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[Resolvido] priorizar o ataque
5 participantes
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[Resolvido] priorizar o ataque
é o seguinte galera, eu tenho uns npcs que atacam os zumbis e os monstros que atacam o npc, ate ai tudo certo, mas quando o zumbir ataca ele, ele continua atacando outro. Eu quero que quando o zumbi der o dano nele, ele priorizar zumbi que esta o atacando, aqui esta o meu código:
e quem puder me ajudar tb é que com esse codigo o soldado ataca tudo certinho mas se acaba os zumbis da erro no jogo, alguem me ajuda para arrumar o erro?
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,obj_zumbi.x,obj_zumbi.y);
if (var_tempo = 30){
if distance_to_object(obj_zumbi) <= 200{
with(instance_create(x,y,obj_bala2)){
motion_set(point_direction(x,y,obj_zumbi.x,obj_zumbi.y),20)}}
if place_meeting(x+5,y+5,obj_zumbi){
with(instance_create(x,y,obj_bala2)){
motion_set(point_direction(x,y,obj_zumbi.x,obj_zumbi.y),20)}
}
var_tempo = 0}
if (vida <=0){
instance_destroy()
}
e quem puder me ajudar tb é que com esse codigo o soldado ataca tudo certinho mas se acaba os zumbis da erro no jogo, alguem me ajuda para arrumar o erro?
Última edição por manobrother em Qui 04 Set 2014, 21:26, editado 1 vez(es)
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
O primeiro problema não entendi bem, mas no segundo é só colocar o script do zumbi dentro desse:
- Código:
if instance_exists(obj_zumbi)
{ script do zumbi}
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
WellingtonBecker escreveu:O primeiro problema não entendi bem, mas no segundo é só colocar o script do zumbi dentro desse:
- Código:
if instance_exists(obj_zumbi)
{ script do zumbi}
vlw consegui resolvi o 2 problema, mas agora vou te explicar melhor o outro problema.
Os soldados atacam os zumbis e os zumbis atacam os soldados certo? Eu quero que quando um soldado estiver sendo atacado ele priorize o zumbi que está atacando ele envés de continuar matando os outros que não estão nem ai para ele, entendeu?
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
E se você usar esse script para o soldado:
- Código:
if instance_nearest(x,y,obj_zumbi)
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
WellingtonBecker escreveu:E se você usar esse script para o soldado:
- Código:
if instance_nearest(x,y,obj_zumbi)
o que esse codigo faz?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
Checa se o objeto mais próximo. Já tentou usar if distance_to_object(obj_zumbi)<50. Assim ele ataca o mais próximo dele.
EDITADO..
EDITADO..
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
WellingtonBecker escreveu:Checa se o objeto mais próximo. Já tentou usar if distance_to_object(obj_zumbi)<50. Assim ele ataca o mais próximo dele.
EDITADO..
eu ja tinha tentado com esse comando mas nao deu, preciso de outro comando que identifique o mais proximo, vou tentar esse outro ai
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
manobrother escreveu:WellingtonBecker escreveu:Checa se o objeto mais próximo. Já tentou usar if distance_to_object(obj_zumbi)<50. Assim ele ataca o mais próximo dele.
EDITADO..
eu ja tinha tentado com esse comando mas nao deu, preciso de outro comando que identifique o mais proximo, vou tentar esse outro ai
testei aqui mas nao deu, existe alguma outra forma?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
Olá faça assim. No evento do zumbi atacando o player...Quando ele ataca-lo mude o foco de ataque do NPC para o zumbi que o está atacando. Exemplo:
Edit: player seria o NPC é ke me confudi
- Código:
//Evento de atk do zumbi
player.life -= 5;
player.atk = this;
Edit: player seria o NPC é ke me confudi
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
Para fazer um IA, você deve pensar como uma IA.
Suponhamos que você está com sua espada e resolve treinar dando umas boas pancadas em uma árvore. A árvore não representa perigo para você, portanto, você pode ficar tranquilo. Mas, do nada surge um lobo e começa a morder sua canela.
O que você faz?
A) Continuo batendo na árvore até ela cair e esmagar o lobo.
B) Ofereço a segunda canela quando ele acabar com a primeira.
C) Taca-lhe espada nesse lobinho Marcos.
D) Ajuda o lobo a morder sua própria canela.
Espero que a resposta escolhida seja C.
A partir do momento que você identifica que está sendo machucado, automaticamente você deve reagir e impedir que seu oponente continue a lhe fazer mal, e para isso, você deve revidar!
Traduzindo para lógica de programação:
-Quando o lobo morder sua canela, ele deve passar seu ID para o herói.
-Com essa ID, o herói identifica quem está atacando.
-Sabendo disso, o alvo do herói é o ID passado.
-O herói deve atacar a instancia identificada (alvo) usando o ID.
-O ID passado só deixa de ser o alvo quando o mesmo morrer.
Tudo gira em torno das sagradas variáveis.
Se não souber como passar o ID do lobo para o herói, leia este artigo:
Tutorial: Como fazer um filho (Sim, este é o nome do tutorial).
Flws...
Suponhamos que você está com sua espada e resolve treinar dando umas boas pancadas em uma árvore. A árvore não representa perigo para você, portanto, você pode ficar tranquilo. Mas, do nada surge um lobo e começa a morder sua canela.
O que você faz?
A) Continuo batendo na árvore até ela cair e esmagar o lobo.
B) Ofereço a segunda canela quando ele acabar com a primeira.
C) Taca-lhe espada nesse lobinho Marcos.
D) Ajuda o lobo a morder sua própria canela.
Espero que a resposta escolhida seja C.
A partir do momento que você identifica que está sendo machucado, automaticamente você deve reagir e impedir que seu oponente continue a lhe fazer mal, e para isso, você deve revidar!
Traduzindo para lógica de programação:
-Quando o lobo morder sua canela, ele deve passar seu ID para o herói.
-Com essa ID, o herói identifica quem está atacando.
-Sabendo disso, o alvo do herói é o ID passado.
-O herói deve atacar a instancia identificada (alvo) usando o ID.
-O ID passado só deixa de ser o alvo quando o mesmo morrer.
Tudo gira em torno das sagradas variáveis.
Se não souber como passar o ID do lobo para o herói, leia este artigo:
Tutorial: Como fazer um filho (Sim, este é o nome do tutorial).
Flws...
Re: [Resolvido] priorizar o ataque
ae galera resolvi de uma forma diferente, nao ficou perfeito mas...... da para o gasto enfim vlw ae quem ajudou
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [Resolvido] priorizar o ataque
A melhor maneira que pensei é criar um modificador de "periculosidade", se te atacarem aumenta em uma quantidade que depende do dano levado. A distância pro objeto também muda o nível... enfim, a ideia é atacar o monstro que tiver te oferecendo mais risco.
Se ficou complicado eu tento explicar de novo.
Se ficou complicado eu tento explicar de novo.
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