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[ajuda] Barra representando uma porcentagem

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Mensagem por RodrigoOak Ter 26 Ago 2014, 01:01

Eu estou com uma dúvida e queria a ajuda de vocês para resolver esse problema.

Eu queria saber como se faz uma barra que represente uma porcentagem entre duas váriaveis, uma que represente a quantidade limite (vida máxima) e outra a quantidade atual (vida atual(...))

eu fiz esse exemplo para vocês entenderem melhor, já que não sou muito bom para explicações:

barra de vida - [ajuda] Barra representando uma porcentagem YGmQwXh

Eu já quebrei a cabeça tentando resolver esse meu problema, mas eu não consegui =/
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Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 26 Ago 2014, 08:49

Bom dia RodrigoOak,
Se não me engano a função draw_healthbar() resolve seu problema.
Eu preparei um exemplo para você, estou liberando o código:

http://www.4shared.com/file/kMw9VThrba/Tutorial_Health_bar.html?

Seta para cima aumenta e para baixo diminue.
Espaço aplica o dano.

Não deixe de informar se era isso.
Espero que te ajude.
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Mensagem por dharrison Ter 26 Ago 2014, 09:14

O Matheus deu a solução, mas vou dizer como fazer usando variáveis Happy

no objeto que controla a vida (seja o player ou outro objeto), crie duas variáveis:
Event CREATE
Código:
maxvida=200
vida=maxvida

O Dano virá provavelmente de algum tipo de colisão... digamos que certo inimigo tire 10 de vida a cada ataque, dentro dessa colisão determine:
Event COLLISION
Código:
vida-=10 //isso vai retirar 10 de vida a cada colisão com o inimigo
IMPORTANTE: Não use isso dentro do Event STEP sem aplicar limitadores e condições, se não a vida será consumida rapidamente.

O objeto que possui a vida, chamemos de obj_player, precisará ter limitares de vida minima e máxima, faça o seguinte no Event STEP
Event STEP
Código:
if vida<=0{vida=0} //se vida for menor ou igual a 0, vida permanece em 0
if vida>=maxvida{vida=maxvida} //se vida for maior ou igual a vidá maxima, permanece igual a vida maxima

Agora dentro de um Event DRAW (provavelmente em outro objeto, como um "obj_info")
Event DRAW
Código:
draw_rectangle(32,32,40,32+obj_player.vida,0) //barra atual
draw_rectangle(30,30,42,34+obj_player.maxvida,0) //barra de fundo


Pronto, esse é um sistema simples de vida.
Porém jovem, vc poderia ter procurado que encontraria isso facilmente no fórum, o nome que vc deu ao tópico dificulta uma questão simples, que é como fazer uma barra de vida com draw e variáveis.

Claro que, esse mesmo princípio, serve para qualquer tipo de variável: Mana, Munição, Progresso no Jogo, Skill, etc, etc

Bom desenvolvimento!
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Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 26 Ago 2014, 09:41

scratch Duas funções "if", 3 variáveis e 2 "draws".....

blz É isso ai Sr dharrison...tá bem melhor que a minha asuahsuahsu muito bom cara, só to na duvida se continuo usando o meu sistema!!! Razz
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Mensagem por dharrison Ter 26 Ago 2014, 10:15

@Matheus
se precisar eu te ajudo cara, e esse é um sistema bem simples Happy
ta iniciando em GML ainda?

Eu tenho uma usando FOR também, confere os tutoriais no meu tópico no link da assinatura
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Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 26 Ago 2014, 10:21

dharrison escreveu:ta iniciando em GML ainda?
Não só iniciando como reaprendendo tudo (o pouco) que eu sabia, pois fiquei muito tempo parado Sad
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Mensagem por gabrielsch Ter 26 Ago 2014, 10:45

Esse exemplo é exatamente o que você quer:
[Engine] Barra de vida manual!
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Mensagem por dharrison Ter 26 Ago 2014, 11:40

@Matheus
entendi cara, ae eh tenso
mas pelo jeito ta indo bem, ja está com 2 games concluidos...

@gabrielsch
Sua engine é bacana, até pelo fato de funcionar em html5
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