GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

3 participantes

Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por floopz Sex 10 Ago 2012, 11:45

Olá, estou com uma duvida e preciso muito da ajuda de alguem que já tenha esperiencia. Estou a dois dias procurando isso no forum porem não acho nada especificamente relacionado a minha pergunta, vamos la...

Vou tentar explicar, eu quero q o player ande para onde eu cliquei na horizontal e vertical sem cortar caminho
exemplo:

Meu objeto_player (Smile vermelho) esta aqui e eu quero que ele va até o objeto_ponto(quadrado verde), que é o chão, de maneira que ele so caminhe horizontalmente ou verticamente independente de onde esta o objeto_ponto que cliquei, pode ser outro lugar.
Assim: eu clico para ele ir ate este objeto_ponto:
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=837&filename=14118699

Maneira errada, ele corta caminho:
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=442&filename=errado
Maneira certa:
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=189&filename=certo1
ou também assim (tanto faz)
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=534&filename=certo2

A seta da cor preta é o caminho que o objeto_player ira percorrer até chegar
em cima do objeto_ponto, e quando ele chegar lá ele quero que ele centralize ao meio do objeto_ponto.

Por favor, se alguem souber como programar para ele andar assim me ajude, desculpem fazer uma pergunta imensa só estou tentando ser especifico. :/

Obs: Se souber fazer isso em chão isometrico, me fala como, pois quero saber como fazer o que esta acima,
mas depois vou tentar converter pra isometrico.
floopz
floopz

Data de inscrição : 10/08/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Re: Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por saim Sex 10 Ago 2012, 16:32

Já deu uma olhada no A*? É pra esse tipo de problema que ele existe. É fácil criar paths a partir dele.
Eu tenho um script que faz isso, veja o link na assinatura. No tópico tem um link pra um tutorial que explica a teoria por trás do script.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Re: Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por floopz Sex 10 Ago 2012, 16:58

saim escreveu:Já deu uma olhada no A*? É pra esse tipo de problema que ele existe. É fácil criar paths a partir dele.
Eu tenho um script que faz isso, veja o link na assinatura. No tópico tem um link pra um tutorial que explica a teoria por trás do script.

Nossa é um script imenso e confuso pra mim que sou novato. rs
Ainda não tentei usar, mas acho que é realmente isso que eu precisava, vou estudar sobre ele e tentar entende-lo pra ver se consigo usa-lo no meu jogo, porque sem esse trajeto que preciso o jogo ficara todo bugado. :/

Muito obrigado saim.
floopz
floopz

Data de inscrição : 10/08/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Re: Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por saim Sex 10 Ago 2012, 17:14

Dê uma lida na teoria antes de tentar usar o script. Facilita um bocado, pra entender o que está sendo feito.
Olha, o GM tem umas funções com o A* embutido, de forma que fica muito simples usar essa teoria. Só que eu não sei usar essas funções built-in, quando eu fiquei sabendo delas, já tinha bolado o script, aí perdi o interesse. Procure no manual por "motion planning" Ou funções que comecem com "mp_grid...".

O lance é que aprender a teoria é muito útil. Você pode criar grids diferentes (como hexagonais, por exemplo), se souber a teoria. Isso pode esperar você ter um pouco mais de experiência, mas não deixe de fazer!

Edit: Ah, parece que o kapoty encontrou algo do tipo!


Última edição por saim em Sex 10 Ago 2012, 17:21, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Re: Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por Kapoty Sex 10 Ago 2012, 17:19

Opa, eu estava rondando na net e achei um codigo menor e facil de se entender =), dei umas editadas nele... ai vai :

Código:
obj_pa_re_de=argument0 //objeto parede ou obstaculo.
point_x_X_x=argument1 //ponto x até onde ele deve ir
point_y_Y_y=argument2 //ponto y até onde ele deve ir
path_spe_e_d=argument3 //velocidade
x_gr_i_d=argument4 //tamanho da grid em x
y_gr_i_d=argument5 //tamanho da grid em y
agrid = mp_grid_create(0,0,room_width/x_gr_i_d,room_height/y_gr_i_d,x_gr_i_d,y_gr_i_d)
apath = path_add()
mp_grid_add_instances(agrid,obj_pa_re_de,true)
mp_grid_path(agrid,apath,self.x,self.y,point_x_X_x,point_y_Y_y,false)
path_start(apath,path_spe_e_d,'',true)
Kapoty
Kapoty

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios : Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Re: Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por floopz Sex 10 Ago 2012, 17:27

Acho que era isso mesmo, mas não deu pra usar nenhum dos dois pois minha versão é LITE Sad

Aparece que a função "path_add()" não é valida para edição LITE

Sera que tem como fazer isso no LITE?
floopz
floopz

Data de inscrição : 10/08/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Re: Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos