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Rampa/escada jogos isométricos
4 participantes
Página 1 de 1
Rampa/escada jogos isométricos
Olá galere, alguém sabe uma maneira que eu possa fazer rampas e/ou escadas para jogos isométricos (conseguindo fazer um, o outro fica dedutivo)? Creio eu que seria a mesma coisa que para o 3D, mas ainda assim não faço ideia de como se faça..
O problema é que preciso subir uma escada com 3 degraus (a última faz chegar no topo da estrutura) com 4 pixels cada uma (z=4) e o topo da estrutura tem z = 12. Nesse mesmo game eu tenho um sistema de meio-fios onde o player sobe automaticamente, mas não consegui implementar esse sistema a mais de 1 degrau.. D:
O problema é que preciso subir uma escada com 3 degraus (a última faz chegar no topo da estrutura) com 4 pixels cada uma (z=4) e o topo da estrutura tem z = 12. Nesse mesmo game eu tenho um sistema de meio-fios onde o player sobe automaticamente, mas não consegui implementar esse sistema a mais de 1 degrau.. D:
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Re: Rampa/escada jogos isométricos
eu acho que uma boa coisa seria vc fazer um sistema semelhante ao de residente evil amigão, exemplo: Se o player chegar perto da escada e vc apertar alguma tecla, ele sobe ela inteira. Agora se vc quiser controlar ele de degrau em degrau é outra história.... Pode fazer isto: faça essa animação dele subindo a escada, e no evento creat escreva: subindo=false e faça pra se chegar perto dela: subindo=true
No step poe: if subindo=true and not keyboardk_check(tecla dele subir escada){image_speed=0 and sprite_index=animação subindo escada}
na linha debaixo poe:
if subindo=true and keyboard_check(tecla dele subir escada){image_speed=1}
ai poe para se ele não estiver colidindo com a escada: subindo=false.
No step poe: if subindo=true and not keyboardk_check(tecla dele subir escada){image_speed=0 and sprite_index=animação subindo escada}
na linha debaixo poe:
if subindo=true and keyboard_check(tecla dele subir escada){image_speed=1}
ai poe para se ele não estiver colidindo com a escada: subindo=false.
Re: Rampa/escada jogos isométricos
Na verdade tem que ser automático, sem apertar um botão ou algo assim, pretendo lidar com floors diferentes, e isso tende a ser meio complicado se eu fizer algo automatizado assim pois haveriam escadas de tamanhos diferentes.. Seria trabalho desnecessário! shausha
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concluindo.
Okay... Então vc vai fazer um sistema residente evil mesmo né? Que se vc não sabe como faz é assim: na colisão com a escada: image_index=animação_subindo_escada x+=quantia y+=quantia·ßieL escreveu:Na verdade tem que ser automático, sem apertar um botão ou algo assim, pretendo lidar com floors diferentes, e isso tende a ser meio complicado se eu fizer algo automatizado assim pois haveriam escadas de tamanhos diferentes.. Seria trabalho desnecessário! shausha
obs: x ou y, tanto faz mas é so um exemplo pq não sei pra qual direção o player via andar.
Re: Rampa/escada jogos isométricos
Alguém pode dar alguma ideia?
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reposta
·ßieL escreveu:Alguém pode dar alguma ideia?
A respeito da escada ou de qualquer coisa a respeito do seu jogo? Se for a respeito do jogo fica meio difícil porque ainda não ví vídeos nem versão beta dele
Re: Rampa/escada jogos isométricos
A respeito da escada mesmo.. A ideia do jogo já tenho quase que completa hsuahsa
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Re: Rampa/escada jogos isométricos
a escada é o seguinte meu jovem: quando o cara subir a escada, a depht dele tem que diminuir para ele sobrepor todos os objetos, ou seja: if subindo=true{depth=-5}
Re: Rampa/escada jogos isométricos
A questão não é o depth, e sim a subida.
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resposta
Me explica o q vc quer fazer, em detalhes ta? Por acaso vc quer q a câmera se mova quando ele subir?·ßieL escreveu:A questão não é o depth, e sim a subida.
Re: Rampa/escada jogos isométricos
Eu quero que ele suba apenas. Tenho que subir 12 px e para isso tenho uma escada que deve subir 4px por vez. '-'
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Re: Rampa/escada jogos isométricos
Vc só tem que alterar o z para o player subir, e desenha-lo no valor de z tbem, ex:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y+z)
pra subir, vc teria que checar se a distancia do objeto (escada/rampa) for igual a 0, se sim, z-=quantia que dê mais certo com a inclinação da rampa
o resto é que nem 3D mesmo
https://www.dropbox.com/s/fvtqhnnxacgsnzs/Isometrico%20Z%20%28altura%29%20By%20Isaque.gmk
(Não tem rampa nem escadas na engine)
[edit] Esqueci de avisar, por exemplo, se a escada for pra direita, e apertar pra esquerda, ele desce, intão é bom fazer uma checagem disso tbem...
ex:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y+z)
pra subir, vc teria que checar se a distancia do objeto (escada/rampa) for igual a 0, se sim, z-=quantia que dê mais certo com a inclinação da rampa
o resto é que nem 3D mesmo
https://www.dropbox.com/s/fvtqhnnxacgsnzs/Isometrico%20Z%20%28altura%29%20By%20Isaque.gmk
(Não tem rampa nem escadas na engine)
[edit] Esqueci de avisar, por exemplo, se a escada for pra direita, e apertar pra esquerda, ele desce, intão é bom fazer uma checagem disso tbem...
ex:
- Código:
if(instance_exists(escada)){if(distance_to_object(escada)=0){up=instance_nearest(x,y,escada)}else{up=-1}}
if(up!=-1){
if(up.sprite_index=escada_pra_direita){
//aqui faz com que ele suba ou desça dependendo da tecla ex: (se a tecla for vk_right, ele sobe)
}
}
Re: Rampa/escada jogos isométricos
Já faço uso dessa gambiarra de eixo z no Game Maker.. HSUAHS
Não tem nenhum sprite especial para a subida ou descida da escada, acho que isso deixa as coisas um pouco mais simples.. Vou tentar aplicar esse código e um que o Marcelo_mares me auxiliou.. Logo posto resultados!
Ah, não sei se a engine é sua, mas aí vai um aprimoramento pra ela: http://sharesend.com/ih0f3lx3
Não tem nenhum sprite especial para a subida ou descida da escada, acho que isso deixa as coisas um pouco mais simples.. Vou tentar aplicar esse código e um que o Marcelo_mares me auxiliou.. Logo posto resultados!
Ah, não sei se a engine é sua, mas aí vai um aprimoramento pra ela: http://sharesend.com/ih0f3lx3
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Re: Rampa/escada jogos isométricos
a engine é minha sim, fiz pra esse topico mesmo, mais não aprimorei de mais os codigos, mais sua adaptação tem um erro, ele não desce até a sombra...
e o up.sprite_index do codigo que eu disponibilizei, não é o sprite do Player, e sim da escada que estiver em baixo do player! flwz
e o up.sprite_index do codigo que eu disponibilizei, não é o sprite do Player, e sim da escada que estiver em baixo do player! flwz
Re: Rampa/escada jogos isométricos
O erro da sombra é facilmente ajustável.. é só trocar o +z por -z na posição y delaIsaque Onix escreveu:a engine é minha sim, fiz pra esse topico mesmo, mais não aprimorei de mais os codigos, mais sua adaptação tem um erro, ele não desce até a sombra...
e o up.sprite_index do codigo que eu disponibilizei, não é o sprite do Player, e sim da escada que estiver em baixo do player! flwz
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Re: Rampa/escada jogos isométricos
Eu nunca mexi com isométrico, mas o que me parece mais lógico seria realmente ter uma variável pra guardar a altura que o objeto está. Se o jogo for linear, como double dragon isso pode até ser dispensado, sendo apenas uma questão de sprite adequado.
Mas suponho que não seja o caso e que uma parede que é vista no nível 1 não deva atravancar o movimento no nível 0. A única forma que vejo de fazer isso é armazenar mesmo o nível numa variável. Daí, numa colisão com as paredes, você checa o nível das paredes antes de reagir à colisão.
Pra subir/descer, a escada precisa de direção. Um objeto invisível na entrada e outro na saída, pra colidir com a personagem e mudar o nível em que ela está resolveria isso, mas a escada teria que ser grande o suficiente pra evitar que a personagem possa colidir com os dois ao mesmo tempo.
Fora isso, uma sprite adequada ao movimentar pela escada e pronto.
Mais uma vez, nunca mexi com isométrico, são só idéias que me vêem à cabeça quando eu penso no problema. Pode haver solução mais elegante.
Mas suponho que não seja o caso e que uma parede que é vista no nível 1 não deva atravancar o movimento no nível 0. A única forma que vejo de fazer isso é armazenar mesmo o nível numa variável. Daí, numa colisão com as paredes, você checa o nível das paredes antes de reagir à colisão.
Pra subir/descer, a escada precisa de direção. Um objeto invisível na entrada e outro na saída, pra colidir com a personagem e mudar o nível em que ela está resolveria isso, mas a escada teria que ser grande o suficiente pra evitar que a personagem possa colidir com os dois ao mesmo tempo.
Fora isso, uma sprite adequada ao movimentar pela escada e pronto.
Mais uma vez, nunca mexi com isométrico, são só idéias que me vêem à cabeça quando eu penso no problema. Pode haver solução mais elegante.
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