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Como manipular imagens de um sprite animado?
2 participantes
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Como manipular imagens de um sprite animado?
Bom dia para todos
Minha duvida e bem simples:
Gostaria de saber, si tem como eu determinar qual o "ciclo de imagens" de um sprite animado?
por exemplo: um sprite tem 30 imagens, tem como eu determinar que a partir de qual imagem ele fará o ciclo ou loop de imagens..assim: da image10 ate a image30, ignorando as 10 primeiras imagens.
Muito obrigado pela atenção....
Minha duvida e bem simples:
Gostaria de saber, si tem como eu determinar qual o "ciclo de imagens" de um sprite animado?
por exemplo: um sprite tem 30 imagens, tem como eu determinar que a partir de qual imagem ele fará o ciclo ou loop de imagens..assim: da image10 ate a image30, ignorando as 10 primeiras imagens.
Muito obrigado pela atenção....
pcjogos- Data de inscrição : 22/07/2014
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Re: Como manipular imagens de um sprite animado?
Olá pcjogos!
Você pode tentar impedir que o objeto recomece a animação ao zero, manipulando a variável interna, 'image_index';
Ao seu objeto, acrescente no evento Create :
E no evento Other > Animation End
Isso já irá funcionar.
Mas, se por um acaso, precisar de limitar digamos, no meio do sprite, você poderá trocar o evento Other > Animation end pelo evento Step.
Supondo um sprite com 30 imagens, e você queira que apresente do 10 ao 15.
Repita o evento Create citado acima, para que o exemplo abaixo funcione corretamente.
Esse code irá fazer com que, seu sprite retorne sempre à 10ª imagem, a cada vez que ele chegar à 15ª imagem.
É isso aí, amigão. Espero tê-lo ajudado. Volte sempre ao fórum!
Você pode tentar impedir que o objeto recomece a animação ao zero, manipulando a variável interna, 'image_index';
Ao seu objeto, acrescente no evento Create :
- Código:
image_index = 10; // Força a exibir a partir da décima imagem.
E no evento Other > Animation End
- Código:
image_index = 10; // Quando a animação acabar, retornar à décima imagem.
Isso já irá funcionar.
Mas, se por um acaso, precisar de limitar digamos, no meio do sprite, você poderá trocar o evento Other > Animation end pelo evento Step.
Supondo um sprite com 30 imagens, e você queira que apresente do 10 ao 15.
Repita o evento Create citado acima, para que o exemplo abaixo funcione corretamente.
- Código:
if(image_index > 15){image_index = 10;} // Limita a contagem de 5 imagens.
Esse code irá fazer com que, seu sprite retorne sempre à 10ª imagem, a cada vez que ele chegar à 15ª imagem.
É isso aí, amigão. Espero tê-lo ajudado. Volte sempre ao fórum!
Última edição por UrielAlves em Ter 22 Jul 2014, 13:51, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : 1ª Correções ortográficas. 2ª Correção em code.)
UrielAlves- Data de inscrição : 20/07/2014
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Re: Como manipular imagens de um sprite animado?
Boa Uriel....Muito obrigado pela ajuda...
Consegui fazer com suas dicas através do evento step...
Eu estava confuso sobre o comando image_index...eu achava que esse comando apenas mudava para a imagem indicada e ficava só nessa imagem.
Estou fazendo um jogo de nave (shoot em up) e consegui fazer o movimento da nave correto agora, pois antes a nave ficava tremendo quando ia para os lados...
Duvida resolvida.
Consegui fazer com suas dicas através do evento step...
Eu estava confuso sobre o comando image_index...eu achava que esse comando apenas mudava para a imagem indicada e ficava só nessa imagem.
Estou fazendo um jogo de nave (shoot em up) e consegui fazer o movimento da nave correto agora, pois antes a nave ficava tremendo quando ia para os lados...
Duvida resolvida.
pcjogos- Data de inscrição : 22/07/2014
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