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[Resolvido]Sincronia objeto+animação!
4 participantes
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[Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Bem, como todos sabem existe uma variavel chamada de friction, que faz o papel de desaceleração de um objeto, eu gostaría de saber, se é possível por fricção tambem, nas animações dos sprites dos objetos do jogo. Agradecimentos antecipados por qualquer informação.
Última edição por ruben.23 em Qua 21 Ago 2013, 12:54, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : problema rezolvido!)
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Coloque assim no Step ou Draw:
- Código:
image_speed *= 0.95;
- Código:
image_speed -= 0.02;
- Código:
speed -= friction;
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
eu testei e não deu certo não!
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Deixe-me ver se entendi:
Você quer que a velocidade da animação do pé do seu objeto tenha a mesma velocidade que ele anda?
Edit: Vi seu outro tópico (Dica: não crie tópicos repetidos, isso deixa o fórum desorganizado e é completamente desnecessário ter dois tópicos para o mesmo assunto) e entendi o que você quer fazer. O que o Pedro falou está certo, você só usou errado acredito eu. Em vez de usar um "image_speed = 0" use isso:
Você quer que a velocidade da animação do pé do seu objeto tenha a mesma velocidade que ele anda?
Edit: Vi seu outro tópico (Dica: não crie tópicos repetidos, isso deixa o fórum desorganizado e é completamente desnecessário ter dois tópicos para o mesmo assunto) e entendi o que você quer fazer. O que o Pedro falou está certo, você só usou errado acredito eu. Em vez de usar um "image_speed = 0" use isso:
- Código:
if image_speed>0 and movendo = true
{
(image_speed -= 0.02)
}
mZIl- Data de inscrição : 10/07/2013
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
acho que vc não entendeu, eu falei desaceleração, ou seja quando um objeto esta em movimento e então ele para, mas ele não deve parar de uma vez, ele deve parar mais lentamente por cauza da fricção. O que eu queria saber é o seguinte. Digamos que eu fiz um objeto certo? e no evento create eu coloquei uma variavel friction=0.08, e esse objeto usa tres sprites, elas são: spr_virando_esquerda, spr_virando_direita e spr_parado, ok? os sprites spr_virando_esquerda e direita são animações com cada um 2 quadros, certo? Agora eu programo o objeto pra usar as animações virando esquerda e direita, quando apertar as teclas "ceta para direita e esquerda", e coloco um outro codigo para que quando não estiver apertando nenhuma tecla usar spr_parado, até ai tudo bem? Mas como fazer para que ao soltar a tecla as animação do sprite usado, desacelere na mesma velocidade que a do objeto? Ou seja ao soltar a tecla tanto o objeto como a animação da sprite irá desacelerar, se não me engano isso se chama inércia. Todos sabem que depois do freio todo carro ainda vai para frente até desacelerar totalmente. Do mesmo jeito devería ser com a com as imagens, elas desaceleraríam(reduzir avelocidade de exibição) a execulção das animações das sprites em questão, até que o objeto parasse totalmente, quando o objeto estiver parado ela para de execultar a animação!
Última edição por ruben.23 em Sáb 17 Ago 2013, 11:24, editado 2 vez(es)
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Então, é exatamente o que o código vai fazer. Ele vai diminuir a variável image_speed (Que é essencialmente a frequência que os frames da sua animação irão mudar.) e isso vai fazer com que mude os frames mais devagar. Assim, você disse que tem um código para quando não tiver nenhuma tecla apertada ele usa spr_parado. Basta adaptar o código:ruben.23 escreveu:acho que vc não entendeu, eu falei desaceleração, ou seja quando um objeto esta em movimento e então ele para, mas ele não deve parar de uma vez, ele deve par mais lentamente por cauza da fricção. O que eu queria saber é o seguinte. Digamos que eu fiz um objeto certo? e no evento create eu coloquei uma variavel friction=0.08, e esse objeto usa tres sprites, elas são: spr_virando_esquerda, spr_virando_direita e spr_parado, ok? os sprites spr_virando_esquerda e direita são animações com cada um 2 quadros, certo? Agora eu programo o objeto pra usar as animações virando esquerda e direita, quando apertar as teclas "ceta para direita e esquerda", e coloco um outro codigo para que quando não estiver apertando nenhuma tecla usar spr_parado, até ai tudo bem? Mas como fazer para que ao soltar a tecla as animações as animações vão parando na mesma velocidade do objeto mesmo depois de eu ter soltado a tecla?
No lugar desse código para mudar a sprite para spr_parado use isso (Ou seja, quando todos os botões que movimentam estiverem soltos) :
- Código:
if (image_speed>0) and (andando = false)
{
image_speed -= 0.08
}
if image_speed<=0
{
sprite_index = spr_parado
image_speed = 0
}
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Tópicos mesclados. Por favor não faça mais de um tópico para uma mesma dúvida. Se eu respondi e você não conseguiu, avise no mesmo tópico. Você já detalhes suficientes para entendermos a pergunta e nós já respondemos também. O que falta é encaixar o código corretamente no seu jogo.
Obrigado pela atenção.
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Eu costumo usar
- Código:
image_speed := speed * constante;
saim- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Eu não entendi não, faltam explicações nesse código, pelo que entendi, ele sería assim:saim escreveu:Eu costumo usar
- Código:
image_speed := speed * constante;
velocidade da imagem, dívidida ou igual a velocidade multiplicada pela constante, mas afinal o que diabos é essa "constante" e como ela deve ser declarada ou definida num objeto ou script sei lá, por favor me responda amigo saim! aguardo sua resposta ou de qualquer um que responder, agradecimentos a todos e desculpas pelo erro cometido referente a postar dois tópicos com a mesma dúvida, minha intenção não era desorganisar o forum, minhas sinceras desculpas por isso, eu só quería uma resposta. ao responderem ou não, tenham em mente que vcs estão ajudando ou não no meu desenvolvimento e no desenvolvimento de quem está vendo esse tópico, me ajudando concerteza ajudará a muitos outros, que concerteza terão a mesma dúvida. Só pra constar, eu pesquizei aquí mesmo no forum e não encontrei nenhum tópico que explique o que é uma "constante", ok? falow!
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Quando você multiplica um número por outro maior que 0 e menor que 1, o resultado é um número menor. A constante é esse outro número.
Se a speed for 5, a image_speed será 1. E assim por diante.
Você também pode usar:
- Código:
image_speed = speed * 0.2;
Se a speed for 5, a image_speed será 1. E assim por diante.
Você também pode usar:
- Código:
image_speed = speed / 5;
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
aaah, agora sim finalmente eu entendi, a constante é a multiplicação de um valor, por um numero maior que 0 e menor que 1, num é isso?valew pela resposta pedrox, ela foi muito util!, ,
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Não, calma. Uma constante é o inverso de uma variável, ou seja, ela não varia. Ela é constante, e nunca será mudada enquanto o game estiver sendo rodado. Só poderá ser mudada se você editar o código do game. Se você pegar a expressão acima o "0.2" é uma constante, assim como o "5".ruben.23 escreveu:aaah, agora sim finalmente eu entendi, a constante é a multiplicação de um valor, por um numero maior que 0 e menor que 1, num é isso.valew pela resposta pedrox, ela foi muito util!, ,
Não vou ficar estendendo o post pois isso está fora do assunto do tópico e se você procurar no google vai achar isso facilmente.
mZIl- Data de inscrição : 10/07/2013
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Re: [Resolvido]Sincronia objeto+animação!
Problema rezolvido pessoal! Obrigado a todos que tentaram me ajudar, eis o dito codigo, aff:
Como o tópico já foi resolvido ele sera trancado, caso o autor queira inserir mais alguma informação contate um moderador. CRP-Max.
- code:
- if keyboard_check(vk_left)
{
image_speed=0.25
sprite_index=spr_pneu_esq
}
else
{
if keyboard_check_released(vk_left)
image_speed=0
}
if keyboard_check(vk_right)
{
image_speed=0.25
sprite_index=spr_pneu_esq
}
else
{
if keyboard_check_released(vk_right)
image_speed=0
}
if keyboard_check(vk_up)
{
image_speed=0.25
sprite_index=spr_pneu_esq
}
else
{
if keyboard_check_released(vk_up)
image_speed=0
}
if keyboard_check(vk_down)
{
image_speed=0.25
sprite_index=spr_pneu_esq
}
else
{
if keyboard_check_released(vk_down)
image_speed=0
}
image_speed=0.25*speed/vel_maxima//usa a velocidade do objeto(speed) para saber quando parar ou animar
Como o tópico já foi resolvido ele sera trancado, caso o autor queira inserir mais alguma informação contate um moderador. CRP-Max.
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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x 0 x 0 x 0
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