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Npc falar ao apertar alguma tecla ?
3 participantes
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Npc falar ao apertar alguma tecla ?
Coloquei no meu jogo um npc e escrevi um codigo para quando colidir com ele ele falar o seguinte texto :
"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta."
Ja que eu não sei como fazer quando apertar uma tecla enquanto esta colidindo então coloquei só colisão , mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece.. ai os codigos do npc >
Create
"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta."
Ja que eu não sei como fazer quando apertar uma tecla enquanto esta colidindo então coloquei só colisão , mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece.. ai os codigos do npc >
Create
- Código:
Conversa = 0
- Código:
if Conversa = 1 {
draw_text(x,-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
}
- Código:
Conversa = +1
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?
Você esqueceu de colocar a relatividade com o y. Tente assim:
- Código:
draw_text(x,y-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?
[...]mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece..
Nada acontece porque draw_text não funciona no step, tem que ser no draw...Step
Código:
- Código:
if Conversa = 1 {
draw_text(x,-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
}
Edit 1: Outra coisa, na colisão, você colocou "conversa += 1". Enquanto o objeto estiver colidindo, este número vai aumentar infinitamente... Mesmo que você coloque o código no draw, pois a variável conversa não será 1.
Edit 2: Desculpa, não reparei. Você não colocou conversa += 1, mas sim, conversa = +1. É inútil colocar o "+", pois o número 1 já é positivo. Sendo assim, o edit anterior pode ser ignorado.
Minha engine (Movimento Limpo) tem um tutor que conversa com o jogador. De certo modo, é um NPC. Dê uma olhada, apesar disso não ser o foco da engine e estar pouco comentada, talvez lhe sirva de algum modo.
Veja no objeto "o_professor".
Flws...
Última edição por Willy em Dom 15 Set 2013, 15:53, editado 1 vez(es)
Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?
Existe um modo simples para eu fazer com String ?Willy escreveu:[...]mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece..Nada acontece porque draw_text não funciona no step, tem que ser no draw...Step
Código:
- Código:
if Conversa = 1 {
draw_text(x,-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
}
[EDIT] Outra coisa, na colisão, você colocou "conversa += 1". Enquanto o objeto estiver colidindo, este número vai aumentar infinitamente... Mesmo que você coloque o código no draw, pois a variável conversa não será 1.
[/EDIT]
[EDIT 2] Desculpa, não reparei. Você não colocou conversa += 1, mas sim, conversa = +1. É inútil colocar o "+", pois o número 1 já é positivo.
[/EDIT2]
Minha engine (Movimento Limpo) tem um tutor que conversa com o jogador. De certo modo, é um NPC. Dê uma olhada, apesar disso não ser o foco da engine e estar pouco comentada, talvez lhe sirva de algum modo.
Veja no objeto "o_professor".
Flws...
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?
Depende do que você considera simples...
Caso tenha visto a engine, provavelmente você vai achar que a interpretação dos códigos é mais difícil do que ler isso:
Vou tentar fazer algo simples aqui e edito/posto mais tarde.
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Aqui está a engine. É quase a mesma coisa que está no Movimento Limpo, só que está simplificado e explicado.
Download
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Caso tenha visto a engine, provavelmente você vai achar que a interpretação dos códigos é mais difícil do que ler isso:
- Spoiler:
Vou tentar fazer algo simples aqui e edito/posto mais tarde.
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Última edição por Willy em Dom 15 Set 2013, 16:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Postar a Engine)
Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?
Valew cara , vou usar e dar os devidos creditos me ajudou bastante =) O jogoWilly escreveu:Depende do que você considera simples...
Caso tenha visto a engine, provavelmente você vai achar que a interpretação dos códigos é mais difícil do que ler isso:Isso porque na engine, ela está com uma serie de adaptações, por isso tá aquela zoeira toda. E também porque eu tenho o hábito de "complicar para facilitar".
- Spoiler:
Vou tentar fazer algo simples aqui e edito/posto mais tarde.
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