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Multiplas sprites

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Mensagem por marcin_w_ Qua 21 Ago 2013, 20:51

Como criar um objeto com múltiplas sprites possíveis? Por exemplo um objeto (inimigo_morrendo). Como criar esse objeto para que cada vez q ele apareça tenha sprites aleatórias animadas diferentes???....

uma dúvida que também não foge a esse caso é:

Como fazer com que o obj (inimigo_morrendo) tenha sua sprite criada de acordo com a direction do obj inimigo_antes_morrer (Passando assim um efeito de cair para trás)
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Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por feyon2.1 Qua 21 Ago 2013, 21:02

também queria saber, da uma ajuda aew

UP!
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Mensagem por ruben.23 Qua 21 Ago 2013, 22:06

Acho que o que vc tá querendo fazer, é vários inimigos num objeto só, num é isso?
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Mensagem por Lukbebalduke Qua 21 Ago 2013, 22:24

O que você precisa é definir um estado para cada ação do inimigo, e uma sprite para cada ação. Exemplo:

Temos a var "acao" com valor 0

Código:
acao=0
O que você vai fazer agora é definir o que cada numero do açao corresponde, por exemplo:

Código:
if acao=1 // andando
{
hspeed=2
sprite_index=(spr_inimigo_andando)
}
E depois é só ir definindo seus estados

Código:
if acao=2 // parado
{
hspeed=0
sprite_index=(spr_inimigo_parado)
}
E se quiser randomizar seus movimentos é só conferir meu tutorial de randomizar:

https://gmbr.forumeiros.com/t19554-tutorial-randomizar?highlight=randomizar

E provavelmente o tutorial do saim de maquina de estados finitos vai te ajudar:

https://gmbr.forumeiros.com/t14340-tutorial-maquina-de-estados-finitos

Como fazer com que o obj (inimigo_morrendo) tenha sua sprite criada de acordo com a direction do obj inimigo_antes_morrer (Passando assim um efeito de cair para trás)
É só pegar o ultimo lado que ele esteve e aplicar a um image_xscale.
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Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por marcin_w_ Qui 22 Ago 2013, 01:39

Olha, eu agradeço a ajuda mas acho que vcs não entenderam muito bem. Eu quero que o objeto que representa a morte do inimigo possua várias possibilidades de sprites animadas. (para morrer de varias formas) ex: perdendo cabeça, cortado ao meio, explodindo, nao interessa isso!!....apenas quero saber como fazer para q um objeto tenha a possibilidade de "nascer" com qlqr uma dessas sprites aleatoriamente. ou seja....o buraco eh bem mais em baixo doq as respostas dadas acima.



E a respeito das direções que pedi....é por exemplo:

if obj.inimigo direction = 270 obj.inimigo.morrendo sprite = "morrendo270"
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Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por Lukbebalduke Qui 22 Ago 2013, 06:34

O que, vamos lá. Primeiro você já deve ler aquele tutorial de random para entender melhor, mas basicamente vamos randomizar a sprite de morte e copiar a direction.

no create bote algo como

Código:
animacao=irandom(3)
if animacao=0 {sprite_index=(spr_morte1)}
if animacao=1 {sprite_index=(spr_morte2)}
if animacao=2 {sprite_index=(spr_morte3)}
if animacao=3 {sprite_index=(spr_morte4)}
Isso vai fazer ele randomizar a sprite. E quando o obj inimigo for criar o obj inimigo morrendo é só fazer algo como

Código:
(instance_create(x,y,obj_morte)).direction=direction
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Multiplas sprites Empty Re: Multiplas sprites

Mensagem por KinKing Qui 22 Ago 2013, 21:48

Para a segunda dúvida você terá que criar um objeto onde vai todo o código base de todos os monstros que você quer usar. Digamos que seja o obj_inimigo que será o "pai" de todos os inimigos.

Ele será o PARENT do obj_touro que é um tipo inimigo qualquer. No touro você coloca o que muda dele para os outros tipos inimigos quaisquer, por exemplo, sprite_index = spr_touro, spriteMorrer = spr_touro_morrendo, além de invocar o código do parent quando necessário.

Assim você vai ter todo o código do que acontece quando um inimigo morre dentro de um objeto que serve de base, e só muda o necessário nos objetos derivados.

Não sei quanta experiência você tem com PARENT, mas esse é o método mais fácil.
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