GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

+20
Anderson3d
dharrison
theguitarmester
DS Santos
SirLeccus
Gonzo
Mr.Brum
Fuzenrad
All-x
Zero.
PacificoDesigner
AlexBosquin
vinians
Tiago Lima
crocha12
PedroX
vitorfernandes13
Willy
JoaoVanBlizzard
Lukbebalduke
24 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Lukbebalduke Sex 23 Jan 2015, 19:58

Olá! pessoas  Happy

 Hoje venho aqui para levantar um discussão que já é antiga na chatbox e merece sim um tópico.

 A questão é a seguinte, temos gente experiente aqui no fórum, gente com verdadeiras obras de artes para expor, concursos com capacidade para muitos participantes, e algo que impede tudo isso de ganhar espaço e visualização, a limitação de um fórum somente para Game Maker.

 Existem dezenas de outras ferramentas para serem usadas, e muita coisa interessante que vai além do GM, as pessoas que cuidam do fórum e a nossa comunidade tem potencial para transformar o fórum em algo mais abrangente, precisamos de um GameDev brasileiro, algo que realmente seja ativo e movimente as pessoas, que realize bons eventos e que ensine mais do que só GML.

 Poucos participantes e pouca visualização dos jogos é só uma ponta do problema, o problema real é ficar preso só nessa ferramenta, quando na verdade, temos uma infinidade de coisas que tratam de desenvolver jogos e não são ligadas ao GM!

Ferramentas como o Unity e Unreal tem muito potencial e não são exploradas pelo público brasileiro, pelo menos não em fóruns brasileiros!

 Isso sem falar que expandir dessa maneira trará mais participantes para concursos, com isso nós vamos ter um aumento na qualidade dos jogos produzidos (que para falar a verdade, é bem baixa aqui na GMBR)

 Aumento do movimento do fórum seria outra consequência, "saciando" aquela galera que fica ativa no fórum o dia inteiro, e ainda sim, chamando a atenção daqueles que entram de vez em quando.

 Seria preciso muitas mudanças? Na verdade, talvez não, nos temos um bom fórum aqui, temos um bom suporte e boas pessoas na staff, não precisa de dinheiro e nem de 200 programadores trabalhando em conjunto para construir algo épico, precisamos apenas ouvir um "SIM!" de alguém.

Desenvolver jogos é muito mais do que conhecer GML, temos um fórum com potencial e um foco limitado.

Abraço investigador
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 23 Jan 2015, 20:11

Esse assunto ja foi falado mais de um milhão de vezes (principalmente por mim) e se eu não me engane você foi uma das pessoas que foi contra isso, junto com alex fc e cascavelo, então dentro dessa ocasião eu acho que esse fórum deve abrangir sim apenas o game maker e não outras engines, o que sinto falta é de um animador com video aulas de gm , eu digo animador, aquele que faz varios videos de gml e se destaca dentro disso e não apenas um ou dois e param, tipo na unity que tem a wemakeagames, a gear records e a games indies, mas aulas de criação de jogos com gml eu nunca vi muitos videos, um e outro, mas de pouco destaque, isso sim eu sinto falta aqui.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Willy Sex 23 Jan 2015, 21:03

Sim... Este assunto já foi discutido várias vezes.
Entendam uma coisa, não faz sentido um fórum de C# ensinar a programar em Delphi, pois x não é o mesmo que y.

A questão de "ficar preso" vem de cada um. Sair e encarar outras plataformas e comunidades não é um dever do fórum, e sim, de quem o usa. É comum vermos bons jogos ficarem presos aqui, mas, assim como disse anteriormente, espalhar seu jogo pelo mundo é responsabilidade do autor.

O que você está propondo é um fórum sobre GameDesign, e nós, somos um fórum de programadores de GML.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por vitorfernandes13 Sex 23 Jan 2015, 22:03

Olha, eu acho que a GMBR possui sim muito potencial, e acho que o fórum poderia investir em outras engines para aumentar o público alvo e a quantidade de usuários, a chance de alguém publicar tutoriais de desenho também aumenta sorrindo

Depois de ler o livro do Deitel (que tem 1000 paginas) resolvi usar Java para programar em outra engine, eu inclusive pensei em postar tutoriais dessa área aqui, mas, fiquei com receio justamente pelo foco do fórum ser bem restrito.

Acho que o fórum poderia se tornar mais abrangente, porque há pouquíssimos fóruns brasileiros na área de programação que são movimentados, a mudança não precisaria ser de uma hora para outra, mas, sim, de forma gradual, uma seção de outras linguagens, um pouco de divulgação e boa vontade dos usuários já seria um belo começo feliz2
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por PedroX Sex 23 Jan 2015, 22:28

Nos debates anteriores, a opção mais aceita foi a de criarmos uma seção para Unity (focando no 3D, enquanto que o GM foca do 2D). Mas eu acho que eu acabei dificultando sem querer o andamento da proposta. Mas eu gostaria que houvesse uma seção para Unity 3D atualmente.

É claro que depois do meu comentário surgiriam respostas como: "isso abriria margem para colocar outras engines e logo viraria bagunça". A minha opinião é que basta colocar um NÃO às outras engines e nos lembrarmos de que o Unity só entraria para complementar esse universo. Teríamos então 2D e 3D. Seja como for, estarei contente.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 23 Jan 2015, 22:42

Na verdade quem deveria já ter tomado providencia disso era a yoyo games e não a gente, o GMS já tem suporte para 3d , por que eles deixam esse suporte tão mesquinho, sem roons com mais abrangência para isso, ou seja , na minha opinião o suporte 3d do game maker é mais um deboche, eu mesmo ja parei de fazer jogos 3d nele por que me leva um tempão e o resultado final é zoado, então se eles não querem evoluir nós evoluimos, podemos colocar a unity de camarote, assim como temos a seção de artes .
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por crocha12 Sex 23 Jan 2015, 22:58

JoaoVanBlizzard escreveu:Na verdade quem deveria já ter tomado providencia disso era a yoyo games e não a gente, o GMS já tem suporte para 3d , por que eles deixam esse suporte tão mesquinho, sem roons com mais abrangência para isso, ou seja , na minha opinião o suporte 3d do game maker é mais um deboche, eu mesmo ja parei de fazer jogos 3d nele por que me leva um tempão e o resultado final é zoado, então se eles não querem evoluir nós evoluimos, podemos colocar a unity de camarote, assim como temos a seção de artes .

Eu apoio precisamos usar outras engine para fazer o fórum crescer mais sua produção.
avatar
crocha12

Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 96
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Tiago Lima Sex 23 Jan 2015, 23:28

Magoou JoaoVanBlizzard assustado

Meu canal no YouTube tem mais de dois vídeos... Eu só tirei umas férias dele por causa do interesse do público pelo GMS, muita gente ou abandonava meu canal pra ir estudar Unity ou ficava me pedindo tutoriais de Unity. Outros queriam que eu ensina-se a fazer jogos 3D no GMS, a parcela de gente que sonha em fazer um jogo 2D é bem pequena, o pessoal geralmente pensa maior e eu é que não vou ficar me matando pra postar conteúdo pra ter só mil visualizações... Meu foco era dar um ponta pé inicial no pessoal do Youtube e já dei, agora estou aguardando sair o GMS 2 pra decidir o futuro do canal. Tem umas 10 pessoas que me cobram mais vídeos e eu fico me sentindo mal por não estar postando mais nada, mas falta motivação de fazer vídeos pra poucos interessados...

Quanto ao problema do fórum, eu acho que é bem mais complicado que simplesmente a engine que usamos, apesar de o GMS não ter lá um grande hype. Mas antes da GMBR existiram muitos fóruns mult-plaforma e ainda hoje há alguns, mas eles estão mais devagar que aqui, e a maioria deles já quebrou faz é tempo. Os que parecem se sustentar melhor são aqueles focados em algo bem especifico pois conseguem estabelecer uma comunidade mais unida como é o caso das comunidades de RPG Maker... Eu acho que abrir as portas pra outras engines vai é separar mais ainda a comunidade... Tudo sem foco se perde.

Os problemas que eu vejo atualmente para o fórum é a falta de um atrativo real, o público tem migrado da plataforma escrita para a áudio-visual, além disso o fórum é construído encima do GMS que por si só não consegue convencer os Brasileiros que geralmente sonham com coisas maiores do que podem fazer. O tempo em que o fórum era mais ativo era quando rolavam projetos quentes por aqui tipo os do Sigi, Matheus e Kabeção, aquilo fazia todo mundo querer se envolver e desejar fazer um jogo mais simples e ainda assim mágico! Aquilo era marketing pro GM que hoje não tá convencendo o nossos conterrâneos que querem fazer LOLs e WOWs.

Sendo assim, eu acho que não há muito o que se fazer pelo fórum enquanto o GMS não deslanchar com uma interface melhor e uma biblioteca de games mais atraente (se bem que tem uns poucos games feitos nele que já impressionam, mas não são tão famosos) e o pessoal daqui do Brasil passar a ser mais realistas. Também faltam aparecer alguns projetos pra abrir o olho do pessoal e despertar o desenvolvedor interior.

Se alguém tiver sugestões pro meu canal também, serão bem vindas, meus planos atualmente envolvem tornar o GMS uma espécie de coadjuvante nele e me focar mais em game design.

Vlw flw
Tiago Lima
Tiago Lima

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 17
Número de Mensagens : 199
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por vinians Sáb 24 Jan 2015, 00:48

Ok ok, Já testei várias ferramentas e não sei porque num fórum de GM malham o GM. Alias o GM é uma das mais poderosas ferramentas que já usei pois atravez da GML podemos fazer praticamente qualquer coisa, e o sistema de objetos é muito bem bolado além do gerenciador de recursos (sprites, paths, sons etc) que facilita muito a vida do programador.
Com o GMS podemos nos concentrar no jogo em si pois a ferramenta é muito fácil.
Com o GMS podemos facilmente criar jogos para várias plataformas tirando a maior parte da dor de cabeça de se fazer isso na unha. O que falta pra maioria de nós é levar o projeto realmente a sério, pois a quantidade de projetos abandonados é absurda, 70%, 50%, 10%, mas 100% é dificil. Quanto ao fórum acho que está muito bom, melhorou muito de uns tempos pra ca com muitas pessoas realmente voltadas a crescer e ajudar o fórum, parabéns a todos que compartilham algo de si para os outros.
Ah e só pra lembrar, vamos tentar terminar nosso projeto, vamos tentar bolar algo por completo antes de fazer, quanto a ferramente para criação de jogos 2D (o que mais tem nas stores da vida para passar o tempo) acho que o GMS é imbatível!
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 24 Jan 2015, 02:10

Tiago Lima: Desculpa se ofendi, não foi intensão, mas nunca soube dos seus videos, precisa investir mais em publicidade ou eu preciso me atualizar mais, mas faço questão de ver eles e se eu perceber algo que falte para você ter mais rendimento em seus videos te dou umas dicas ok. ;]


Vinians: Vamos deixar uma coisa bem claro, game maker não é uma ferramenta poderosa comparado as que temos por ai, o que pode-se dizer é que ele é uma das mais versátil no quesito linguagem de programação já que ele usa comandos que não exigem que você precise ficar decifrando muito ou esquecendo seus comandos com frequência, para mim o problema do game maker nem tanto é a pela engine em si, mas a forma que é divulgado os jogos feito por ele aqui no brasil, eu raramente vejo you tubers divulgarem jogos feito com game maker aqui no brasil, e vejo uma leva de jogos feito na unity sendo divulgado por eles, já pedi para varios canais divulgarem meus jogos e eles não divulgavam, sendo que jogos nacionais como pesadelo, bunny man e dream fallen que são da unity com varios reviews, não é questão de esnobar o game maker, mas questão do que o publico se interessa em jogar, jogos da unity conseguem criar jogos com uma ambientação atual, ja o game maker você precisa caprichar muito para criar algo de sorte que faça sucesso como flappy birds, ou timberman, isso sem falar que suporte mobile do gm é otimo, mas é pago e o da unity é de graça.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por AlexBosquin Sáb 24 Jan 2015, 07:47

Concordo totalmente com o Luk pra criar um jogo não basta só saber criá-lo tem que saber "a arte" pra desenvolver um game gostoso de se jogar.
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por PacificoDesigner Sáb 24 Jan 2015, 08:53

Eu acho o seguinte: se misturar muita engine vai perde o foco, iremos aprender mais sobre uma engine se focarmos somente nela, agora ficar mexendo no GM, daqui a poco no Unity, depois não sei em qual mais, não iremos tirar todo proveito da ferramenta. Aprendi que a melhor ferramenta é aquela que vc sabe mexer, eu por exemplo sou webdesigner e só uso Fireworks para os meus trabalhos, existe o Photoshop, Ilustrator e outros por ae, mas não uso nenhum deles e elas são excelentes ferramentas nas mãos de quem sabe mexer. Eu acho que devia continuar focando somente no GM, se querem aprender outros criem um fórum sobre isso, vcs vão ver o que é ser administrador ehehehe....
PacificoDesigner
PacificoDesigner

Data de inscrição : 29/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por vinians Sáb 24 Jan 2015, 10:42

JoaoVanBlizzard, Não sei com quais linguagens você já trabalhou ou trabalha, o fato é que eu já usei C# + Direct X, Java, etc ferramentas como o Construct 2, Fusion Developer, entre outros e na minha opinião nenhuma delas me permite criar JOGOS com tanta facilidade como o GMS.
"jogos da unity conseguem criar jogos com uma ambientação atual"
A ambientação do jogo  depende de você programador, e não da engine, você é livre pra criar qualquer coisa.

"isso sem falar que suporte mobile do gm é otimo, mas é pago e o da unity é de graça."
Amigo, Unity não é de graça, existe a versão pró que libera todas as funções e também permite que você coloque o seu proprio logotipo na splash screen, além disso a unity profissional é MUITO mais cara que o GMS. Veja abaixo o link das versões com respectivos preços:
http://unity3d.com/unity/licenses
Com o GMS Master collection você poder criar um jogo e exporta-lo facilmente para praticamente todas as plataformas Mobile e Desktop.

Resumindo,  sabe qual o problema do GMS ? É o fato dele ser muito, muito bem bolado e facil para criar jogos e acaba permitindo qualquer um criar sem um mínimo de estudo (da ferramenta) e já sai criando um jogo sem as vezes nem saber o roteiro ou enredo do próprio jogo que vai criar, vai colocando um sprite, um objeto na tela faz um menu meia boca e diz que é um jogo, talvez se o GMS fosse um pouco mais complicado (como as outras engines) faria com que as pessoas focassem mais nos projetos, estudassem mais a engine, aprendesse GML os jogos provavelmente ficariam bem melhores, tem muitos jogos feitos em GM na Android store, embora algumas empresas não divulguem a ferramenta que usam.
O GMS Master Collection permite com um simples toque exportar para:
-Windows, iOS, Max OS X, Linux, HTML5, Windows Phone 8, Tizen, Ouya, etc etc
Veja que isso estou dizendo para criação de jogos 2D pois 3D não é o foco do GMS embora tenha algum suporte para jogos bem simples em 3D.
E muitas vezes tem pessoa que se adapta melhor a uma linguagem que outra, então isso acaba sendo uma escolha pessoal mesmo.
Isso é o meu ponto de vista, não está certo ou errado, mas cada um vê de uma maneira diferente.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 24 Jan 2015, 11:19

Já que meu nome foi citado vou me defender nas questões:

Vinians, ta na cara que você não usa unity 3d e ta comentando pela gramática, mas eu tenho e uso a unity e o fato é bem diferente do que você comentou veja só:

Não sei com quais linguagens você já trabalhou ou trabalha, o fato é que eu já usei C# + Direct X, Java, etc ferramentas como o Construct 2, Fusion Developer, entre outros e na minha opinião nenhuma delas me permite criar JOGOS com tanta facilidade como o GMS.
foi exatamente o que eu falei, o que eu disse é que o gms não é poderoso, muito pelo contrário, eu faço comparações pelo que eu vejo e não pelo que me dizem, eu testo as coisas antes de saírem dizendo, a unity não é tão complexa como se pensa, até por que ela lida com um debug em tempo real e você ainda pode alterar coisas dentro do jogo para testes, coisa que no gm ele tem que fechar e abrir denovo o tempo todo.

"jogos da unity conseguem criar jogos com uma ambientação atual"
A ambientação do jogo depende de você programador, e não da engine, você é livre pra criar qualquer coisa.

tu acha? a unity tem um gerador de terreno nativo, que facilita muito o gms não tem nada disso pronto, para tudo tem que ser feito do zero, o que deixa o usuario com mais preguiça do que vontade de usa-lo

Amigo, Unity não é de graça, existe a versão pró que libera todas as funções e também permite que você coloque o seu proprio logotipo na splash screen, além disso a unity profissional é MUITO mais cara que o GMS. Veja abaixo o link das versões com respectivos preços:
Mais uma prova que você só segue gramatica, eu tenho a unity 4.6 free e fiz o jogo da mary para android e deixei uma imagem lá no meu face, também tem um jogo aqui no forum feito com ele pelo Bruno
https://gmbr.forumeiros.com/t30233-cfantastic-adventure

A unity só cobra pelos módulos de videogames (ps3 xbon 360 e one psp etc) os pcs e androids são de graça sim e eu tenho isso na pratica.



Resumindo, sabe qual o problema do GMS ? É o fato dele ser muito, muito bem bolado e fácil para criar jogos e acaba permitindo qualquer um criar sem um mínimo de estudo (da ferramenta) e já sai criando um jogo sem as vezes nem saber o roteiro ou enredo do próprio jogo que vai criar,

E não acho que o motivo é esse, até hoje eu tenho dificuldades para criar um simples menu de inventario e um editor de texto bacana, e o DnD dele só serve para ajudar iniciantes, quando eu peguei ele eu queria criar um jogo legal, e quando notei as limitações só consegui criar jogos casuais, nada de muito grande como eu queria, se você visse a unity até para 2d ela está ficando versátil que as ultimas versões tem suporte para ela.

Gente, a ideia não é criticar o game maker e sim achar ideias para deixar o fórum mais alternativo e evitar pré julgamento sobre outras engines, também não adianta a galera criticar e nunca postar nada no fórum a um bom tempo, eu por exemplo to quase sempre no fórum, respondo algumas duvidas, enquanto outros só aparecem para criticar quando queremos fazer mudanças do tipo, se um dia o forum afundar por causa disso teria um monte de comentários de lamentos e cada um ia para um lado, temos que pensar em melhoras antes, e não depois que é tarde demais.

JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por vinians Sáb 24 Jan 2015, 11:28

De qualquer forma, se abrir seções no fórum para Jogos e perguntas em outras engines eu apóio, mesmo porque eu mesmo gosto de fuçar em várias linguagens e engines (atualmente por exemplo estou fuçando no C2 e no Fusion) mas pelo menos pra mim por enquanto para criar jogos para colocar na Android store eu fico com o GMS pela facilidade do mesmo. Quem sabe a GMBR possa voltar a se chamar Gamming Brasil lembram? então ai não teria o GM no proprio nome Very Happy
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por PedroX Sáb 24 Jan 2015, 12:38

Para jogos 2D, o GM:S é provavelmente a melhor ferramenta (engine) de todas. Para jogos 3D, ele não chega nem perto do Unity.

O fórum poderia mudar de nome para Gamming Brasil, em homenagem a esse antigo site. O endereço seria o mesmo. Mas sou contra adicionar outras engines além do Unity (3D).

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Zero. Sáb 24 Jan 2015, 14:30

Como disseram, acrescentar apenas a unity 3d no fórum, seria um complemento ao fórum, ja que nossa ferramenta é tão limitada na área.
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 24 Jan 2015, 15:14

Zero. escreveu:Como disseram, acrescentar apenas a unity 3d no fórum,  seria um complemento ao fórum, ja que nossa ferramenta é tão limitada na área.

Olha, aproveitando esse foco da galera, vou dar minha opinião sobre como vejo as coisas hoje em dia:


Os focos de mais interesse principal aos produtores de games estão dividido em 3 partes: jogos 2D, jogos 3D e jogos mobiles, para isso se tivermos o game maker e o Unity, já teríamos tudo isso e gratuito. não haveríamos necessidade de colocar mais nenhuma outra engine aqui. até por que a maioria que largou o game maker(rodrigo, leocesar e willycraft2) foram para usar a unity, não ouvi nenhum caso de alguém trocar o game maker pelo UDK por exemplo ( até porque aquela engine é bem mais pesada que Unity), outro fator é que colocar engines demais poluiria o fórum deixando difícil de achar algo que interesse um publico alvo, esse foco não deve ser totalmente perdido. temos que tentarmos ser completos, mas sempre com os pés no chão.

O fórum poderia mudar de nome para Gamming Brasil, em homenagem a esse antigo site. O endereço seria o mesmo. Mas sou contra adicionar outras engines além do Unity (3D).

Como eu disse acima, eu também sou contra por que a gente só precisa trazer engines que supram o que falta no gms , é como comer, precisamos matar a fome mas evitar ter indigestão.

Quanto a questão de mudar o nome eu sou a favor nesse caso, mas se acontecesse isso eu recomendaria não mudar o nome logo de cara nem deixar o Unity explicito demais ainda, para não perdemos foco de publico, precisamos ter um icone para quem procurar saber que temos para oferecer.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Willy Sáb 24 Jan 2015, 15:18

Só para ressaltar... Aqui na GMBR, dos membros ativos temos só um pequeno punhado que tem alguma noção de Unity. Portanto, a chance de termos uma sessão de perguntas e repostas sobre o unity com tópicos juntando poeira na prateleira é bem grande.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 24 Jan 2015, 15:24

Lógico, por que aqui não lida com unity, é evidente que isso role, o Leocezar e o Rodrigo Santiago quando começaram a usar unity apareciam no fórum, depois que pegaram a pratica não tinham muitas razões para estar aqui, na verdade o que move a galera a esse fórum hoje em dia nem tanto é  o game maker na minha opinião e sim os concursos que é uma coisa que populariza bastante aqui.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos