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[Resolvido] priorizar o ataque

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Mensagem por manobrother Qui 04 Set 2014, 18:38

é o seguinte galera, eu tenho uns npcs que atacam os zumbis e os monstros que atacam o npc, ate ai tudo certo, mas quando o zumbir ataca ele, ele continua atacando outro. Eu quero que quando o zumbi der o dano nele, ele priorizar zumbi que esta o atacando, aqui esta o meu código:

Código:
image_angle=point_direction(x,y,obj_zumbi.x,obj_zumbi.y);

if (var_tempo = 30){
if distance_to_object(obj_zumbi) <= 200{
with(instance_create(x,y,obj_bala2)){
motion_set(point_direction(x,y,obj_zumbi.x,obj_zumbi.y),20)}}
if place_meeting(x+5,y+5,obj_zumbi){
with(instance_create(x,y,obj_bala2)){
motion_set(point_direction(x,y,obj_zumbi.x,obj_zumbi.y),20)}
}
var_tempo = 0}


if (vida <=0){
 instance_destroy()
}


e quem puder me ajudar tb é que com esse codigo o soldado ataca tudo certinho mas se acaba os zumbis da erro no jogo, alguem me ajuda para arrumar o erro?


Última edição por manobrother em Qui 04 Set 2014, 21:26, editado 1 vez(es)
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Mensagem por WellingtonBecker Qui 04 Set 2014, 18:55

O primeiro problema não entendi bem, mas no segundo é só colocar o script do zumbi dentro desse:

Código:
if instance_exists(obj_zumbi)
{ script do zumbi}
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Mensagem por manobrother Qui 04 Set 2014, 19:05

WellingtonBecker escreveu:O primeiro problema não entendi bem, mas no segundo é só colocar o script do zumbi dentro desse:

Código:
if instance_exists(obj_zumbi)
{ script do zumbi}

vlw consegui resolvi o 2 problema, mas agora vou te explicar melhor o outro problema.

Os soldados atacam os zumbis e os zumbis atacam os soldados certo? Eu quero que quando um soldado estiver sendo atacado ele priorize o zumbi que está atacando ele envés de continuar matando os outros que não estão nem ai para ele, entendeu?
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Mensagem por WellingtonBecker Qui 04 Set 2014, 19:31

E se você usar esse script para o soldado:
Código:
if instance_nearest(x,y,obj_zumbi)
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Mensagem por manobrother Qui 04 Set 2014, 19:51

WellingtonBecker escreveu:E se você usar esse script para o soldado:
Código:
if instance_nearest(x,y,obj_zumbi)

o que esse codigo faz?
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Mensagem por WellingtonBecker Qui 04 Set 2014, 19:56

Checa se o objeto mais próximo. Já tentou usar if distance_to_object(obj_zumbi)<50. Assim ele ataca o mais próximo dele.






EDITADO..
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Mensagem por manobrother Qui 04 Set 2014, 20:10

WellingtonBecker escreveu:Checa se o objeto mais próximo. Já tentou usar if distance_to_object(obj_zumbi)<50. Assim ele ataca o mais próximo dele.






EDITADO..



eu ja tinha tentado com esse comando mas nao deu, preciso de outro comando que identifique o mais proximo, vou tentar esse outro ai
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Mensagem por manobrother Qui 04 Set 2014, 20:19

manobrother escreveu:
WellingtonBecker escreveu:Checa se o objeto mais próximo. Já tentou usar if distance_to_object(obj_zumbi)<50. Assim ele ataca o mais próximo dele.






EDITADO..



eu ja tinha tentado com esse comando mas nao deu, preciso de outro comando que identifique o mais proximo, vou tentar esse outro ai


testei aqui mas nao deu, existe alguma outra forma?
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Mensagem por DieBoy Qui 04 Set 2014, 20:24

Olá faça assim. No evento do zumbi atacando o player...Quando ele ataca-lo mude o foco de ataque do NPC para o zumbi que o está atacando. Exemplo:

Código:

//Evento de atk do zumbi
player.life -= 5;
player.atk = this;

Edit: player seria o NPC Razz é ke me confudi
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Mensagem por Willy Qui 04 Set 2014, 20:37

Para fazer um IA, você deve pensar como uma IA.

Suponhamos que você está com sua espada e resolve treinar dando umas boas pancadas em uma árvore. A árvore não representa perigo para você, portanto, você pode ficar tranquilo. Mas, do nada surge um lobo e começa a morder sua canela.

O que você faz?
A) Continuo batendo na árvore até ela cair e esmagar o lobo.
B) Ofereço a segunda canela quando ele acabar com a primeira.
C) Taca-lhe espada nesse lobinho Marcos.
D) Ajuda o lobo a morder sua própria canela.

Espero que a resposta escolhida seja C.
A partir do momento que você identifica que está sendo machucado, automaticamente você deve reagir e impedir que seu oponente continue a lhe fazer mal, e para isso, você deve revidar!

Traduzindo para lógica de programação:
-Quando o lobo morder sua canela, ele deve passar seu ID para o herói.
-Com essa ID, o herói identifica quem está atacando.
-Sabendo disso, o alvo do herói é o ID passado.
-O herói deve atacar a instancia identificada (alvo) usando o ID.
-O ID passado só deixa de ser o alvo quando o mesmo morrer.

Tudo gira em torno das sagradas variáveis. 
Se não souber como passar o ID do lobo para o herói, leia este artigo:
Tutorial: Como fazer um filho (Sim, este é o nome do tutorial).

Flws... blz
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Mensagem por manobrother Qui 04 Set 2014, 21:25

ae galera resolvi de uma forma diferente, nao ficou perfeito mas...... da para o gasto enfim vlw ae quem ajudou
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Mensagem por matheusco Sex 05 Set 2014, 03:20

A melhor maneira que pensei é criar um modificador de "periculosidade", se te atacarem aumenta em uma quantidade que depende do dano levado. A distância pro objeto também muda o nível... enfim, a ideia é atacar o monstro que tiver te oferecendo mais risco.

Se ficou complicado eu tento explicar de novo.
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