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Mensagem por cascavelo Sáb 06 Jul 2013, 23:45

Recebi uma mensagem do Molinware que me deixou realmente entusiasmado:
A versão 1.2 do GMS terá o Yoyo Compiler e a velocidade dos games deve aumentar umas 100 vezes.
Vejam o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=i3ECuXBc7Ks

O que já era bom vai ficar melhor.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 07 Jul 2013, 00:40


Finalmente! Notícia MARAVILHOSA! O poderoso GM, que já evoluiu tanto, merecia isso há anos. Agora o bicho vai pegar, mas vai pegar bonito.
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Mensagem por gabrielsch Dom 07 Jul 2013, 01:15

Uma noticia incrível, na maioria dos projetos que eu já fiz tive problemas de desempenho por causa de muitos efeitos visuais na tela e parece que agora podemos ir um pouco além disso! Alias essa performance também vai afetar os jogos 3D feitos no GM? Digo, a quantidade de modelos na tela ao mesmo tempo vai poder ser aumentada sem prejudicar tanto o FPS? Sei que o GM:Studio ja liga razoavelmente bem com vários polígonos na tela mas esse numero com o YYC deverá aumentar correto?

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Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 07 Jul 2013, 14:11


Aumenta pra caramba. Mas, sinceramente, o que GM precisava, mesmo, era uma proteção decente nos jogos. Isso já era uma pedra no sapato desde o 6. Tomara que isso seja realmente uma compilação e, se for, o GM está prestes a galgar um degrau muito sério no mercado profissional. Nova era total.
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Mensagem por PedroX Dom 07 Jul 2013, 16:50

É uma grande notícia. Só acho que eles falarem que vão gerar código nativo para todas as plataformas está meio incoerente. Eu não tenho certeza, mas creio que os códigos gerados para Android e iOS já são nativos. Creio que o código para Windows e outros sistemas não portáteis é que vai mudar.

Editado:

No Twitter postaram algumas notícias:https://twitter.com/lordoftheyoyo/status/340347937815138305

30/05
Sandy Duncan escreveu:have you tried GameMaker:Studio recently ? We have a compiler and cross platform shaders coming in just a few weeks.
GameMaker:Studio for OSX. should happen before the end of the year.
Isso foi no dia 30/05, o que indica que seria pra Junho. Como estamos em Julho, já é pra estar avançado.

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Mensagem por Kabeção Dom 07 Jul 2013, 18:06

Código nativo do Android é C++.
O Android e o IOs usam runners. Quando você vai testar os jogos o GMS envia um arquivo para aquele programa instalado no mobile e ele executa o arquivo, ou seja, aquela apk é uma VM.
O apk separado deve ser a mesma coisa só que ali o arquivo e o runner já estão juntos.

O que eles devem fazer é compilar as funções diretamente para Java ao inves de usar instruções separadas para que a VM execute indiretamente.
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Mensagem por PedroX Dom 07 Jul 2013, 18:16

Código nativo do Android é C++.
O Android e o IOs usam runners. Quando você vai testar os jogos o GMS envia um arquivo para aquele programa instalado no mobile e ele executa o arquivo, ou seja, aquela apk é uma VM.
O apk separado deve ser a mesma coisa só que ali o arquivo e o runner já estão juntos.

O que eles devem fazer é compilar as funções diretamente para Java ao inves de usar instruções separadas para que a VM execute indiretamente.

Eu não tenho smartphone/tablet. Por isso nunca testei um jogo do GM:S em um e também não sei como é que funciona o runner.

Fiquei com dúvida nas palavras em negrito (C++, Java). É isso mesmo ou você confundiu?

Até mais!

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Mensagem por Kabeção Dom 07 Jul 2013, 18:30

De acordo com a própria documentação do Android não tem grande diferença de performance entre fazer uma app em código nativo ou em Java, então não vejo porque compilar usando C se o Java é bem mais difundido quando se trata de desenvolvimento Android.

No caso o próprio Java é executado em uma VM , por isso, quando digo "compilar" me refiro que ao invés de usar um runner em Java, o código será diretamente em Java.
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Mensagem por Will Garcia Seg 29 Jul 2013, 16:05

Alem disso podia vir uma redução no preço. Eu sei que é uma excelente ferramenta mais acho muita cara.
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Mensagem por cascavelo Seg 29 Jul 2013, 16:24

Alem disso podia vir uma redução no preço. Eu sei que é uma excelente ferramenta mais acho muita cara.

Na verdade o preço vai aumentar, lançaram uma promoção agora pra quem já tem algum modulo fazer o upgrade pagando 200 dólares e quem já comprou módulos e pagou mais de 500 faz o upgrade de graça.
Depois do lançamento do compiller o GMS completo vai pra 799 dólares, hoje custa 499.

Aproveitei e fiz o upgrade por 200 dólares, só tinha o módulo android. Fiquei meio decepcionado porque nada que tentei exporta r em HLTM5 funcionou direito.
Mas eu já tinha a intenção de lançar jogos pro winphone 8, então talvez tenha valido a pena.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 29 Jul 2013, 18:02

COMPILADOR!!!!!!!!
ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!
AGORA TEREMOS JOGOS DECENTES E VELOZES.
Que notícia ótima, mas creio que algumas funções vão sumir como execute_string, pois é uma função interpretada e não compilada. Mesmo assim estou ansioso, tomara que saia logo.

Falando emcompilação para código nativo é o seguinte:
Todos os jogos exportados pra qualquer plataforma usam um runner, até mesmo o GameMaker7 usa um runner .
O que ocorre é que o jogo é integrado ao runner dentro do executável(aplicativo), se vocês não perceberam esse runner ocupa 2mb no exe do windows.
O que acontece é que agora ele é realmente convertido pra um programa, deixando de ser interpretado.
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Mensagem por gabrielsch Seg 29 Jul 2013, 20:21

Calma, tenho algumas duvidas sobre o preço do Game Maker depois do compiler:
1. O preço do GMS: Master vai aumentar, ou seja o resto vai aumentar ou vão continuar inalterados?
2. O novo compiler vai vim só na versão Master ou vai vir para as versões Professional etc.?

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Mensagem por cascavelo Seg 29 Jul 2013, 20:43

O master vai aumentar porque terá o compiller e ele será vendido separadamente também por 200.
Foi isto que divulgaram ontem, mas ainda podem mudar isto antes do lançamento.
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Mensagem por CRP-Max Ter 30 Jul 2013, 13:42

cascavelo escreveu:O master vai aumentar porque terá o compiller e ele será vendido separadamente também por 200.
Foi isto que divulgaram ontem, mas ainda podem mudar isto antes do lançamento.
Mas Pra quem já tem o Master, eles não podem querer cobrar separado, esta no contrato de compra da versão Master, "Automatic upgrade to future export modules".
Caso isso ocorra, vai chover processos contra eles...
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Mensagem por cascavelo Ter 30 Jul 2013, 14:00

Mas Pra quem já tem o Master, eles não podem querer cobrar separado, esta no contrato de compra da versão Master, "Automatic upgrade to future export modules".
Caso isso ocorra, vai chover processos contra eles...
Sim, vendido separadamente pra quem comprar somente os módulos, quem tem master recebe todos os módulos futuros. Foi por isto que resolvi fazer o upgrade.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 30 Jul 2013, 14:13

Resumindo: Só terá isso quem quer arriscar fazer jogos 2D. O que não é meu caso.
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Mensagem por CRP-Max Ter 30 Jul 2013, 14:29

Rodrigo Santiago escreveu:Resumindo: Só terá isso quem quer arriscar fazer jogos 2D. O que não é meu caso.
Na verdade se for pra comercializar, é mais arriscado um jogo 3D, o 2D é mais fácil e barato para produzir, e caso seja um fiasco, você perde menos tempo e dinheiro.
Gosto de jogos em 3D (tenho um projeto em Game Maker parado aqui), mas como quero focar em Android e IOS, acho o 2D mais garantido, pelo menos por enquanto.
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Mensagem por cascavelo Ter 30 Jul 2013, 14:34

Resumindo: Só terá isso quem quer arriscar fazer jogos 2D. O que não é meu caso.

Não vejo assim, a promessa é que a velocidade do jogo aumenta muito com o jogo copilado, a yoyo fala sempre em 100 vezes.

Sendo assim o caminho natural é que futuramente o suporte a 3d seja melhorado no GMS.


Isto sem contar o suporte a shaders que é realmente incrível,
veja o efeito de água no vídeo:





Quem ainda não migrou para o GMS ainda, vai encontrar muita dificuldade pra absorver tudo no futuro, desde o lançamento a um ano atrás foram toneladas de atualizações e recursos novos, tenho até dó de quem está começando no GMS agora.
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Mensagem por CRP-Max Sex 09 Ago 2013, 14:54

Previsão de lançamento do YYC, 18 de agosto de 2013.
Depois desta data a versão Master vai para $799,00, algo como R$ 1.813,73.
Dai vai ser difícil de comprar mesmo.
Até o dia 18 a versão Master custa $499,00, ou R$1.132,73, que já é osso...
Acredito que depois disto, só quem pretende investir em jogos de forma comercial, vai realmente comprar esta versão.
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Mensagem por shatterhand2 Sex 09 Ago 2013, 22:44

Eu fiz o upgrade.

o YYC só vem de graça pra quem tem a versão Master.

Se não, vai ser um Módulo separado. E eu li US$ 300, não US$ 200...
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