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Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'?

+2
lucas.limeira.92
Magritte
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Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'? Empty Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'?

Mensagem por Magritte Sáb 02 Nov 2013, 15:04

Olá amigos e amigas(existe mulher no gmbr?) do fórum o/
Hoje eu venho fazer uma pergunta bem simples ou nem tanto sobre qual é a melhor maneira de se fazer uma 'cutscene' (aqueles mini-videos sobre a historia do jogo), entre algumas maneiras que eu vi, eu descobri 3 maneiras possíveis de se fazer, cada um com seu defeito:
1- Gravando um vídeo, ou fazendo talvez que nem o 'A lenda do herói (Do Marcos Castro...)', seria mais fácil e ficaria melhor que as outras, porém é mais pesado...
2- Gravando um vídeo de maneira diferente, com um programa chamado 'Free Video To JPG converter' convertendo os frames pra jpg, mas ai eu não sei se ficaria muito bom, ou leve...
3- Fazendo no próprio gm, com alarms/time lines e paths, mas ai seria mais difícil (pra mim...) fazer isso e não acho que ficaria tão bom assim como em video... Mas, toda via, porém, contudo, tem uma coisa muito boa em fazer assim, como o nosso amigo ai abaixo citou, dá para fazer as roupas *quando personalizadas* aparecerem também, em um video não daria, a menos que a pessoa crie infinitos videos pra infinitas roupas e armas...

Qual dessas 3 maneiras vocês acham que ficaria melhor pra uma 'cutscene'? se tiver mais sugestões, aceito!

Obs: A minha duvida é o seguinte: Qual teria o melhor "custo beneficio (não achei outras palavras melhores)para se fazer uma cutscene? Video, Imagens JPG, ou no próprio gm?

Obs: Se alguém acha que no gm, por favor me diga como fazer, não sei fazer isto no gm...
Obrigado!


Última edição por Magritte em Dom 03 Nov 2013, 00:23, editado 2 vez(es)
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Mensagem por lucas.limeira.92 Sáb 02 Nov 2013, 15:28

bom, depende. se vc quizer fazer um joguim meio retro, o jeito é usar a ultima opçao, e há uma vantagem que voce nao citou: utilizando a terceira opçao, quando a cutcene tiver rodando, as roupas ou armas, por exemplo, que vc comprou para seu personagem aparecerao nele msm na cutcene, ja jogou resident evil 4? as cutscenes sao lindas
*-*, porem, se ja jogou usando uma skin daquelas que desbloqueia depois que zera, provavelmente ja percebeu que o leon e a ashley ficam com a roupa normal nas cutscenes, ou entao, que voce pode estar usando a handcannon .50 , mais na cutcene vai aparecer a pistolinha nb do começo. se voce nao quizer isso, ou quizer um visual retro,é melhor usar a 3eira opçao
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Mensagem por Magritte Sáb 02 Nov 2013, 15:31

Hum... obrigado por me lembrar isso, e sim já joguei RE 4 xD
Essa é realmente outra vantagem de se usar o GM mesmo, pra futuros jogos eu provavelmente vou ser obrigado *ou quase isso* a aprender a fazer isso...
Continuem respondendo xD
Obrigado =)
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 02 Nov 2013, 15:48

O melhor mesmo é fazer no GM. Tanto a primeira quanto a segundo pesariam MUITO no seu executável.

Você pode tentar fazer da mesma forma como é feita no GTA San Andreas (e provavelmente é feita nos outros GTAs também), ou ao menos como parece ser feito. Você tem uma lista de todos os movimentos que os personagens vão fazer no jogo, e o tempo entre eles. Então é só aplicar isso. Tente fazer uma array ou ds ou um arquivo de texto com esses movimentos. É meio complicado de explicar, mas não deve ser tão difícil de fazer. Você usa o mesmo sistema pra aplicar as falas, ações, câmera, qualquer outra coisa.

Ou ainda, pra facilitar as coisas, tente usar a maquina de estados finitos. Crie estados que seriam exatamente a cada "ponto" da cutscene, ou seja, cada parte entre as partes, bem, sei lá como explicar, mas é por aí.

Desculpe se eu não te ajudei, adeus.
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Mensagem por Magritte Sáb 02 Nov 2013, 15:57

Hum, explicou muito bem =)
Só das cameras que eu não saberia o que por de valor, seria os views?
Obrigado, isso já me ajudou a ter uma noção de como poderia ser feito isto =)
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 02 Nov 2013, 17:25

Sim, seriam as views, é só gravar a posição X e Y delas.

Ainda bem que entender, porque tipo, eu escrevo sempre de maneira tão confusa Suspect

Até.
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Mensagem por Magritte Sáb 02 Nov 2013, 17:40

Hum... okay, obrigado!

'Ainda bem que entender' sim, você realmente escreve de maneira confusa, mas eu entendo =) as vezes eu sou assim xD
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Mensagem por saim Sáb 02 Nov 2013, 22:46

Cara, bolei a pouco tempo um jeito de fazer isso que ficou jóia, facinho de adaptar pra qualquer jogo! Molezinha mesmo, é só pensar na cutscene como uma coisa de fora do jogo.

Hm... talvez não seja algo pra iniciantes, mas com certeza não é tão difícil. A explicação é longa, então preste atenção.

Primeiro, você cria dois objetos: um obj_diretor e um obj_ator. Ponha uma instância do obj_diretor na room, porque ele vai fazer o resto todo. Os obj_atores servem só pra estar lá, mostrar sprites, essas coisas.

Aí, o obj_diretor cria os obj_atores. Ele pode eliminar objetos normais do jogo pra fazer isso, mas vamos nos concentrar em fazer tudo do zero, na tela. Fica mais simples.
Pra cada obj_ator, ele dá um nome e, se preciso, uma sprite. Tipo assim:
Código:
ator_principal := instance_create(0, 0, obj_ator);
with (ator_principal) {
sprite_index := spr_player;
}
ator_mau := instance_create(0, 0, obj_ator);
with(ator_mau){
sprite_index := spr_vilao;
}
Lindo, né? Agora você tem várias instâncias do mesmo objeto, cada uma com uma sprite e elas não fazem nada. MAS você quer que elas sigam um roteiro, certo. Um ROTEIRO! Sabe que outro nome eles dão pra roteiro? TIMELINES!!!

Numa timeline, você coloca o roteiro todo. No momento 0, o ator_principal anda pra frente, numa velocidade tal, até o momento 40. No momento 40, o obj_diretor roda um script que mostra um texto na tela e a timeline para de rodar até o jogador apertar espaço. Quando ele faz isso, a timeline volta a rodar, o obj_diretor pára de mostrar o texto, por aí vai.

Deu pra sacar? O obj_diretor tem algumas variáveis, definidas no create e outras definidas na própria timeline. Uma variável pra armazenar a tecla que pausa/despausa a timeline, uma variável pra armazenar um script a ser rodado no draw_event (pra mostrar outras coisas além das sprites dos obj_ator) e o resto todo entra no início na timeline (inclusive os nomes atores).
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Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'? Empty Re: Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'?

Mensagem por Magritte Dom 03 Nov 2013, 00:09

Saim, eu te amo -sqnvocê é o cara!
Você transformou o que era pra mim um bixo de sete cabeças em uma formiga!Logic? Erro - 404 Not Found
Obrigado mesmo cara =) no inicio até ri dos nomes: Ator e Diretor, mas depois entendi tudo =)
Simplificou toda a minha vida e o trabalhão(nem tanto assim, mas exige paciência) que eu teria se eu fizesse em video...

Moderadores, quem quiser pode trancar o tópico, duvida resolvida =)
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Mensagem por NPH Dom 03 Nov 2013, 00:18

Saim vc me esclareceu dúvidas desde que eu criei o BT1!
Depois de ler o seu texto, que por sinal é bem simples de entender, me esclareceu um monte de dúvidas sobre o assunto, agora eu tenho uma noção básica de como criar tais no GM (se bem que a dúvida era do Marcigre nuu )...
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Mensagem por Magritte Dom 03 Nov 2013, 00:28

Ninja_PHP, aqui no fórum é Magritte u.u
Por isso que é bom então publicar tudo no fórum, pode ter pessoas com a mesma duvida xD
E vlw de novo saim! Ajudando pessoas desde: Sempre?
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Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'? Empty Re: Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'?

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 03 Nov 2013, 13:25


O mais rápido e o mais fácil jeito de criar cenas em qualquer jogo ou em qualquer linguagem é programando e usando "keyframes".

A vantagem do keyframe é que você só especifica "estados-base" de um elemento da animação e o mecanismo do keyframe se encarrega de animá-lo sozinho. Você pode criar até um programa no próprio Game Maker pra fazer suas animações!

Mas você vai ter que dar uma pesquisada no Google porque no nosso fórum não tem tutoriais sobre isso. Grande abraço!
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Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'? Empty Re: Qual a melhor forma de fazer uma 'cutscene'?

Mensagem por Magritte Dom 03 Nov 2013, 15:19

Hum... Depois vou procurar mais sobre isso! Obrigado!
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