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teclado virtual (android/ios)
4 participantes
Página 1 de 1
teclado virtual (android/ios)
Vi uma pergunta relacionada às virtual keys e achei que o problema seria resolvido, mas não, era com relação à movimentação de personagem.
Minha perguntaé me parece um pouco mais simples. Sabe aquele tecladinho que aparece toda vez que você vai digitar alguma coisa no smartphone/tablet? Ele é padronizado o suficiente pra ser uma engine interna do aparelho. Todo programa (facebook, bloco de notas, navegadores) usa as mesmas imagens, com as mesmas opções de acentuação.
Procurei (rapidamente, admito) no manual alguma dica de como chamar esse teclado, mas não achei nada além das virtual keys. Elas me parecem mais úteis pra botões, não pra entrada de texto.
Se eu quiser chamar esse teclado pro jogador (por exemplo, se quiser que ele digite o nome), isso é possível? Se sim, como fazer? Em android é diferente de em ios?
Minha pergunta
Procurei (rapidamente, admito) no manual alguma dica de como chamar esse teclado, mas não achei nada além das virtual keys. Elas me parecem mais úteis pra botões, não pra entrada de texto.
Se eu quiser chamar esse teclado pro jogador (por exemplo, se quiser que ele digite o nome), isso é possível? Se sim, como fazer? Em android é diferente de em ios?
saim- Games Ranking :
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Re: teclado virtual (android/ios)
Nunca usei essa função, mas ja joguei jogos que chamam esse teclado, (tipo o" break block adventure" do voganha), acredito que é o mesmo usado para teclar texto nos jogos para pc, acredito que quando você usa essa função em tablets e celulares, automaticamente chamará o teclado virtual na tela para digitar textos.
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
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Re: teclado virtual (android/ios)
Tente com get_string.
Referência: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=534285
Referência: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=534285
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Re: teclado virtual (android/ios)
Valeu pelo link!
Mais pra frente, o cara sugere "get_string_async() or get_integer_async()", que me parecem (e pra mais alguns membros da GMC, pelo visto) mais ferramentas de debug que uma solução a ser implementada.
Depois, a moçada bolou uma engine que faz seu próprio teclado virtual. Parece que a coisa vai ficar por isso mesmo, sem uma solução decente.
Uma pena. Entrada de texto é algo importante, acho que uma plataforma que se propõe a exportar pra todos os dispositivos deveria se preocupar um pouco mais com isso.
Assim que eu conseguir evoluir o bastante pra compilar pra alguma plataforma, eu testo a engine do link e posto o que achei.
Se alguém quiser fazer isso antes, eu agradeço.
Mais pra frente, o cara sugere "get_string_async() or get_integer_async()", que me parecem (e pra mais alguns membros da GMC, pelo visto) mais ferramentas de debug que uma solução a ser implementada.
Depois, a moçada bolou uma engine que faz seu próprio teclado virtual. Parece que a coisa vai ficar por isso mesmo, sem uma solução decente.
Uma pena. Entrada de texto é algo importante, acho que uma plataforma que se propõe a exportar pra todos os dispositivos deveria se preocupar um pouco mais com isso.
Assim que eu conseguir evoluir o bastante pra compilar pra alguma plataforma, eu testo a engine do link e posto o que achei.
Se alguém quiser fazer isso antes, eu agradeço.
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Re: teclado virtual (android/ios)
É como o PedroX falou se quer pegar um nome EX:
Ai você coloca aonde quer a ação. E ele abrirá automaticamente a janela com o teclado!
- Código:
global.nome=get_string('Qual seu Nome ?',"")
Ai você coloca aonde quer a ação. E ele abrirá automaticamente a janela com o teclado!
willyruduit- Games Ranking :
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Re: teclado virtual (android/ios)
Não, willyruduit, isso eu entendi. Mas get_string, convenhamos, é muito feio. Abre uma caixa de diálogo que, por mais que tenha gente que consegue enfeitar (eu não consigo), ainda é uma ferida no visual do jogo.
Eu quero um lance profissa (ou, melhor dizendo, a POSSIBILIDADE de um lance profissa). Quero a tela de highscore mostrando os nomes e o cursor no lugar certinho do campeão escrever o nome. Quero a caixa de diálogo personalizada, com a fonte do jogo, escrito "meu nome é..." e o cursor piscando.
O que eu quero, resumindo, é um comando "abre teclado" e um comando "fecha teclado", mas isso não existe. No link do PedroX tem uma discussão a respeito exatamente desse assunto, e o rapaz da yoyogames diz, com todas as letras, que não vão fazer nada do tipo.
Ah, mais uma coisa... Ele sugere usar o evento "async" porque, pelo que eu entendi, o get_string normal trava o aparelho até que o usuário termine a string e dê "enter", o que impediria, por exemplo, um recebimento de chamada. E, ainda pelo que eu entendi, isso não pausa o jogo automaticamente, como o get_string faz, de forma que o pau continua quebrando enquanto o jogador digita.
Então, cuidado com isso.
Eu quero um lance profissa (ou, melhor dizendo, a POSSIBILIDADE de um lance profissa). Quero a tela de highscore mostrando os nomes e o cursor no lugar certinho do campeão escrever o nome. Quero a caixa de diálogo personalizada, com a fonte do jogo, escrito "meu nome é..." e o cursor piscando.
O que eu quero, resumindo, é um comando "abre teclado" e um comando "fecha teclado", mas isso não existe. No link do PedroX tem uma discussão a respeito exatamente desse assunto, e o rapaz da yoyogames diz, com todas as letras, que não vão fazer nada do tipo.
gnysek (GMC member) escreveu:It will be nice if there is a function keyboard_device_show() (...)
rwkay (YoYo Games Staff) escreveu:No this is not something that we are going to do - use get_string_async() for this.
Ah, mais uma coisa... Ele sugere usar o evento "async" porque, pelo que eu entendi, o get_string normal trava o aparelho até que o usuário termine a string e dê "enter", o que impediria, por exemplo, um recebimento de chamada. E, ainda pelo que eu entendi, isso não pausa o jogo automaticamente, como o get_string faz, de forma que o pau continua quebrando enquanto o jogador digita.
Então, cuidado com isso.
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Re: teclado virtual (android/ios)
Abrir e fechar o teclado não será possível mesmo. Acho que só com Java...
Mas tem um exemplo que mostra como fazer o seu próprio:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=553495
Talvez você só precise ajustar um pouco os gráficos e alguns códigos.
Edit
No mesmo tópico, alguém postou um exemplo supostamente melhor ainda:
https://dl.dropbox.com/u/64862817/Keyboard.gmz
Mas tem um exemplo que mostra como fazer o seu próprio:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=553495
Talvez você só precise ajustar um pouco os gráficos e alguns códigos.
Edit
No mesmo tópico, alguém postou um exemplo supostamente melhor ainda:
https://dl.dropbox.com/u/64862817/Keyboard.gmz
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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