GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Hoje à(s) 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Multiplas sprites

5 participantes

Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Multiplas sprites

Mensagem por marcin_w_ Qua 21 Ago 2013, 20:51

Como criar um objeto com múltiplas sprites possíveis? Por exemplo um objeto (inimigo_morrendo). Como criar esse objeto para que cada vez q ele apareça tenha sprites aleatórias animadas diferentes???....

uma dúvida que também não foge a esse caso é:

Como fazer com que o obj (inimigo_morrendo) tenha sua sprite criada de acordo com a direction do obj inimigo_antes_morrer (Passando assim um efeito de cair para trás)
marcin_w_
marcin_w_

Data de inscrição : 25/11/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 90
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por feyon2.1 Qua 21 Ago 2013, 21:02

também queria saber, da uma ajuda aew

UP!
feyon2.1
feyon2.1

Data de inscrição : 14/08/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por ruben.23 Qua 21 Ago 2013, 22:06

Acho que o que vc tá querendo fazer, é vários inimigos num objeto só, num é isso?
ruben.23
ruben.23

Data de inscrição : 29/05/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 212
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por Lukbebalduke Qua 21 Ago 2013, 22:24

O que você precisa é definir um estado para cada ação do inimigo, e uma sprite para cada ação. Exemplo:

Temos a var "acao" com valor 0

Código:
acao=0
O que você vai fazer agora é definir o que cada numero do açao corresponde, por exemplo:

Código:
if acao=1 // andando
{
hspeed=2
sprite_index=(spr_inimigo_andando)
}
E depois é só ir definindo seus estados

Código:
if acao=2 // parado
{
hspeed=0
sprite_index=(spr_inimigo_parado)
}
E se quiser randomizar seus movimentos é só conferir meu tutorial de randomizar:

https://gmbr.forumeiros.com/t19554-tutorial-randomizar?highlight=randomizar

E provavelmente o tutorial do saim de maquina de estados finitos vai te ajudar:

https://gmbr.forumeiros.com/t14340-tutorial-maquina-de-estados-finitos

Como fazer com que o obj (inimigo_morrendo) tenha sua sprite criada de acordo com a direction do obj inimigo_antes_morrer (Passando assim um efeito de cair para trás)
É só pegar o ultimo lado que ele esteve e aplicar a um image_xscale.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por marcin_w_ Qui 22 Ago 2013, 01:39

Olha, eu agradeço a ajuda mas acho que vcs não entenderam muito bem. Eu quero que o objeto que representa a morte do inimigo possua várias possibilidades de sprites animadas. (para morrer de varias formas) ex: perdendo cabeça, cortado ao meio, explodindo, nao interessa isso!!....apenas quero saber como fazer para q um objeto tenha a possibilidade de "nascer" com qlqr uma dessas sprites aleatoriamente. ou seja....o buraco eh bem mais em baixo doq as respostas dadas acima.



E a respeito das direções que pedi....é por exemplo:

if obj.inimigo direction = 270 obj.inimigo.morrendo sprite = "morrendo270"
marcin_w_
marcin_w_

Data de inscrição : 25/11/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 90
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por Lukbebalduke Qui 22 Ago 2013, 06:34

O que, vamos lá. Primeiro você já deve ler aquele tutorial de random para entender melhor, mas basicamente vamos randomizar a sprite de morte e copiar a direction.

no create bote algo como

Código:
animacao=irandom(3)
if animacao=0 {sprite_index=(spr_morte1)}
if animacao=1 {sprite_index=(spr_morte2)}
if animacao=2 {sprite_index=(spr_morte3)}
if animacao=3 {sprite_index=(spr_morte4)}
Isso vai fazer ele randomizar a sprite. E quando o obj inimigo for criar o obj inimigo morrendo é só fazer algo como

Código:
(instance_create(x,y,obj_morte)).direction=direction
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por KinKing Qui 22 Ago 2013, 21:48

Para a segunda dúvida você terá que criar um objeto onde vai todo o código base de todos os monstros que você quer usar. Digamos que seja o obj_inimigo que será o "pai" de todos os inimigos.

Ele será o PARENT do obj_touro que é um tipo inimigo qualquer. No touro você coloca o que muda dele para os outros tipos inimigos quaisquer, por exemplo, sprite_index = spr_touro, spriteMorrer = spr_touro_morrendo, além de invocar o código do parent quando necessário.

Assim você vai ter todo o código do que acontece quando um inimigo morre dentro de um objeto que serve de base, e só muda o necessário nos objetos derivados.

Não sei quanta experiência você tem com PARENT, mas esse é o método mais fácil.
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Multiplas sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos