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Modelo de personagem c/ rotação ao apertar tecla?

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Modelo de personagem c/ rotação ao apertar tecla? Empty Modelo de personagem c/ rotação ao apertar tecla?

Mensagem por Marcelo_mares Sáb 28 Set 2013, 18:03

Pessoal, eu quero criar um jogo mas quero desenhar os modelos 3d com as formas geométricas que já vem prontas no gamemamer(cubos e etc), não quero modelar e nem sei fazer isto. O problema é que eu não sei usar d3d_set_identy() direito, aí quando eu desenho um cubo q será o braço do cara pra girar, o cubo vai parar do outro lado do cenário e etc. Vc´s poderiam me ajudar, dizendo o seguinte: como fazer pra fazer um cubo girar normal, e não girar em torno de si mesmo!
O personagem se chama: humano, e aki vai o evento step dele:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_set_translation(x,y,z)
d3d_transform_add_rotation_x(image_angle)
d3d_draw_block(x+6,y+6,0,x-6,y-6,5,background_get_texture(b_creme),1,1)
d3d_transform_set_identity()
Eu quero desenhar um modelo 3d de um humano me ajudem! computador


Última edição por Marcelo_mares em Qua 09 Out 2013, 01:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : faltou algo)
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Modelo de personagem c/ rotação ao apertar tecla? Empty Re: Modelo de personagem c/ rotação ao apertar tecla?

Mensagem por luiz_eldorado Sáb 28 Set 2013, 20:16

(me desculpe se falar merda, só tento ajudar, ok?)

O problema é que, quando você roda o que você quer desenhar, a origem não fica exatamente no objeto. A origem (o ponto onde a rotação vai se basear pra girar) fica no x=0 y=0 z=0. Então você tem que translacionar (mover) o objeto pra origem primeiro! Faça algo assim:

Código:
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_set_translation(0,0,0);
d3d_transform_add_rotation_x(image_angle);
d3d_transform_set_translation(x,y,z);
d3d_draw_block(x+6,y+6,0,x-6,y-6,5,background_get_texture(b_creme),1,1);
d3d_transform_set_identity();
Não testei nem sei se funciona, mas isso é de acordo com o manual, veja:
Manual escreveu:Realize that rotation and scaling are with respect to the origin of the world, not with respect to the object that is to be drawn. If the object is not at the origin it will also move to a different place, which is not what we want. So to e.g. rotate an object over its own x-axis, we must first translate it to the origin, next rotate it, and finally translate it back to its position. This is what the functions to add transformations are for.
Que traduzindo livremente:
Manual escreveu:Perceba que a rotação e a escala respeitam a origem do mundo, não o objeto que está sendo desenhado. Se o objeto não está na origem se deslocará para um lugar diferente, que não é o que queremos. Assim, por exemplo, ao girar um objeto ao longo de seu próprio eixo-x, devemos primeiro movê-lo à origem, depois girá-lo e, finalmente, movê-lo de volta para a sua posição. É por isso que existem esses funções para adicionar transformações.
Bai.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 28 Set 2013, 22:09

d3d_transform_set_translation(x,y,z)
d3d_transform_add_rotation_x(image_angle)
Pra facilitar o entendimento:
Use rotation e/ou scaling, SEMPRE ANTES de translation.

Não precisava ter colocado translation(0,0,0).Cool 
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Mensagem por Marcelo_mares Qua 09 Out 2013, 01:13

Pessoal, eu não estou conseguindo girar meu modelo 3d ao apertar teclas! por favor me ajudem! Eu quero programar pra se apertar a tecla y ele girar pra direita, e se apertar a h ele girar pra esquerda. Já fiz tudo o q vc me disse Eldorado, mas e agora pra eu rodar ele ao apertar as teclas?  scratch

Uau, conseguí fazer ele girar ao apertar as teclas com esse código:
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_set_translation(x,y,z);
d3d_transform_add_rotation_z(image_angle)
d3d_model_draw(global.michael,x,y,z,background_get_texture(t_michael));
d3d_transform_set_translation(x,y,z);
d3d_transform_set_identity();
Mas ele gira e não volta pra o lugar, só falta isso e fica perfeito!

Usei este manual aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t22168-resolvido-rotacao-de-objetos-3d?highlight=rota%E7%E3o+e+transla%E7%E3o
Acabei conseguindo resolver meu problema! alien 


Última edição por Marcelo_mares em Qua 09 Out 2013, 12:44, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : faltou algo mais)
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