Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
4 participantes
Página 1 de 1
Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
Boa Noite,
Estou com uma grande dificuldade.
Preciso inserir o mesmo objeto duas vezes na room e excluir apenas um.
Assim como nas Imagens:
1.
2.
3.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês. Meu TCC precisa disso!
Desde já agradeço.
Estou com uma grande dificuldade.
Preciso inserir o mesmo objeto duas vezes na room e excluir apenas um.
Assim como nas Imagens:
1.
2.
3.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês. Meu TCC precisa disso!
Desde já agradeço.
Última edição por jonatas.lemuel em Ter 11 Nov 2014, 10:12, editado 1 vez(es)
jonatas.lemuel- Data de inscrição : 10/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
É só usar a ID da instância, ao invés do nome do objeto. A id você consegue com a função "id", ai é só salvar ela numa variável.
Primeiramente, bem vindo ao fórum.
Segundo: Espero que mesmo após o término do seu TCC, você continue no fórum e no Game Maker, afinal, ele é uma ferramenta incrível.
Terceiro, e sobre a pergunta:
Você cria os objetos enquanto programa, e, o que você coloca na room são instâncias desse objeto, e, cada instância tem sua própria identificação, que, para adquiri-la, caso ela já inicie-se na room, você deve ter que pegar o número dela enquanto edita(não necessariamente), indo na room em que ela está, e parando com o mouse em cima dela, assim, irá aparecer no rodapé o valor de identificação dela. E para pegar no jogo, você pode pegar no momento em que cria ela com a função instance_create, que retorna o valor de id dela:
IDdaInstanciaNova = instance_create(x,y, objeto)
Lógico que existem outras maneiras de conseguir este valor, mas tudo depende do propósito que você quer, então, seexplicar melhor a finalidade disso, podemos lhe oferecer uma melhor ajuda.
Quarto: Ao criar títulos para tópicos, tente explicar do que se trata a pergunta. Evite títulos deste tipo: "Ajuda","Ajuda aqui","bug bizarro", "socorro"...
- Modifique o título.
Segundo: Espero que mesmo após o término do seu TCC, você continue no fórum e no Game Maker, afinal, ele é uma ferramenta incrível.
Terceiro, e sobre a pergunta:
Você cria os objetos enquanto programa, e, o que você coloca na room são instâncias desse objeto, e, cada instância tem sua própria identificação, que, para adquiri-la, caso ela já inicie-se na room, você deve ter que pegar o número dela enquanto edita(não necessariamente), indo na room em que ela está, e parando com o mouse em cima dela, assim, irá aparecer no rodapé o valor de identificação dela. E para pegar no jogo, você pode pegar no momento em que cria ela com a função instance_create, que retorna o valor de id dela:
IDdaInstanciaNova = instance_create(x,y, objeto)
Lógico que existem outras maneiras de conseguir este valor, mas tudo depende do propósito que você quer, então, seexplicar melhor a finalidade disso, podemos lhe oferecer uma melhor ajuda.
Quarto: Ao criar títulos para tópicos, tente explicar do que se trata a pergunta. Evite títulos deste tipo: "Ajuda","Ajuda aqui","bug bizarro", "socorro"...
- Modifique o título.
Primeiramente muito obrigado pela recepção!
Bom acho que não expliquei muito bem o meu problema.
Meu TCC é um "Guitar Hero". O problema que eu tenho é que as músicas que estou trabalhando tem valores de tempo de nota bem baixos (ex. Semicolcheia = 4 notas por segundo). Preciso criar várias notas vermelhas, por exemplo, e excluir apenas uma sem alterar as outras.
Bom acho que não expliquei muito bem o meu problema.
Meu TCC é um "Guitar Hero". O problema que eu tenho é que as músicas que estou trabalhando tem valores de tempo de nota bem baixos (ex. Semicolcheia = 4 notas por segundo). Preciso criar várias notas vermelhas, por exemplo, e excluir apenas uma sem alterar as outras.
jonatas.lemuel- Data de inscrição : 10/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Opa! Guitar Hero, porque não falaste logo!
Bom, vou ignorar tudo sobre como você está fazendo seu jogo estilo GH, e me focando apenas na pergunta(a menos que depois queira isso):
Bom, você pode usar a colisão da nota com o ponto a ser apertado, caso você use objetos para fazer estas representações(que é o mais comum), e quando colidir, se caso o jogador apertou naquele passo(step) a tecla(ou outro disparador) referente aquela nota, aconteceria a ação de nota acertada, e também destruiria a outra instância, usando o comando instance_destroy. Assim:
OBJECT - PONTEIROVERDE:
COLLISION EVENT - objnotaverde >
Com isso, ele só destruirá a nota que estiver colidindo com o ponteiro(o ponto à nota ser tocada).
Porém, com isso ainda resta um detalhe, mas, por enquanto, tente entender este conceito mostrado.
Bom, vou ignorar tudo sobre como você está fazendo seu jogo estilo GH, e me focando apenas na pergunta(a menos que depois queira isso):
Bom, você pode usar a colisão da nota com o ponto a ser apertado, caso você use objetos para fazer estas representações(que é o mais comum), e quando colidir, se caso o jogador apertou naquele passo(step) a tecla(ou outro disparador) referente aquela nota, aconteceria a ação de nota acertada, e também destruiria a outra instância, usando o comando instance_destroy. Assim:
OBJECT - PONTEIROVERDE:
COLLISION EVENT - objnotaverde >
- Código:
if keyboard_check_pressed(TECLA)
{
>Ação de nota tocada
with other {instance_destroy();}
}
Com isso, ele só destruirá a nota que estiver colidindo com o ponteiro(o ponto à nota ser tocada).
Porém, com isso ainda resta um detalhe, mas, por enquanto, tente entender este conceito mostrado.
isso é coisa muito simples amigo, cada objeto na room tem sua ID, mas vc pode criar com id personalizada, basicamente é assim
no objeto que vc quer que cria essas duas bolas vermelhas vc coloca la no create:
ai pra excluir basta escrever
no objeto que vc quer que cria essas duas bolas vermelhas vc coloca la no create:
- Código:
a = instance_create(10,10,obj_vermelho)
b = instance_create(20,20,obj_vermelho)
ai pra excluir basta escrever
- Código:
with(a)
{
instance_destroy();
}
acho que vai funcionar não tenho certeza