolvimento Web e com as suas tecnologias, como sites e afins. Como sugeriu o próprio PedroX:
Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.
Realmente seria uma boa proposta, tendo em vista de que, para se criar uma seção e sugerível se ter um bom conteúdo antes tendo como base o fórum atual
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Mensagem por Anderson3d Sáb 14 Fev 2015, 17:35

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado - Página 3 33e7z3t
Reclamam muito, mas somos a segunda engine mais pesquisada do país.
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Mensagem por dharrison Sáb 14 Fev 2015, 18:34

Certo, acredito que temos um bom conteúdo nessa discussão agora com a colaração do Anderson, Alex FC, PedroX, Joao e os demais.

Vou manter o tópico ainda em aberto e pegarei tudo que foi aqui publicado para escrever um Artigo completo com um "Quem Somos / Nossa Missão" para deixar visível a todos com citações dos participantes dessa discussão.
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[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado - Página 3 Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 15 Fev 2015, 19:09

Reclamam muito, mas somos a segunda engine mais pesquisada do país

Não pude falar muito antes pois eu tava sem net mas agora posso falar de boa,

Ninguem está reclamando de nada, estamos expondo nossas ideias e vendo o que da e o que não da para fazer e seus motivos e ver a opinião que cada um tem a respeito disso, e está sendo interessante ver a opinião como cada um pensa, mas ainda assim mesmo com essa quantia de gente apoiando o game maker ainda temos poucas pessoas em concursos, pela quantia deveriamos ter um publico muito maior penso eu
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Mensagem por Convidado Dom 15 Fev 2015, 20:17

JoaoVanBlizzard escreveu:[...] mas ainda assim mesmo com essa quantia de gente apoiando o game maker ainda temos poucas pessoas em concursos
Se fosse apenas nos concursos ainda daria pra entender, mas o problema é que isso se estende à participação como um todo (não interagem, não participam de eventos, não dão feedback nos projetos).

Olhando a página de estatísticas (https://gmbr.forumeiros.com/statistics), mais especificamente no item "Número de inscrições dos últimos 12 meses", nota-se que mês a mês a comunidade vem recebendo uma leva de novos usuários que supera em número a quantidade de pessoas ativas atualmente =/
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 15 Fev 2015, 22:43

Se fosse apenas nos concursos ainda daria pra entender, mas o problema é que isso se estende à participação como um todo (não interagem, não participam de eventos, não dão feedback nos projetos).

Eu acho que é por que não temos um reconhecimento dos membros que participam com feedbacks e que ajudam os outros, no portal marca os membros mais ativos , mas isso não significa nada, ele pode estar com o pc aberto na pagina mas nem ta participativo , o legal era criar uma contagem dos membros mais participativos, tipo que dão feedbacks clicam no certinho e por ai vai, reconhecer mais suas atividades do que suas presenças aqui.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 16 Fev 2015, 09:07

Spoiler:

Vi esse tópico a uns dias atrás , eu até pensei em comentar mas parece que trancaram  Question .

Pois bem, o que eu queria falar é que o forum não da objetivo algum, qualquer um que entra aqui vai vendo as coisas, vai fazendo aleatoriamente e FIM.

Seria muito interessante se houvesse alguns objetivos além de criar um jogo nota A. Eu não entendo como Arte Gráfica e Sonora pode não tem tanto valor no forum, o GameMaker não tem só uma pasta chamada objetos  yes .

Pense bem em como um jogo funciona, quanto mais objetivos o jogador tiver, mais ele vai querer jogar, e se houver coisas pra ele fazer só depois de completar tudo, o jogo vira uma lenda.
Isso poderia ser aplicado na gmbr, deveria existir de alguma forma objetivos para chegar 'antes' , por exemplo , iniciar como 'E' e depois de completar alguns tutoriais oficiais e postar no fórum os resultados para serem avaliados , e etão se torna um 'D', e depois continua (com etapas que envolvam as TRÊS partes básicas dos jogos) até chegar em A.

Vejam só, o que eu sei de design gráfico é porque eu fui atrás ,(quase não tem tutorial bom sobre isso) eu particularmente não sei nada sobre sons. NADA mesmo, a gmbr  não me ajudou em nada sobre isso, porque? Porque nunca nem fiz nada aqui, não tem nada sobre o assunto(só o theguitarmester). E ainda cobram isso nos concurso : Gráfico - Criatividade - Gráfico - Sons - Gráfico Happy

E o que que isso tem haver com o Unity? Se um dia , quando o forum estiver bem ativo, não acho que seria perda colocar uma sessão sobre 'outra engine' fora de todo o resto essencial para subir de nível , ou concursos. Isso iria limitar o uso de qualquer outra engine.
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