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[Tutorial] Scripts - Willy
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[Tutorial] Scripts - Willy
Olá amigos da GMBR! Trago para vocês mais um tutorial, e dessa vez, falando sobre scripts! O tutorial é compatível com qualquer versão do GM que suporte scripts. É recomendado que você tenha ao menos um conhecimento básico de GML. Para acompanhar o tutorial, primeiro, crie um novo projeto no Game Maker, crie um objeto chamado obj_draw e coloque os seguintes códigos:
- Códigos:
- Create:
- Código:
//HP inicial
HP = 100;
HP_Max = 100;
- Step:
- Código:
//Reduz o HP
HP -= 1;
- Draw:
- Código:
//Desenha o Healthbar
draw_healthbar(16,16,128,32,((HP/HP_Max)*100),c_black,c_red,c_lime,0,true,true);
Sem mais delongas, vamos começar!
Scripts
O que é:
No Game Maker, um script é um trecho de código que você pode dar um nome e definir argumentos para usar em qualquer objeto do seu jogo. Poucas pessoas sabem, mas todas as funções do GM são scripts.
Quando usar:
Se você já está habituado a usar GML em seus jogos, quando entender o conceito de um script você provavelmente usará com bastante frequência. Você pode, por exemplo:
- Criar novas funções.
- Usar o mesmo código para vários objetos, economizando tempo e facilitando a manutenção.
- Fazer cálculos e retornar um valor.
Estes foram alguns exemplos. Não posso listar toda a utilidade de um script, pois elas são incontáveis e sua forma de uso varia de programador para programador.
Como criar:
Antes de programarmos nosso script, primeiro, devemos criá-lo. Para isso, crie um novo script clicando em seu ícone na barra de ferramentas.
Em seguida, uma tela igual ao "creation code" aparecerá. Agora, precisamos dar um nome ao nosso novo script, fazemos isso digitando o nome na caixa de texto "Name". Por boas práticas, recomendo que sempre inicie o nome com scr_ para evitar conflitos entre os recursos do jogo. Neste exemplo, chamaremos de scr_morre.
- Spoiler:
Programando um exemplo:
Para usar como exemplo, criaremos um script que faz um objeto se destruir quando estiver sem HP.
- Spoiler:
Como usar:
Depois de criado, usar um script é bem simples... No "creation code" do objeto que você quer usar o script, simplesmente digite o nome que você deu e passe os argumentos necessários entre os parênteses separando-os com vírgulas. Faça isso no na ultima linha do step do obj_draw.
- Spoiler:
Argumentos:
Muitos que tentam aprender a usar scripts não conseguem entender o que são argumentos... Essas mesmas pessoas usam argumentos o tempo todo e não sabem. Como foi dito anteriormente, toda função no GM é um script, logo, eles tem argumentos. Por exemplo, a função instance_create:
- Spoiler:
Aplicando argumentos:
Agora que sabemos o que são argumentos, vamos editar o scr_morre e aplicar o novo conceito aprendido. Pra começar, vamos substituir o HP da condição do script por argument0, permitindo que outros objetos usem o script, mesmo que não tenham a variável HP.
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
Retornando Valores:
Até o momento, só usamos scripts para executar ações, porém, em muitas situações nós usamos os scripts para fazer cálculos e nos retornar um resultado. Para tal, usamos a função return. Quando um script usa return, significa que o mesmo retorna um resultado que pode ser armazenado em uma variável ou usado diretamente. A função instance_create, por exemplo, além de criar um objeto em determinado lugar, ele retorna o ID da instância criada para que possamos usar depois.
- Spoiler:
Usando return:
No obj_draw, no evento draw, existe um código que serve para desenhar a barrinha. Repare que existe no argumento correspondente ao "amount" uma pequena equação matemática que simplesmente faz a famosa regra de três. Apesar de não ter muita necessidade, transformaremos a equação em um script para demonstrar o uso do return.
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Armazenando em uma variável:
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- Spoiler:
Dica:
Quando estamos digitando os argumentos de uma função, na parte inferior do creation code aparece o nome da função e o argumento que está sendo digitado em negrito.
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- Spoiler:
- Spoiler:
É isso ai galera! Este foi mais um tutorial. Espero que tenham gostado! Dúvidas, críticas, perguntas e sugestões são bem-vindas!
Até mais!
Em breve, este tutorial será feito em videoaula. Até mais!
Re: [Tutorial] Scripts - Willy
Um ótimo tutorial! Muito bem explicado. Gostei de aprender sobre as 3 barras.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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