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statos do player e dano no inimigo
2 participantes
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statos do player e dano no inimigo
olá a todos eu queria saber se alguem me podia fazer uma pequena engine ou dizer os códigos mais ou menos como posso por status no meu player .
por exemplo tenho o player com uma espada, o player tem 10 ataque e 20 defesa e quando eu atinjo o inimigo ele perde x de vida e quando eu atacar ele ataca me e cause me um x de dano mas eu queria um dano aleatório entre 30 e 40 por exemplo e depois quando passo de level ganho 10 pontos para o status e depois ia aos status e aumentava o ataque ou a defesa conforme eu quisesse.
topico que preciso saber:* como por status no player e com isso o ataque que eu tiver no player assim causa ao inimigo
* como fazer dano aleatório faz de conta a espada causa entre 10 e 30 dano ao inimigo e ao aumentar os status do player também o dano da espada aumenta.
* como fazer com que o inimigo cause dano aleatório ao player
e
* ao passar de nível são me dados faz de conta 10 pontos para eu aumentar o que eu quiser o ataque ou a defesa
já tentei fazer isto mas não consegui. o que eu quero fazer é como nos jogos online como o daw of the dragons nao sei se conhecem se não uma coisa assim parecida.
ta um texto um pouco grande mas pronto e
obrigado
por exemplo tenho o player com uma espada, o player tem 10 ataque e 20 defesa e quando eu atinjo o inimigo ele perde x de vida e quando eu atacar ele ataca me e cause me um x de dano mas eu queria um dano aleatório entre 30 e 40 por exemplo e depois quando passo de level ganho 10 pontos para o status e depois ia aos status e aumentava o ataque ou a defesa conforme eu quisesse.
topico que preciso saber:* como por status no player e com isso o ataque que eu tiver no player assim causa ao inimigo
* como fazer dano aleatório faz de conta a espada causa entre 10 e 30 dano ao inimigo e ao aumentar os status do player também o dano da espada aumenta.
* como fazer com que o inimigo cause dano aleatório ao player
e
* ao passar de nível são me dados faz de conta 10 pontos para eu aumentar o que eu quiser o ataque ou a defesa
já tentei fazer isto mas não consegui. o que eu quero fazer é como nos jogos online como o daw of the dragons nao sei se conhecem se não uma coisa assim parecida.
ta um texto um pouco grande mas pronto e
obrigado
nunogx- Data de inscrição : 27/12/2012
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Re: statos do player e dano no inimigo
Armazene os status em variáveis. Simples assim. Tipo "ataque := 10; defesa := 20". Depois, na hora de causar dano ao inimigo, você coloca algo como "inimigo_atingido . dano := ataque;". Ou, na hora dele te causar dano, coloca "jogador . dano := ataque - jogador . defesa;"nunogx escreveu:* como por status no player e com isso o ataque que eu tiver no player assim causa ao inimigo
A palavra que você está procurando é "random". Vá no manual e pesquise todas as funções que usem "random" no nome. Acredito que a que vá te atender é "irandom_range".nunogx escreveu:* como fazer dano aleatório faz de conta a espada causa entre 10 e 30 dano ao inimigo e ao aumentar os status do player também o dano da espada aumenta.
Mesma coisa.nunogx escreveu:* como fazer com que o inimigo cause dano aleatório ao player
e
Primeiro, passar de nível.nunogx escreveu:* ao passar de nível são me dados faz de conta 10 pontos para eu aumentar o que eu quiser o ataque ou a defesa
Pra isso, você precisa de uma variável pra dizer que o jogador chegou no ponto de passar de nível. Normalmente, isso é medido em "xp" (eXPeriência). Então você precisa de uma variável pra armazenar quanta "xp" o jogador tem e outra pra armazenar quanta "xp" ele precisa pra chegar ao próximo nível. Vou chamar de "xpNxtLvl" (xp to next level, ou xp para o próximo nível). Normalmente, é bom fazê-las globais (ver tutorial sobre variáveis, linkado acima).
Aí, na hora que o jogador ganhar xp, você coloca um código do tipo
- Código:
xp += umTantoAí; //aumenta a xp do jogador
if (xp >= xpNxtLevel){ // se está na hora de levelUp
levelUp(); // roda um script de levelUp
}
Como você vai distribuir alguns pontos pro jogador e como isso não vai ser aleatório, vai usar outra variável pra saber quantos pontos existem pra distribuir. O script, então, pode ficar assim:
- Código:
lvl += 1; // sobe de nível
ptsStatus += 10; // aumenta a quantidade de pontos a distribuir
xpNxtLvl *= 2; // aumenta a xp requerida pra passar de nível[/quote]Note essa última linha. Sem ela, a xp requerida pra passar de nível ficaria constante. Como xp estaria sempre maior que ela, o jogador ficaria passando de nível o tempo todo. Ele ficaria ultra poderoso, mas não conseguiria usar seus poderes porque estaria ocupado passando de nível...
Ufa, finalmente conseguimos os ptsStatus. Agora fica a dúvida... COMO você quer que o jogador defina se o ponto vai pra ataque ou defesa? Apertando um botão na tela? No teclado? Controlando um objeto que passa sobre outro e isso resulta em adição/subtração de pontos?
Seja como for, você precisa definir um evento pra soma. Nesse evento, fica fácil:[quote]if (ptsStatus >0) { // se tem ponto pra distribuir
ataque += 1; // aumenta o status (pode ser defesa, também: cada status, um código diferente)
ptsStatus -= 1; // diminui a quantidade de pontos a distribuir
}
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