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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
Boa Noite GMBR.
Bom citei em alguns topicos atras, que estou desenvolvendo uma IDE.
em breve darei inicio ao editor de imagens.
todo editor de imagens tem algumas ferramentas em comum, como o balde de tinta.
estou prevendo q terei trabalho com essa ferramenta.
desculpem, nao quero parecer folgado pedindo algo assim.
gostaria de pedir para quem puder me ajudar ficarei mt grato, por hora n vou poder fazer meu proprio algoritimo.
mas se alguem conseguir e postar aqui, facilitaria mt minha vida, pq ai ja pegaria o codigo pronto.
mt obg novamente, irei dar os devidos creditos p quem ajudar. ; )
Bom citei em alguns topicos atras, que estou desenvolvendo uma IDE.
em breve darei inicio ao editor de imagens.
todo editor de imagens tem algumas ferramentas em comum, como o balde de tinta.
estou prevendo q terei trabalho com essa ferramenta.
desculpem, nao quero parecer folgado pedindo algo assim.
gostaria de pedir para quem puder me ajudar ficarei mt grato, por hora n vou poder fazer meu proprio algoritimo.
mas se alguem conseguir e postar aqui, facilitaria mt minha vida, pq ai ja pegaria o codigo pronto.
mt obg novamente, irei dar os devidos creditos p quem ajudar. ; )
Última edição por Jiraya em Seg 06 Jan 2014, 19:41, editado 1 vez(es)
Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
O jeito é fazer recursivamente, começando de onde clicou.
script
Estou tentando simular no GM. Se der certo, passo a engine.
Edit:
Fiz um pequeno teste, mas ainda trava às vezes:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/balde_tinta.gmk
script
- Código:
pixel_atual = argument0;
nova_cor = argument1;
pixel_esq = ...;
pixel_dir = ...;
pixel_cima = ...;
pixel_baixo = ...;
if (pixel_esq.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_esq, nova_cor); pixel_esq.color = nova_cor;}
if (pixel_dir.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_dir, nova_cor); pixel_dir.color = nova_cor;}
if (pixel_baixo.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_baixo, nova_cor); pixel_baixo.color = nova_cor;}
if (pixel_cima.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_cima, nova_cor); pixel_cima.color = nova_cor;}
Estou tentando simular no GM. Se der certo, passo a engine.
Edit:
Fiz um pequeno teste, mas ainda trava às vezes:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/balde_tinta.gmk
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
Eu estive pensando nisso. Acho que usar dúzias (ou até milhares) de objetos é mais lento que gravar todo o bitmap numa array 2D. (Se bem que objetos simples podem ser usados aos milhares... Mas códigos recursivos tendem a ser mais lentos, talvez a quantidade de objetos interfira é nesse caso específico.)
Daí, fazer algo como o código do Pedrox, mas chamando por índices de arrays ao invés de variáveis de objetos.
Hoje não dá pra eu fazer, acho que na próxima semana não dá. Deixo a idéia. se não sair nada, eu tento criar algo.
Daí, fazer algo como o código do Pedrox, mas chamando por índices de arrays ao invés de variáveis de objetos.
Hoje não dá pra eu fazer, acho que na próxima semana não dá. Deixo a idéia. se não sair nada, eu tento criar algo.
- Código:
se (a cor do primeiro pixel é diferente da cor final){// pra evitar um loop infinito
for (cada um dos 4 lados){
se (a cor do pixel adjacente == cor de referência){
muda a cor dele pra cor final;
manda o script rodar com aquele par de índices[i, j], também;
}
}
}//tomando cuidado com os limites da array
saim- Games Ranking :
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Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
mt obg PedroX e Saim.
testei o exemplo e entendi a ideia.
bom baseado na logica de ambos, criei um algoritimo proprio
http://www.qfs.mobi/f1117385
ainda nao é perfeito, entao se vcs conseguirem melhorar o script ou fazer uma versao mais rapida, ira ajudar mt.
testei o exemplo e entendi a ideia.
bom baseado na logica de ambos, criei um algoritimo proprio
http://www.qfs.mobi/f1117385
ainda nao é perfeito, entao se vcs conseguirem melhorar o script ou fazer uma versao mais rapida, ira ajudar mt.
Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
Só deixando a deixa: ele pinta na diagonal!
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
exato, n sei como resolver esse bug =\
por isso se alguem conseguir melhora-lo ficarei mt grato.
por isso se alguem conseguir melhora-lo ficarei mt grato.
Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
Na verdade isso não é um bug, é uma consequência de se usar recursividade.
Você só percebeu isso porque o game maker precisa calcular varias coisas para transformar essa imagem, mas quando você trabalha em cima de uma array a resposta é tão precisa que você nem vê ele pintando pixel por pixel, porque não precisa fazer vários cálculos (draw_point_color) para "pintar" a área da imagem.
Eu recomendo criar uma classe(c++) para a imagem, e nessa classe uma matriz para a imagem junto com um método que possa modificar a matriz com a recursão para pinta-la, se precisar eu crio pra você.
Você só percebeu isso porque o game maker precisa calcular varias coisas para transformar essa imagem, mas quando você trabalha em cima de uma array a resposta é tão precisa que você nem vê ele pintando pixel por pixel, porque não precisa fazer vários cálculos (draw_point_color) para "pintar" a área da imagem.
Eu recomendo criar uma classe(c++) para a imagem, e nessa classe uma matriz para a imagem junto com um método que possa modificar a matriz com a recursão para pinta-la, se precisar eu crio pra você.
Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint
bom corrigi o bug.
sim pitbul com array é mt mais rapido, o unico problema e que no gm arrays para bitmaps seria um desperdicio enorme de memoria.
um bitmap de 128x128
gastaria 16.384*8=131.072 kbytes
mas enfim aqui esta o algoritimo do balde de tinta perfeito e inteligente.
http://www.qfs.mobi/f1118150
sim pitbul com array é mt mais rapido, o unico problema e que no gm arrays para bitmaps seria um desperdicio enorme de memoria.
um bitmap de 128x128
gastaria 16.384*8=131.072 kbytes
mas enfim aqui esta o algoritimo do balde de tinta perfeito e inteligente.
http://www.qfs.mobi/f1118150
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