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Aula 4 - Blender 3D 2.5 - Selecionando Objetos
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Aula 4 - Blender 3D 2.5 - Selecionando Objetos
Selecionando Objetos
A vida não se resume em orbitar objetos e dar mais e menos zoom. Vamos aprender alguns comandos para manipular os objetos. Abra o Blender e se já estiver aberto, feche - o e abra - o novamente, assim a cena estará fresquinha e sem alterações.
Uma vez que ele esteja aberto, vamos selecionar o objeto, por que se não selecionarmos ele, como o manipularemos ? Parece piada , mas é muito comum a pessoa ativar os comandos de agarrar , rotacionar e etc. sem ter selecionado o objeto e não entender por que as coisas não estão funcionando.
Antes de mais nada é importantíssimo que você saiba da necessidade da seta do mouse estar no lugar certo ao se trabalhar com os comandos básicos. Nesse caso, lugar certo se traduz em3D Window, ou seja, a parte cinza da imagem acima. Cuide para a seta do mouse não ficar nas partes vermelhas com a sutil inscrição "Aqui não!"
Um objeto selecionado é aquele que tem uma linha alaranjada em torno de si. Observe o cubo, se ele tem uma linha alaranjada contornando - o, significa que está selecionado. Caso não tenha, é necessário selecioná - lo.
Para selecionar o objeto 1) mova a seta do mouse mais ou menos ao centro do cubo e 2) clique no botão direito do mouse. 3) Se o objeto ficar margeado com linhas alaranjadas, ele estará selecionado.
Perceba bem a diferença entre um objeto que não está selecionado, à esquerda e o que está selecionado à direita. Veja a característica marcante da linha alaranjada.
E para desselecionar?
Simples, pressione a tecla A. Assim a linha alaranjada sumirá e o objeto não estará mais selecionado.
Obs.: Para efeito de treinamento, experimente selecionar (botão direito do mouse) e desselecionar (tecla A) o objeto diversar vezes, até compreender bem o que está acontecendo.
Agora que você já domina a refinada arte de selecionar objetos, está na hora de agarrá-los
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