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Movimentação do personagem e trocas de sprites.
2 participantes
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Movimentação do personagem e trocas de sprites.
Título: Movimentar personagem e trocar as sprites.
Versão do GM: Tutorial qualquer uma, engine GM8
Dificuldade: Fácil
Link para download da Engine: Engine
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: Sprite,Movimentar,Personagem.
Versão do GM: Tutorial qualquer uma, engine GM8
Dificuldade: Fácil
Link para download da Engine: Engine
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: Sprite,Movimentar,Personagem.
########################################################
Após algumas pessoas me perguntarem sobre a mesma coisa, resolvi criar esse pequeno tutorial para melhor ajuda-las.
Então vamos lá, primeiramente crie uma sprite do player na direita e na esquerda de a eles o nome de player_right e player_left, e crie um objeto e de a ele o nome de obj_player ou qualquer um outro, e crie um Create Event nele e araste uma execute code e coloque isso:
- Código:
vel_pulo=-8//variável que determina a altura do pulo.
lado=0 // variável que checa o lado do personagem, ex: 0 ou 360 para direita, 180 esquerda, 90 para cima e 270 para baixo entre outros.
Feito isso Crie um Step Event araste uma execute code e coloque isso:
- Código:
//Esse código é da engine Movimentação e adaptei algumas coisas
//Esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{lado =180
sprite_index = player_left
if place_free(x-4,y){x -=4}
}
if keyboard_check (vk_down) or keyboard_check (vk_up) or keyboard_check (vk_right) or keyboard_check (vk_left) = true
{
image_speed=0.5
}
else
{
image_speed =0
image_index =0
}
//Direita
if keyboard_check(vk_right)
{lado =0
sprite_index = player_right
if place_free(x+4,y){x +=4}
if keyboard_check (vk_down) or keyboard_check (vk_up) or keyboard_check (vk_left) or keyboard_check (vk_right) = true
{
image_speed=0.5
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
}
E pronto a movimentação do seu personagem esta feita, qualquer duvida veja a engine nela tem a movimentação a colisão com o solo e a gravidade.
Última edição por Wendryos - Black Horn em Ter 30 Set 2014, 14:59, editado 1 vez(es)
Wendryos- Games Ranking :
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Dica
Boa tarde Wendryos - Black Horn,
Cara, posso te dar uma dica?
Por que não utiliza o image_xscale para economizar sprites? Dessa forma não precisa ficar criando sprites para direita e esquerda.
Boa sorte com o tutorial.
Cara, posso te dar uma dica?
Por que não utiliza o image_xscale para economizar sprites? Dessa forma não precisa ficar criando sprites para direita e esquerda.
Boa sorte com o tutorial.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Movimentação do personagem e trocas de sprites.
É uma boa usar, mas eu pessoalmente não gosto.
Mas caso alguem queria usar é só trocar:
por:
Mas caso alguem queria usar é só trocar:
- Código:
sprite_index=player_right ou player_left
por:
- Código:
//Direita
image_xscale=1
//Esquerda
image_xscale=-1
Wendryos- Games Ranking :
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