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Direção Z

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Direção Z Empty Direção Z

Mensagem por Kapoty Sex 09 Ago 2013, 11:52

Estou precisando de algum script que pegue a direção Z entre dois pontos tridimensionais.

Exemplo:

Código:
//Ponto[x,y,z]
Ponto1[0,0,0];
Ponto2[15,23,55];
return (Direção z entre Ponto1 e Ponto2);
Agradeço desde já.
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por MatheusReis Sex 09 Ago 2013, 12:33

Se eu entendi direito e você quiser o ângulo formado por 2 pontos em relação ao eixo Z (no caso, de Ponto1[0,0,0] a Ponto2[15,23,55]):
Direção Z Q03v
Código:
//x1 e y1 são os x e y do Ponto1, enquanto x2 e y2 os do Ponto2

direcaoZ = point_direction(x1,y1,x2,y2);
Parece bobo, mas basta considerar a situação como se estivesse vendo de cima. Os valores de z dos pontos não fazem diferença no calculo do ângulo, então a gente só considera o planoXY, como num jogo 2d topdown.

-edit: fiz uma correção na ilustração.
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por Kapoty Sex 09 Ago 2013, 12:42

Mas, assim eu peguei o angulo XY, quero o angulo Z.

Tipo, pegar o angulo de pontos de Z's diferentes.

(Acho que já da pra entender)
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por MatheusReis Sex 09 Ago 2013, 12:50

Tipo isso?
Direção Z 9vvg
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por Kapoty Sex 09 Ago 2013, 13:00

Sim, sabe como pegar este angulo?
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por MatheusReis Sex 09 Ago 2013, 13:18

Então fica assim.
Código:
//x1,y1 e z1 são os x,y e z do Ponto1, enquanto x2,y2 e z2 os do Ponto2

//Primeiro, pegamos a distancia entre os 2 pontos no planoXY
distXY=point_distance(x1,y1,x2,y2);

//E então calculamos o angulo usando os 'Z's
direçãoZ=point_direction(0,-z1,distXY,-z2);
O sinal de negativo nos 'Z's é para 'ajustar' a função. O point_direction foi feito para x e y, sendo que o eixo y nos computadores é voltado para baixo. Nós queremos que o z conte 'para cima', por isso eu inverti.Direção Z X6z

Caso precise de ajuda na hora de converter os angulos de volta pra x,y e z:
Código:
x=distancia_total*cos(degtorad(direcaoXY))*cos(degtorad(direcaoZ));
y=-distancia_total*sin(degtorad(direcaoXY))*cos(degtorad(direcaoZ));
z=distancia_total*sin(degtorad(direcaoZ));
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por Kapoty Sex 09 Ago 2013, 13:33

Era exatamente isto que estava procurando, procurei e procurei mas não achei, obrigado mesmo o/
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Direção Z Empty Re: Direção Z

Mensagem por saim Sex 09 Ago 2013, 13:46

Não estou vendo a imagem (internet bloqueada no serviço, aquela história), mas tenho uma idéia do que foi pedido.

Um ângulo em 3D é sempre em um plano e com relação ao outro.
Num eixo de coordenadas, você sempre pode usar dois pontos como vértices opostos de um paralelepípedo (a menos que uma ou mais coordenadas coincidam, o que reduz o paralelepípedo a um retângulo plano, uma reta ou um ponto).
O que parece estar sendo pedido é ângulo entre o plano de base e o plano da diagonal do paralelepípedo.

Usando um terceiro ponto com as mesma coordenada Z de um ponto e com as mesmas coordenadas X e Y do outro, você tem um triângulo retângulo em que um dos ângulos é o que você quer. Com as medidas de um triângulo retângulo, você consegue o seno, cosseno e tangente de qualquer ângulo e, por consequência, o ângulo a que ele se refere.

Dá pra fazer um script mais ou menos assim:
Código:
// uso: variavel := anguloZ(x1, y1, z1, x2, y2, z2);
var xx, yy, zz, catBase, catZ;
xx[0] := argument0;
yy[0] := argument1;
zz[0] := argument2;
xx[1] := argument3;
yy[1] := argument4;
zz[1] := argument5;
// medida do cateto da base (no plano paralelo ao x/y)
catBase := point_distance(xx[0], yy[0], xx[1], yy[1]);
// medida do cateto paralelo ao eixo Z
catZ := abs(zz[0] - zz[1]);
// de posse dos catetos, calcula-se a tangente e o ângulo
return(arctan2(catZ, catBase)); // não tenho certeza se é bem assim que funciona "arctan2"
Notar que o game maker provavelmente vai usar radianos e que eu não previ situações em que coordenadas coincidem (provavelmente já estão previstas pela função arctan2).

Edit: Droga, o MatheusTeis é muito mais rápido (e melhor) do que eu. Mas quebrei a cabeça com isso, vou postar mesmo ele tendo dado uma solução até mais inteligente.
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Direção Z Empty Re: Direção Z

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