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[TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
+5
AlexBosquin
Dallysson
GabrielXavier
sonic luan
Willy
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Este é meu primeiro tutorial, como ele está?
[TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Nome: Aprendendo a Trocar de Sprites
Descrição: Aprenda a fazer a troca de sprites do seu personagem sem precisar criar vários objetos.
Dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM6 ou superior lite.
Introdução:
Um erro muito comum dos programadores é a troca de sprites dos personagens. Muitas vezes é visto em engines o uso incorreto de troca de sprites, trocando não a imagem, mas sim, o objeto. Essa é uma forma incorreta de trocar de sprites, pois deixa o sistema mais complexo e pesado. A maneira mais confiável e pratica de se fazer é com o uso das tão conhecidas variáveis.
Neste tutorial, irei ensinar a vocês a forma correta de trocar os sprites, nesse exemplo, teremos os movimentos básicos: Parado, andando e pulando.
Não irei criar um sistema de movimento, pois não será necessário no tutorial. Para isso, pegue alguma engine que tenha apenas o movimento do jogador, como esta por exemplo.
Você pode usar esses sprites como exemplo para o tutorial. Mas lembre-se de centralizar o “x” dos sprites e colocar a mascara no objeto.
Precisaremos criar três variáveis, então, no create:
“andando” vai checar se esta andando ou parado.
“chao” serve para identificar se esta no chão ou não.
Agora, no step, vamos dizer em qual “condição” o jogador está, ou seja, que movimento ele está realizando.
Pronto! Já temos as condições necessárias para fazer a troca de sprites.
Agora, vamos fazer a mágica acontecer, vamos fazer o personagem trocar de sprites!
No end_step (ou outro tipo de step, mas prefiro no end_step):
Pronto! Já está feito o seu sistema de troca de sprites. Esse é um sistema simples, mas você pode fazer um sistema bem mais complexo, como esse:
Finalizo aqui este "pequeno grande" tutorial, você pode fazer sistemas da forma que quiser usando essa técnica. Dessa forma, seu game fica mais leve e controlável, sem a necessidade de criar milhares objetos para fazê-lo trocar de sprite (na verdade, não troca sprite, mas sim o objeto).
Espero que tenham gostado e entendido. Qualquer duvida, fiquem a vontade para perguntar.
Descrição: Aprenda a fazer a troca de sprites do seu personagem sem precisar criar vários objetos.
Dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM6 ou superior lite.
Introdução:
Um erro muito comum dos programadores é a troca de sprites dos personagens. Muitas vezes é visto em engines o uso incorreto de troca de sprites, trocando não a imagem, mas sim, o objeto. Essa é uma forma incorreta de trocar de sprites, pois deixa o sistema mais complexo e pesado. A maneira mais confiável e pratica de se fazer é com o uso das tão conhecidas variáveis.
Neste tutorial, irei ensinar a vocês a forma correta de trocar os sprites, nesse exemplo, teremos os movimentos básicos: Parado, andando e pulando.
Não irei criar um sistema de movimento, pois não será necessário no tutorial. Para isso, pegue alguma engine que tenha apenas o movimento do jogador, como esta por exemplo.
Você pode usar esses sprites como exemplo para o tutorial. Mas lembre-se de centralizar o “x” dos sprites e colocar a mascara no objeto.
Precisaremos criar três variáveis, então, no create:
- Código:
direita=true
andando=false
chao=true
“andando” vai checar se esta andando ou parado.
“chao” serve para identificar se esta no chão ou não.
Agora, no step, vamos dizer em qual “condição” o jogador está, ou seja, que movimento ele está realizando.
- Spoiler:
- Código:
//Checar se esta andando e se está para a direita
if keyboard_check(vk_right){//Se apertar para a dieita
direita=true //Está para a direita
andando=true //Está andando.
}else if keyboard_check(vk_left){//Se nao apertar para a direita, mas apertar para a esquerda
direita=false//Não está para a direita
andando=true //Está a andando
}else{//Se não estiver apertando nem para a direita e nem para a esquerda
andando=false// Não está andando
}
- Spoiler:
- Código:
if place_free(x,y+1){//Se estiver livre abaixo, ele não esta no chão.
chao=false
}else{//Senão, está no chão
chao=true
}
Pronto! Já temos as condições necessárias para fazer a troca de sprites.
Agora, vamos fazer a mágica acontecer, vamos fazer o personagem trocar de sprites!
No end_step (ou outro tipo de step, mas prefiro no end_step):
- Spoiler:
- Código:
if direita=true{ //Se estiver para a direita
if chao=true{//Se estiver no chão
if andando=true{//Se estiver andando
sprite_index=spr_anda_dir
}else{//Se não estiver andando
sprite_index=spr_parado_dir
}
}else{//Se estiver no ar
sprite_index=spr_noar_dir
}
}
- Spoiler:
- Código:
if direita=true{ //Se estiver para a direita
if chao=true{//Se estiver no chão
if andando=true{//Se estiver andando
sprite_index=spr_anda_dir
}else{//Se não estiver andando
sprite_index=spr_parado_dir
}
}else{//Se estiver no ar
sprite_index=spr_noar_dir
}
}else{//Esquerda
if chao=true{//Se estiver no chão
if andando=true{//Se estiver andando
sprite_index=spr_anda_esq
}else{{//Se não estiver andando
sprite_index=spr_parado_esq
}
}else{{//Se estiver no ar
sprite_index=spr_noar_esq
}
}
Pronto! Já está feito o seu sistema de troca de sprites. Esse é um sistema simples, mas você pode fazer um sistema bem mais complexo, como esse:
- Spoiler:
- Código:
if direita=true{
if chao=true{
if abaixado=false{
if atacando=false{
if andando=true{
sprite_index=spr_anda_dir
}else{
sprite_index=spr_parado_dir
}
}else{
sprite_index=spr_ataque_dir
}
}else{
sprite_index=spr_abaixa_dir
}
}else{
sprite_index=spr_pula_dir
}
}else{//Esquerda. É a mesma coisa acima (depois de direita=true), mas aqui as sprites são da esquerda
if chao=true{
if abaixado=false{
if atacando=false{
if andando=true{
sprite_index=spr_anda_esq
}else{
sprite_index=spr_parado_esq
}
}else{
sprite_index=spr_ataque_esq
}
}else{
sprite_index=spr_abaixa_esq
}
}else{
sprite_index=spr_pula_esq
}
}
Finalizo aqui este "pequeno grande" tutorial, você pode fazer sistemas da forma que quiser usando essa técnica. Dessa forma, seu game fica mais leve e controlável, sem a necessidade de criar milhares objetos para fazê-lo trocar de sprite (na verdade, não troca sprite, mas sim o objeto).
Espero que tenham gostado e entendido. Qualquer duvida, fiquem a vontade para perguntar.
Façam bom proveito!
Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
otimo tutorial wili vai ajudar bastante gente.
Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Obrigado por comentar Sonic Luan!
Este é o primeiro tutorial que faço aqui no forum. Fiz porque um amigo estava com problemas pra fazer a troca dos sprites. Então, tive a ideia de criar o tutorial.
Esperava mais comentarios...
Obrigado!
Este é o primeiro tutorial que faço aqui no forum. Fiz porque um amigo estava com problemas pra fazer a troca dos sprites. Então, tive a ideia de criar o tutorial.
Esperava mais comentarios...
Obrigado!
Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Cara parece ser bom axo que esse tuto vai suprir minha nessessidade willy.
muito obrigado por me indicar esse tuto.
Parbens pelo tuto willy.
amanha eu testo
muito obrigado por me indicar esse tuto.
Parbens pelo tuto willy.
amanha eu testo
GabrielXavier- Games Ranking :
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Obrigado cara, seu tutorial me ajudo muito
Dallysson- Data de inscrição : 22/01/2012
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
talvez esse foi um erro (ou melhor burrice) minha nunca pensei sequer uma vez em usar endstep que julgo ser uma checagem de quando o obj estiver parando, muito bom willy s2
Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Willy, certamente um tutorial vindo de vc só poderia ser algo útil.
Parabéns.
Apenas uma ressalva:
O comando "SWITCH" é mais elegante (e mais eficiente) quando vc tem uma série de "IF's".
Parabéns.
Apenas uma ressalva:
O comando "SWITCH" é mais elegante (e mais eficiente) quando vc tem uma série de "IF's".
fredcobain- Games Ranking :
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Hey, obrigado pelos comentários, fico feliz em saber que ajudei.
AlexBosquin, os "steps" devem ser usados de acordo com a necessidade, mas, geralmente, usamos apenas o step normal. Pesquise um pouco e veja as diferenças!
fredcobain, esse meu tutorial é 2011... Tanto a indentação quanto a forma de programar evoluíram bastante nesse meio tempo. Eu uso switch muitas vezes, mas não acho que seria muito viável usá-lo neste caso, mas agradeço a dica.
AlexBosquin, os "steps" devem ser usados de acordo com a necessidade, mas, geralmente, usamos apenas o step normal. Pesquise um pouco e veja as diferenças!
fredcobain, esse meu tutorial é 2011... Tanto a indentação quanto a forma de programar evoluíram bastante nesse meio tempo. Eu uso switch muitas vezes, mas não acho que seria muito viável usá-lo neste caso, mas agradeço a dica.
Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Verdade, alguém reviveu o defunto! kkkk
=)
=)
fredcobain- Games Ranking :
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Olá, desculpa reviver esse tópico, mas poderia me ajudar em uma questão?
eu estive usando esse exemplo, mas eu tenho encontrado uma dificuldade, e confesso não encontrar a resposta, talvez por uma grande falta de conhecimento no GM, mas o meu problema é que quando eu adiciono o sprite, ele não anima ele fica estático, poderia me dizer o que devo mudar para ele animar por favor?
Obrigado
Ah seu tutorial é muito bom!
eu estive usando esse exemplo, mas eu tenho encontrado uma dificuldade, e confesso não encontrar a resposta, talvez por uma grande falta de conhecimento no GM, mas o meu problema é que quando eu adiciono o sprite, ele não anima ele fica estático, poderia me dizer o que devo mudar para ele animar por favor?
Obrigado
Ah seu tutorial é muito bom!
Duca- Data de inscrição : 27/09/2014
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Boa noite Duca!
Acho que sei o problema, no código de adicionar a sprite coloque + isso:
Se não for isso, me diga como que ta o seu código.
Acho que sei o problema, no código de adicionar a sprite coloque + isso:
- Código:
image_speed=0.5
Se não for isso, me diga como que ta o seu código.
Wendryos Black Horn- Data de inscrição : 26/09/2014
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Bom dia Black Horn,
eu tinha adicionado o código, mas ele não anima o sprite,
eu imagino ter um tutorial explicando isso melhor, mas eu te confesso que eu não encontro os scripts certos, apenas por D&D e não vejo vantagens nisso, segue meus códigos
and_step:
Esse é o que eu peguei aki mesmo e modifiquei algumas coisas.
Depois peguei um outro que serve para movimentação:
step:
e o Evento create:
eu tinha adicionado o código, mas ele não anima o sprite,
eu imagino ter um tutorial explicando isso melhor, mas eu te confesso que eu não encontro os scripts certos, apenas por D&D e não vejo vantagens nisso, segue meus códigos
and_step:
- Código:
if direita=true{ //Se estiver para a direita
if chao=true{//Se estiver no chão
if andando=true{//Se estiver andando
sprite_index=spr_frente;
image_speed=0.5;
}else{//Se não estiver andando
sprite_index=spr_player1;
}
}else{//Se estiver no ar
sprite_index=spr_player1
}
}else{//Esquerda
if chao=true{//Se estiver no chão
if andando=true{//Se estiver andando
sprite_index=spr_tras;
image_speed=0.5;
}else{//Se não estiver andando
sprite_index=spr_player0
}
}else{//Se estiver no ar
sprite_index=spr_player0
}
}
Esse é o que eu peguei aki mesmo e modifiquei algumas coisas.
Depois peguei um outro que serve para movimentação:
step:
- Código:
//Get the player's input
key_right = keyboard_check(vk_right);
key_left = -keyboard_check(vk_left);
key_jump = keyboard_check_pressed(vk_space);
//key_jump = keyboard_check(vk_space);
//React to inputs
move = key_left + key_right;
hsp = move * movespeed;
if (vsp < 10) vsp += grav;
if (place_meeting(x,y+1,obj_wall))
{
vsp = key_jump * -jumpspeed
}
//Horizontal Collision
if (place_meeting(x+hsp,y,obj_wall))
{
while(!place_meeting(x+sign(hsp),y,obj_wall))
{
x += sign(hsp);
}
hsp = 0;
}
x += hsp;
//Vertical Collision
if (place_meeting(x,y+vsp,obj_wall))
{
while(!place_meeting(x,y+sign(vsp),obj_wall))
{
y += sign(vsp);
}
vsp = 0;
}
y += vsp;
e o Evento create:
- Código:
///Initialize Variables
grav = 0.2;
hsp = 0;
vsp = 0;
jumpspeed = 5;
movespeed = 3;
//sprite
direita = true
andando = false
chao = true
// sprite set
image_speed=0.5
Duca- Data de inscrição : 27/09/2014
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Pow cara não imagino esse código dando certo, cara invés desse código coloque esse no caso de ser plataforma:
No create:
E no step:
Gravidade e pulo
Salto
Esquerda:
Se não der certo, continue a responder que eu tento a responder da melhor forma possivel.
na colisão com o chão coloque isso " codigo do Willy" :
No create:
- Código:
global.direcao=0
E no step:
Gravidade e pulo
- Código:
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
Salto
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if not place_free(x,y+1){
vspeed=-8
}
}
if keyboard_check_released(vk_up) and vspeed <= 0{
vspeed/=2
}
}
Esquerda:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{global.direcao =180
sprite_index = player_left
if place_free(x-4,y){x -=4}
}
if keyboard_check (vk_down) or keyboard_check (vk_up) or keyboard_check (vk_right) or keyboard_check (vk_left) = true
{
image_speed=0.5
}
else
{
image_speed =0
image_index =0
}
- Código:
if keyboard_check(vk_right)
{global.direcao=0
sprite_index = player_right
if place_free(x+4,y){x +=4}
if keyboard_check (vk_down) or keyboard_check (vk_up) or keyboard_check (vk_left) or keyboard_check (vk_right) = true
{
image_speed=0.5
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
}
Se não der certo, continue a responder que eu tento a responder da melhor forma possivel.
na colisão com o chão coloque isso " codigo do Willy" :
- Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){
move_contact_solid(direction,vspeed)
}
vspeed = 0
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Muito obrigado por estar me ajudando.
Está perfeito o sprite!
fiquei com algumas dúvidas.
Por favor, poderias me explicar o:
Pq checa o vk_down, vk_up e o vk_left?
outra coisa e, por favor, me desculpa a falta de conhecimento, eu coloquei uma opção de velocidade para ele poder "andar" mas não consegui fazer ele parar, ele fica andando infinito. segue o código:
Está perfeito o sprite!
fiquei com algumas dúvidas.
Por favor, poderias me explicar o:
Pq checa o vk_down, vk_up e o vk_left?
outra coisa e, por favor, me desculpa a falta de conhecimento, eu coloquei uma opção de velocidade para ele poder "andar" mas não consegui fazer ele parar, ele fica andando infinito. segue o código:
- Código:
//GRAVIDADE
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
//colisão com chão
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){
move_contact_solid(direction,vspeed)
}
vspeed = 0
//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_space){
if not place_free(x,y+1){
vspeed=-8
}
}
if keyboard_check_released(vk_space) and vspeed <= 0{
vspeed/=2
}
}
//ANDAR TRAS
if keyboard_check(vk_left)
{global.direcao =180
sprite_index = spr_tras
if place_free(x-4,y){x -=4}
hspeed=-5
if keyboard_check_released(vk_left)
hspeed=0
}
if keyboard_check (vk_down) or keyboard_check (vk_up) or keyboard_check (vk_right) or keyboard_check (vk_left) = true
{
image_speed=0.3
}
else
{
image_speed =0
image_index =0
}
//ANDAR FRENTE
if keyboard_check(vk_right)
{global.direcao=0
sprite_index = spr_frente
if place_free(x+4,y){x +=4}
hspeed=5
if keyboard_check_released(vk_right)
hspeed=0
if keyboard_check (vk_down) or keyboard_check (vk_up) or keyboard_check (vk_left) or keyboard_check (vk_right) = true
{
image_speed=0.3
}
else
{
image_speed =0
sprite_index =0
}
}
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Check é tipo: ele checa se o teclado e a letra ou função do teclado for pressionado ele realiza tal ação.
Bom 2 coisas que vi no seu código que pode estar te prejudicando:
A colisão com com o chão é outro evento e você não vai colocar no step e sim no ato de colisão.
E outra coisa retire esse lance de hspeed, coloque o código igual te enviei só arrume as sprites com forme estar o nome da sua.
Qual quer duvida já sabe!
Bom 2 coisas que vi no seu código que pode estar te prejudicando:
A colisão com com o chão é outro evento e você não vai colocar no step e sim no ato de colisão.
E outra coisa retire esse lance de hspeed, coloque o código igual te enviei só arrume as sprites com forme estar o nome da sua.
Qual quer duvida já sabe!
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
Muito obrigado!
Vc me ajudou em muito mais do que imagina, aprendi muitas coisas além desses comandos.
vlw!
Vc me ajudou em muito mais do que imagina, aprendi muitas coisas além desses comandos.
vlw!
Duca- Data de inscrição : 27/09/2014
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Re: [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
De nada, se precisar pode contar comigo oque eu saber eu ensino
Aqui na GMBR tem muitos tutoriais da uma olhada lá:
gmbr.forumeiros.com/f36-tutoriais
Aqui na GMBR tem muitos tutoriais da uma olhada lá:
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