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Você usa 'Drag and Drop' ou GML?

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Mensagem por saim Seg 09 Dez 2013, 09:50

Eu uso exclusivamente GML, mas considero uma falha minha. Na pressa de aprender a fazer "qualquer coisa" (e em dnd NÃO DÁ pra fazer "qualquer coisa"), acabei criando o hábito de estigmatizar os códigos em drag'n'drop como "de iniciante". Um erro que nunca me preocupei em corrigir. Dá pra ganhar tempo usando dnd.
Mas não vou corrigir esse erro, na maior parte do tempo, eu programo de longe do game maker pra depois passar os códigos, idéias e principalmente os scripts, pra dentro do programa. Isso só dá pra fazer com gml.

Quanto à idéia, não sou contra, mas tenho uma alternativa que pode te ganhar tempo, caso eles recusem. Em alguma aba de "preferências" ou "opções" ou "configurações" ou alguma coisa dessas, você pode escolher a aba que aparece selecionada automaticamente quando você abre um evento. Nem lembro mais em que aba está a ação "execute piece of code" (deve ser "main"), porque selecionei ela e nem olho mais o que estou fazendo, clico no evento, o ícone do bloquinho de texto está lá, pronto pra um movimento mecânico de clicar-e-arrastar.

luiz_eldorado escreveu:Seria até melhor você simplesmente dar um clique duplo no evento e já aparecer o código, já que normalmente usamos apenas um pedaço de código pra cada evento.
Achei que valia a pena comentar esse comentário. Eu fazia isso também, até começar a programar de modo mais modular. Principalmente em objetos-controle, eu coloco muita coisa tanto no create quanto no step e no draw. Coisas que controlam assuntos nada-a-ver um com o outro. Aí, pra organizar, aprendi a colocar vários "pieces of code", empilhados. O resultado do jogo rodando é exatamente o mesmo, mas na edição, fica mais fácil de me localizar.
Por exemplo, num código eu defino as variáveis pra administrar, digamos, lutas. Em outro código eu defino as variáveis pra administrar um efeito especial. Tudo no create. Aí, num terceiro código, eu crio objetos que vão ser controlados pelo objeto que está criando (como coisas flutuando em volta da personagem). Se der erro na cor de um efeito, por exemplo, não tenho que ficar rolando tela até achar a parte do código referente aos efeitos. Acho que é por isso que chama "piece of code", o código é um só, o que eu coloco em cada bloquinho é só um pedaço dele.

Ainda não aprendi a fazer "qualquer coisa".
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[Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML? - Página 2 Empty Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?

Mensagem por Gonçalves Seg 09 Dez 2013, 10:06

Para facilitar o uso de vários pedaços de código, pode-se usar o intellisense do GMS, bastado deixar 3 barras mais o comentário na primeira linha do mesmo para ficar como descrição dele:

[Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML? - Página 2 Blu1

Para usar:

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Também serve para scripts:

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Mensagem por Willy Seg 09 Dez 2013, 13:15

Agradeço pelo Gonçalves existir... Isso é fantástico! Não sabia dessa possibilidade no GMS... Com certeza vai facilitar muito, principalmente na hora de criar scripts! Vlw! blz
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 09 Dez 2013, 15:13

Eu sabia desse sistema de renomear o piece of code, mas achava que a galera sabia disso, fica bem mais organizado e fácil de achar os códigos precisos e de copia-los e colar em outros eventos que precisem dele, mas eu ainda acharia legal se o game maker começasse a trabalhar com códigos de colisão com eixo Z para facilitar a criação de jogos 3d, por mais que a engine se foque em 2d acho que deve abrir os olhos e ver que muita gente usa ela para o 3D, mas ainda acho que esconder o DnD mais vai atraplhar que ajudar, alem de contribuir em varios bugs que o GMS já possui, acho que a yoyo games deve investir em coisas que realmente fazem falta a engine. como a ampliação de codigos voltado ao 3D e a compatibilidade de arquivos externos como videos para mobiles.
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Mensagem por All-x Seg 09 Dez 2013, 17:56

Infelizmente a sugestão não foi aceita:

Daniel Cleaton escreveu:A nova interface de usuário que estamos trabalhando no momento vai permitir que este estilo de trabalho mais baseado em código seja muito mais eficiente, no entanto, não é possível fazer tais alterações com a interface de usuário atual. Isto já foi solicitado antes.

Esta sugestão foi rejeitada. Resolvido como "nenhuma alteração necessária".

Mas pelo jeito eles estão trabalhando para que a criação de códigos seja mais eficiente na nova interface. Então quer dizer que teremos uma mudança grande no GM:S em breve.

Ansioso Happy

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Mensagem por Joton Ter 10 Dez 2013, 09:36

No começo até usava o "Drag and Drop", mas com o tempo percebi que é muito limitado e hoje uso somente para colisões simples(quando estou com preguiça), os mais complexo vai no gml mesmo.

A yoyogames precisa no GMS aprimorar ou tirar de vez o "Drag and Drop" pelo menos na interface avançada de uso.
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Mensagem por Tiago Lima Ter 10 Dez 2013, 12:06

O D&D é mais uma ferramenta de marketing do GMS na minha opinião, ele é convidativo pra quem tem medo de programação e acaba atraindo quem não tem experiencia alguma na área.

Eu ainda lembro do meu primeiro jogo, um breackout bem fraquinho, mas naquele tempo eu não sabia nem o que era uma variável... Se eles tirarem o D&D do GMS vão estar tirando o único atrativo pra quem não sabe programar, acho que a maioria aqui não sabia quando entrou no mundo do Game Maker.

Acho que o ideal é orientar a interface pra quem programa sem prejudicar os iniciantes com seu amado D&D, afinal, o D&D é só uma ponte entre quem tá começando no GMS e quem manja muito, mas uma ponte importante. Podem deixar ele simples mesmo e quando a pessoa evoluir poderá partir pra GML.

Interessante que a UDK e Cry Engine, as mais profissionais, possuem um sistema de programação orientado a blocos lógicos tipo o blender, além de suas linguagem de programação.

Bem, só resta esperarmos o melhor da nova interface, mas creio que iremos gostar, até agora a YoYo Games tem se saído bem, devagar, mas bem felicidade
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 10 Dez 2013, 12:59

Apenas para completar o que o Tiago Lima falou, uma ideia que incentivaria os novatos a ter mais coragem para migrar do DnD para o GML seria mudar o nome das funções DnD para o mesmo da GML, por exemplo
No DnD função "Check grid" chama-se "place_snapped" em GML , essa inconsistência de nome não ajuda muito, seria melhor se ambas funções tivessem o mesmo nome, ou tivesse uma legenda para dizer como essa função se chama em GML e os Statement a qual ela poderia ser empregada.
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Mensagem por All-x Ter 10 Dez 2013, 15:03

Isso já existe JoãovanBlizzard:

Olha a lista:

LISTA DE AÇÕES:

Pena que não aparece no auto-completar e muito menos te dá quais são os argumentos que devem ser usados, no mais é só seguir ordem. Ex:

Código:
action_create_object(bloco,x,y);

FLWS!
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 10 Dez 2013, 18:34

AlexFC

Faz anos que eu uso o game maker e não sabia da existência dessas funções por estarem muito pouco explicitas, mesmo assim achei pouco dinâmico justamente por
não auto-completar, ai só funciona se eu saber quantos statement e o nome da função que eu preciso para a mesma,eu preferia que os nomes das funções já tivessem no DnD para agilizar isso, eu uso o GML buddy (um programa que converte os DnD para GML), que foi onde me veio essa ideia. parece que o blender tem algo assim nas funções dele, tipo quando você seleciona um comando aparece a tradução do comando para linguagem python, assim quem ja tiver aprendido o conceito básico da linguagem, poder usa-la para a construção de um jogo ou coisa assim.
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Mensagem por saim Qua 11 Dez 2013, 17:47

saim escreveu:tenho uma alternativa que pode te ganhar tempo, caso eles recusem. Em alguma aba de "preferências" ou "opções" ou "configurações" ou alguma coisa dessas, você pode escolher a aba que aparece selecionada automaticamente quando você abre um evento.
Achei qual é!
Em "preferences-forms-object form", tem uma caixa de diálogo "default TAB to select"
O manual diz:
manual escreveu:Default Tab to select: This allows you pick the default action tab when opening the object window. This can be handy, for example, if you only ever use the code action as you can then set this to select tab 4 and it will save you having to pick it every time. This option also works for Timelines.
Smile

Talvez por existir essa opção eles considerem que não há necessidade de alteração.
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Mensagem por LightSpeedy Qui 12 Dez 2013, 22:44

eu so uso gml pra Efeitos
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Mensagem por Marcelo_mares Qui 19 Dez 2013, 05:48

Acho que apoiar a dica de excluir o Drag and Drop é esquecer que um dia já foi iniciante no gamemaker, e desprezar os outros que são iniciantes  (essa é minha opinião e deve ser respeitada). Uso gml, mas de vez em quando uso drag and drop que ajuda muito em certas funções complicadas.
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Mensagem por PedroX Qui 19 Dez 2013, 14:32

Marcelo_mares escreveu:Acho que apoiar a dica de excluir o Drag and Drop é esquecer que um dia já foi iniciante no gamemaker, e desprezar os outros que são iniciantes  (essa é minha opinião e deve ser respeitada). Uso gml, mas de vez em quando uso drag and drop que ajuda muito em certas funções complicadas.

Nem sempre é assim. Quando iniciei no GM, encontrei um tópico que dizia para esquecer D&D e aprender GML. Comecei pela GML, sem nunca ter programado antes, e não foi tão demorado.

Na verdade, D&D e GML são muito pouco diferentes, porque a lógica é a mesma. Em vez de digitar, você coloca um icone, o que dá no mesmo. Só que GML é melhor porque tem mais funções que D&D.

Em minha opinião, iniciantes não precisam iniciar com D&D.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por Lukbebalduke Qui 19 Dez 2013, 15:39

Marcelo_mares escreveu:Acho que apoiar a dica de excluir o Drag and Drop é esquecer que um dia já foi iniciante no gamemaker, e desprezar os outros que são iniciantes  (essa é minha opinião e deve ser respeitada). Uso gml, mas de vez em quando uso drag and drop que ajuda muito em certas funções complicadas.

Cara eu discordo de ti, eu vejo o DnD como um atraso na vida. Nunca usei DnD , começei direto com o GML e não senti falta alguma do DnD. O DnD é o cumulo de 'não programar' mas sim 'montar' um jogo, que como o Rafa diria é o que quase todos fazem no Game Maker.

Remover o DnD seria um avanço, YoYo finalmente estaria dizendo que está fazendo algo realmente profissinal para se programar, não uns bloquinhos de arrastar e pronto.
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Mensagem por DonutScore Sex 20 Dez 2013, 09:20

A indeia do GameMaker era de ser uma ferramenta simples. Dnd pode acelerar o desenvolvimento em alguns casos e ajudar a mais pessoas entrar para desenvolvimento de games. Eu estou com o GM só por causa do DnD. Se fosse só para programa eu usaria frameworks feitas em c++
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 20 Dez 2013, 10:27

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Em minha opinião, iniciantes não precisam iniciar com D&D.
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eu vejo o DnD como um atraso na vida
"Concordo e discordo" de vocês dois, talvez hoje em dia o GML ficou mais versátil devido a fóruns e apoios que a engine tem ganhado no decorrer dos tempos, mas tem muita coisa que eu ainda uso DnD, nunca fiz jogos com puro GML, na minha concepção nem com o DnD eu não acharia o game maker uma ferramenta recomendável por não possuir nada pré pronto, como efeitos de iluminação e menus de inventario , editor de texto ( só tem aquelas caixas de mensagem horrorosas) , antes que alguém fale que tem muita gente que faz jogos sozinho com ele, eu digo: "sim, até tem,mas também tem muita gente que desiste dele por ser uma ferramenta manual demais,ou seja, perdem mais tempo tentando aprende-lo do que criando um jogo, o game maker é bom por que tem um bom fórum e um bom suporte, mas seu sucesso começou pelo DnD, se fosse diferente, por que ferramentas como o diamond game studios não fez sucesso, sendo que ele tinha as mesmas funções do game maker, porém não tinha DnD.
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[Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML? - Página 2 Empty Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?

Mensagem por DonutScore Sex 20 Dez 2013, 21:25

JoaoVanBlizzard escreveu:...legal se o game maker começasse a trabalhar com códigos de colisão com eixo Z para facilitar a criação de jogos 3d...

Quer dizer que em 3D não tem como criar terrenos com elevações? Ele sempre vai atravessar o objeto?
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 20 Dez 2013, 21:29

wagnerlandio escreveu:Quer dizer que em 3D não tem como criar terrenos com elevações? Ele sempre vai atravessar o objeto?
tem, mas precisa programar e sincronizar tudo em GML.
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[Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML? - Página 2 Empty Re: [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?

Mensagem por lucas.limeira.92 Sex 20 Dez 2013, 22:06

ou usar uma extensao =D
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