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Funções obsoletas no GM:S
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Funções obsoletas no GM:S
Este tutorial mostra quais funções são obsoletas no GM:S e como resolver o problema (na maioria dos casos).
Você pode conferir a lista completa aqui:
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/017_obsolete%20functions/index.html.
Funções Message_ e Highscore_ Foram removidas totalmente. O SO é que define a formatação. Terá que usar DRAW (criar seu próprio código).
Efeitos de Som
O GM:S conta com novas funções para sons. As antigas ainda podem ser usadas. Mas é bom usar as novas para efeitos especiais.
Sons 3D
Embora disponível, não é igual aos das versões anteriores. A nova engine conta com avançados emissores e receptores, que permitem controlar o áudio como nunca antes visto no GM.
Obs: Você precisa ativar a opção em Global Game Settings e modificar seus códigos anteriores de som.
Outras funções de som
O resto das funções de som são de preloading (agora todos os sons são carregados no inicio do jogo), descarte, formatos não suportados e panning (que é fácil de fazer com as novas funções).
Funções dinâmicas
Adicionar novos objetos durante o jogo, verificar a existências de variáveis, rodar um código a partir de uma string ou adicionar código a uma timeline não é mais possível.
Adição de sprites, backgrounds e sons de arquivos externos
Você deve colocar o arquivo externo como Included File. Também pode fornecer uma URL para download (as funções retornarão um "id" que pode ser acessado por um ds_map no evento Asynchronous)
Executando Códigos
A função execute_string() não existe mais. As funções asset_get_index(string) e asset_get_type(string) podem ser usadas para pegar o id de um resource pelo seu nome, algo antes feito com execute_string.
Funções de Display
screen_refresh(), screen_redraw(), entre outras, foram removidas.
Funções de mplay
Foram substituidas pelo novo sistema de networking.
CD
Por não serem compatíveis com as outras plataformas, foram removidas.
Outras funções também foram removidas. Veja o link no início do tópico para ter mais detalhes. Pergunte se tiver dúvidas.
Tradução livre por Pedro Henrique.
Você pode conferir a lista completa aqui:
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/017_obsolete%20functions/index.html.
Funções de registro
O modo mais usado de resolver isso é usando as funções de arquivos INI, binários, de texto ou de buffer.Mensagens e Highscore
Funções como show_message() não existem mais (exceto para debug). As funções get_* e show_* foram substituidas por funções que não pausam o jogo.- Código:
num = get_integer_async("Escolha um número", 0);
- Código:
var i_d = ds_map_find_value(async_load, "id");
if (i_d == num) { if ds_map_find_value(async_load, "status") { global.Age = ds_map_find_value(async_load, "value"); } }
Funções Message_ e Highscore_ Foram removidas totalmente. O SO é que define a formatação. Terá que usar DRAW (criar seu próprio código).
Splash
As de splash_*() foram totalmente removidas (pois o jogo dá crash em outros sistemas operacionais). Para contornar isso, você pode criar seu próprio sistema usando uma room e alguns objetos com sprite.Funções de Particles avançadas
Você ainda pode usar funções de partículas no GM:S, que são até mais eficientes que antes. Isso porque funções avançadas foram removidas: particle attractors, particle changers, particle deflectors, particle destroyers. Sendo assim, você não pode mais manipular partículas após sua criação. Para contornar o problema, você pode usar objetos simples com vários valores iniciais que são modificados no Step ou num Alarm.Efeitos de Som
O GM:S conta com novas funções para sons. As antigas ainda podem ser usadas. Mas é bom usar as novas para efeitos especiais.
Sons 3D
Embora disponível, não é igual aos das versões anteriores. A nova engine conta com avançados emissores e receptores, que permitem controlar o áudio como nunca antes visto no GM.
Obs: Você precisa ativar a opção em Global Game Settings e modificar seus códigos anteriores de som.
Outras funções de som
O resto das funções de som são de preloading (agora todos os sons são carregados no inicio do jogo), descarte, formatos não suportados e panning (que é fácil de fazer com as novas funções).
Funções dinâmicas
Adicionar novos objetos durante o jogo, verificar a existências de variáveis, rodar um código a partir de uma string ou adicionar código a uma timeline não é mais possível.
Adição de sprites, backgrounds e sons de arquivos externos
Você deve colocar o arquivo externo como Included File. Também pode fornecer uma URL para download (as funções retornarão um "id" que pode ser acessado por um ds_map no evento Asynchronous)
Executando Códigos
A função execute_string() não existe mais. As funções asset_get_index(string) e asset_get_type(string) podem ser usadas para pegar o id de um resource pelo seu nome, algo antes feito com execute_string.
Funções de Display
screen_refresh(), screen_redraw(), entre outras, foram removidas.
Funções de mplay
Foram substituidas pelo novo sistema de networking.
CD
Por não serem compatíveis com as outras plataformas, foram removidas.
Outras funções também foram removidas. Veja o link no início do tópico para ter mais detalhes. Pergunte se tiver dúvidas.
Tradução livre por Pedro Henrique.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Funções obsoletas no GM:S
Muitas funções importantes foram removidas, agora é seu controle/manipulação sobre o jogo é radicalmente menor, você não pode criar coisas avançadas no jogo.
Mas tem os lados bons tambem, além das exportações, a física intergrada, ainda foram melhoradas as funções já existentes(e que continuaram).
Acredito que a YOYO quiz deixar de lado o usuário ter o controle sobre jogo, e fazer ele conseguir fazer este jogo melhor, tendo a preocupação apenas com o jogo, podendo.
Eu sempre contestei muito a retirada dessas funções(sei que um pouco é por causa da compatibilidade, mas podia continuar elas apenas para window), ainda contesto, mas para fazer jogos mesmo, o game maker melhorou, com novas funções e novas exportações.
Então acredito que seja bom usar o Studio, mas não abandonar o 8(comecei a usar o Studio, espero fazer meu próximo jogo nele).
Mas tem os lados bons tambem, além das exportações, a física intergrada, ainda foram melhoradas as funções já existentes(e que continuaram).
Acredito que a YOYO quiz deixar de lado o usuário ter o controle sobre jogo, e fazer ele conseguir fazer este jogo melhor, tendo a preocupação apenas com o jogo, podendo.
Eu sempre contestei muito a retirada dessas funções(sei que um pouco é por causa da compatibilidade, mas podia continuar elas apenas para window), ainda contesto, mas para fazer jogos mesmo, o game maker melhorou, com novas funções e novas exportações.
Então acredito que seja bom usar o Studio, mas não abandonar o 8(comecei a usar o Studio, espero fazer meu próximo jogo nele).
Re: Funções obsoletas no GM:S
É chato ver algumas funções saírem, principalmente sem a reposição de uma alternativa equivalente, mas é o preço de ter uma suíte que exporta pra várias plataformas sem muita dificuldade... Também, é um alívio poder pensar que vamos nos preocupar somente com o código. Vida longa ao Game Maker.
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