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Simulação de direção
3 participantes
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Simulação de direção
Bom dia Pessoal,
Esse já é um problema antigo que tenho...e sei que é apenas o primeiro.
Estou a algum tempo tentando simular um sistema de direção para um carro.
Eu preciso fazer com que o veículo de movimente na direção de um objeto especifico.
As setas esquerda e direita rotacionam o alvo e a seta para cima terá de fazer o veículo mover-se em sua direção.
Para explicar como estou fazendo, o "alvo tem as mesmas coordenadas do cubo azul, o efeito de rotação é apenas ilusório (aceito sugestões de como fazer isso direito).
Espero ter sido claro com meu problema.
E se auguem souber de uma maneira melhor ou correta de se fazer isso eu aceito sugestões.
Esse já é um problema antigo que tenho...e sei que é apenas o primeiro.
Estou a algum tempo tentando simular um sistema de direção para um carro.
Eu preciso fazer com que o veículo de movimente na direção de um objeto especifico.
As setas esquerda e direita rotacionam o alvo e a seta para cima terá de fazer o veículo mover-se em sua direção.
Para explicar como estou fazendo, o "alvo tem as mesmas coordenadas do cubo azul, o efeito de rotação é apenas ilusório (aceito sugestões de como fazer isso direito).
Espero ter sido claro com meu problema.
E se auguem souber de uma maneira melhor ou correta de se fazer isso eu aceito sugestões.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Simulação de direção
tente uma variavel, ex:
Create event:
Step Event:
e so um exemplo... se quiser desenhar no draw, tente o draw_sprite_ext
Create event:
- Código:
my_angle=45//ANGULO SIMULADO
Step Event:
- Código:
image_angle=direction+my_angle
e so um exemplo... se quiser desenhar no draw, tente o draw_sprite_ext
Re: Simulação de direção
Não entendi bem sua dúvida... você só quer que o ângulo aumente gradualmente de acordo com a tecla que você ta segurando? Também que volte pro ângulo "normal" caso as teclas não estejam sendo pressionadas? (suposição)
Re: Simulação de direção
Boa tarde Matheus,
Não, não é isso.
O que estou tentando fazer é com que um objeto "A" se mova em direção a outro objeto "B" com base no angulo do objeto "B"
Este exemplo que usei não está nem perto do que eu espero, ainda falta uma tonelada de códigos mas a premissa é essa.
Não, não é isso.
O que estou tentando fazer é com que um objeto "A" se mova em direção a outro objeto "B" com base no angulo do objeto "B"
Este exemplo que usei não está nem perto do que eu espero, ainda falta uma tonelada de códigos mas a premissa é essa.
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Re: Simulação de direção
Depende como é o movimento do seu carro, você usa physics, coordenadas ou speed?
Se for speed é só usar o 'direction' se for coordenada dá pra usar o lengthdir, eu acho. Ou aplicar fórmula de decompor um vetor mesmo, usando seno e cosseno. Mas pra ajudar preciso de mais detalhes.
Se for speed é só usar o 'direction' se for coordenada dá pra usar o lengthdir, eu acho. Ou aplicar fórmula de decompor um vetor mesmo, usando seno e cosseno. Mas pra ajudar preciso de mais detalhes.
Re: Simulação de direção
Pretendo usar speed por agora, já que é mais para um estudo que estou fazendo isso.
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Re: Simulação de direção
eae, nao tinha intendido sua pergunta, mais, agora, acho que entendi...
primeiramente, voce pega o id (indentificador) do outro objeto, te aconselho a ja criar armazenando o id:
depois, pegue o angulo desse objeto baseando-se na indentificaçao:
e um jeito, tem varios...
[edit]
de um exemplo de como seu jogo sera/e, e assim, posso te ajudar melhor...
primeiramente, voce pega o id (indentificador) do outro objeto, te aconselho a ja criar armazenando o id:
- Código:
parte=instance_create(x,y,nome_do_objeto)
depois, pegue o angulo desse objeto baseando-se na indentificaçao:
- Código:
direction=parte.direction
e um jeito, tem varios...
[edit]
de um exemplo de como seu jogo sera/e, e assim, posso te ajudar melhor...
Re: Simulação de direção
Valeu galera, vou fazer uns testes e ver no que dá!
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