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[Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
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Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Eu uso exclusivamente GML, mas considero uma falha minha. Na pressa de aprender a fazer "qualquer coisa" (e em dnd NÃO DÁ pra fazer "qualquer coisa"), acabei criando o hábito de estigmatizar os códigos em drag'n'drop como "de iniciante". Um erro que nunca me preocupei em corrigir. Dá pra ganhar tempo usando dnd.
Mas não vou corrigir esse erro, na maior parte do tempo, eu programo de longe do game maker pra depois passar os códigos, idéias e principalmente os scripts, pra dentro do programa. Isso só dá pra fazer com gml.
Quanto à idéia, não sou contra, mas tenho uma alternativa que pode te ganhar tempo, caso eles recusem. Em alguma aba de "preferências" ou "opções" ou "configurações" ou alguma coisa dessas, você pode escolher a aba que aparece selecionada automaticamente quando você abre um evento. Nem lembro mais em que aba está a ação "execute piece of code" (deve ser "main"), porque selecionei ela e nem olho mais o que estou fazendo, clico no evento, o ícone do bloquinho de texto está lá, pronto pra um movimento mecânico de clicar-e-arrastar.
Por exemplo, num código eu defino as variáveis pra administrar, digamos, lutas. Em outro código eu defino as variáveis pra administrar um efeito especial. Tudo no create. Aí, num terceiro código, eu crio objetos que vão ser controlados pelo objeto que está criando (como coisas flutuando em volta da personagem). Se der erro na cor de um efeito, por exemplo, não tenho que ficar rolando tela até achar a parte do código referente aos efeitos. Acho que é por isso que chama "piece of code", o código é um só, o que eu coloco em cada bloquinho é só um pedaço dele.
Ainda não aprendi a fazer "qualquer coisa".
Mas não vou corrigir esse erro, na maior parte do tempo, eu programo de longe do game maker pra depois passar os códigos, idéias e principalmente os scripts, pra dentro do programa. Isso só dá pra fazer com gml.
Quanto à idéia, não sou contra, mas tenho uma alternativa que pode te ganhar tempo, caso eles recusem. Em alguma aba de "preferências" ou "opções" ou "configurações" ou alguma coisa dessas, você pode escolher a aba que aparece selecionada automaticamente quando você abre um evento. Nem lembro mais em que aba está a ação "execute piece of code" (deve ser "main"), porque selecionei ela e nem olho mais o que estou fazendo, clico no evento, o ícone do bloquinho de texto está lá, pronto pra um movimento mecânico de clicar-e-arrastar.
Achei que valia a pena comentar esse comentário. Eu fazia isso também, até começar a programar de modo mais modular. Principalmente em objetos-controle, eu coloco muita coisa tanto no create quanto no step e no draw. Coisas que controlam assuntos nada-a-ver um com o outro. Aí, pra organizar, aprendi a colocar vários "pieces of code", empilhados. O resultado do jogo rodando é exatamente o mesmo, mas na edição, fica mais fácil de me localizar.luiz_eldorado escreveu:Seria até melhor você simplesmente dar um clique duplo no evento e já aparecer o código, já que normalmente usamos apenas um pedaço de código pra cada evento.
Por exemplo, num código eu defino as variáveis pra administrar, digamos, lutas. Em outro código eu defino as variáveis pra administrar um efeito especial. Tudo no create. Aí, num terceiro código, eu crio objetos que vão ser controlados pelo objeto que está criando (como coisas flutuando em volta da personagem). Se der erro na cor de um efeito, por exemplo, não tenho que ficar rolando tela até achar a parte do código referente aos efeitos. Acho que é por isso que chama "piece of code", o código é um só, o que eu coloco em cada bloquinho é só um pedaço dele.
Ainda não aprendi a fazer "qualquer coisa".
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Para facilitar o uso de vários pedaços de código, pode-se usar o intellisense do GMS, bastado deixar 3 barras mais o comentário na primeira linha do mesmo para ficar como descrição dele:
Para usar:
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Agradeço pelo Gonçalves existir... Isso é fantástico! Não sabia dessa possibilidade no GMS... Com certeza vai facilitar muito, principalmente na hora de criar scripts! Vlw!
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Eu sabia desse sistema de renomear o piece of code, mas achava que a galera sabia disso, fica bem mais organizado e fácil de achar os códigos precisos e de copia-los e colar em outros eventos que precisem dele, mas eu ainda acharia legal se o game maker começasse a trabalhar com códigos de colisão com eixo Z para facilitar a criação de jogos 3d, por mais que a engine se foque em 2d acho que deve abrir os olhos e ver que muita gente usa ela para o 3D, mas ainda acho que esconder o DnD mais vai atraplhar que ajudar, alem de contribuir em varios bugs que o GMS já possui, acho que a yoyo games deve investir em coisas que realmente fazem falta a engine. como a ampliação de codigos voltado ao 3D e a compatibilidade de arquivos externos como videos para mobiles.
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Infelizmente a sugestão não foi aceita:
Esta sugestão foi rejeitada. Resolvido como "nenhuma alteração necessária".
Mas pelo jeito eles estão trabalhando para que a criação de códigos seja mais eficiente na nova interface. Então quer dizer que teremos uma mudança grande no GM:S em breve.
Ansioso
FLWS!
Daniel Cleaton escreveu:A nova interface de usuário que estamos trabalhando no momento vai permitir que este estilo de trabalho mais baseado em código seja muito mais eficiente, no entanto, não é possível fazer tais alterações com a interface de usuário atual. Isto já foi solicitado antes.
Esta sugestão foi rejeitada. Resolvido como "nenhuma alteração necessária".
Mas pelo jeito eles estão trabalhando para que a criação de códigos seja mais eficiente na nova interface. Então quer dizer que teremos uma mudança grande no GM:S em breve.
Ansioso
FLWS!
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
No começo até usava o "Drag and Drop", mas com o tempo percebi que é muito limitado e hoje uso somente para colisões simples(quando estou com preguiça), os mais complexo vai no gml mesmo.
A yoyogames precisa no GMS aprimorar ou tirar de vez o "Drag and Drop" pelo menos na interface avançada de uso.
A yoyogames precisa no GMS aprimorar ou tirar de vez o "Drag and Drop" pelo menos na interface avançada de uso.
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
O D&D é mais uma ferramenta de marketing do GMS na minha opinião, ele é convidativo pra quem tem medo de programação e acaba atraindo quem não tem experiencia alguma na área.
Eu ainda lembro do meu primeiro jogo, um breackout bem fraquinho, mas naquele tempo eu não sabia nem o que era uma variável... Se eles tirarem o D&D do GMS vão estar tirando o único atrativo pra quem não sabe programar, acho que a maioria aqui não sabia quando entrou no mundo do Game Maker.
Acho que o ideal é orientar a interface pra quem programa sem prejudicar os iniciantes com seu amado D&D, afinal, o D&D é só uma ponte entre quem tá começando no GMS e quem manja muito, mas uma ponte importante. Podem deixar ele simples mesmo e quando a pessoa evoluir poderá partir pra GML.
Interessante que a UDK e Cry Engine, as mais profissionais, possuem um sistema de programação orientado a blocos lógicos tipo o blender, além de suas linguagem de programação.
Bem, só resta esperarmos o melhor da nova interface, mas creio que iremos gostar, até agora a YoYo Games tem se saído bem, devagar, mas bem
Eu ainda lembro do meu primeiro jogo, um breackout bem fraquinho, mas naquele tempo eu não sabia nem o que era uma variável... Se eles tirarem o D&D do GMS vão estar tirando o único atrativo pra quem não sabe programar, acho que a maioria aqui não sabia quando entrou no mundo do Game Maker.
Acho que o ideal é orientar a interface pra quem programa sem prejudicar os iniciantes com seu amado D&D, afinal, o D&D é só uma ponte entre quem tá começando no GMS e quem manja muito, mas uma ponte importante. Podem deixar ele simples mesmo e quando a pessoa evoluir poderá partir pra GML.
Interessante que a UDK e Cry Engine, as mais profissionais, possuem um sistema de programação orientado a blocos lógicos tipo o blender, além de suas linguagem de programação.
Bem, só resta esperarmos o melhor da nova interface, mas creio que iremos gostar, até agora a YoYo Games tem se saído bem, devagar, mas bem
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Apenas para completar o que o Tiago Lima falou, uma ideia que incentivaria os novatos a ter mais coragem para migrar do DnD para o GML seria mudar o nome das funções DnD para o mesmo da GML, por exemplo
No DnD função "Check grid" chama-se "place_snapped" em GML , essa inconsistência de nome não ajuda muito, seria melhor se ambas funções tivessem o mesmo nome, ou tivesse uma legenda para dizer como essa função se chama em GML e os Statement a qual ela poderia ser empregada.
No DnD função "Check grid" chama-se "place_snapped" em GML , essa inconsistência de nome não ajuda muito, seria melhor se ambas funções tivessem o mesmo nome, ou tivesse uma legenda para dizer como essa função se chama em GML e os Statement a qual ela poderia ser empregada.
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Isso já existe JoãovanBlizzard:
Olha a lista:
Pena que não aparece no auto-completar e muito menos te dá quais são os argumentos que devem ser usados, no mais é só seguir ordem. Ex:
FLWS!
Olha a lista:
- LISTA DE AÇÕES:
- action_another_room
action_bounce
action_change_object
action_color
action_create_object
action_create_object_motion
action_create_object_random
action_current_room
action_draw_arrow
action_draw_background
action_draw_ellipse
action_draw_ellipse_gradient
action_draw_gradient_hor
action_draw_gradient_vert
action_draw_health
action_draw_life
action_draw_life_images
action_draw_line
action_draw_rectangle
action_draw_score
action_draw_sprite
action_draw_text
action_draw_text_transformed
action_draw_variable
action_effect
action_end_game
action_end_sound
action_execute_script
action_font
action_fullscreen
action_highscore_clear
action_if
action_if_aligned
action_if_collision
action_if_dice
action_if_empty
action_if_health
action_if_life
action_if_mouse
action_if_next_room
action_if_number
action_if_object
action_if_previous_room
action_if_question
action_if_score
action_if_sound
action_if_variable
action_inherited
action_kill_object
action_kill_position
action_linear_step
action_load_game
action_message
action_move
action_move_contact
action_move_point
action_move_random
action_move_start
action_move_to
action_next_room
action_partemit_burst
action_partemit_create
action_partemit_destroy
action_partemit_stream
action_partsyst_clear
action_partsyst_create
action_partsyst_destroy
action_parttype_color
action_parttype_create
action_parttype_gravity
action_parttype_life
action_parttype_secondary
action_parttype_speed
action_path
action_path_end
action_path_position
action_path_speed
action_potential_step
action_previous_room
action_replace_background
action_replace_sound
action_replace_sprite
action_restart_game
action_reverse_xdir
action_reverse_ydir
action_save_game
action_set_alarm
action_set_cursor
action_set_friction
action_set_gravity
action_set_health
action_set_hspeed
action_set_life
action_set_motion
action_set_score
action_set_timeline_position
action_set_timeline_speed
action_set_vspeed
action_snap
action_snapshot
action_sound
action_sprite_color
action_sprite_set
action_sprite_transform
action_timeline_pause
action_timeline_set
action_timeline_start
action_timeline_stop
action_webpage
Pena que não aparece no auto-completar e muito menos te dá quais são os argumentos que devem ser usados, no mais é só seguir ordem. Ex:
- Código:
action_create_object(bloco,x,y);
FLWS!
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
AlexFC
Faz anos que eu uso o game maker e não sabia da existência dessas funções por estarem muito pouco explicitas, mesmo assim achei pouco dinâmico justamente por
não auto-completar, ai só funciona se eu saber quantos statement e o nome da função que eu preciso para a mesma,eu preferia que os nomes das funções já tivessem no DnD para agilizar isso, eu uso o GML buddy (um programa que converte os DnD para GML), que foi onde me veio essa ideia. parece que o blender tem algo assim nas funções dele, tipo quando você seleciona um comando aparece a tradução do comando para linguagem python, assim quem ja tiver aprendido o conceito básico da linguagem, poder usa-la para a construção de um jogo ou coisa assim.
Faz anos que eu uso o game maker e não sabia da existência dessas funções por estarem muito pouco explicitas, mesmo assim achei pouco dinâmico justamente por
não auto-completar, ai só funciona se eu saber quantos statement e o nome da função que eu preciso para a mesma,eu preferia que os nomes das funções já tivessem no DnD para agilizar isso, eu uso o GML buddy (um programa que converte os DnD para GML), que foi onde me veio essa ideia. parece que o blender tem algo assim nas funções dele, tipo quando você seleciona um comando aparece a tradução do comando para linguagem python, assim quem ja tiver aprendido o conceito básico da linguagem, poder usa-la para a construção de um jogo ou coisa assim.
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Achei qual é!saim escreveu:tenho uma alternativa que pode te ganhar tempo, caso eles recusem. Em alguma aba de "preferências" ou "opções" ou "configurações" ou alguma coisa dessas, você pode escolher a aba que aparece selecionada automaticamente quando você abre um evento.
Em "preferences-forms-object form", tem uma caixa de diálogo "default TAB to select"
O manual diz:
manual escreveu:Default Tab to select: This allows you pick the default action tab when opening the object window. This can be handy, for example, if you only ever use the code action as you can then set this to select tab 4 and it will save you having to pick it every time. This option also works for Timelines.
Talvez por existir essa opção eles considerem que não há necessidade de alteração.
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
eu so uso gml pra Efeitos
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faltou algo
Acho que apoiar a dica de excluir o Drag and Drop é esquecer que um dia já foi iniciante no gamemaker, e desprezar os outros que são iniciantes (essa é minha opinião e deve ser respeitada). Uso gml, mas de vez em quando uso drag and drop que ajuda muito em certas funções complicadas.
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Marcelo_mares escreveu:Acho que apoiar a dica de excluir o Drag and Drop é esquecer que um dia já foi iniciante no gamemaker, e desprezar os outros que são iniciantes (essa é minha opinião e deve ser respeitada). Uso gml, mas de vez em quando uso drag and drop que ajuda muito em certas funções complicadas.
Nem sempre é assim. Quando iniciei no GM, encontrei um tópico que dizia para esquecer D&D e aprender GML. Comecei pela GML, sem nunca ter programado antes, e não foi tão demorado.
Na verdade, D&D e GML são muito pouco diferentes, porque a lógica é a mesma. Em vez de digitar, você coloca um icone, o que dá no mesmo. Só que GML é melhor porque tem mais funções que D&D.
Em minha opinião, iniciantes não precisam iniciar com D&D.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
Marcelo_mares escreveu:Acho que apoiar a dica de excluir o Drag and Drop é esquecer que um dia já foi iniciante no gamemaker, e desprezar os outros que são iniciantes (essa é minha opinião e deve ser respeitada). Uso gml, mas de vez em quando uso drag and drop que ajuda muito em certas funções complicadas.
Cara eu discordo de ti, eu vejo o DnD como um atraso na vida. Nunca usei DnD , começei direto com o GML e não senti falta alguma do DnD. O DnD é o cumulo de 'não programar' mas sim 'montar' um jogo, que como o Rafa diria é o que quase todos fazem no Game Maker.
Remover o DnD seria um avanço, YoYo finalmente estaria dizendo que está fazendo algo realmente profissinal para se programar, não uns bloquinhos de arrastar e pronto.
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
A indeia do GameMaker era de ser uma ferramenta simples. Dnd pode acelerar o desenvolvimento em alguns casos e ajudar a mais pessoas entrar para desenvolvimento de games. Eu estou com o GM só por causa do DnD. Se fosse só para programa eu usaria frameworks feitas em c++
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
PedroX
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Em minha opinião, iniciantes não precisam iniciar com D&D.
"Concordo e discordo" de vocês dois, talvez hoje em dia o GML ficou mais versátil devido a fóruns e apoios que a engine tem ganhado no decorrer dos tempos, mas tem muita coisa que eu ainda uso DnD, nunca fiz jogos com puro GML, na minha concepção nem com o DnD eu não acharia o game maker uma ferramenta recomendável por não possuir nada pré pronto, como efeitos de iluminação e menus de inventario , editor de texto ( só tem aquelas caixas de mensagem horrorosas) , antes que alguém fale que tem muita gente que faz jogos sozinho com ele, eu digo: "sim, até tem,mas também tem muita gente que desiste dele por ser uma ferramenta manual demais,ou seja, perdem mais tempo tentando aprende-lo do que criando um jogo, o game maker é bom por que tem um bom fórum e um bom suporte, mas seu sucesso começou pelo DnD, se fosse diferente, por que ferramentas como o diamond game studios não fez sucesso, sendo que ele tinha as mesmas funções do game maker, porém não tinha DnD.
eu vejo o DnD como um atraso na vida
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
JoaoVanBlizzard escreveu:...legal se o game maker começasse a trabalhar com códigos de colisão com eixo Z para facilitar a criação de jogos 3d...
Quer dizer que em 3D não tem como criar terrenos com elevações? Ele sempre vai atravessar o objeto?
Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
tem, mas precisa programar e sincronizar tudo em GML.wagnerlandio escreveu:Quer dizer que em 3D não tem como criar terrenos com elevações? Ele sempre vai atravessar o objeto?
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Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
ou usar uma extensao =D
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