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g++ adpt gml compiler
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g++ adpt gml compiler
Olá programadores!
Eu comecei a práticar a pouco tempo novos metodos de aplicação de sintaxe.
um ótimo alvo para isso foi tentar criar um compilador de códigos com game maker.
só para exclarecer, um compilador é um programa que executa comandos apartir de um código fonte.
de inicio tentei faze-lo todo manual fazendo operações byte por byte mas demonstrou ser algo meio ineficiente, pois não era tão rápido quanto esperado.
então decidi fazer apenas um adaptador ao compilador padrão do game maker.
este adaptador permitiria ao programdor usar linguagens como c++ e javascript junto com gml para criação do jogo/aplicativo.
ainda estando em versão beta, o adptador de compilador funciona.
ainda podem haver bugs, pois eu ainda não criei um token string para evitar que os comandos atravessem strings inoperantes.
sem mais delongas aqui estão os links de download
Compilador+GMK
bom, com os recursos padrão do game maker eu fiz um pequeno jogo exemplo, para testar todas as novas funcionalidades
Game Sample.exe
e o código fonte do jogo
Game Sample[SourceCode]
um breve exclarecimento sobre a nova sintaxe
javascript
function soma(x,y);//declara uma função
function soma(x,y)//declara a função com instrução
{
return(x+y);
};
inline function MAX(x,y)//declara uma função com processo de execução mais rápida
{
if(x>y)return(x);else return(y);
};//alerta: se usar várias funções com inline, o compilador não garante uma execução mais rápida
alert("Message");//função nativa, mostra uma janela com uma mensagem
this.y=10;//acessa a variavel local y
loadImage("filename");//carrega uma image
drawImage(ind,x,y);//desenha a imagem carregada
loadSound("filename");//carrega uma musica/som
playSound(ind,loop);//toca a musica carregada
c++[/c]
struct IMAGE;//declara uma estrutura
struct IMAGE//declara uma estrutura com propriedades
{
var width,heigth;
};
var OBJ=new IMAGE();//cria uma instancia da estrutura
OBJ.width=128;OBJ.height=128;//acessa as propriedades da estrutura
delete OBJ;//deleta a instancia da estrutura
podem haver mais funções,assim como bugs, pois ainda não é uma versão estavel.
[b]sobre os arquivos
o compilador compila arquivos .source para .gs
mas precisa haver um arquivo principal ou Main.source
arquivos .source são apenas arquivos de texto com extensão alterada.
coloque seu código num arquivo .source e execute o compilador então os comandos serão executados
você tambem podem incluir ou importar outros arquivos .source
por exemplo
por enquanto é só.
Eu comecei a práticar a pouco tempo novos metodos de aplicação de sintaxe.
um ótimo alvo para isso foi tentar criar um compilador de códigos com game maker.
só para exclarecer, um compilador é um programa que executa comandos apartir de um código fonte.
de inicio tentei faze-lo todo manual fazendo operações byte por byte mas demonstrou ser algo meio ineficiente, pois não era tão rápido quanto esperado.
então decidi fazer apenas um adaptador ao compilador padrão do game maker.
este adaptador permitiria ao programdor usar linguagens como c++ e javascript junto com gml para criação do jogo/aplicativo.
ainda estando em versão beta, o adptador de compilador funciona.
ainda podem haver bugs, pois eu ainda não criei um token string para evitar que os comandos atravessem strings inoperantes.
sem mais delongas aqui estão os links de download
Compilador+GMK
bom, com os recursos padrão do game maker eu fiz um pequeno jogo exemplo, para testar todas as novas funcionalidades
Game Sample.exe
e o código fonte do jogo
Game Sample[SourceCode]
um breve exclarecimento sobre a nova sintaxe
javascript
function soma(x,y);//declara uma função
function soma(x,y)//declara a função com instrução
{
return(x+y);
};
inline function MAX(x,y)//declara uma função com processo de execução mais rápida
{
if(x>y)return(x);else return(y);
};//alerta: se usar várias funções com inline, o compilador não garante uma execução mais rápida
alert("Message");//função nativa, mostra uma janela com uma mensagem
this.y=10;//acessa a variavel local y
loadImage("filename");//carrega uma image
drawImage(ind,x,y);//desenha a imagem carregada
loadSound("filename");//carrega uma musica/som
playSound(ind,loop);//toca a musica carregada
c++[/c]
struct IMAGE;//declara uma estrutura
struct IMAGE//declara uma estrutura com propriedades
{
var width,heigth;
};
var OBJ=new IMAGE();//cria uma instancia da estrutura
OBJ.width=128;OBJ.height=128;//acessa as propriedades da estrutura
delete OBJ;//deleta a instancia da estrutura
podem haver mais funções,assim como bugs, pois ainda não é uma versão estavel.
[b]sobre os arquivos
o compilador compila arquivos .source para .gs
mas precisa haver um arquivo principal ou Main.source
arquivos .source são apenas arquivos de texto com extensão alterada.
coloque seu código num arquivo .source e execute o compilador então os comandos serão executados
você tambem podem incluir ou importar outros arquivos .source
por exemplo
- Código:
#include<header.source>
isso incluira um arquivo .source na execução do arquivo atual
- Código:
import header.source
isso fara o compilador juntar o arquivo header.source num unico arquivo.gs
por enquanto é só.
Re: g++ adpt gml compiler
legal kara,bacana...
gosto da linguagem c,c++ pois é bem aberta a mudanças...gosto tbm de intercalar funções de linguagens diferentes....
mas gosto mesmo e de Batch-Script,GML é HTML
gosto da linguagem c,c++ pois é bem aberta a mudanças...gosto tbm de intercalar funções de linguagens diferentes....
mas gosto mesmo e de Batch-Script,GML é HTML
Convidad- Convidado
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