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Sonic 3D
GMBR :: Projetos :: Projetos Completos
Sonic 3D
O segundo jogo em 3d que segui seriamente,e pretendo terminar.
- Nome:Sonic The Hedgehog 3D
- Plataforma:8.0
- Genero:Aventura
- Descrição:
Não ha historia o projeto,mas aproveitarei para falar um pouco sobre oque foi feito nele:
Os graficos e sons foram juntados de dois projetos em 3D do sonic,e montado apenas a programação geral por mim!
Melhorou varias coisas desda versão 0.8 que postei aqui,tais como:
-Melhor controle do Sonic.
-Não mais rotaciona 180 graus quando bate.
-Varios bugs consertados.
-Bem mais facil acertar os inimigos.
-Melhorei o sistema de recordes,quase não falha na hora de escrever os detalhes,e tirei bugs.
-É possivel escolher entre 3 modos de camera.
-Mais fases(4 total) e mais inimigos,inclusive um chefão.
-Entre outras coisas... - Controles:Se encontram no proprio jogo,e inclusive na primeira fase ha mensagens de ajuda para facilitar ao jogador.
- Imagens:Versão antiga e versão nova:Baixar
Última edição por Adilson Thiago Vieira em Sex 29 Mar 2013, 14:34, editado 3 vez(es)
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Re: Sonic 3D
@Adilson Thiago Vieira
O link para download ta fora aqui, confirma ai se ele ta em 100%, pq eu não to conseguindo baixar
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Re: Sonic 3D
Obrigado por avisar Teokof! =D
Link corrigido(eu acho).
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Re: Sonic 3D
você poderia fazer um tutorial néh, claro que sem seus sprites e texturas, mais um tuto sobre o 3d em si. é só uma sujestão :/
Re: Sonic 3D
Porque não pode?parece estar muito bom,, pena eu não poder baixar
Que pena...
Eu tinha pensado nisso...Mas ainda estou planejando...você poderia fazer um tutorial néh, claro que sem seus sprites e texturas, mais um tuto sobre o 3d em si. é só uma sujestão :/
Mas ja fiz um tuto sobre simulação de modelos com sprites(quem tive interessado,o link ta na minha assinatura),so falta um completo de como criar um jogo 3d sem modelos mas usando sprites...
Mas isso é meio complicado,e ando sem tempo...Mas quando puder farei...
Ate+!
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Re: Sonic 3D
aguardando ancioso pelo tutorial, precisando tamo aí!!!
Re: Sonic 3D
A mudança do retorno melhorou muito o jogo.
E está legal o Sonic andar pra trás. parece que ele está querendo pegar velocidade.
Os precipícios ainda estão impedindo a conclusão da fase. Fica muito difícil não cair bem como fica difícil parar o Sonic.
Quando você está em baixa velocidade ou parado o ato de virar para manobrar ainda está lento.
Tente fazer um jogo com 8 direções de movimento. Imagine um Top Down comum onde você move para quatro direções. Ao invés de mudar de ângulo você vira instantâneamente naquela direção. Ao unir duas direções você tem oito. Você perde opções mais ganha velocidade. No Super Mario 64 eles usaram 360 direçõs com controle de velocidade, capacidade de girar em torno de algo e fazer movimentos de arqueados, bem como controlar a câmera.
Deixe o 'Baixar' mais visível e destacado no tópico.
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Re: Sonic 3D
Que bom que melhorou!O último ângulo da câmera está muito bom. É o melhor que tem.
A mudança do retorno melhorou muito o jogo.
E está legal o Sonic andar pra trás. parece que ele está querendo pegar velocidade.
Mas mesmo assim vou estar arrumando ele de vez enquando...
Que pena...Eu não sabia disso pois passo tranquilo(claro,porque sou o desenvolvedor dele),mas vou tambem ver oque faço a respeito...Os precipícios ainda estão impedindo a conclusão da fase. Fica muito difícil não cair bem como fica difícil parar o Sonic.
Quando você está em baixa velocidade ou parado o ato de virar para manobrar ainda está lento.
Vou aumentar a velocidade do sonic de virar quando estiver parado.
Eu tentei instalar esse sistema em meu jogo...Mas não deu nada certo! =Tente fazer um jogo com 8 direções de movimento. Imagine um Top Down comum onde você move para quatro direções. Ao invés de mudar de ângulo você vira instantâneamente naquela direção. Ao unir duas direções você tem oito. Você perde opções mais ganha velocidade. No Super Mario 64 eles usaram 360 direçõs com controle de velocidade, capacidade de girar em torno de algo e fazer movimentos de arqueados, bem como controlar a câmera.
Okay.ic dava curvas muito rapidas,não dava para controla-lo,entre outras coisas...
Ai tive que deixar assim,por inquanto até eu conseguir achar um bom sistema pro jogo...
[quote]Deixe o 'Baixar' mais visível e destacado no tópico.
Obrigado por comentar! =]
E obrigado ao João por estar avaliando!
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Re: Sonic 3D
Por acaso a base de sua engine de "3D no 2D" exige que você vá girando a personagem? Porque será muito mais fácil controlar o Sonic desta maneira. É a maneira correta. Usando as oito direções das setas e o Sonic corre direto naquela direção.
Quanto aos precipícios. Eu não estou me acostumando muito com o controle de ter que ir virando o Sonic, entende? É isso. Este sistema é usado em jogos de corrida, aeronaves e tal. Plataforma e jogos onde você controla uma personagem em terceira pessoa o ato de ir virando não é normal. Então não necessáriamente o jogo está realmente difícil.
Mas quanto aos cenários, uma coisa que fica óbvia é que no Sonic sempre teve rampas. Elas aceleram e desaceleram o Sonic e criam um sistema de jogo interessante que é típico da série. No seu jogo, entretanto, não tem isso. São blocos que estão formando degraus. Isso não é típico dos jogos do Sonic. Sejam em 3D ou em 2D. Provavelmente por uma dificudade que você esteja passando em fazer isso no 3D do Game Maker mesmo. Mas ainda assim eu precisava te dar este toque.
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Re: Sonic 3D
Eu sei...Igual lhe disse,tentei colocar esse sistema,mas não se adaptou bem!Por acaso a base de sua engine de "3D no 2D" exige que você vá girando a personagem? Porque será muito mais fácil controlar o Sonic desta maneira. É a maneira correta. Usando as oito direções das setas e o Sonic corre direto naquela direção.
O sonic virava muito bruscamente ou vagarosamente,perdia o controle facil,ficava estranho o movimento...Realmente não deu.
Mas estou tentando ainda criar um sistema desse tipo que funcione bem.
Sim,eu entendo,muitos ja me disseram para melhorar o sistema de movimento...Quanto aos precipícios. Eu não estou me acostumando muito com o controle de ter que ir virando o Sonic, entende? É isso. Este sistema é usado em jogos de corrida, aeronaves e tal. Plataforma e jogos onde você controla uma personagem em terceira pessoa o ato de ir virando não é normal. Então não necessáriamente o jogo está realmente difícil.
Eu irei melhorar! Mas somente quando eu desenvolver um sist. melhor que esse!
Eu não sei,não consegui fazer rampas...Mas quanto aos cenários, uma coisa que fica óbvia é que no Sonic sempre teve rampas. Elas aceleram e desaceleram o Sonic e criam um sistema de jogo interessante que é típico da série. No seu jogo, entretanto, não tem isso. São blocos que estão formando degraus. Isso não é típico dos jogos do Sonic. Sejam em 3D ou em 2D. Provavelmente por uma dificudade que você esteja passando em fazer isso no 3D do Game Maker mesmo. Mas ainda assim eu precisava te dar este toque.
Essa coisa é muito complicada,requer muita matematica e logica!
Eu até tenho uma engine com rampas,mas igual disse no meu topico anterior,eu não gosto de copiar nada,e sim de aprender e fazer do meu jeito!
Obrigado por comentar Meta Ridley! Me sinto mau por não ter posto as rampas e mudado o sist. de movimento...Mas não que eu não queira,é que minha lógica esta meio limitada nesses pontos.
flws ai amigo
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Re: Sonic 3D
Quanto às rampas e aos loops, eu tentei procurar por funções que pudessem te ajudar mas não achei.
Existem funções de loops perfeitos no plano cartesiano matemático usando o X e o Y. Eu imaginei que estas funções poderiam ser testadas. Pena eu não ter exemplos.
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Re: Sonic 3D
Tentei fazer com lenghtdir...Deu certo \o/
O codigo que fiz:
- Código:
loo=270
repeat rpt
{
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_add_rotation_y(-loo-270);
d3d_transform_add_translation(x+lengthdir_x(115,loo),y,z+lengthdir_y(115,loo))
d3d_draw_wall(-15,-15,-15,+15,-15,+15,sprite_get_texture(spr_textures1,1),1,1)
d3d_draw_wall(-15,+15,-15,+15,+15,+15,sprite_get_texture(spr_textures1,1),1,1)
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_add_rotation_x(90);
d3d_transform_add_rotation_y(-loo-90);
d3d_transform_add_translation(x+lengthdir_x(115,loo),y,z+lengthdir_y(115,loo))
d3d_draw_wall(-15,+15,-15,+15,+15,+15,sprite_get_texture(spr_textures1,0),1,1)
d3d_draw_wall(-15,-15,-15,+15,-15,+15,sprite_get_texture(spr_textures1,2),1,1)
loo+=13
d3d_transform_set_identity();
}
Tambem falta eu fazer o sonic andar sobre ela...
Na verdade nem sei se oque eu fiz foi mesmo complicado comparado com oque vem por ai ksksksksksk
Mas estou esperançoso que conseguirei...=D
So isso vai levar um tempo...
Flws
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Re: Sonic 3D
Não entendi muitobem o código pois é Game Maker 3D. Mas talvez seja apenas necessário agregar um valor em X, ou Y, ou em Z. Visto que para você fazer um anel você precisa de duas destas direções. Um 'loop aberto' precisa da terceira.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Sonic 3D
Avaliação oficial do Jogo
Por: João Van Blizzard
Gráficos e som:
A cena está bem construída, mesmo sendo ripada
de outros jogos da serie,as texturas e sprites ficaram bem organizadas nas fases
que joguei, o fundo também ficou bem encaixado a cena, pareceu um efeito
HDR de programas 3D mesmo, muito bom trabalho aqui,a água do rio também
ficou boa,exceto na visão topo que ela perde o efeito marulhado(mas isso
é o de menos), não vi rampas nem muitos circuitos longos ,apenas
uma seta acessa no chão eu vi para percorrer em alta velocidade,o que
é meio estranho a falta desses componente que sempre foram o ponto mais
alto da franquia.
A musica e o som que funciona perfeitamente em todas as situações
que deve ser usado sem qualquer problema (ao meu ver) , o ponto negativo fica
por conta do menu principal, que ficou muito mal planejado, o fundo não
está legal e as letras ficaram pequenas e com fontes nada atraente, me
passou uma impressão negativista por parte do autor, como se ele fosse
bom apenas em trabalhar com coisas feita pelos outros do que usando a criatividade,o
som do menu poderia tocar apenas uma vez, tocar toda hora fica meio irritante
quando se está lendo as opções antes de começar
a jogar.
Programação e controles:
Os comandos tem vários problemas alem da movimentação
desengonçada ,os botões estão mal situados, os botões
de sair do jogo estão junto com os de jogar o que diversas vezes eu apertava
por engano e começava tudo de novo desde o começo do jogo,
A programação até que está boa,
os inimigos movem-se bem, notei que eles não tentam atirar como na versão
original (por um lado foi bom, já que eles já dão trabalho
devido aos comandos mal projetados) , o pulo e a rolada funcionam bem, não
notei nenhum bug notável, apenas em uma ocasião na segunda fase
que quando fui atingido por um inimigo (mas eu tinha anéis, até
aqui ok ),cai em cima de um dos blocos da parede, podia andar neles normalmente,até
ai tudo bem, mas quando eu fui descer eu morri, estranho isso, mas foi só
o problema que eu achei até onde joguei. Também não achei
nenhuma opção de salva/carregar o jogo.(fez muita falta), as cameras
funcionam bem,e ajudam em varias ocasiões, principalmente quando um inimigo
está por perto .
Jogabilidade:
Como foi meio citado acima, a jogabilidade pecou pelo fato dos
movimentos mal projetados, eu ia andar os comandos iam para os lados, se eu
ia rolar eu batia e as vezes voltava (isso quando não voltava para morte)
,quando aparecia inimigos a coisa piorava
Eu tentava fugir mas não conseguia,quando eu tentava pular apertando
o botão e morria
Voltava para o menu principal por usarem os mesmos botões para ambas
as coisas , pular nos blocos e sobre o lago me obrigava ter de fazer diversos
cálculos antes de fazer um salto seguro, em algumas ocasiões me
fez recordar o game “Tomb Raider- Angel of Darkness “ que tinha
problemas similares com relação aos movimentos e jogabilidade,
a placa do fim da fase ficou de lado, quase não dava para ver ela, o
correto era estar de frente e ter mais caminho adiante, poderia ter feito o
sonic correndo embora enquanto a placa girava no fim da fase.
Conclusão:
Na minha opinião, eu não achei que esse jogo estava
preparado para ser lançado como um projeto pronto,eu gastei bem mais
tempo para avaliar esse jogo devida as minhas tentativas frustradas de tentar
passar as fases e quando passava, apertava o bendito “Z” sem querer
quando morria tentando atacar um inimigo e voltava tudo de novo, fiz de tudo
que podia com o propósito de dar uma avaliação o mais justa
possível, se tivesse um save/ load game ,mesmo com os comandos do jeito
que estavam, eu tentaria jogar até o fim., outra coisa, para um jogo
do sonic, deveu ícones importantes, jogos como esse requer uma responsabilidade
e dedicação para ser bem feito, até porque trata-se de
uma franquia famosíssima e consagrada. Espero ver esse jogo sendo aperfeiçoado
e se tornando um grande jogo, o talento para criar a engine 3D você já
tem,agora só requer alguns treinos a mais para lapidar essa pedra e transformá-la
em diamante ok.se fosse só o problema da programação a
ser resolvido eu até daria um "B" , mas outros problemas como
a falta de um save/load para prosseguir e a falta de fidelidade no game play
com relação a franquia original prejudicaram a nota, quando se
propõe a criar um jogo de uma franquia ja existente deve-se analizar
os pontos que mais chamam a atenção nela, para não parecer
que você esta criando um jogo com grafico de outros,o que não era
seu objetivo ao meu entender.
Nesse caso a nota que posso te dar no momento seria essa:
NOTA: C
-Arrume os comandos, deixe os mais parecidos com os de FPS assim
o personagem se movimentara em ângulos únicos, deixe a rolada do
sonic mais curta.
-Melhore o Menu principal, uma dica seria colocar um fundo da
Greem Hill no menu e o deixar ícone do jogo maior .
- Coloque fases mais extensas e que oportunizem o personagem
a correr mais e algumas rampas e círculos que são marca da franquia
original,
-Uma idéia: Seria interessante ver um jogo do estilo
Crash Bandicoot feito com sua engine, talvez funcionasse de maneira bastante
apreciável.como eu disse antes, talento você tem, mas você
se daria melhor começando a criar jogos mais simples e que não
exigisse tantos recursos complexos ok.
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Re: Sonic 3D
Opa,não tinha visto sua mensagem...Obrigado,eu consegui fazer o loop,e a abertura,só ficou faltando fazer o sonic andar sobre o loop agora(essa é a pior parte rsr)
Aí cara! Tá ficando cada vez melhor!
Não entendi muitobem o código pois é Game Maker 3D. Mas talvez seja apenas necessário agregar um valor em X, ou Y, ou em Z. Visto que para você fazer um anel você precisa de duas destas direções. Um 'loop aberto' precisa da terceira.
João,obrigado por avaliar!
Pois é,eu deveria ter planejado melhor o jogo...
Por isso dei uma parada nele,só volterei a desenvolve-lo quando me sentir capacitado para melhorar tudo nele,principalmente na jogabilidade.
Hah,e obrigado pelas sugestões =]
A do menu principal eu gostei bastante da sugestão,ficara bem melhor doque aquelas nuvem XD
Crash Bandicoot ?
Me interessou,obrigado pela ideia! hehe
Mais uma vez obrigado pela avaliação!
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Re: Sonic 3D
Você aceitaria ajuda para criação de elementos em 3D e Sprites renderizadas para o seu jogo?
Eu estou tentando conectar varios tipos de profissionais para a criação de jogos:
https://gmbr.forumeiros.com/t26065-pensamentoprojetistas-de-jogos
Se quiser, você também pode entrar no Fórum Blender Brasil e pedir para alguém de lá fazer os modelos e animações:
http://www.blender.com.br/forum/geral/assuntos-diversos/pensamento-projetistas-de-jogos#126798
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Re: Sonic 3D
Sabe até que gostei da ideia,vou ver se ajudo a divulgar em outros poucos forum que conheço...
Flws ai =D
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Re: Sonic 3D
Alguns bugs vou trabalhar para concertar,mas porinquanto parei de mexer nele por falta de logica =[
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