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Convertendo Drag n Drop para GML
+3
Salathiel
Suadao
Isaias
7 participantes
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Página 1 de 1
Convertendo Drag n Drop para GML
Como São Muitas Funções, elas estão em Spoiler, tem alguns comentários em inglês, foi que não tive tempo para traduzir ;s
Move
Main1
Main2
Control
Score
Extra
Draw
Move
- Spoiler:
- Código:
move_fixed( direction, velocidade );
- Código:
motion_set( direction, velocidade);
- Código:
move_towards_point(x,y,speed);
- Código:
hspeed = speed;
- Código:
vspeed = speed;
- Código:
gravity_direction = direction;
gravity = amount;
- Código:
hspeed = -hspeed;
- Código:
vspeed = -vspeed;
- Código:
friction = amount;
- Código:
x = value;
y = value;
- Código:
x = xstart;
y = ystart;
- Código:
move_random(1,1);
- Código:
move_snap(hsnap,vsnap);
- Código:
move_wrap(hort,vert,margin);
- Código:
move_contact_solid(dir,maxdist);
move_contact_all(dir,maxdist);
- Código:
move_bounce_all(advanced);
move_bounce_solid(advanced);
- Código:
path_start(path,speed,endaction,absolute);
- Código:
path_end();
- Código:
path_position = value;
- Código:
path_speed = value;
- Código:
mp_linear_step(x,y,stepsize,checkall);
- Código:
mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall);
Main1
- Spoiler:
- Código:
instance_create(x,y,object0);
- Código:
ID = instance_create(x,y,object1);
with (ID) motion_set(direction,speed);
- Código:
instance_create(x,y,choose(object0,object1,object2,...));
- Código:
instance_change(obj,perf);
- Código:
instance_destroy();
- Código:
position_destroy(x,y);
- Código:
sprite_index = sprite0;
- Código:
image_xscale = value;
image_yscale = value;
image_angle = value;
image_xscale = -image_xscale;
image_yscale = -image_yscale;
- Código:
image_blend = color;
image_alpha = value;
- Código:
sound_play(sound);
sound_loop(sound);
- Código:
sound_stop(index);
- Código:
if sound_isplaying(sound1) = true
{
}
- Código:
room_goto_previous();
- Código:
room_goto_next();
- Código:
room_restart();
- Código:
room_goto(room);
- Código:
if room_previous(room) != -1
{
room_goto_previous();
}
- Código:
if room_next(room) != -1
{
room_goto_next();
}
Main2
- Spoiler:
- Código:
alarm[0] = value;
- Código:
sleep(numb);
- Código:
timeline_index = timeline;
- Código:
timeline_position = value;
- Código:
show_message('Hello');
- Código:
show_info();
- Código:
show_video(fname,full,loop);
- Código:
game_restart();
- Código:
game_end();
- Código:
game_save(fname);
- Código:
game_load(fname);
- Código:
sprite_replace(ind,fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig);
- Código:
sound_replace(index,fname,kind,loadonuse);
//kind: 0-normal, 1-background, 2-3d, 3-mmplayer
- Código:
background_replace(ind,fname,transparent,smooth,preload);
Control
- Spoiler:
- Código:
if place_free(x+4,y) { /actions here. }
- Código:
if place_meeting(x,y,object) { /actions here. }
if collision_point(x,y,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_rectangle(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_circle(xc,yc,radius,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_ellipse(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_line(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme) { /actions here. }
- Código:
if place_meeting(x,y,object0) { /actions here. }
- Código:
if instance_number(obj) = value { /actions here. }
- Código:
if floor(random(value)) = 0 { /actions here. }
- Código:
if show_question('Do you want to do this?') { / actions here. }
- Código:
if (expression) { / actions here. }
- Código:
if mouse_check_button(mb_)//mb_none,mb_left, mb_middle, or mb_right.
{
}
- Código:
if place_snapped(value,value) { /actions here. }
- Código:
{
- Código:
}
- Código:
else
- Código:
exit;
- Código:
repeat (value) { /actions here. };
- Código:
event_inherited();
- Código:
script_execute(ind,arguments);
- Código:
// comentario
- Código:
use "=" operator to assign to a variable.
Examples:
health = 50;
lives = 3;
name = 'Gordon';
- Código:
if lives = 0 { /actions here. }
- Código:
draw_text(x,y,variable);
Score
- Spoiler:
- Código:
score = value;
- Código:
if score = value { /actions here. }
- Código:
draw_text(x,y,'Score: ' + string(score));
- Código:
highscore_set_background(back);
highscore_set_border(show);
highscore_set_colors(back,new,other);
highscore_set_font(name,size,style);
highscore_show(numb);
- Código:
highscore_clear();
- Código:
lives = value;
- Código:
if lives = value { /actions here. }
- Código:
draw_text(x,y,'Lives: ' + string(lives));
- Código:
var a;
a = 0;
repeat(lives)
{
draw_sprite(sprite0,0,view_xview+a,view_yview);a += sprite0.sprite_width;
}
- Código:
health = value;
- Código:
if health = value { /actions here. }
- Código:
draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder);
- Código:
show_score = value;
caption_score = string;
show_lives = value;
caption_lives = string;
show_health = value;
caption_health = string;
Extra
- Spoiler:
- Código:
index=part_system_create();
- Código:
part_system_destroy(index);
- Código:
part_system_clear(index);
- Código:
index = part_type_create();
part_type_shape(index,shape);
part_type_size(index,size_min,size_max,size_incr,size_rand);
part_type_color(index,color_start,color_middle,color_end);
- Código:
part_type_color1(ind,color1);
part_type_color2(ind,color1,color2);
part_type_color3(ind,color1,color2,color3);
// Alternativa:
part_type_color_mix(ind,color1,color2); or...
part_type_color_rgb(ind,rmin,rmax,gmin,gmax,bmin,bmax); or...
part_type_color_hsv(ind,hmin,hmax,smin,smax,vmin,vmax);
- Código:
part_type_life(index,life_min,life_max);
- Código:
part_type_speed(index,speed_min,speed_max,speed_incr,speed_rand);
part_type_direction(index,dir_min,dir_max,dir_incr,dir_rand);
- Código:
part_type_gravity(index,grav_amount,grav_dir);
- Código:
part_type_death(index,death_number,death_type);
- Código:
index=part_emitter_create(ps);
part_emitter_region(ps,index,xmin,xmax,ymin,ymax,shape,distribution);
- Código:
part_emitter_destroy_all(ps);
- Código:
part_emitter_burst(ps,index,parttype,number);
- Código:
part_emitter_stream(ps,index,parttype,number);
Funções de Cd precisa ser chamado o cd_init() primeiro- Código:
cd_play(first,last);
- Código:
cd_stop();
- Código:
cd_pause();
- Código:
cd_resume();
- Código:
if cd_present() = true { /actions here. }
- Código:
if cd_playing() = true { /actions here. }
- Código:
window_set_cursor(curs);
cursor_sprite=sprite0;
- Código:
execute_shell('http//www.somepage.com',0);
Draw
- Spoiler:
- Código:
draw_sprite(sprite,subimage,x,y);
- Código:
draw_background(back,x,y);
draw_background_tiled(back,x,y);
- Código:
draw_text(x,y,string);
- Código:
draw_text_transformed(x,y,string,xscale,yscale,angle);
- Código:
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline);
- Código:
draw_rectangle_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,col3,col4,outline);
- Código:
draw_rectangle_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,col3,col4,outline);
- Código:
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline);
- Código:
draw_ellipse_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,outline);
- Código:
draw_line(x1,y1,x2,y2);
- Código:
draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size);
- Código:
draw_set_color(col);
- Código:
draw_set_font(font);
draw_set_halign(halign);
draw_set_valign(valign);
/halign and valign : 0 for left/top, 1 for center, 2 for right/bottom
- Código:
window_set_fullscreen(full);
- Código:
screen_save(filename);
- Código:
effect_create_below(efkind,x,y,size,color);
effect_create_above(efkind,x,y,size,color);
-------------
various effects:
ef_explosion, ef_ring, ef_ellipse, ef_firework, ef_smoke, ef_smokeup, ef_star, ef_spark,
ef_flare, ef_cloud, ef_rain, ef_snow
Última edição por Isaias em Qui 03 Jun 2010, 19:09, editado 1 vez(es)
Re: Convertendo Drag n Drop para GML
Bom tutorial, com imagens e tudo
Gostei, continue assim
Espero ver mais tutoriais seus por aqui
Valew!
Gostei, continue assim
Espero ver mais tutoriais seus por aqui
Valew!
Re: Convertendo Drag n Drop para GML
Realmente muito bom, ajuda bastante a saber os códigos especificos de cada função.
Re: Convertendo Drag n Drop para GML
vlw pessoal, tem me sobrado um pouco de tempo ultimamente, vou começar a postar tutoriais no forum
Re: Convertendo Drag n Drop para GML
Muito bom tutorial fica melhor pra quem não sabe GML
kevin sousa- Data de inscrição : 21/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 119
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Convertendo Drag n Drop para GML
poxa, eu tava fazendo um tutorial assim :/
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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