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Engine efeito de sombra fantasmagórica.
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Engine efeito de sombra fantasmagórica.
No engine que fiz segue toda a explicação detalhada. =]
Download do engine
No evento create da instância coloque:
No evento step da mesma instância:
Aqui é o script que atualiza as variáveis que controlam a sombra. Essas variáveis são do tipo array, ou seja, arranjo. Variáveis array são controladas por um índice numério formado por um ou um conjunto de dois números. Ex: variavel[1], variavel[0.0].
O primeiro número do índice desse array corresponde à cada "pedaço" ou cada parte da sombra. O segundo índice controla as características desse "pedaço", como qual o quadro da animação, qual o sprite e a direção (que no caso deste engine, foi controlado) pelo image_xscale.
Basicamente, a cada passo da instância (a cada Step), cada estado da sombra, "pega" as características do estado posterior a ele partindo do último estado até a instância, fazendo o efeito das sombras. Veja lá no evento Draw como elas são desenhadas com essas informações abaixo.
No evento Draw:
Aqui começam os desenhos. O desenho das sombras deve ser feito antes do sprite da instância, como mostrado abaixo. A variável opacidade é usada pra controlar a transparência de cada "pedaço" da sombra, tirando por base o tamanho dela.
Boa sorte. =]
Download do engine
No evento create da instância coloque:
- Código:
// Tamanho do rastro da sombra.
max_sombra := 30;
// Intensidade entre 0 e 1.
intensidade := 0.25;
// Cor da sombra.
cor_sombra := c_white;
for ( t := 0 ; t <= max_sombra ; t += 1 )
begin
// Propriedades da sombra:
prev_sombra[t,0] := x;
prev_sombra[t,1] := y;
prev_sombra[t,2] := image_index;
prev_sombra[t,3] := sprite_index;
prev_sombra[t,4] := sign(image_xscale);
end
No evento step da mesma instância:
Aqui é o script que atualiza as variáveis que controlam a sombra. Essas variáveis são do tipo array, ou seja, arranjo. Variáveis array são controladas por um índice numério formado por um ou um conjunto de dois números. Ex: variavel[1], variavel[0.0].
O primeiro número do índice desse array corresponde à cada "pedaço" ou cada parte da sombra. O segundo índice controla as características desse "pedaço", como qual o quadro da animação, qual o sprite e a direção (que no caso deste engine, foi controlado) pelo image_xscale.
Basicamente, a cada passo da instância (a cada Step), cada estado da sombra, "pega" as características do estado posterior a ele partindo do último estado até a instância, fazendo o efeito das sombras. Veja lá no evento Draw como elas são desenhadas com essas informações abaixo.
- Código:
prev_sombra[0,0] := x;
prev_sombra[0,1] := y;
prev_sombra[0,2] := image_index;
prev_sombra[0,3] := sprite_index;
prev_sombra[0,4] := sign(image_xscale);
for ( t := max_sombra ; t > 0 ; t -= 1 )
begin
prev_sombra[t,0] := prev_sombra[t-1,0];
prev_sombra[t,1] := prev_sombra[t-1,1];
prev_sombra[t,2] := prev_sombra[t-1,2];
prev_sombra[t,3] := prev_sombra[t-1,3];
prev_sombra[t,4] := prev_sombra[t-1,4];
end;
No evento Draw:
Aqui começam os desenhos. O desenho das sombras deve ser feito antes do sprite da instância, como mostrado abaixo. A variável opacidade é usada pra controlar a transparência de cada "pedaço" da sombra, tirando por base o tamanho dela.
- Código:
var opacidade;
opacidade := intensidade/max_sombra;
draw_set_blend_mode(bm_add);
for ( d = max_sombra ; d >= 0 ; d -= 1 )
begin
draw_sprite_ext(
prev_sombra[d,3],
floor(prev_sombra[d,2]),
prev_sombra[d,0],
prev_sombra[d,1],
prev_sombra[d,4],
image_yscale,
image_angle,
cor_sombra,
intensidade - (opacidade * d)
);
end;
draw_set_blend_mode(bm_normal);
// Aqui segue o desenho da instância, normalmente.
draw_sprite_ext(
sprite_index,
floor(image_index),
x,
y,
image_xscale,
image_yscale,
image_angle,
image_blend,
image_alpha
);
Boa sorte. =]
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
Ajeita a engine o personagem não está aparecendo...
Enquanto ao código também não funcionou
Funciona só no Pro?
Enquanto ao código também não funcionou
Funciona só no Pro?
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
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Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
Dancity escreveu: Ajeita a engine o personagem não está aparecendo...
Enquanto ao código também não funcionou
Funciona só no Pro?
O código está certo e funciona normalmente. Estou usando a função draw_sprite_ex(), que só funciona na versão registrada.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
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Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
Eu tenho a versao pro e funcionou direitinho!
valeu parabens!!!
valeu parabens!!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
OLHA TU REVIVEU UM TÓPICO VELHO CARA Oo
noss... tópico de 1 de março
Toma cuidado
Keké Games
PS:. aproveitando... belo TUTO
EDIT
aproveitando... M.A.S.... tem como você por o tuto para mim baixar... pois fiz aki como você explicou no TUTO... mas a sombra num fica na mesma sprite do char... e só fica 1 sombra atrás dele...
e ela fica branca D+... mó estilo 8 BITs
pesso o Down novamente ou me ajude PLEASE
Grato Keké Games
noss... tópico de 1 de março
Toma cuidado
Keké Games
PS:. aproveitando... belo TUTO
EDIT
aproveitando... M.A.S.... tem como você por o tuto para mim baixar... pois fiz aki como você explicou no TUTO... mas a sombra num fica na mesma sprite do char... e só fica 1 sombra atrás dele...
e ela fica branca D+... mó estilo 8 BITs
pesso o Down novamente ou me ajude PLEASE
Grato Keké Games
Última edição por kekegames em Seg 22 Jun 2009, 19:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Pedido para M.A.S.)
Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
Keké, na verdade ela fica branca porque usa um procedimento diferente de desenho. Se você checar o código lá no evento Draw, vai perceber o uso de uma função antes que o desenho seja feito: draw_set_blend_mode(bm_add);
Isso faz com que o sprite seja "desenhado" na tela de forma diferente (no modo adição de cores). Dê uma lida nesse tutorial que eu fiz, há um tempinho atrás....
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/criando-luz-e-sombra-no-game-maker-t275.htm
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/usando-texturas-no-game-maker-t158.htm
Quanto ao fato de que o sprite é diferente em cada parte da sombra, é justamente por isso que implementei os arrays. Se você quiser que a sombra seja composta por só um sprite, é só alterar a linha no evento Draw, que informa o sprite. Coloque apenas "sprite_index", sem aspas.
Boa sorte.
Capitão Commando.
Isso faz com que o sprite seja "desenhado" na tela de forma diferente (no modo adição de cores). Dê uma lida nesse tutorial que eu fiz, há um tempinho atrás....
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/criando-luz-e-sombra-no-game-maker-t275.htm
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/usando-texturas-no-game-maker-t158.htm
Quanto ao fato de que o sprite é diferente em cada parte da sombra, é justamente por isso que implementei os arrays. Se você quiser que a sombra seja composta por só um sprite, é só alterar a linha no evento Draw, que informa o sprite. Coloque apenas "sprite_index", sem aspas.
Boa sorte.
Capitão Commando.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
valew ae M.A.S... ou melhor dizendo... Healloading
bem valeuzão ae
bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência
bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né )
mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/
bem é mais ou menos isso... tentei explicar
Mas valew ae M.A.S
Keké Games Agradece
bem valeuzão ae
bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência
bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né )
mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/
bem é mais ou menos isso... tentei explicar
Mas valew ae M.A.S
Keké Games Agradece
Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
kekegames escreveu:valew ae M.A.S... ou melhor dizendo... Healloading
bem valeuzão ae
bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência
bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né )
mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/
bem é mais ou menos isso... tentei explicar
Mas valew ae M.A.S
Keké Games Agradece
M.A.S = Brendan?
Nunca! O_o
(acho)
parabéns MAS, ficou ótima a engine!
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1010
Prêmios :
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x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
smeraudo escreveu:kekegames escreveu:valew ae M.A.S... ou melhor dizendo... Healloading
bem valeuzão ae
bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência
bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né )
mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/
bem é mais ou menos isso... tentei explicar
Mas valew ae M.A.S
Keké Games Agradece
M.A.S = Brendan?
Nunca! O_o
(acho)
parabéns MAS, ficou ótima a engine!
bem num é querendo acusar.... MAS....
olha só ele mesmo se entregou....
M.A.S Disse:
Da uma Olhada nesses Tutos que eu Fiz
(PS:. Não citado corretamente oq ele disse)
mais foi + ou - que ele disse...
bem.. e se os tutos estão como sendo do Helloading (ou coisa assim )
intoum ele se auto acusou... num disse nada D+ oO
Malz ae M.A.S....
Keké Games
Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.
Alguns posts antigos não são meus mas os mais novos são. Desde que eu voltei pro fórum, nosso antigo adm logou no meu nick + ou - umas dez vezes. Eu estou com muita preguiça muita mesmo de procurar soh lembro desses:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-de-forma-vetorial-mutante-efeito-espada-jedi-t2690.htm
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/janela-pula-pula-e-efeito-de-rotao-com-views-t2682.htm
além disso o msn daredevil também eh meu e soh uso raramente (acho q soh usei umas 4 ou 5 vzs)
mais pra frente eu terei meu fórum (C/C++, PHP, Hacks, Hacks de roms e meus proprios cracks) e o brendam terá o dele. f ml bê XD kkkkkkkkkkkkk
Voltem ao assunto do topico por favor, senão eu vou ter que ficar olhando isso toda maldita hora sendo que o assunto não tem nada a ver.
beijocas. f*cken-se
---------Editado---------
PELO MENOS EU NAO SOU O FAFA522 HAAAAAAAAA CHU SCHDSU SCUD
...
...
continuem ateh 522 (fafa -> 522 <-)
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-de-forma-vetorial-mutante-efeito-espada-jedi-t2690.htm
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/janela-pula-pula-e-efeito-de-rotao-com-views-t2682.htm
além disso o msn daredevil também eh meu e soh uso raramente (acho q soh usei umas 4 ou 5 vzs)
mais pra frente eu terei meu fórum (C/C++, PHP, Hacks, Hacks de roms e meus proprios cracks) e o brendam terá o dele. f ml bê XD kkkkkkkkkkkkk
Voltem ao assunto do topico por favor, senão eu vou ter que ficar olhando isso toda maldita hora sendo que o assunto não tem nada a ver.
beijocas. f*cken-se
---------Editado---------
PELO MENOS EU NAO SOU O FAFA522 HAAAAAAAAA CHU SCHDSU SCUD
...
...
continuem ateh 522 (fafa -> 522 <-)
Última edição por M.A.S. em Qui 02 Jul 2009, 22:41, editado 1 vez(es)
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Número de Mensagens : 377
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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