GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

Mensagem por DanMK Qui 05 Set 2013, 11:48

Olá pessoal, eu estou criando um jogo com meu irmão Furious God e estamos tendo uns problemas com o desempenho do jogo. Se eu deixo o jogo muito tempo aberto, o PC começa a ficar lento e esquentar. Acho que isso se deve ao alto nível de verificações para desenho por segundo. Eu uso o seguinte código para desenhar uma grade de elementos de acordo com uma matriz:

Código:

//Desenha o sprite de acordo com a cor randômica

distancia = 32;

for(i=0;i<global.quant_linha;i+=1){
    for(j=0;j<global.quant_coluna;j+=1){
        switch(global.cor[i,j]){
            case 1: draw_sprite(spr_elemento_folha, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
              
            case 2: draw_sprite(spr_elemento_agua, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
            
            case 3: draw_sprite(spr_elemento_sol, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
            
            case 4: draw_sprite(spr_elemento_terra, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
        }
    }
}
O problema é que em cada frame, ou seja, 30 vezes por segundo, o jogo redesenha 77 elementos dessa grade, algo realmente desnecessário e que deve estar causando essa lentidão. A minha pergunta é: existe algum jeito de renderizar uma vez isso daí, transformar em uma imagem e desenhar UMA vez só e ficar esperando por uma atualização para re-renderizar e deixar tudo mais leve? Não quero um jogo em 2D e tão simples que mesmo assim trave meu PC xD

Me desculpem se eu não tiver explicado muito bem. Valeu.
DanMK
DanMK

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 05/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 8
Prêmios : [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty Re: [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

Mensagem por PedroX Qui 05 Set 2013, 12:14

Faz assim:

Coloque esse código num bloco de códigos, separado dos outros é melhor, no Create:
Código:
superficie = surface_create(600, 600);
surface_set_target(superficie);

todo o seu código de desenho

surface_reset_target();
Em que (600, 600) representam o comprimento e largura da superfície.

Isso vai desenhar numa superfície. Depois é só usar no Draw:

Código:
draw_surface(superficie, x, y);
Em que (x, y) pode ser (0, 0) ou outro valor apropriado.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty Re: [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

Mensagem por DanMK Qui 05 Set 2013, 20:43

PedroX, muito obrigado, era exatamente isso que eu estava procurando. Eu desconhecia esse método de superfícies. Consegui fazer o que eu queria, valeu mesmo =) pode fechar.

Tópico resolvido. CRP-Max.
DanMK
DanMK

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 05/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 8
Prêmios : [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty Re: [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos