Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
CBNA Light Engine - Sombra Solar
2 participantes
Página 1 de 1
CBNA Light Engine - Sombra Solar
Boa noite pessoal. Pra quem não conhece a CBNA Light Engine dá uma olhada pra entender minha dúvida:
Percebam que no final das sombras dos caixotes é o mesmo sprite do caixote, porém preto. Até ai tudo bem, mas como fazer a sombra se estender até lá? Tentei tudo ao meu alcance, mas não faço ideia de como fazer.
Percebam que no final das sombras dos caixotes é o mesmo sprite do caixote, porém preto. Até ai tudo bem, mas como fazer a sombra se estender até lá? Tentei tudo ao meu alcance, mas não faço ideia de como fazer.
Re: CBNA Light Engine - Sombra Solar
Tem duas maneiras de alterar o tamanho da Sombra solar (Se é disso que você está falando):
- A primeira é alterando o ToD (Dentro da CBNA Tem um editor de TOD e Luzes)
- E a outra é escolhendo uma layer diferente para seu objeto, lembrando que cada layer tem sua própria altura, sendo assim, os objetos que são mais altos, tem suas sombras desenhadas nos outros objetos que são mais baixos.
As layers são Arrays que são pré-definidas antes do SL_engine_ini()
Se você souber inglês, sugiro que de uma olhada na documentação da Engine, que explica direitinho como cada coisa funciona.
Documentação da Smartlight em Inglês (Pode estar atrasada)
- E a outra é escolhendo uma layer diferente para seu objeto, lembrando que cada layer tem sua própria altura, sendo assim, os objetos que são mais altos, tem suas sombras desenhadas nos outros objetos que são mais baixos.
Se você souber inglês, sugiro que de uma olhada na documentação da Engine, que explica direitinho como cada coisa funciona.
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Black Studio escreveu:Tem duas maneiras de alterar o tamanho da Sombra solar (Se é disso que você está falando):
Obrigado pela mãe, mas na verdade queria saber disso sem usar o CBNA, não quero usar essa engine, é muito pesada. Mas vou dar uma estudada nela pra ver se descubro como fizeram, obrigado.
Bem, você pode estar fazendo isso de uma maneira, que seria desenhando essa sprite varias vezes usando o "for"
porém o efeito não vai ser tão bom, ou você pode estar fazendo isso do jeito que a CBNA faz, que é usando Surfaces quando for desenhar a sprite varias vezes.
Se você fizer mais simplificado que a CBNA, você deve conseguir um resultado decente sem pesar tanto.
Mas jovem, eu tinha um PC muito ruim antes, mas se configurar a Engine direito. Qualquer PC pode rodar a engine.
Isso tudo com váriaveis. Aqui um pouco do que cada uma faz:
Para as luzes também tem comandos muito bons que você pode estar explorando
De uma fuçada na Smartlight e mexa com essas variaveis que eu indiquei pra você, eu com um Dual-core de 2.5Ghz e video onboard conseguia usar a Smartlight de boas.
Ah, e outra coisa, se for usar a Smartlight, deixe essas variaveis customizaveis para o Player, assim o player que tiver PC fraco, coloca no Low, e player que tiver PC decente, deixa no Talo. Assim como eu fiz no Light Rampage.
Boa sorte
porém o efeito não vai ser tão bom, ou você pode estar fazendo isso do jeito que a CBNA faz, que é usando Surfaces quando for desenhar a sprite varias vezes.
Se você fizer mais simplificado que a CBNA, você deve conseguir um resultado decente sem pesar tanto.
Mas jovem, eu tinha um PC muito ruim antes, mas se configurar a Engine direito. Qualquer PC pode rodar a engine.
Isso tudo com váriaveis. Aqui um pouco do que cada uma faz:
- Código:
sl_sunshadows_texturesize //Muda o tamanho da texturas das sombras, de 0 a 1
sl_sunshadows_quality //A quantidade de amostras utilizadas nas sombras
sl_sunshadows_margin //Isso define até quantos pixels pra fora da tela a sombra pode ser desenhada, valores baixos podem fazer com que a sombra se materialize, porem valores altos pesam mais.
sl_sunshadows_refreshrate //Esse aqui muda a taxa de atualização da sombra, tambem tem o sl_sunshadows_refresh, esse eu só recomendo usar se no teu jogo a View não se move.
sl_ambientshadows_mapscale //muda o tamanho das texturas das sombras ambientes
Para as luzes também tem comandos muito bons que você pode estar explorando
- Código:
sl_light_castshadow //Define se desenha a sombra ou não
sl_light_refresh //se vai atualizar a sombra, é muito util para luzes pré renderizadas, são muito leves, porém ainda deixa o jogo com gráficos bonitos
sl_light_refreshrate //a taxa de atualização das luzes
/*outra dica: A qualidade das texturas das luzes, vai depender do tamanho da Sprite da luz que você estiver usando, se voce tiver uma sprite 64x64 a qualidade vai ser baixa, se tiver uma sprite com tamanho de 768x768, a qualidade vai ser alta
- Código:
sl_buffer_texturesize //tambem existe esse que muda o tamanho da Surface, mudando a qualidade de todas as sombras, incluindo a das luzes basicas, não recomendo usar esse porque ele da uma bugada com as sombras solares.
De uma fuçada na Smartlight e mexa com essas variaveis que eu indiquei pra você, eu com um Dual-core de 2.5Ghz e video onboard conseguia usar a Smartlight de boas.
Ah, e outra coisa, se for usar a Smartlight, deixe essas variaveis customizaveis para o Player, assim o player que tiver PC fraco, coloca no Low, e player que tiver PC decente, deixa no Talo. Assim como eu fiz no Light Rampage.
Boa sorte
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0