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Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
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GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Finalmente eu li todos os comentário(correndo mas li).
Quando eu li o tópico inicial eu achei que era pra fazer algo como dizer o que o Game Maker poderia ter e que ainda não tem.
Acho que fui só eu mesmo porque a coisa começou a ficar meio tensa alí e aqui. Mas quer saber? É melhor assim mesmo porque a vida não teria muita graça sem tensões e conflitos... maaas que bom que ninguém está morto.
Engraçado que eu já ia dizer que achava interessante o programa ter um editor de áudio, pelo menos um compositor MIDI, e uma melhoria nos recursos em 3D.
Não ia dizer que o programa é ruim. Iria dizer que o programa pode ser melhorado cada vez mais.
Ah, quanto ao Blender que foi comentado. Cara o Blender é um programa que tem todo o direito de se chamar de possuidor-de-recursos-profissionais. Só que é o seguinte, a parte de desenvolvimentos de jogos não tem muitos recursos mesmo. Acho que todo mundo que usa o Blender e já mexeu com qualquer engine de criação de jogos percebe isso. Tal como o Game Maker se concentra no 2D o Blender infelizmente ainda se concentra apenas na criação de elementos gráficos. Ou então felizmente mesmo porque agora ele é possuidor-de-recursos-profissionais. Então, basicamente eu pensava em algo como: Eu crio no Blender e passo pra Ogre e lá eu faço o jogo. Mas enfim.
Quando eu li o tópico inicial eu achei que era pra fazer algo como dizer o que o Game Maker poderia ter e que ainda não tem.
Acho que fui só eu mesmo porque a coisa começou a ficar meio tensa alí e aqui. Mas quer saber? É melhor assim mesmo porque a vida não teria muita graça sem tensões e conflitos... maaas que bom que ninguém está morto.
Engraçado que eu já ia dizer que achava interessante o programa ter um editor de áudio, pelo menos um compositor MIDI, e uma melhoria nos recursos em 3D.
Não ia dizer que o programa é ruim. Iria dizer que o programa pode ser melhorado cada vez mais.
Ah, quanto ao Blender que foi comentado. Cara o Blender é um programa que tem todo o direito de se chamar de possuidor-de-recursos-profissionais. Só que é o seguinte, a parte de desenvolvimentos de jogos não tem muitos recursos mesmo. Acho que todo mundo que usa o Blender e já mexeu com qualquer engine de criação de jogos percebe isso. Tal como o Game Maker se concentra no 2D o Blender infelizmente ainda se concentra apenas na criação de elementos gráficos. Ou então felizmente mesmo porque agora ele é possuidor-de-recursos-profissionais. Então, basicamente eu pensava em algo como: Eu crio no Blender e passo pra Ogre e lá eu faço o jogo. Mas enfim.
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
O game maker não é tão ruim, nem tão limitado, ele só precisa de melhorar em certas coisas, já pro lado do 3D ele tem que evoluir bastante mesmo para chegar em um bom nivel, seria até bom se em algum dia a yoyo lançasse um game maker em uma versão especial para desenvolver jogos 3D. Já no preço eles poderiam diminuir, seria mais justo, e quanto a comparar o Unity3D com o game maker já é meio que exagero, o unity é muito poderoso !
Misa- Data de inscrição : 06/09/2012
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Eu adoro o Game Maker. Tentei usar o Unity mas acabei desanimando porquê achei que fosse encontrar uma comunidade brasileira do mesmo porte que essa.
Os caras dizem que o GM não tem capacidade pra isso, pra aquilo, etc, etc., mas veja o caso do jogo Crimelife 3: É um jogo 3D, relativamente grande, que roda perfeitamente sem lag no meu pc, que é fraquíssimo comparado aos atuais. O Game Maker suporta aquilo, como não iria suportar seus "projetinhos"? Vocês que criticam tanto essa limitação, já chegaram a fazer algo maior/parecido com esse jogo? Não! É isso que o Border quer dizer e eu penso exatamente o mesmo.
Há algum tempo atrás tentei criar um jogo TDS, com FPS 60, À medida que ia adicionando coisas novas, o jogo ia ficando mais pesado, óbvio, até chegar ao ponto que ficava 50-55 fps. Desanimei total do GM, fiquei um bom tempo sem mexer, até descobrir que o culpado era eu. Eu apaguei o jogo de raiva e poderia ter contornado a situação com simples métodos que hoje não deixo de usar (como principalmente a redução para 30 fps visto que não há necessidade alguma de usar uma atualização de frames suave num joguinho que nem mesmo tinha as colisões suaves).
A maior parte do problema é culpa do próprio programador, não adianta negar. Antes mesmo de criar um jogo o cara tem de pensar numa forma de contornar eventuais lentidões que podem causar sua engine, caso contrário ele terá de cancelar o projetoe ficar falando mal da ferramenta.
Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.
Off: Como alguém pode concordar plenamente com algum contéudo se o mesmo não leu tudo?
Até mais. Um abraço a todos!
Os caras dizem que o GM não tem capacidade pra isso, pra aquilo, etc, etc., mas veja o caso do jogo Crimelife 3: É um jogo 3D, relativamente grande, que roda perfeitamente sem lag no meu pc, que é fraquíssimo comparado aos atuais. O Game Maker suporta aquilo, como não iria suportar seus "projetinhos"? Vocês que criticam tanto essa limitação, já chegaram a fazer algo maior/parecido com esse jogo? Não! É isso que o Border quer dizer e eu penso exatamente o mesmo.
Há algum tempo atrás tentei criar um jogo TDS, com FPS 60, À medida que ia adicionando coisas novas, o jogo ia ficando mais pesado, óbvio, até chegar ao ponto que ficava 50-55 fps. Desanimei total do GM, fiquei um bom tempo sem mexer, até descobrir que o culpado era eu. Eu apaguei o jogo de raiva e poderia ter contornado a situação com simples métodos que hoje não deixo de usar (como principalmente a redução para 30 fps visto que não há necessidade alguma de usar uma atualização de frames suave num joguinho que nem mesmo tinha as colisões suaves).
A maior parte do problema é culpa do próprio programador, não adianta negar. Antes mesmo de criar um jogo o cara tem de pensar numa forma de contornar eventuais lentidões que podem causar sua engine, caso contrário ele terá de cancelar o projeto
Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.
Off: Como alguém pode concordar plenamente com algum contéudo se o mesmo não leu tudo?
Até mais. Um abraço a todos!
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Gonçalves escreveu:Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.
Cara, respeito a sua opinião. O tópico tomou uma direção que poderia ter sido evitada, mas já que eu não evitei e estamos aqui, eu vou quebrar o pau mesmo assim hahahaha
Vejo alguns aí criticando vários aspectos do Game Maker com tanta convicção, se achando profissionais, sem nunca terem feito alguma coisa naquilo que criticam ou sequer tentado explorar. Eu sou usuário de Game Maker e vou contestar a crítica deles e de qualquer outro que quiser entrar no tópico aí. Haduuuuken!!!! E a lei número 1 do manual iniciante sobre tretas infames entre egos fervorosos, diz que:
1.0.0 - Para criticar algo ou alguém, esteja preparado com argumentos sólidos, ou o pipoco vai ser bruto!
Mas como eu falei, tem alguém aí que é o resumo exato (nos 100%) do “programador de Game Maker aspirante a CryEngine” e de todo o perfil de "crítico do Game Maker" que eu comentei nos meus posts. Criticar é fácil, mas se não fosse pelo Game Maker, muitos desses aí talvez sequer pensassem em criar um jogo na vida.
A maioria das opiniões deles sobre os aspectos ruins do Game Maker são as mesmíssimas picuinhas ditas pelo pessoal da GMC. Eles estão repetindo o que o pessoal lá diz, porque até agora eu não vi o que eles estão fazendo em outros motores, já que o Game Maker é "tão ruim em X aspecto".
E, pra geral, continua o temeroso “X da questão”, heim! Essa perguntinha está causando coceira no profissionalismo dos developers! hahahahahaha
Borderline escreveu:Para você maldizer o Game Maker e afirmar que o GML é uma linguagem limitada, então você se sentiu limitado com ela. Onde está o seu projeto feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) cujo trabalho não poderia ter sido feito no Game Maker?
E volto a dizer que...
Borderline escreveu:Fodões do Blender, do C++, do Unity: parem de falar mal do Game Maker, porque vocês vão acabar ouvindo o que não querem.
Primeiro, adquiram experiência e conhecimento, porque a linguagem que vocês enaltecem é irrelevante. Façam alguma coisa realmente bem feita nos motores que defendem, e que justifique dizer que “o Game Maker é ruim por isso, isso e assado, pois eu fiz no Unity isso, isso e isso, coisa que no Game Maker não é possível fazer.” Aí sim, talvez você vá ter o que falar.
Porque agora, quanto mais você critica essa super ferramenta que é o Game Maker, que facilita tanto pra nós mesmos, você está mostrando a sua total e completa incompetência, não a do programa.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Dá pra ver até que o pessoal fica p*to de verdade quando falam mal do Game Maker. Todos os pontos bons e ruins já foram levantados e dúvidas esclarecidas. Agora o que sobrou mesmo foi indignação mesmo.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
SIGILOSO escreveu:Dá pra ver até que o pessoal fica p*to de verdade quando falam mal do Game Maker. Todos os pontos bons e ruins já foram levantados e dúvidas esclarecidas. Agora o que sobrou mesmo foi indignação mesmo.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
Borderline escreveu:Uma coisa é o cara dizer que não gosta do Game Maker. Outra bem diferente é dizer que ele é ruim. Eu não gosto de C++. Não gosto de Java, não gosto de PHP, não gosto de Javascript. O parco, irrisório, pouco, irrelevante conhecimento que eu tenho de cada uma é porque de forma ou outra acabei me esbarrando com elas e sem vontade. Eu não diria que alguma delas é ruim porque:
1) Eu não tenho conhecimento aprofundado o suficiente em cada uma pra fazer uma comparação minuciosa, e sei que não vou ter. A única coisa que meu conhecimento permitiria separar uma da outra é em relação ao sistema sob o qual eu iria desenvolver. Por que eu diria que uma é ruim sabendo que uma pessoa mais experiente que eu poderia contestar minha ofensa à ferramenta de trabalho dele?
2) Eu nunca fiz algo exclusivo em alguma delas pra dizer que não pudesse ter sido feito em outra, consequência da primeira observação.
Hipoteticamente falando... Eu acho que, se um cara programa em Pascal profissionalmente, trabalha com isso há vários anos e defende a linguagem, quem são esses carinha zé ruela aí que nunca fizeram nada relevante em Pascal pra criticar a ferramenta de um profissional?
Eu gosto de GML. Se alguém diz que não gosta de GML, o que eu tenho a ver com isso? Nada! Mas se diz que GML é ruim e "X" é melhor, eu perguntei o porquê de "X" ser melhor pra tentar entender o motivo, mas até agora, nenhum developer fodão conseguiu explicar com a seguinte fundamentação:
Se o "X" é melhor que o GML nisso, nisso e nisso, onde está o nisso, nisso, nisso que você programou em "X" que não poderia ter sido feito no GML? Ou seja, o motivo pelo qual o cara diz que o GML é ruim, e "X" é excelente. Aqui não, jacaré! hahahaha
Então, falar mal do Game Maker "de repente" não ficou tão fácil mais... hahahahaha
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
O fato é que hoje mesmo trabalhando comercialmente com Java, não teria feito metade do já fiz com as antigas versões do GM...
Espero que o GMS se torne popular no mercado mobile para talvez algum dia fazer um trabalho comercial com ele.
Espero que o GMS se torne popular no mercado mobile para talvez algum dia fazer um trabalho comercial com ele.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Ainda não apareceu uma crítica concreta ao Game Maker. Como usuário de Game Maker, eu gostaria de saber um ponto negativo nele que somente outro motor tenha conseguido suprir sua necessidade. Mas o principal é que também gostaria de ver esse JOGO feito nesse outro motor e que não poderia ter sido feito no Game Maker, devido a "tal limitação", motivo pra dizer que o Game Maker é ruim.
*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.
Porque até agora, dessa forma, ninguém conseguiu apontar um único defeito.
________________________________________________
Aí, moçada, queria fazer uma homenagem aí aos desenvolvedores hahahaha Vou expor um pequeno mostruário de frases inspiradoras para que nós mesmos, usuários de Game Maker, possamos seguir o bom exemplo.
Esse é o exemplo perfeito dos críticos do Game Maker atualmente. Estão emergindo dos mais desconhecidos clãs de ninjas de escolas Naruto. Não esbarre com eles em suas pesquisas por Java!!
- Hall Of Fame -
- Spoiler:
- game maker crítica criador de jogos programadores fácil programação iniciante developer bom para criar jogos como programar meu primeiro jogo profissional empresa de jogos desenvolvimento de jogos brasil comunidade tecnólogo em jogos eletrônicos com game maker gml language yoyogames o game maker é bom ou ruim tutoriais tutorial exemplos gml gmk 64digits gmscripts scripts timeline objetos instância sprite desenho recursos resources dll pular 3D os melhores jogos os melhores programadores jogos premiados concurso game maker hall da fama of fame brazil
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Acho que o tópico está meio fora de lugar. Eu explico.
Basicamente, o argumento usado pra defender o game maker é que ninguém que o critica já fez algo em outra ferramenta, que não pudesse ser feito no GM.
Acontece que esse aqui é um fórum, principalmente de aprendizado. Os tais fodões que poderiam apresentar os tais exemplos não estão aqui.
Suponho que existam limites para o game maker e que eles não sejam apenas a minha imaginação (e minha capacidade, e meu conhecimento, e minha perseverança em terminar um projeto). Eu não conheço esses limites, porque eu sou muito mais limitado que eles. Mas estou convicto de que existam. Os que CONHECEM esses limites e podem citá-los, certamente não estão aqui.
"Mas o tópico é direcionado praqueles que CRITICAM o game maker, sem ter capacidade pra isso, não pra quem tem capacidade e não critica!"
Entendo. Às vezes é irritante ver algo a que nos cativamos ser criticado por pessoas que não têm conhecimento suficiente pra julgar. É como entrar numa exposição de quadros abstratos. Se você entende do assunto, sabe interpretar, pode achar maravilhosa a habilidade do artista em dispor na tela um sentimento muito profundo usando apenas tons de uma única cor, ou simplesmente apreciar a serenidade que ele dispôs as formas geométricas quase definidas. E ouvir um caminhoneiro sujo arrotar que o moleque dele consegue fazer melhor pode doer nos ouvidos.
É, pensando bem, você pode desafiar o caminhoneiro (ou o moleque dele) a fazer melhor. Particularmente, eu prefiro ignorar o comentário e, se ele continuar falando muito, a ponto de me atrapalhar a apreciar as telas, sugerir que ele visite a exposição ao lado.
Se isso não funcionar, aí não tem jeito, o lance realmente é desafiá-lo a superar o artista. É nesse ponto em que estamos?
Se alguém não entendeu a analogia: as obras de arte são os programas e o caminhoneiro é a moçada que critica sem conseguir fazer melhor. (aos que entenderam, me desculpem por explicar o óbvio)
Quanto às críticas, acho as do Henrique GJ construtivas. Não cheguei a ver essa vantagem no breve tempo em que testei o Unity3D, mas a facilidade de se usar o programa deve ser levada em conta, sim (aliás, é a maior vantagem do game maker). Se, por exemplo, fosse imposível importar imagens pro game maker e o editor de imagens só aceitasse entrada pixel-a-pixel, eu desistiria do programa - e, consequentemente, de fazer jogos.
Claro que isso não quer dizer que eu concorde que o editor de fases do GM seja de manejo complicado. Inclusive, acho que o GMS deu uma melhorada no que já estava bom. E eu ainda tenho umas gambiarras que facilitam a edição e visualização de fases. Acho que é tudo questão de planejamento.
Mas se o Unity3D tem um editor de fases mais fácil de usar que o do game maker, então nesse aspecto ele é melhor que o GM.
--> o que não faz do GM um programa ruim, apenas superado nesse aspecto.
Basicamente, o argumento usado pra defender o game maker é que ninguém que o critica já fez algo em outra ferramenta, que não pudesse ser feito no GM.
Acontece que esse aqui é um fórum, principalmente de aprendizado. Os tais fodões que poderiam apresentar os tais exemplos não estão aqui.
Suponho que existam limites para o game maker e que eles não sejam apenas a minha imaginação (e minha capacidade, e meu conhecimento, e minha perseverança em terminar um projeto). Eu não conheço esses limites, porque eu sou muito mais limitado que eles. Mas estou convicto de que existam. Os que CONHECEM esses limites e podem citá-los, certamente não estão aqui.
"Mas o tópico é direcionado praqueles que CRITICAM o game maker, sem ter capacidade pra isso, não pra quem tem capacidade e não critica!"
Entendo. Às vezes é irritante ver algo a que nos cativamos ser criticado por pessoas que não têm conhecimento suficiente pra julgar. É como entrar numa exposição de quadros abstratos. Se você entende do assunto, sabe interpretar, pode achar maravilhosa a habilidade do artista em dispor na tela um sentimento muito profundo usando apenas tons de uma única cor, ou simplesmente apreciar a serenidade que ele dispôs as formas geométricas quase definidas. E ouvir um caminhoneiro sujo arrotar que o moleque dele consegue fazer melhor pode doer nos ouvidos.
É, pensando bem, você pode desafiar o caminhoneiro (ou o moleque dele) a fazer melhor. Particularmente, eu prefiro ignorar o comentário e, se ele continuar falando muito, a ponto de me atrapalhar a apreciar as telas, sugerir que ele visite a exposição ao lado.
Se isso não funcionar, aí não tem jeito, o lance realmente é desafiá-lo a superar o artista. É nesse ponto em que estamos?
Se alguém não entendeu a analogia: as obras de arte são os programas e o caminhoneiro é a moçada que critica sem conseguir fazer melhor. (aos que entenderam, me desculpem por explicar o óbvio)
Quanto às críticas, acho as do Henrique GJ construtivas. Não cheguei a ver essa vantagem no breve tempo em que testei o Unity3D, mas a facilidade de se usar o programa deve ser levada em conta, sim (aliás, é a maior vantagem do game maker). Se, por exemplo, fosse imposível importar imagens pro game maker e o editor de imagens só aceitasse entrada pixel-a-pixel, eu desistiria do programa - e, consequentemente, de fazer jogos.
Claro que isso não quer dizer que eu concorde que o editor de fases do GM seja de manejo complicado. Inclusive, acho que o GMS deu uma melhorada no que já estava bom. E eu ainda tenho umas gambiarras que facilitam a edição e visualização de fases. Acho que é tudo questão de planejamento.
Mas se o Unity3D tem um editor de fases mais fácil de usar que o do game maker, então nesse aspecto ele é melhor que o GM.
--> o que não faz do GM um programa ruim, apenas superado nesse aspecto.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Ah, como eu adoro discussões...Borderline escreveu:
Ainda não apareceu uma crítica concreta ao Game Maker. Como usuário de Game Maker, eu gostaria de saber um ponto negativo nele que somente outro motor tenha conseguido suprir sua necessidade. Mas o principal é que também gostaria de ver esse JOGO feito nesse outro motor e que não poderia ter sido feito no Game Maker, devido a "tal limitação", motivo pra dizer que o Game Maker é ruim.
*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.
Porque até agora, dessa forma, ninguém conseguiu apontar um único defeito.
1: Pelo que vi, o GMS pode fazer jogos em browser. No entanto, não se ganha credibilidade nenhuma e coisas mais complexas ficam presas indefinitivamente. (programador de VB vs programador de C++: não importa o quanto o programa de VB seja bom, ninguém vai aceitar, porque o tema de "arrastar botãozinho" é tão acessível que é possível que uma criança de 4 anos conseguisse fazer o mesmo programa que você)
2: Salva tudo em um executável único. Enquanto por um lado isso parece agradável, por outro o seu programa fica preso, pesado e ainda por cima é interpretado. (não ligo para o GMS, uso o 8 e acho que esse recurso de compilar deveria existir em forma de plugin para todas as versões. E antes que venha falar de dlls, além de não garantir 100% que o jogo rode com ela, é um mero tapa-buracos)
3: Você fica atrelado a apenas o que o programa lhe oferece, fazendo com que você tenha que dar muitas voltas ou socorrer a plugins apenas para uma mecânica diferente. (isso me resultou em um sistema de inventário pesadíssimo e um sistema de auto-save que parece uma gambiarra).
Infelizmente, ainda não possuo nenhum jogo feito em outra linguagem para mostrar a você. No entanto, digo logo que meu sonho como desenvolvedor é sair de vez do GM. Eu gosto muito da plataforma, aprendi o básico de programação com ela e tudo mais! No entanto, é preciso entender que, assim como a comparação do VB vs C++, o GM não tem credibilidade nenhuma. Quero sair porque sonho em criar meus jogos por conta própria, dependendo no máximo de engines paralelas (do tipo: nada que seja "sem nenhum conhecimento de programação" ou que use Drag n' Drop). E antes que volte a perguntar por que ainda estou no fórum, é porque gosto sim do GM, mas não quero ficar preso nele para sempre.
Quem faz um jogo em C#/XNA/C++/Flash não teria nenhum problema em usar o Game Maker, enquanto o contrário seria muito difícil.
Quanto às "limitações":
- Odyssey é melhor que um PS3! Gráficos? Dane-se, é só colocar uma folha de plástico na TV e problema resolvido! Faz qualquer coisa!
- TV preto-e-branco é infinitamente melhor que uma LCD! Cores? Para que? Não exibe a imagem do mesmo jeito? Então pronto, faz qualquer coisa!
- Meu 486 é melhor que essas porcarias atuais! Hardware? Dane-se, é só fazer meia-dúzia de overclocks, reprogramar um Windows 7 por inteiro para ele rodar, construir minha própria Virtual Machine para rodar Minecraft... pronto! Roda qualquer coisa!
Gambiarras, meu amigo. Gambiarras... não é questão do que é possível em uma que não em outra, e sim o trabalho exercido para fazer funcionar nessa ou naquela. "Ah, mas no GM você só tem que arrastar, o trabalho exercido é menor e então ele é o REI!" Alto lá, também tem a "engrenagem" do produto final. Enquanto em uma linguagem real você pode ter trabalho para montar as peças mas sabe exatamente onde encaixam, no Game Maker você é forçado a trabalhar apenas com as peças oferecidas e no fim você sequer sabe como conseguiu ler um pendrive numa entrada VGA.
Não, eu não odeio o Game Maker. Acho uma ótima experiência de aprendizado, aliás, muito do que eu tento fazer hoje em outras linguagens foi feito nele primeiro, mas sempre para ver a execução da idéia e não para tentar uma carreira. Acho que o GM deve ser visto como um primeiro estágio, que você fica até aprender e depois deve tentar desgrudar dele o máximo possível (não passar a odiá-lo da noite para o dia, mas para ser independente).
o/
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
O Game Maker em si tem limites. Mas ele pode ser ilimitado. Certas coisas só podem ser feitas com DLL, então é aí que dependemos das outras linguagens. E como não existe DLLs para tudo, temos que criá-las. E como criá-las? Com outras linguagens. Que linguagens? Alguma que o GM suporte, ou seja, linguagens compiladas. Exemplos? C/C++/Delphi. Ou seja, o Game Maker possui limites, que podem ser superados. Mas aí entra o bom desenvolvedor, que usa tudo o que tem ao seu alcance para conseguir o que pretende.
Exemplos:
Carregar MD2. Você pode fazer isso usando só o GM, mas seria extremamente lento. E não tem como contornar o problema.
Colisões 3D precisas. Você pode fazer pelo GM, com um loop imenso. Fazendo com uma DLL será bem mais rápido.
Exibir videos. Você pode usar o splash. Mas e se quiser colocar direto na tela? DLLs.
Capturar a tela. Você pode salvar screenshots. Depois interpretar cada pixel e jogar num arquivo, desde que conheça a estrutura dum arquivo AVI (por exemplo). Processo supremamente lento. Com uma DLL seria quase instântaneo.
Banco de dados e PHP. Aí começa a complicar. Como pegar o retorno do servidor a um comando, como GET, ou então de uma consulta ao MySQL? Com uma DLL.
Carregar coisas em threads. Outro exemplo, nesse caso seria impossível no GM nativamente. Ele trava sempre que carrega algo.
Exemplos:
Carregar MD2. Você pode fazer isso usando só o GM, mas seria extremamente lento. E não tem como contornar o problema.
Colisões 3D precisas. Você pode fazer pelo GM, com um loop imenso. Fazendo com uma DLL será bem mais rápido.
Exibir videos. Você pode usar o splash. Mas e se quiser colocar direto na tela? DLLs.
Capturar a tela. Você pode salvar screenshots. Depois interpretar cada pixel e jogar num arquivo, desde que conheça a estrutura dum arquivo AVI (por exemplo). Processo supremamente lento. Com uma DLL seria quase instântaneo.
Banco de dados e PHP. Aí começa a complicar. Como pegar o retorno do servidor a um comando, como GET, ou então de uma consulta ao MySQL? Com uma DLL.
Carregar coisas em threads. Outro exemplo, nesse caso seria impossível no GM nativamente. Ele trava sempre que carrega algo.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Não tenho nada contra Game Maker, faz muito bem o que é proposto, e claro, como já foi dito, apesar de algumas coisas novas o GMS está muito caro, isso é inegável.
No GML só não me sinto 100% livre como programador, como eu sou programando AS3 no Flash, e não estou dizendo pra usar o CS Studio, o preço dele é absurdo para iniciantes, estou me referindo a usar um Stencyl(vejam Skullface, jogo maravilhoso com uma ferramenta grátis), fora as engines mais complexas como Flashpunk( o site tá desativado mas o repositório acho que ainda tá vivo ), o Starling, e por aí vai.
No GML só não me sinto 100% livre como programador, como eu sou programando AS3 no Flash, e não estou dizendo pra usar o CS Studio, o preço dele é absurdo para iniciantes, estou me referindo a usar um Stencyl(vejam Skullface, jogo maravilhoso com uma ferramenta grátis), fora as engines mais complexas como Flashpunk( o site tá desativado mas o repositório acho que ainda tá vivo ), o Starling, e por aí vai.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Não cara.. Eu sou o Mestre.. O.Opeixoto escreveu:I am your master! (zoa )Ok mestre peixoto...
Assunto interessante, eu estava seguindo o tópico, mas fiquei meio apreensivo em postar, pois minha opinião nesses assuntos algumas vezes geram polêmica.
Game Maker é uma ótima ferramenta, eu realmente gosto muito dela, tanto que trabalho com ela desde a versão 5, e não pretendo abandoná-la! O que acontece é que SEMPRE vai ter quem diga algo ruim dela, assim como existem aqueles que digam que Unity é um lixo, ou que Unreal Engine é terrivelmente ruim de trabalhar, e é a mesma coisa com makers 'similares', como Construct, MMF, RPG Maker etc..
Vocês conhecem um estúdio indie chamado Locomalito? O link é http://www.locomalito.com/
Os jogos deles foram feito no Game Maker 8 e são simplesmente MAGNÍFICOS!
Alguns exemplos:
Hydorah
Página oficial:
http://www.locomalito.com/hydorah.php
Maldita Castilla
Página oficial:
http://www.locomalito.com/maldita_castilla.php
E tem outros, igualmente magníficos!
A limitação não é da ferramenta, é do desenvolvedor! Então EU penso que colocar a culpa a na ferramenta é um tipo de defesa para não se sentir culpado por não atingir um resultado bom nos projetos desenvolvidos nela. Opinião pessoal. Afinal, se o Locomalito consegue atingir resultados profissionais, porque EU não vou conseguir se a ferramenta é a mesma?
Pra mim esse assunto acaba aqui, podem quotar a vontade, eu não vou responder.
Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
saim escreveu:Quanto às críticas, acho as do Henrique GJ construtivas. Não cheguei a ver essa vantagem no breve tempo em que testei o Unity3D, mas a facilidade de se usar o programa deve ser levada em conta, sim (aliás, é a maior vantagem do game maker).
Borderline escreveu:*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.
Se os críticos do GM, no fórum, são capazes de criticá-lo usando como comparativo outro motor mais avançado (ou que torna o trabalho mais fácil), então o motor é que define a competência? A minha opinião é que não. Suponhamos... Que tipo de profissional do Photoshop tem propriedade para criticar o Gimp, apenas porque não sabe fazer algo nele (no Gimp)?
Todos nós sabemos que há vários caminhos pra se chegar a um mesmo resultado e alguns podem ser mais curtos, mas o grande “X da questão” que eu venho martelando é quanto a dizer que o “Game Maker é ruim, pois não há caminho, ele é limitado e precário.”
Eu não sou experiente para traçar esse caminho passo-a-passo, mas tal como você se vê convicto de que há defeitos, eu também tenho convicção de que há caminho. Dizer que o Game Maker não tem “X” função que o outro tem não é motivo para dizer que ele é ruim ou pior.
saim escreveu:Se, por exemplo, fosse imposível importar imagens pro game maker e o editor de imagens só aceitasse entrada pixel-a-pixel, eu desistiria do programa - e, consequentemente, de fazer jogos.
Mas em algumas linguagens é assim. O pior é que você tem que separar até a memória que é usada para guardar cada pixel e para mostrar no vídeo, e em vez de uma função, vários procedimentos pra conseguir mostrar na tela. Às vezes, até a ordem com que eles são desenhados tem que ser programada, também.
Eu não vejo nisso um motivo pra desistir, e sim, uma fonte maravilhosa de aprendizado. Isso não é um defeito, é uma característica da linguagem e não pode ser usada pra colocá-la num patamar abaixo de outra. O caminho pode ser mais demorado, sim. Mas, que há caminho, há. E é por isso que eu não concordo com determinadas críticas feitas ao Game Maker.
saim escreveu:Acho que é tudo questão de planejamento.
Aí eu concordo.
saim escreveu:Mas se o Unity3D tem um editor de fases mais fácil de usar que o do Game Maker, então nesse aspecto ele é melhor que o GM.
Aí eu não concordo. Porque a facilidade se volta para a questão da metodologia outra vez. =/
O editor de um pode ser mais fácil ou difícil que o outro, mas não impede de fazer uma fase tão bem elaborada quanto. Ele pode encurtar o trabalho, mas não quer dizer que o outro torne o trabalho incapaz de ser feito.
Mr.Rafael escreveu:Pelo que vi, o GMS pode fazer jogos em browser. No entanto, não se ganha credibilidade nenhuma e coisas mais complexas ficam presas indefinitivamente. (programador de VB vs programador de C++: não importa o quanto o programa de VB seja bom, ninguém vai aceitar, porque o tema de "arrastar botãozinho" é tão acessível que é possível que uma criança de 4 anos conseguisse fazer o mesmo programa que você)
Exemplifique o “complexo” que fica preso indefinitivamente. Não entendi isso. Se eu entendi o “credibilidade” em jus ao que escreveu sobre “arrastar botãozinho”, recomendo o tópico abaixo pra você. Leia as discussões e os comentários, também.
https://gmbr.forumeiros.com/t25315-minhas-dicas-para-quem-esta-comecando-no-gamemaker
Mr.Rafael escreveu:Salva tudo em um executável único. Enquanto por um lado isso parece agradável, por outro o seu programa fica preso, pesado e ainda por cima é interpretado. (não ligo para o GMS, uso o 8 e acho que esse recurso de compilar deveria existir em forma de plugin para todas as versões.
Eu não mexi no GMS, ainda, porque o GM 6.1 me serve bem. O GMS não permite usar recursos fora do stand-alone? Nas versões anteriores a 8, tenho certeza que permitem.
Isso não deixa o jogo pesado, não. Eu tenho um bom exemplo disso aqui que, inclusive, fui eu mesmo que programei. Ele usa 366 sprites em Gif, todas com várias subimagens, 109 sons Wav e 15 músicas Ogg (são 40 minutos de música). Roda rápido e inicializa normalmente como qualquer outro jogo. Tudo está comprimido em 25 MB e poderia ter sido reduzido pra muito menos se não fosse minha inexperiência na época que fiz.
E o principal: foi mal programado e feito num computador K62-500! Se tivesse sido feito por alguém mais competente, ou com um planejamento melhor, teria carregado como se fosse um projeto vazio de uma room só: http://bit.ly/HlnvLA
Sobre a lentidão, o Game Maker tem aquela forma de integrar ao executável, os arquivos que o projeto usa através da opção “included files”. Isso faz com que a arrancada do programa fique muito mais rápida porque o Game Maker não vai precisar preparar tudo o que há na árvore de recursos. Então, isso não é uma falha do Game Maker, e sim, do programador que não soube planejar ou desconhecia esse artifício.
Ok... O gml é interpretado, mas o que eu ainda questiono desde os primeiros posts é: “quanto de velocidade é necessário pra fazer o jogo”? Por isso dei o exemplo do computador antigo. Desde aquela época já existiam jogos que se ajustavam a diferentes configurações dos computadores onde eles rodavam. Esse é um ponto muito legal e desafiador no planejamento do jogo. Todos se preocupam com a velocidade, não com o desempenho. E quanto ao jogador com um computador mais modesto? Não poderá jogá-lo?
Eu não acho que o problema seja a linguagem, mas se é, então cabe o desafio que propuz de: "fazer em outro motor essa tal necessidade e que o GM não seja capaz de fazer igual". Para o que a "linguagem" GML foi criada, para o que ela se propõe a fazer, eu acho ela perfeita.
Mr.Rafael escreveu:E antes que venha falar de dlls, além de não garantir 100% que o jogo rode com ela, é um mero tapa-buracos)
Eu discordo 100% de você. O próprio fundamento de uma dll é poder compartilhar funções. Até o nome diz. Com raríssimas exceções (me lembro só de 2 até agora, por incompetência minha), todas as dll’s que testei ou fiz para o Game Maker funcionaram, inclusive, estou fazendo outra para colocar no fórum, também. Se a dll é um “tapa-buraco”, melhor ainda, pois é uma solução.
Mr.Rafael escreveu:Você fica atrelado a apenas o que o programa lhe oferece, fazendo com que você tenha que dar muitas voltas ou socorrer a plugins apenas para uma mecânica diferente. (isso me resultou em um sistema de inventário pesadíssimo e um sistema de auto-save que parece uma gambiarra).
Também discordo. Há vários caminhos pra se conseguir um determinado resultado. Não estou desmerecendo a sua mecânica, mas talvez ela seja o problema. Por que não poderia ser? Não se pode tomar um “método” como absoluto, então, não podemos dizer o Game Maker é ruim nesse aspecto por causa disso.
A partir do momento em que você tem o recurso de usar uma dll, então você não fica atrelado ao programa.
Mr.Rafael escreveu:Infelizmente, ainda não possuo nenhum jogo feito em outra linguagem para mostrar a você. No entanto, digo logo que meu sonho como desenvolvedor é sair de vez do GM. Eu gosto muito da plataforma, aprendi o básico de programação com ela e tudo mais! No entanto, é preciso entender que, assim como a comparação do VB vs C++, o GM não tem credibilidade nenhuma.
Concordo que exista essa comparação (vide minha citação quanto aos fodões do C++ que amam falar mal de Pascal), mas discordo totalmente com essa comparação entre VB e C++ pelos mesmos motivos que já escrevi. O Game Maker não tem credibilidade. Mas cabe aqui uma citação do cascavelo:
cascavelo escreveu:O motivo:
Nós fazemos jogos muito ruins, comparados com os jogos feitos por profissionais.
Se o GM tem má fama, a culpa é nossa porque nunca conseguimos emplacar um sucesso.
O dia que algum usuário de GM conseguir fazer algo realmente extraordinário, o GM vai se tornar a melhor ferramenta pra desenvolver jogos 2d.
Recomendei aquele tópico pra você e ele também se encaixa aqui. Mas o problema do Game Maker não é o Game Maker. Não estou criticando você, mas essa ideia de “usar o GM pra aprender e depois usar outro programa” é um dos problemas que faz a má fama do GM. Enquanto muita gente faz grandes porcarias no Game Maker e se envaidecem com a ideia de “meu jogo está ótimo, não preciso mais do GM”, isso vai existir.
Outra vez, isso não é uma crítica a você.
Mr.Rafael escreveu:Quem faz um jogo em C#/XNA/C++/Flash não teria nenhum problema em usar o Game Maker, enquanto o contrário seria muito difícil.
Acho o Game Maker fantástico para estudar. Levei mais coisas do Game Maker para outras linguagens do que trouxe delas. É uma opinião pessoal: linguagem é irrelevante, seja difícil ou fácil, se a pessoa se esforçar e se dedicar, ela aprende. O que você aprende numa, muitas vezes pode ser usado em outra.
Mr.Rafael escreveu:- Odyssey é melhor que um PS3! Gráficos? Dane-se, é só colocar uma folha de plástico na TV e problema resolvido! Faz qualquer coisa!
- TV preto-e-branco é infinitamente melhor que uma LCD! Cores? Para que? Não exibe a imagem do mesmo jeito? Então pronto, faz qualquer coisa!
- Meu 486 é melhor que essas porcarias atuais! Hardware? Dane-se, é só fazer meia-dúzia de overclocks, reprogramar um Windows 7 por inteiro para ele rodar, construir minha própria Virtual Machine para rodar Minecraft... pronto! Roda qualquer coisa!
Gambiarras, meu amigo. Gambiarras... não é questão do que é possível em uma que não em outra, e sim o trabalho exercido para fazer funcionar nessa ou naquela.
Eu escrevi minha opinião sobre essa facilidade para o saim no comentário acima e acho que dá pra encaixar aqui também. Quanto ao hardware, não foi isso que eu quis dizer. É bem o contrário disso. Um 486 rodava jogos lindos, e o Game Maker no hardware atual é perfeitamente capaz de fazer muito, mas muito melhor. Quem jogou em um PC antigo como ele, sabe que é verdade e é apenas um exemplo.
Então, eu realmente não sei “quanto” de velocidade esses usuários exigentes estão querendo do Game Maker, se para o que o Game Maker foi criado ele é extremamente eficaz. Entendeu?
PedroX escreveu:O Game Maker em si tem limites. Mas ele pode ser ilimitado. Certas coisas só podem ser feitas com DLL, então é aí que dependemos das outras linguagens. E como não existe DLLs para tudo, temos que criá-las.
Sei que você não disse, mas isso não é motivo para alguém dizer que ele é ruim e “X” é melhor. Nesse caso, levando em consideração o uso de dll, “X” encurtaria o trabalho, mas não faz do Game Maker incapaz. A menos que o cara seja um preguiçoso e queira uma extensão pra tudo, até para jogar uma mensagem na tela. Aí não dá, nem se a IBM criar uma linguagem só pro cara, ele não vai desempacar do lugar jamais.
PedroX escreveu:Carregar MD2. Você pode fazer isso usando só o GM, mas seria extremamente lento. E não tem como contornar o problema.
Eu não conheço esse formato, mas se isso for algum modelo 3D, não depende da qualidade do modelo? Se o modelo é montado através daquelas funções "model_primitive", é provável que fique lento em qualquer formato. Acho que além de planejamento, às vezes também é questão de bom senso quanto ao que estamos tentando fazer. Não é uma crítica, só não sei se é o caso.
PedroX escreveu:Carregar coisas em threads. Outro exemplo, nesse caso seria impossível no GM nativamente. Ele trava sempre que carrega algo.
Nós vemos telas de loads até no Xbox360 e PS3. Duvido que o load seja por falta de memória, pois até as versões do PC carregam. Raramente dá pra notar essa travadinha, mas ela existe até nesses jogos mais modernos. Coisas até mais feias acontecem, como partes do cenário que vão carregando na frente do jogador.
Se o load depende exclusivamente das decisões do jogador, não há como escapar dele, afinal, o jogador ainda não decidiu o que fazer. Por exemplo: um jogos de luta onde ele ainda não escolheu o personagem que vai jogar.
Não é a falta e uma thread que impossibilita criar um load rápido. Em outro tipo de jogo, isso pode ser feito no step numa boa, na medida em que ele já está jogando, um recurso de cada vez. Ou até numa cutscene, que ficaria melhor ainda. A programação é fácil, é só questão de planejamento.
PedroX escreveu:Capturar a tela. Você pode salvar screenshots. Depois interpretar cada pixel e jogar num arquivo, desde que conheça a estrutura dum arquivo AVI (por exemplo). Processo supremamente lento. Com uma DLL seria quase instântaneo.
Daria pra usar um encoder externo e acredito que até poderia haver algo usando MCI. Eu já fiz efeitos assim com o Game Maker e o Adobe Premiere, exportando vários frames no step e, depois, importando tudo no Premiere como se fosse uma faixa de vídeo única, inclusive com transparência. Isso eu tenho certeza que dá pra fazer sim.
Já os outros exemplos não se encaixam no desafio. Tem que ser feito algo no outro motor que no Game Maker não fosse capaz. Se ele permite usar dll, então é só usar.
Última edição por brendan640 em Sáb 08 Jun 2013, 20:01, editado 1 vez(es)
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Deixando claro que eu ADORO o game maker, que só estou buscando algum defeito porque é o desafio do tópico, insisto que a facilidade em usar a ferramenta é uma vantagem. Se a produção é acelerada por causa disso ou daquilo, então ter isso ou aquilo é melhor que não ter.
Claro que é possível fazer qualquer level design no game maker - aliás, não vejo grande dificuldade nisso, fora a concepção das fases, que não é responsabilidade do programa - mas se em outro programa isso é mais fácil ainda, o outro programa tem ESSA vantagem com relação ao GM.
É a mesma coisa que falamos da edição de imagens. O game maker importa imagens de vários formatos, tem um bom editor de imagens nativo e ainda uma excelente engine gráfica. Isso é melhor que os programas que não têm nada disso, em que temos que
Eu entendi seu ponto de vista, mas é um ponto de vista muito acadêmico. Eu estou tentando levar a coisa pro lado prático. Na hora de fazer o jogo, supondo que você tenha todo o conhecimento necessário pra usar as duas ferramentas, qual vai escolher; a que é fácil e rápida de usar ou aquela que dá mais trabalho? A resposta é óbvia. A menos, claro, que o trabalho extra te dê alguma vantagem com relação à facilidade. Por exemplo, alguns microssegundos a menos no processamento. Mas aí, outros programas ou linguagens ou sei lá que o pessoal tem citado aí (desculpe, não vou reler o tópico todo pra poder citar) seriam melhores que o GM.
Repito: entre afirmar que existem programas que têm uma vantagem com relação ao game maker e afirmar que o game maker é ruim, ainda tem uma looonga distância.
PS: Locomalito. Anotado. Vou lá ainda hoje!
Claro que é possível fazer qualquer level design no game maker - aliás, não vejo grande dificuldade nisso, fora a concepção das fases, que não é responsabilidade do programa - mas se em outro programa isso é mais fácil ainda, o outro programa tem ESSA vantagem com relação ao GM.
É a mesma coisa que falamos da edição de imagens. O game maker importa imagens de vários formatos, tem um bom editor de imagens nativo e ainda uma excelente engine gráfica. Isso é melhor que os programas que não têm nada disso, em que temos que
É possível mostrar gráficos nesses programas? É. E de fato é uma excelente fonte de aprendizado. Mas não é meu foco, eu quero é criar jogos, minha preocupação é o resultado final, incluindo preço, prazo, qualidade. E, nesses quesitos, acho o game maker uma excelente ferramenta.separar até a memória que é usada para guardar cada pixel e para mostrar no vídeo, e em vez de uma função, vários procedimentos pra conseguir mostrar na tela.
Eu entendi seu ponto de vista, mas é um ponto de vista muito acadêmico. Eu estou tentando levar a coisa pro lado prático. Na hora de fazer o jogo, supondo que você tenha todo o conhecimento necessário pra usar as duas ferramentas, qual vai escolher; a que é fácil e rápida de usar ou aquela que dá mais trabalho? A resposta é óbvia. A menos, claro, que o trabalho extra te dê alguma vantagem com relação à facilidade. Por exemplo, alguns microssegundos a menos no processamento. Mas aí, outros programas ou linguagens ou sei lá que o pessoal tem citado aí (desculpe, não vou reler o tópico todo pra poder citar) seriam melhores que o GM.
Repito: entre afirmar que existem programas que têm uma vantagem com relação ao game maker e afirmar que o game maker é ruim, ainda tem uma looonga distância.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Eu também estou tentando levar para o lado prático, e nesse caso então, seria melhor se comparássemos jogos. Vamos continuar discordando nesse ponto sempre e não chegaremos a lugar algum, pois eu penso que a metodologia não interfere na qualidade do artista, e consequentemente, da arte.
Feito rápido ou lento, um jogo, pra mim, é arte em todos as perspectivas, seja som, gráfico, programação, história, tudo. Criados pela mesma pessoa que maldiz o Game Maker, poderíamos comparar:
[1 jogo feito no Game Maker by Joselito] VS [1 jogo feito no outro motor “melhor” by Joselito]
O produto do trabalho é o que conta. Como há grandes porcarias feitas no Game Maker, é óbvio que também há trabalhos belíssimos como esses do Locomalito e alguns aqui do fórum. Eles, provavelmente, se dariam bem em outras ferramentas sem precisar maldizer a antiga.
E só pra cutucar o vespeiro, dentro do que eu propus ainda não apareceu algum crítico para mostrar seu trabalho melhorado, “porque a ferramenta era melhor e não poderia ser feito no Game Maker”.
Abraço.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
se liga, sabe como resolver essa treta?
cada programa possui um 'proposito' vamos assim dizer - o blender é voltado para modelagem, o unity para games leves 3d, udk e CE a games pesados 3d, e o gm... games 2d .-.
se tu vai fazer um projeto que seja mais vantajoso utilizar um, vc usa, se for outro, usa o outro, é como garfo e colher, vc usa garfo pra comer carne e colher pra tomar sopa, nao quer dizer que um seja pior do que o outro, quer dizer que o garfo vai ser usado pra comer carne e a colher pra tomar sopa
alem do mais existem programas mais intuitivos e programas mais... 'eficientes' (que precisam de mais estudo) - o gm é intuitivo, nao precisa de estudo comparado a outras, mas coloca varias limitaçoes, nao que seja impossivel de se passar por elas, mas coloca. se eu quizer iniciar um projeto grande mesmo prum mmorpg e tudo mais, compensa mto mais usar uma linguagem mais rapida e tudo mais que gml, mas eu tambem nunca vou ficar estudando uma linguagem mais complicada como java pra fazer um game de super mario .-.
alem do mais, o gm tem mta coisa a ser melhorada, como o editor de fases que nao e nada pratico - ou vc tem um trabalho da peste pra fazer uma fase bonita, ou fica repetindo objetos, diferentes de enginer como unity onde voce pode ir mechendo no cenario e talz....
nao quer dizer que o gm seja ruim quer dizer que o proposito é outro
e alem do mais e como o sigiloso disse - é um programa oras, deixa ele usa aquilo que for adequado, nenhum programa foi feito pra cobrir tudo .-.
cada programa possui um 'proposito' vamos assim dizer - o blender é voltado para modelagem, o unity para games leves 3d, udk e CE a games pesados 3d, e o gm... games 2d .-.
se tu vai fazer um projeto que seja mais vantajoso utilizar um, vc usa, se for outro, usa o outro, é como garfo e colher, vc usa garfo pra comer carne e colher pra tomar sopa, nao quer dizer que um seja pior do que o outro, quer dizer que o garfo vai ser usado pra comer carne e a colher pra tomar sopa
alem do mais existem programas mais intuitivos e programas mais... 'eficientes' (que precisam de mais estudo) - o gm é intuitivo, nao precisa de estudo comparado a outras, mas coloca varias limitaçoes, nao que seja impossivel de se passar por elas, mas coloca. se eu quizer iniciar um projeto grande mesmo prum mmorpg e tudo mais, compensa mto mais usar uma linguagem mais rapida e tudo mais que gml, mas eu tambem nunca vou ficar estudando uma linguagem mais complicada como java pra fazer um game de super mario .-.
alem do mais, o gm tem mta coisa a ser melhorada, como o editor de fases que nao e nada pratico - ou vc tem um trabalho da peste pra fazer uma fase bonita, ou fica repetindo objetos, diferentes de enginer como unity onde voce pode ir mechendo no cenario e talz....
nao quer dizer que o gm seja ruim quer dizer que o proposito é outro
e alem do mais e como o sigiloso disse - é um programa oras, deixa ele usa aquilo que for adequado, nenhum programa foi feito pra cobrir tudo .-.
Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Estamos dando voltas em círculos. É o mesmo argumento que já foi usado logo acima. Eu disse que o método como o jogo é feito não é desculpa, mas já que eu sou o único que parece pensar assim, ainda não vi o produto, resultado de tal “maneira mais fácil”.
_________________________________________
Isso é pra geral:
Então, galera que maldiz o Game Maker... Sei que vai ser uma fincada no coração de vocês, que muitos me odiarão, que profecias malignas serão proferidas contra mim, perderei o respeito, amigos, namorada e meu warn. Mas vou dizer: se você não é capaz de fazer seu jogo nele e por isso trocou de motor, você é um grande, redondo, total e completo incompetente.
Por ser tão fácil, o Game Maker causa o doce torpor da vaidade.
Borderline escreveu:...essa ideia de “usar o GM pra aprender e depois usar outro programa” é um dos problemas que faz a má fama do GM. Enquanto muita gente faz grandes porcarias no Game Maker e se envaidecem com a ideia de “meu jogo está ótimo, não preciso mais do GM”, isso vai existir.
É uma palavra forte? Segure-se na cadeira: “indie” é uma palavra maquiada, muito bonita para “caseiro”. Alguns preferem “independente”, por soar menos amador.
Quer você odeie ou não o que digo, o Game Maker é um excelente motor e te dá tudo o que você precisa pra criar um ótimo jogo, bem feito, bem programado e lindo, seja 2D ou 3D.
As limitações são suas, não do programa. Tome nota: provavelmente você voltará a precisar dele quando pensar que não.
E vida longa ao Game Maker!
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Borderline escreveu:E vida longa ao Game Maker!
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...
Espero que Seja meu ultimo Post aqui, e que isso se encerre logo, acho que já foi dita muita coisa, e vários inhonhos fumantes tambem.
já dava para fazer tudo isso(escala,rotação...) no 8, era só usar o creation code, mas no GMS, você vê ele aplicado na room, e é mais fácil de trocá-lo.
sobre o Unity, não gostei do modo dos objetos, cada objeto criado na room é diferente, e se eu quizer criar vários de um mesmo inimigo? terei que ir no CTRL-C CTRL-V(acredito que a resposta seja um objeto pai, que estudei um pouco, mas como não tive muito tampo no unity... até entendi, mas parei de mecher por não conseguir fazer uma colisão própia)?
no GMS, ele foi melhorado, você pode mudar a escala de objetos, rotaciona-lo, invertê-lo(que é a escala negativa), pode dar zoom na room(ou distanciar), e ainda há o Antigo Creation code, que é sempre útil para personaliozar os Objetos.como o editor de fases que nao e nada pratico - ou vc tem um trabalho da peste pra fazer uma fase bonita, ou fica repetindo objetos, diferentes de enginer como unity onde voce pode ir mechendo no cenario e talz....
já dava para fazer tudo isso(escala,rotação...) no 8, era só usar o creation code, mas no GMS, você vê ele aplicado na room, e é mais fácil de trocá-lo.
sobre o Unity, não gostei do modo dos objetos, cada objeto criado na room é diferente, e se eu quizer criar vários de um mesmo inimigo? terei que ir no CTRL-C CTRL-V(acredito que a resposta seja um objeto pai, que estudei um pouco, mas como não tive muito tampo no unity... até entendi, mas parei de mecher por não conseguir fazer uma colisão própia)?
há uma limitação que ainda não vi como contornar, e é... como criar sons no GameMaker, sem usar dlls... apenas usando suas funções nativas(nota: pode criar arquivos como Bat para abrir externamente, mas não podem já vir externamente)? é que eu queria criar um jogo apenas com recursos do GM(mais para aprendizado).As limitações são suas, não do programa. Tome nota: provavelmente você voltará a precisar dele quando pensar que não.
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