GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


teclado virtual (android/ios)

4 participantes

Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty teclado virtual (android/ios)

Mensagem por saim Qua 11 Dez 2013, 12:33

Vi uma pergunta relacionada às virtual keys e achei que o problema seria resolvido, mas não, era com relação à movimentação de personagem.

Minha pergunta é me parece um pouco mais simples. Sabe aquele tecladinho que aparece toda vez que você vai digitar alguma coisa no smartphone/tablet? Ele é padronizado o suficiente pra ser uma engine interna do aparelho. Todo programa (facebook, bloco de notas, navegadores) usa as mesmas imagens, com as mesmas opções de acentuação.
Procurei (rapidamente, admito) no manual alguma dica de como chamar esse teclado, mas não achei nada além das virtual keys. Elas me parecem mais úteis pra botões, não pra entrada de texto.

Se eu quiser chamar esse teclado pro jogador (por exemplo, se quiser que ele digite o nome), isso é possível? Se sim, como fazer? Em android é diferente de em ios?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 11 Dez 2013, 12:52

Nunca usei essa função, mas ja joguei jogos que chamam esse teclado, (tipo o" break block adventure" do voganha), acredito que é o mesmo usado para teclar texto nos jogos para pc, acredito que quando você usa essa função em tablets e celulares, automaticamente chamará o teclado virtual na tela para digitar textos.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por PedroX Qua 11 Dez 2013, 14:39

Tente com get_string.

Referência: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=534285

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por saim Qua 11 Dez 2013, 16:05

Valeu pelo link!

Mais pra frente, o cara sugere "get_string_async() or get_integer_async()", que me parecem (e pra mais alguns membros da GMC, pelo visto) mais ferramentas de debug que uma solução a ser implementada.
Depois, a moçada bolou uma engine que faz seu próprio teclado virtual. Parece que a coisa vai ficar por isso mesmo, sem uma solução decente.
Uma pena. Entrada de texto é algo importante, acho que uma plataforma que se propõe a exportar pra todos os dispositivos deveria se preocupar um pouco mais com isso.

Assim que eu conseguir evoluir o bastante pra compilar pra alguma plataforma, eu testo a engine do link e posto o que achei.
Se alguém quiser fazer isso antes, eu agradeço.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por willyruduit Qui 12 Dez 2013, 00:24

É como o PedroX falou se quer pegar um nome EX:
Código:
global.nome=get_string('Qual seu Nome ?',"")

Ai você coloca aonde quer a ação. E ele abrirá automaticamente a janela com o teclado!
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por saim Qui 12 Dez 2013, 09:37

Não, willyruduit, isso eu entendi. Mas get_string, convenhamos, é muito feio. Abre uma caixa de diálogo que, por mais que tenha gente que consegue enfeitar (eu não consigo), ainda é uma ferida no visual do jogo.

Eu quero um lance profissa (ou, melhor dizendo, a POSSIBILIDADE de um lance profissa). Quero a tela de highscore mostrando os nomes e o cursor no lugar certinho do campeão escrever o nome. Quero a caixa de diálogo personalizada, com a fonte do jogo, escrito "meu nome é..." e o cursor piscando.

O que eu quero, resumindo, é um comando "abre teclado" e um comando "fecha teclado", mas isso não existe. No link do PedroX tem uma discussão a respeito exatamente desse assunto, e o rapaz da yoyogames diz, com todas as letras, que não vão fazer nada do tipo.
gnysek (GMC member) escreveu:It will be nice if there is a function keyboard_device_show() (...)
rwkay (YoYo Games Staff) escreveu:No this is not something that we are going to do - use get_string_async() for this.

Ah, mais uma coisa... Ele sugere usar o evento "async" porque, pelo que eu entendi, o get_string normal trava o aparelho até que o usuário termine a string e dê "enter", o que impediria, por exemplo, um recebimento de chamada. E, ainda pelo que eu entendi, isso não pausa o jogo automaticamente, como o get_string faz, de forma que o pau continua quebrando enquanto o jogador digita.
Então, cuidado com isso.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por PedroX Qui 12 Dez 2013, 14:24

Abrir e fechar o teclado não será possível mesmo. Acho que só com Java...

Mas tem um exemplo que mostra como fazer o seu próprio:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=553495

Talvez você só precise ajustar um pouco os gráficos e alguns códigos.

Edit

No mesmo tópico, alguém postou um exemplo supostamente melhor ainda:

https://dl.dropbox.com/u/64862817/Keyboard.gmz

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos