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pequena duvida

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Mensagem por glaysonmestre Seg 28 Out 2013, 14:31

tenho um obj play e um obj gelo ... O ob play solta o obj gelo no chao e o gelo fica uns 12 segundos ai some depois quando ele some ele se deleta queria saber como identificar q ele foi deletado.. e quando ele aparece .. so q quero fazer isso dentro do meu play quero fazer isso para nao poder lançar varios gelos no chao entao quando ele tiver no jogo fica true e quando nao tiver ele vai fica false
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pequena duvida Empty Re: pequena duvida

Mensagem por NPH Seg 28 Out 2013, 15:01

isso pode ser feito com alarm event e a tecla que você programou para atirar o gelo...
Dou um edit assim que pensar em uma forma de te ajudar
[EDIT]
Pensei bem no que você disse e bolei um código aqui na cabeça, ve se funciona:
no obj_play, no evento CREATE crie uma variável:
Código:
gelo_id=-1;//isso servira como identificacao para o obj_gelo
Agora, onde vc programou ele para atirar o gelo faça assim:
Código:
if (instance_exists(gelo_id))and(gelo_id=-1){gelo_id=instance_create(x,y,obj_gelo);}//isso verificara se existe alguma instancia do obj_gelo, se nao existir cria um novo e pega o id do mesmo
Agora no STEP, faça assim para que quando o gelo não existir mais, resete a variável gelo_id para -1:
Código:
if !(instance_exists(gelo_id))and(gelo_id!=-1){gelo_id=-1}//volta a variavel gelo_id para -1, podendo criar outro gelo...
Bom, agora para que o gelo desapareça em 12 segundos, é só usar um alarm[0] no CREATE do obj_gelo:
Código:
alarm[0]=360;//claro, se seu jogo rodar em 30 fps, se nao pegue o fps e multiplique por 12.
e no evento Alarm[0]:
Código:
instance_destroy();//destroi a instancia
Espero que funcione, porque não testei no GM, já por não ter tempo...


Última edição por Ninja_PHP em Seg 28 Out 2013, 15:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : escrever o que tava faltando)
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pequena duvida Empty Re: pequena duvida

Mensagem por glaysonmestre Seg 28 Out 2013, 18:20

nao entendi nada do seu codigo podia esplicar melhor mas sem a parte  do gelo se destruir eu quero so q uma variavel fica false dentro do meu play enquanto o objeto nao for deletado  depois q ser deletado ficar true

meu codigo



Código:
///------movimentaçao do gelo no chao-------------------------------------------------------------------------
if Chao=true and keyboard_check(baixo) magia3=true     >// se tiver no chao magia1 fica true e cmeçaa a contar um tempo                        
if magia3=true timegolpe3+=1                           >//// magia1 fica true
if timegolpe3=10 magia3=false                           >//// se a magia for no tempo 10 magia1 fica false          
if magia3=false timegolpe3=0                            >////se a magia ficar false o timegolpe zera
                                                
>/////------------------------------------------------------------------------
if Chao=true and keyboard_check_pressed(tras) or
keyboard_check_released(tras) or keyboard_check(tras) and magia3=true magia4=true            
if magia4=true timegolpe4+=1                       >///// se chao tiver true e apertar pra frente e a magia1 tiver true magia2 vai ficar true somente se a magia 1 tiver true
if timegolpe4=10 magia4=false                        >///// se a magia 2 tiver true o timegolpe2 começa a contar se o time golpe tiver  em 10 magia2 fica false ai magia2 fica false
if magia4=false timegolpe4=0                  

if keyboard_check_pressed(SR)or keyboard_check_released(SR) and magia4=true  gelonochao=true

 >/////// nessa parte aqui  quando o gelonochao fica true vai para um script  q tem o movimento das maos ai no 3 frame ativa um objeto vazio q carrega os frames do gelo ai ele se deleta sozinho
>/////-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
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Mensagem por Zero. Seg 28 Out 2013, 19:01

ponha um condição de instance_exists(gelo) acho q só precisa disso msm.
Tipo :
if keyboard_check_pressed(vk_space) and !instace_exists(gelo)
{
instance_create(x,y,obj_gelo)
}

Desta forma quando eu aperta o botão espaço e não houver nenhum obj gelo na room eu vou criar um obj gelo e se houver eu não irei criar.
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Mensagem por glaysonmestre Seg 28 Out 2013, 20:56

eu quero checar se o objeto existe nao criar um objeto '-'  o objeto ta pronto ele aparece e desaparece normal quando executo o codigo eu quero tipo  

ativo = false
se o objeto tiver no jogo  ativo=true  se o objeto nao tiver mais la ative=false  eu quero q isso aconteça dentro do meu play nao dentro do objeto do gelo


Última edição por glaysonmestre em Seg 28 Out 2013, 21:24, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroSilva Seg 28 Out 2013, 21:00

Você tem um variável ativo ? no creato do objeto gelo você coloca:
Código:

ativo = true
Adiciona um evento no objeto Gelo chamado: Destroy e adiciona o seguinte código:
Código:

ativo = false
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Mensagem por Zero. Sex 01 Nov 2013, 16:57

Da no msm '-' vc nem precisa do de uma variavel, o instance_exists(obj) ja lhe retorna true ou false.
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