GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

5 participantes

Ir para baixo

Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

Mensagem por gilvalada Dom 19 Jul 2020, 15:16

Óla pessoal o meu computador é um bocado fraco por isso eu uso gmk 8 e eu queria saber se alguém poderia mandar uma engine ou códico pra resolver o problema agradeço respostas.
gilvalada
gilvalada

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/07/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

gilvalada gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

Mensagem por polosam Seg 20 Jul 2020, 11:22

É uma pergunta bem complexa, mas vamos lá. Vou dizer para você o que estou usando no atual JAM
para fazer minhas cutscenes:

1 - No GM8, se eu fosse você, usaria e abusaria de alarmes. Esses eventos especiais são muito bons para disparar ações. Você tem o controle absoluto. Timelines também são um conceito interessante, onde você pode escrever verdadeiros roteiros e botar para rodar.

2 - Você pode criar uma pasta-grupo só para colocar os objetos envolvidos na sua cutscene. Isso é bom para organizar. Não tenha receio de criar muitos objetos lá dentro. Maneje eles com timelines e alarmes.

3 - Backgrounds animados são uma boa. Como meu jogo é espacial, tenho usado um plano de fundo de estrelas em movimento. Para fazer elas se deslocarem, bastou eu ir no creation code da room e escrever isto:
Código:
background_hspeed[0]=-0.5; // O valor é zero porque este é o layer do background que estou usando.

4 - Por fim, sugiro fortemente que use o ----->texto letra por letra <------- em suas legendas. É mais fácil do que parece. Créditos para a lenda CPinheiro.

Boa sorte.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ralphed, gilvalada e Vaziu gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

Mensagem por vinians Ter 21 Jul 2020, 10:40

Olá, seja bem vindo!
Olha só, pra você aprender o GM8 ou qualquer outra ferramenta, o mais legal é você botar a mão na massa e ver o que tem na sua "caixa de ferramentas". 

Como o @PoloSam disse os Alarms são excelentes ferramentas, mas uma linguagem é como uma caixa de ferramentas, você as combina pra obter os resultados e, neste caso,  você pode fazer a mesma coisa usando simples variáveis. O alarm apenas facilita.

Como devo pensar para que a linguagem faça o que eu preciso

a) Saiba exatamente o que você quer
Sim, precisamos de uma idéia clara do que queremos.

b) Não tente aprimorar o código no começo, apenas faça o básico e depois aprimore. Seja o  mais simples possivel. 

c) Crie o seu próprio algoritmo, não copie, para que você aprenda realmente. 

Exemplo: 
Supondo que eu quero mover uma imagem para que ela ande até o meio da tela e depois desça. Como fazer isso ? 

O movimento seria visualmente assim:

Código:

-->---->---->---->--->|
                      |
                      |
                      v
                      v
                      v
                      |
                      |
                      |
                                              
                       
                       


No GM e em muitas engines o X aumenta pra direita e o Y aumenta para baixo. Então basta por exemplo no evento CREATE:

Código:

x=0; // no canto esquerdo
y=room_height / 2; // no meio da ROOM

Agora no evento STEP:
Código:

if (x < room_width / 2) {
   x += 1; // se o X for menor que o meio vai incrementanto para Direita
} else {
   y=y+1; // se ele já chegou no meio aumento o Y assim ele desce
}

if (y > room_height) {
   instance_destroy(); // quando o Y chegar la embaixo, destroi o objeto
}

Viu como é facil?  Montando coisas assim vc faz qualque tipo de movimento. 

Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

gilvalada gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

Mensagem por Thyago Qua 22 Jul 2020, 16:13

Lembrando dos paths tbm, vc cria todo o caminho e executa, é possível criar balões de falas, além dos textos letra por letra, usando a imaginação você pode criar muita coisa
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

gilvalada gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

Mensagem por Diemorth Qui 23 Jul 2020, 13:28

Concordo totalmente com o que foi exposto, alarms, parths e o evento draw são seus melhores amigos na hora de fazer uma cutscene.

Acaba que não tem uma "fórmula mágica" por que depende MUITO do que você quer fazer, por exemplo, uma cutscene que vai colocar o personagem andando, parando e dizendo um texto, vai ser estruturada de uma maneira totalmente diferente de uma em que você tem uma video-animação separada ou eventos de escolha como em alguns light novel games.

A dica que posso dar, é que geralmente para fazer cutscenes eu prefiro ter uma room separada pra isso entre os níveis, por que acaba por ajudar na organização do código.

Reafirmo o que o @vinians disse sobre botar a mão na massa, realmente é a melhor maneira de aprender como fazer cutscenes! Very Happy
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

gilvalada gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer uma  cutscene no  gamemaker 8 Empty Re: Como fazer uma cutscene no gamemaker 8

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos