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Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
+3
Igor KinGamer
Willy
Zero.
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Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Bom, achei que tinha resolvido o problema, mas não resolvi ainda :/
É o seguinte, um obj_ground se move constantemente pra esquerda a uma velocidade vel. E ao lado direito desse obj_ground pode ser criado outro obj_ground, mas se eu ponho esta condição no create ocorre do GM acusar de um erro de loop infinito de criação de instancias iguais ou parentes. Eu tentei por esta condição no step, mas os obj_ground's n ficam alinhados como se estivessem no create. Observem o código :
No create do obj_ground
Agora pondo o msm código no step e pondo uma condição para que fosse executado só uma vez, ocorre de o obj_ground não ser criado ao lado do outro, eles são criados uma pouco mais distantes e não ficam alinhados. Eu tentei por instance_create(x+16-vel,y,object_index), mas por mais que eu mude o x de onde vai criar o obj ele não altera, cria sempre uns 2~4pixeis distante do criador. Oque posso fazer ?
É o seguinte, um obj_ground se move constantemente pra esquerda a uma velocidade vel. E ao lado direito desse obj_ground pode ser criado outro obj_ground, mas se eu ponho esta condição no create ocorre do GM acusar de um erro de loop infinito de criação de instancias iguais ou parentes. Eu tentei por esta condição no step, mas os obj_ground's n ficam alinhados como se estivessem no create. Observem o código :
No create do obj_ground
- Código:
var chance;
chance = random(100)
if chance <= chance_de_criar_bloco
{
instance_create(x+16,y,object_index)
}
Agora pondo o msm código no step e pondo uma condição para que fosse executado só uma vez, ocorre de o obj_ground não ser criado ao lado do outro, eles são criados uma pouco mais distantes e não ficam alinhados. Eu tentei por instance_create(x+16-vel,y,object_index), mas por mais que eu mude o x de onde vai criar o obj ele não altera, cria sempre uns 2~4pixeis distante do criador. Oque posso fazer ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Algumas perguntas:
1- usou randomize()?
2- qual método você usa para mover o obj pra esquerda (hspeed, speed, x...)?
3- quando tentou, foi no step, begin step ou end step?
1- usou randomize()?
2- qual método você usa para mover o obj pra esquerda (hspeed, speed, x...)?
3- quando tentou, foi no step, begin step ou end step?
Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
1. Ja
2. X
3. Ta ai, foi só no step '-'
2. X
3. Ta ai, foi só no step '-'
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
O problema deve ser a ordem dos comandos.
- Código:
// CERTO
// Primeiro se move
x -= 1;
// Depois, já na nova posição, cria a outra instância (que fica na posição certa)
instance_create(x+16, y, object_index);
// ERRADO
// Cria a outra instância, a princípio com a distância certa
instance_create(x+16, y, object_index);
// Mas então se move (e a outra que acabou de ser criada não), deixando um espaço entre as duas
x -= 1;
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Entaum kin, ja estava assim, primeiro move e depois cria. Agr que vc tocou nessa parte eu tentei o inverso e só funciona na primeira instância criada, a primeira fica certa mas o resto fica errado
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Olha como estão as suas sprites.
Se elas forem 16x16 você tem que colocar no menu da sprite o ponto em 0x0. E na outra sprite também se é que tem.
Se elas forem 16x16 você tem que colocar no menu da sprite o ponto em 0x0. E na outra sprite também se é que tem.
icarodantas123- Data de inscrição : 24/05/2013
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
São 16x16 e sua origem é 0,0. N é a posição da origem que está influenciando n '-'
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Eu tinha este problema do Game Maker acusar loop infinito entre parentes.
Teve um objeto que funciona como uma minhoca e, para fazer ele se movimentar, eu usava o user_event(0). Só que o user_event(0), chamava o user_event(0) de outra instância, que chamava o de outra instância e assim sucessivamente.
O problema é que isso é um método recursivo e jogos normalmente não são muito fans de métodos recursivos de programação, pois eles consomem bastante do seu computador.
A única coisa estranha é que um método recursivo entre 10 instâncias já acusava este problema. O que eu imagino que seja um bug do gm ou uma forma de dizer que não se deve utilizar este método.
No caso dele acusar aquele erro do create event, é justamente pelo fato que tem create event chamando create event que chama mais outro create event e assim por diante.
Sobre o seu erro: Acho que seria bom você liberar o gmz ou um executável para a gente poder enxergar melhor... Ou uma ibagem.
Teve um objeto que funciona como uma minhoca e, para fazer ele se movimentar, eu usava o user_event(0). Só que o user_event(0), chamava o user_event(0) de outra instância, que chamava o de outra instância e assim sucessivamente.
O problema é que isso é um método recursivo e jogos normalmente não são muito fans de métodos recursivos de programação, pois eles consomem bastante do seu computador.
A única coisa estranha é que um método recursivo entre 10 instâncias já acusava este problema. O que eu imagino que seja um bug do gm ou uma forma de dizer que não se deve utilizar este método.
No caso dele acusar aquele erro do create event, é justamente pelo fato que tem create event chamando create event que chama mais outro create event e assim por diante.
Sobre o seu erro: Acho que seria bom você liberar o gmz ou um executável para a gente poder enxergar melhor... Ou uma ibagem.
Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Basicamente é isso, um obj _ controle move os objs com um with {x-=vel} e os obj_ground 's criam ou não um obj do mesmo a sua direita. Ja tentei criar esses objs no step, end step, begin step, alarm e antes e depois do step do obj controle onde move os objs. Mas nenhuma destas formas ficam igual a por no create, que é cmo eu quero :/
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Se fosse só isso, não estaria dando problema... Just Saying.
O problema mor mesmo é que eu não estou conseguindo visualizar exatamente como seu jogo funciona para poder tentar solucionar teu problema. =/
Mas... Já que você não se sente confortável compartilhando teu projeto ou uma imagem que explique melhor, deixa eu ver se eu entendi bem:
- Você tem um objeto controle
.No create dele você cria pelo menos um chão para o player ou algo do tipo.
.No Step você movimenta eles para a esquerda (with(obj){x-=5;})
-Você tem um objeto chão.
.Com este objeto chão, no create event, você diz: Ei, cria outro objeto chão aqui do lado, que o player vai querer andar em cima de tu.
.O próximo objeto chão vai fazer a mesma coisa.
Entendi corretamente? Se for assim, realmente tem problemas na lógica que tu usou.
O problema mor mesmo é que eu não estou conseguindo visualizar exatamente como seu jogo funciona para poder tentar solucionar teu problema. =/
Mas... Já que você não se sente confortável compartilhando teu projeto ou uma imagem que explique melhor, deixa eu ver se eu entendi bem:
- Você tem um objeto controle
.No create dele você cria pelo menos um chão para o player ou algo do tipo.
.No Step você movimenta eles para a esquerda (with(obj){x-=5;})
-Você tem um objeto chão.
.Com este objeto chão, no create event, você diz: Ei, cria outro objeto chão aqui do lado, que o player vai querer andar em cima de tu.
.O próximo objeto chão vai fazer a mesma coisa.
Entendi corretamente? Se for assim, realmente tem problemas na lógica que tu usou.
Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Uma solução é simplesmente criar todas as instâncias de uma vez só com um for no obj_controle.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Irei tentar isto, mas o problema é que estes novos obj_ground's n ficam alinhados
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Igor KinGamer escreveu:Uma solução é simplesmente criar todas as instâncias de uma vez só com um for no obj_controle.
O problema é que ele provavelmente está fazendo isso. E se o jogo dele for um daqueles Infinity Runners, ele provavelmente vai estar entrando num loop infinito que não para de criar chãos.
Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Sim é um runner infinito, tenho 4 layers de chão, o principal que é criado por um obj criador constantemente, ele cria sempre que há um espaço vazio para por o próximo bloco, ai n tem problema, o problema é que os outros 3 layers de chão que ficam acima desse chão principal são criados por 3 objs criadores e eles possuem uma chance de sair, quando um obj_ground(que n é do layer principal) é criado ele tem uma chance de criar outro do lado dele, e o sucessor tem a msm chance. Eu poderia fazr esse obj criador criar tds os bloocos de uma vez, mas eu quero entender oque está ocorrendo.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Tinha criado uma mensagem, mas saí e o computador foi desligado...
Ela pedia mais explicações, mas tinha sido antes desta ultima mensagem sua.
Bom, gostaria de entender o que não deu certo nesse código:
Ela pedia mais explicações, mas tinha sido antes desta ultima mensagem sua.
Bom, gostaria de entender o que não deu certo nesse código:
- Código:
instance_create(x+16-vel,y,object_index)
Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Pra mim tb está certo, mas a unica coisa que influência na posição x dos objs é esse x-vel do obj_controle
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Parece que estamos em um loop infinito... Só vendo todos os mínimos detalhes da sua implementação pra [tentar] entender...
[edit] O que acontece se você tornar a velocidade de movimento 0 (ou seja, parar de mover, é claro...)? Talvez a resposta disso possa dar alguma luz...
[edit] O que acontece se você tornar a velocidade de movimento 0 (ou seja, parar de mover, é claro...)? Talvez a resposta disso possa dar alguma luz...
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Você usou randomize no Create do objeto criador principal?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Eu dei randomize () no game start
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias
Rode o jogo umas tres vezes e anote os valores do random. Se eles se repetem, esse é o problema.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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