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Top Down movimento em grid, priorizar tecla
3 participantes
Página 1 de 1
Top Down movimento em grid, priorizar tecla
Olá, estou desenvolvendo um jogo Top Down em que o player ande dentro de uma grid 32x32. Eu consegui fazer a movimentação, só que eu queria implementar algo mais na jogabilidade. Seria o seguinte:
Se o cara apertar duas teclas de direção, executasse o movimento correspondente à última pressionada; e caso esta última fosse solta, o movimento seria correspondente ao da outra tecla que também estava pressionado.
Eu vi que tem as funções keyboard_key e keyboard_lastkey, só que não consegui usar de modo que me ajudasse.
O código (sem as tentativas de implementações):
Obrigado pela atenção
Se o cara apertar duas teclas de direção, executasse o movimento correspondente à última pressionada; e caso esta última fosse solta, o movimento seria correspondente ao da outra tecla que também estava pressionado.
Eu vi que tem as funções keyboard_key e keyboard_lastkey, só que não consegui usar de modo que me ajudasse.
O código (sem as tentativas de implementações):
- Código:
tc0=keyboard_check(vk_right);
tc90=keyboard_check(vk_up);
tc180=keyboard_check(vk_left);
tc270=keyboard_check(vk_down);
jg_pos=place_snapped(32,32);
if (jg_pos) {
if tc0 {
speed=4; direction=0;}
if tc90 {
speed=4; direction=90;}
if tc180 {
speed=4; direction=180;}
if tc270 {
speed=4; direction=270;}
if !keyboard_check(tc0) and !keyboard_check(tc90) and !keyboard_check(tc180) and !keyboard_check(tc270) {
speed=0;}}
Obrigado pela atenção
Última edição por VerdiMare em Dom 20 Out 2013, 18:05, editado 2 vez(es)
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Top Down movimento em grid, priorizar tecla
Use else if:
[code]
if tc0 {
//mover 0
}else if tc90{
// mover 90
}else if tc180{
mover 180
}else if tc270{
//mover 270
}else{
//parar
}
[code]
if tc0 {
//mover 0
}else if tc90{
// mover 90
}else if tc180{
mover 180
}else if tc270{
//mover 270
}else{
//parar
}
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Top Down movimento em grid, priorizar tecla
Você pode colocar:
- Código:
k = keyboard_lastkey; //pega a ultima tecla
if (k == vk_left or k==vk_up or k==vk_right or k==vk_down) //se for direcional
k = keyboard_lastkey; // k = ultima tecla
else
k=1; // k = 1 (pq nenhuma direcional foi pressionada por último)
//se k for 1 ou a própria tecla, não anula, caso contrário, anula
tc0=keyboard_check(vk_right) * (k==1 or k==vk_right);
tc90=keyboard_check(vk_up) * (k==1 or k==vk_up);
tc180=keyboard_check(vk_left) * (k==1 or k==left);
tc270=keyboard_check(vk_down) * (k==1 or k==vk_down);
// Continue seu código
- Código:
if (place_snapped(32,32)) {
hspeed = (tc0 - tc180)*4;
vspeed = (tc270 - tc90)*4;
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Top Down movimento em grid, priorizar tecla
@Rodrigo
Seu código não ajudou. Assim como os outros métodos que tentei, o movimento da segunda tecla só funciona com determinadas direcionais. Mas obrigado mesmo assim
@PedroX
Tava tentando entender seu código, mas não consegui entender bem. Pode me explicar de novo? Eu coloquei ele aqui e ele fez exatamente o que eu queria, menos a última parte:
Ficou gigante o código kk
Quando eu jogava pokémon, eu às vezes tava indo pra uma direção aí dobrava pra outra mantendo o primeiro botão pressionado; e quando eu apertava o botão da direção contrária, o char não se movia... (Só pra exemplificar o tipo de jogabilidade de que falo)
Valeu õ/
Seu código não ajudou. Assim como os outros métodos que tentei, o movimento da segunda tecla só funciona com determinadas direcionais. Mas obrigado mesmo assim
@PedroX
Tava tentando entender seu código, mas não consegui entender bem. Pode me explicar de novo? Eu coloquei ele aqui e ele fez exatamente o que eu queria, menos a última parte:
De todo jeito, eu consegui resolver aqui hoje quando tava sem net '-'Eu escreveu:e caso esta última fosse solta, o movimento seria correspondente ao da outra tecla que também estava pressionado.
Ficou gigante o código kk
- Spoiler:
- Código:
tc_des=keyboard_check(vk_right);
tc_cim=keyboard_check(vk_up)*2;
tc_esq=keyboard_check(vk_left)*4;
tc_bai=keyboard_check(vk_down)*8;
tc_soma=((tc_des)+(tc_esq))+((tc_cim)+(tc_bai));
jg_pos=place_snapped(32,32);
if (jg_pos) {
if tc_soma=1 {
speed=4; direction=0;}
if tc_soma=2 {
speed=4; direction=90;}
if tc_soma=4 {
speed=4; direction=180;}
if tc_soma=8 {
speed=4; direction=270;}
if tc_soma=3 {
if keyboard_lastkey=vk_right {
speed=4; direction=0;}
else {
speed=4; direction=90;}}
if tc_soma=9 {
if keyboard_lastkey=vk_right {
speed=4; direction=0;}
else {
speed=4; direction=270;}}
if tc_soma=6 {
if keyboard_lastkey=vk_left {
speed=4; direction=180;}
else {
speed=4; direction=90;}}
if tc_soma=12 {
if keyboard_lastkey=vk_left {
speed=4; direction=180;}
else {
speed=4; direction=270;}}
if (tc_soma=7) or (tc_soma=11) or (tc_soma=13) or (tc_soma=14) or (tc_soma=0) or (tc_soma mod 5 = 0) {
speed=0;}}
Quando eu jogava pokémon, eu às vezes tava indo pra uma direção aí dobrava pra outra mantendo o primeiro botão pressionado; e quando eu apertava o botão da direção contrária, o char não se movia... (Só pra exemplificar o tipo de jogabilidade de que falo)
Valeu õ/
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Top Down movimento em grid, priorizar tecla
Muito boa a sua solução. Trabalhando um pouco mais com operadores lógicos, pode ficar melhor/menor ainda:
Se você quiser algo menor ainda (e menos legível), ainda tem a opção:
- Código:
tc_des=keyboard_check(vk_right);
tc_cim=keyboard_check(vk_up)*2;
tc_esq=keyboard_check(vk_left)*4;
tc_bai=keyboard_check(vk_down)*8;
tc_soma=((tc_des)+(tc_esq))+((tc_cim)+(tc_bai));
if (place_snapped(32,32)) {
direita = (tc_soma==1 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_right));
esquerda = (tc_soma==4 or ((tc_soma==6 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey=vk_left));
cima = (tc_soma==2 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_up));
baixo = (tc_soma==8 or ((tc_soma==9 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey==vk_down));
hspeed = (direita-esquerda)*4;
vspeed = (baixo-cima)*4;
}
Se você quiser algo menor ainda (e menos legível), ainda tem a opção:
- Código:
tc_soma=((keyboard_check(vk_right))+(keyboard_check(vk_left)*4))+((keyboard_check(vk_up)*2)+(keyboard_check(vk_down)*8));
if (place_snapped(32,32)) {
hspeed = ( (tc_soma==1 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_right)) - (tc_soma==4 or ((tc_soma==6 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey=vk_left)))*4;
vspeed = ( (tc_soma==8 or ((tc_soma==9 or tc_soma==12) && keyboard_lastkey==vk_down)) - (tc_soma==2 or ((tc_soma==3 or tc_soma==9) && keyboard_lastkey==vk_up)))*4;
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Top Down movimento em grid, priorizar tecla
kkk Sabia que tava grande!
Nossa, cara funcionou bem direitinho. Nunca pensei em usar assim essa relação de retornar 0 ou 1, na verdade descobri sobre isso recentemente.
Valeu mesmo
Resolvido.
Nossa, cara funcionou bem direitinho. Nunca pensei em usar assim essa relação de retornar 0 ou 1, na verdade descobri sobre isso recentemente.
Valeu mesmo
Resolvido.
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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