Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
+30
MatheusReis
willcraft2
MissingNo
Kabeção
SIGILOSO
Gonçalves
cascavelo
Brother27
lord_mikewigan
Rodrigo Santiago
saim
charlles.rafael
Crovux
gabrielsch
Klior
The Wizard
WhiteAngel
Mestre
RodrigoOak
PedroX
Mr.Rafael
Joton
Stickman
lucas.limeira.92
LightSpeedy
Thyago
theguitarmester
Super Games
Pit Bull
CRP-Max
34 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Quinzenais
Página 2 de 5
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Não sei se pelo fato de ter tido a ideia, ela parecia tão simples, pois bem vamos de novo:
Quanto a sprite:
Quando você abre seu Game Maker, em um novo projeto, tem varias pastas, assim:
Na parte que esta escrito Sprites, você cria um conforme a figura.
E todas as imagens, fora o background, devem estar dentro desta unica sprite, assim:
Não deve ser usada outra sprite de forma alguma, não sera contado pontos por imagens geradas fora deste sprite, com o draw por exemplo, pois o foco é esta sprite.
Não importa se essas imagens são personagens ou cenário, se elas estiverem num único sprite ta valendo.
Pelo que eu sei de tileset, ele é usado para compor o background, se for para compor o background e não necessitar de outra sprite, mesmo para mascaras, pode usar.
Simples assim.
Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
Espero ter deixado mais claro a ideia do concurso.
Abraço, equipe GMBR CQ#16.
Quanto a sprite:
Quando você abre seu Game Maker, em um novo projeto, tem varias pastas, assim:
Na parte que esta escrito Sprites, você cria um conforme a figura.
E todas as imagens, fora o background, devem estar dentro desta unica sprite, assim:
Personagens retirados de : http://www.bitstrips.com/create/comic/
Não deve ser usada outra sprite de forma alguma, não sera contado pontos por imagens geradas fora deste sprite, com o draw por exemplo, pois o foco é esta sprite.
Não importa se essas imagens são personagens ou cenário, se elas estiverem num único sprite ta valendo.
Pelo que eu sei de tileset, ele é usado para compor o background, se for para compor o background e não necessitar de outra sprite, mesmo para mascaras, pode usar.
Simples assim.
Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
Espero ter deixado mais claro a ideia do concurso.
Abraço, equipe GMBR CQ#16.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Eeeeitá õ/ adorei esse tema, vai gerar dificuldades... Porém pode se fazer qualquer jogo usando só uma sprite, curti bastante o tema, vou participar e ganhar esse ouro que nunca ganhei, boa sorte aos participantes.
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
É necessário que a unica sprite tenha varias sub-imagens como um GIF, ou posso usar um único frame enorme com todas imagens nele?
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Perae... se só pode criar uma sprite pelo Game Maker quer dizer que eu posso muito bem usar sprite_add() e adicionar o resto das minhas sprites pelos Included Files? Armazenar sprites em variáveis não é contra a regra correto?
Flw!
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
No caso eu fiz um player caminhando.. Ai so meche um poco as pernas(quase nada porcausa do tamanho das sprites) valeria como 2 imagens?
Crovux- Data de inscrição : 07/01/2012
Reputação : 6
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
vou participar também, apesar de nao ter muita experiencia , mas eu quero tentar(quero desafiar meus limites )
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Pensei a mesma coisa. E não é apenas usar arquivos externos, dá pra ripar essa sprite dentro do jogo mesmo, criando outras sprites com apenas as imagens desejadas, dentro de um game_start event. Encriptando ou escondendo o script que faz isso, pode ser bem chato perceber a "trapaça".gabrielsch escreveu:Perae... se só pode criar uma sprite pelo Game Maker quer dizer que eu posso muito bem usar sprite_add() e adicionar o resto das minhas sprites pelos Included Files? Armazenar sprites em variáveis não é contra a regra correto?
Flw!
Na verdade, eu costumo fazer coisa parecida em jogos fora de concursos, eu JUNTO sprites que entram como recurso e gravo em sprites próprias.
Isso está previsto nas regras? É permitido criar sprites a partir da principal e usá-las normalmente?
Outra coisa... O draw event parece estar sendo desencorajado, nesse concurso. Eu perco (ou deixo de ganhar) pontos se criar efeitos dentro do draw_event, mesmo que use apenas imagens da sprite?
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Vamos contar quantas imagens tem no Sprite, se for uma imagem grande vai ser só uma imagem.
Tem um quadrinho mostrando varias imagens no sprite, é isso, imagem0, imagem1, imagem2 e assim sucessivamente.
Só conta pontos a quantidade de imagens dentro do sprite.
Se você incluir imagens que não estejam no sprite, com sptite_add(), Variável, não muda nada, pois se não estão no sprite não conta pontos.
Não vamos contar quantas imagens aparecem no jogo e sim quantas tem no sprite.
Se as imagens não estão no sprite, não conta. Mesmo que apareçam no jogo final, o que queremos é a imagem no Sprite.
O desafio do concurso é controlar as imagens do sprite no jogo.
Tem um quadrinho mostrando varias imagens no sprite, é isso, imagem0, imagem1, imagem2 e assim sucessivamente.
Personagens retirados de : http://www.bitstrips.com/create/comic/
Quer colocar usando programação? Pode, mas não vai contar pontos.Só conta pontos a quantidade de imagens dentro do sprite.
Se você incluir imagens que não estejam no sprite, com sptite_add(), Variável, não muda nada, pois se não estão no sprite não conta pontos.
Não vamos contar quantas imagens aparecem no jogo e sim quantas tem no sprite.
Se as imagens não estão no sprite, não conta. Mesmo que apareçam no jogo final, o que queremos é a imagem no Sprite.
O desafio do concurso é controlar as imagens do sprite no jogo.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Quer dizer que eu vou ter que fazer um monte de imagens dentro do sprite para ganhar pontos?Assim se eu fazer um jogo com uma sprite com literalmente mil imagens, eu vou ganhar o concurso de colocar as imagens!E esse negócio de pontos tá horrível e confuso.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Você leu e entendeu isso?
Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Quando li confesso que tava diferente...agora só falta eu achar um tuto explicando como eu faço isso que eu sinceramente não sei.(Ou tentar aprender sozinho)CRP-Max escreveu:Você leu e entendeu isso?Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Esse trófeu vai ser moleza
Só não entendi o dia da entrega... não é 03/08 á 18/08, porquê você colocou 09/08 até 13/08?
E a entrega é como? Eu tenho que fazer um tópico ou é aqui mesmo que entrega?
Só não entendi o dia da entrega... não é 03/08 á 18/08, porquê você colocou 09/08 até 13/08?
E a entrega é como? Eu tenho que fazer um tópico ou é aqui mesmo que entrega?
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
- Enviar uma versão do jogo do dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013 = 10 pontos
Obs: esta versão não precisa ser a final, pode ser melhorada até o termino do concurso, ela serve para demostrar quantos participantes teremos, e assim podermos pedir a licença para a YOYOGames, ela exige pelo menos 20 participantes.
O tópico de como serão feitas as entregas será criado no dia 09/08/2013.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
GENTE, O CONCURSO É ÓTIMO .
O TEMA E A PONTUAÇÃO SÃO BEM FÁCEIS DE ENTENDER:
30 -se tem 1 sprite
10 - somente frames originais (5 - pelo menos 1 imagem rippada)
10 -a cada 10 sprites originais(até chegar em 80)
5 - a cada 10 sprites rippadas(até chegar em 80)
20 -criatividade(varia)
-20-bugs(varia)
Pode usar draw, sprite externa, background, e tudo mais, PORÉM NÃO VALE NADA.
Vou fazer um jogo super legal...
O TEMA E A PONTUAÇÃO SÃO BEM FÁCEIS DE ENTENDER:
30 -se tem 1 sprite
10 - somente frames originais (5 - pelo menos 1 imagem rippada)
10 -a cada 10 sprites originais(até chegar em 80)
5 - a cada 10 sprites rippadas(até chegar em 80)
20 -criatividade(varia)
-20-bugs(varia)
Pode usar draw, sprite externa, background, e tudo mais, PORÉM NÃO VALE NADA.
Vou fazer um jogo super legal...
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
essa é o primeiro concurso que vou participar , espero conseguir mostrar alguma coisa
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
ja ouvi falar de um jeito de fazer um Tetris só com uma sprite e um objeto,vou pesquisar como se faz
lord_mikewigan- Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 23
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
lord_mikewigan escreveu:ja ouvi falar de um jeito de fazer um Tetris só com uma sprite e um objeto,vou pesquisar como se faz
Entregou o ouro ¬¬
Nunca dê informações sobre os jogos que irá fazer, para evitar plágio.
Brother27- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/06/2012
Reputação : 14
Número de Mensagens : 253
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Fazer um tetris não é exatamente inovar. Em 15 dias, não dá pra plagiar ninguém, no máximo aproveitar uma idéia. De qualquer forma, não vejo como aproveitar 30 imagens dentro de um tetris.
Bom, pelo que entendi dos comentários, então ter apenas uma sprite com todas as imagens que aparecem no jogo é que é a regra, não tem nada contra usar diversas sprites geradas a partir dessa sprite do arquivo, com sprite_create, certo? É que fiquei com a impressão que a idéia do concurso seria trabalhar a dificuldade de se controlar a image_index e/ou a mask_index. Gerando muitas sprites a partir da sprite do arquivo, isso fica facilmente resolvido.
Bom, pelo que entendi dos comentários, então ter apenas uma sprite com todas as imagens que aparecem no jogo é que é a regra, não tem nada contra usar diversas sprites geradas a partir dessa sprite do arquivo, com sprite_create, certo? É que fiquei com a impressão que a idéia do concurso seria trabalhar a dificuldade de se controlar a image_index e/ou a mask_index. Gerando muitas sprites a partir da sprite do arquivo, isso fica facilmente resolvido.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Não Saim, você não pode usar o sprite_create, pois assim você vai ter mais de um sprite no jogo.
O concurso é justamente pra ver como os participantes vão manipular as imagens dentro de um único sprite e fazer um jogo interessante e divertido.
Personagens animados serão mais difíceis de programar e acredito que será o que vai definir o vencedor junto com a diversão do jogo.
O concurso é justamente pra ver como os participantes vão manipular as imagens dentro de um único sprite e fazer um jogo interessante e divertido.
Personagens animados serão mais difíceis de programar e acredito que será o que vai definir o vencedor junto com a diversão do jogo.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Exatamente o que o Cascavelo disse. É um pouco complicado, mas acho que com constantes e com alguns scripts, dá pra facilitar um pouco a manipulação.
Para facilitar mais ainda, seria bom usar o mesmo número de quadros para cada item.
Chega de dicas, já que talvez eu ainda participe.
Para facilitar mais ainda, seria bom usar o mesmo número de quadros para cada item.
Chega de dicas, já que talvez eu ainda participe.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Tópicos semelhantes
» Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
» [SEngine]Uma Sprite Mil Imagens
» Como manipular imagens de um sprite animado?
» [Resolvido]Como exibir todas as imagens da sprite no end step?
» Estereografia - Imagens "escondidas" em imagens!
» [SEngine]Uma Sprite Mil Imagens
» Como manipular imagens de um sprite animado?
» [Resolvido]Como exibir todas as imagens da sprite no end step?
» Estereografia - Imagens "escondidas" em imagens!
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Quinzenais
Página 2 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos