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Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 15 Mar 2013, 15:16


Exponham os pontos negativos do Game Maker, por favor. Vamos debater aqui o porquê de você usar tal argumento pra dizer que o Game Maker é ruim. Antes fosse o motivo da portabilidade, com o GMS não é mais.

Por que os espertalhões, developers lendários, diriam que o Unity ou até o Blender é melhor? Sim, eu sei das especificações deles. Mas já fizeram um jogaço no Blender que não poderia ser feito no GM? O único motor de jogos que atende à sua pretensão divina de criar o maior game da história é o Unity, o fodão dos fodões?

Já fizeram um pVt@ título no Unity, cuja vossa inalcançável experiência como programador omite meros mortais, como nós, usuários de Game Maker, não produzirem algo sequer parecido ou tão bom quanto o que você faz?

Por que tanta gente mete o pau no Game Maker, dizendo que ele não faz isso, não faz aquilo e etc? Pode parecer falta de educação, mas aquilo que você “não consegue” fazer nem sempre é por culpa do motor e isso não pode virar motivo pra difamar o programa.

Então, acho que antes de meter o pau no Game Maker, você deveria olhar pro próprio nariz e ver o quanto está sendo egocêntrico em se achar fodão a ponto de enaltecer outra linguagem que aprendeu há duas semanas em contrapartida ao que o Game Maker tem de bom pra oferecer e que você ainda nem explorou.

Talvez o que vá te atender seja somente uma Unreal Engine ou CryEngine, porque você é bom demais pra usar o Game Maker.

Valeu aê.
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Mensagem por PedroX Sex 15 Mar 2013, 15:27

O único ponto negativo para mim é o preço. Pra quem adora meter o pau no Game Maker... 776770

A maioria das críticas são infundadas. Por exemplo, muitos falam da velocidade. Nas próximas versões do GMS (talvez já tenha atualmente) vão usar uma nova técnica que permite compilar o jogo, deixando ele muito mais rápido. Mesmo agora, o GMS já é rápido e com uso apropriado pode melhorar mais ainda.

Até mais!

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por migueltopsp Sex 15 Mar 2013, 16:31

Concordo plenamente, o gms, tem sempre de converter todos os ficheiros para as diferentes plataformas, mas voçês não acham que o game maker studio , compila em pouco tempo mesmo convertendo, se voçes usarem outro programa como o unity, ele demoraria muito mais tempo do que o game maker ,portanto acho que a sua velocidade não deve se referida.
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Mensagem por theguitarmester Sex 15 Mar 2013, 16:44

O GameMaker 8(para jogos 2D), ele é quase perfeito, ele te oferece um grande controle sobre o jogo e acessórios que você pode usar no windows, pode até alterar o Registro(regedit), mas os pontos negativos(que estava pensando), e o não tornam perfeito para criar novos recursos por ele são, não se pode criar Sons nele, ele é meio lento quando muito objetos estão(mas isso é contornavel), e não se pode mudar o Id das intâncias(e das outras ids tambem).

No Studio o problema com a velocidade e mudar ID foram resolvidas(parece), mas você não tem controle sobre o jogo, não há funções como variavel_local_set, windows..., execute_string. mas talves no futuro eles recoloquem, e então, o GM seria perfeito!
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Sex 15 Mar 2013, 17:43



O único ponto negativo para mim é o preço.

A maioria das críticas são infundadas. Por exemplo, muitos falam da velocidade. Nas próximas versões do GMS (talvez já tenha atualmente) vão usar uma nova técnica que permite compilar o jogo, deixando ele muito mais rápido. Mesmo agora, o GMS já é rápido e com uso apropriado pode melhorar mais ainda.

Até mais!.
ksksksk concordo!!
o game maker é muito caro paraoque nos oferece
-quase nao tem função em 3d
-os objetos no game maker ocupam muita memoria
-falta algumas funçoes importantes,como fisica
-algums bugs,igual no caso da troca de parent,e erros que aparecem "nada a ver"

ele é bem facil mexer,acredite,aprendi muta coisa no gm sozinho,sem ajuda de net nem de ninguem q o conhecesse
gosto muito do game maker por esse motivo,alem de outros...
por isso nao pretendo troca-lo tao ja,e nunca o chamei de ruim nem de lixo,so acho q ele poderia ser melhor!
Mas gosto muito do game maker,e logo comprarei um Studio \o/
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Mensagem por theguitarmester Sex 15 Mar 2013, 17:51

-quase nao tem função em 3d
Porque ele é um programa para jogos 2D, entenda isso.

-falta algumas funçoes importantes,como fisica
no GMS tem, é uma vantagem dele(se pode usar no 8, com dlls).

-algums bugs,igual no caso da troca de parent,e erros que aparecem "nada a ver"
Quais???? o.O
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Mensagem por cascavelo Sex 15 Mar 2013, 18:13

O motivo:
Nós fazemos jogos muito ruins, comparados com os jogos feitos por profissionais.
Se o GM tem má fama, a culpa é nossa porque nunca conseguimos emplacar um sucesso.
O dia que algum usuário de GM conseguir fazer algo realmente extraordinário, o GM vai se tornar a melhor ferramenta pra desenvolver jogos 2d.
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Sex 15 Mar 2013, 18:15


Porque ele é um programa para jogos 2D, entenda isso
simsim,eu entendo,mas acho que eles deveriam ter trabalhado um pouco mais!

no GMS tem, é uma vantagem dele(se pode usar no 8, com dlls).
agora o game maker,que é voltado para jogos 2d,e pelo seu preço,ja nao ter isso no gm8,ai é foda!
no minimo deveria ter isso,pois alem dele ser caro e nao ter quase nada em funçoes 3d,ainda ta faltando funções 2d!

Quais???? o.O
Se vc usar o codigo:
Código:

instance_deactivate(self)
peto=instance_nearest(x,y,objeto)
instance_activate(self)
x=peto.x
da um erro aonde nao existe!
tipo ele diz que uma var que ja foi definida,nao foi definida,entre varias outras abobrinhas!
mas nao é sempre que isso ocorre,axo eu!
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Mensagem por DNilo Sex 15 Mar 2013, 18:17

Não vejo como comparar um engine da outra o_O

Unity3D como o próprio nome diz tudo, é uma engine focada no 3D e digamos que para trabalhar com 2D nela é preciso de algumas "gambiarras" ou então você faz oque muitos dizem "2D/e Meio" utilizando elementos 3D mais alterando a câmera, mais isso não vem ao caso. E já o GM como foi dito acima é uma engine de jogos 2D, então não vejo como comparar !

E quanto a pessoas "metendo o pau" no GM, isso vai acontecer sempre, não so com GM como com qualquer programa ou mesmo Game.

Exemplo: FIFA ou PES ? ANDROID OU IOS ? WIN ou LINUX ? (WIN o/)
E assim vai eternamente sera assim !
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Mensagem por theguitarmester Sex 15 Mar 2013, 18:25

agora o game maker,que é voltado para jogos 2d,e pelo seu preço,ja nao ter isso no gm8,ai é foda!
no minimo deveria ter isso,pois alem dele ser caro e nao ter quase nada em funçoes 3d,ainda ta faltando funções 2d!
o 8 não é muito caro, o 8 é 25dollars, comparado com o Studio, é uma mixaria.
não entendi muito bem o que quiz dizer.

da um erro aonde nao existe!
tipo ele diz que uma var que ja foi definida,nao foi definida,entre varias outras abobrinhas!
mas nao é sempre que isso ocorre,axo eu!
testei adaptando e não deu erro(não existe a função instance_deactivate mas acredito que estava a falar dela(as 2), então coloquei o instance_deactivate_object) e não deu erro.

e porque você iria quer se auto desativar e se reativar, sendo que já está desativado, acho que ele não iria se ativar, por já estar desativado(não testei).


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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Sex 15 Mar 2013, 18:31

tente usar o codigo se referir a ele mesmo!
tipo, o instance nearest vc faz ele procurar o mesmo "ele",e coloque na room ums dois desse objeto,se ainda nao der erro,tente usar o code no creat.

alguem poderia querer usar esse codigo para fazer o objeto pegar o segundo objeto mais proximo com o mesmo nome dele,porque se ele pegar o primeiro mais proximo,sera ele mesmo!

flws,se vc nao ver o erro ainda é porque só eu sou azarado com o game maker mesmo kkkkkkkkkk


o 8 não é muito caro, o 8 é 25dollars, comparado com o Studio, é uma mixaria.
não entendi muito bem o que quiz dizer.
eu quiz dizer,que alem do game maker ser caro,e nao ter nada quase de funçoes 3d,ainda tem funçoes 2d imcompleto,como a fisica!


Última edição por Adilson Thiago Vieira em Sex 15 Mar 2013, 18:34, editado 2 vez(es)
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 15 Mar 2013, 18:31

Olha,eu já tentei usar varias ferramentas de criação de jogos(tanto 3d como 2d),mas nenhuma me agradou tanto como o Game maker me agrada,pode até não ser a melhor ferramenta do mundo para profissionais de auto nivel,mas é uma excelente ferramenta para quem está começando a criar game ,ou até mesmo para aqueles que gostam de criar jogos 2d,pois como todos sabem ,existem muitos jogos 2d criados com o game maker que possuem uma qualidade bem profissional ao meu ver,para mim a unica coisa que faltava na versão 8 era um sistema de dimensionar objetos em tempo real na room ( o gms já tem) e o gm poderia ter um editor de imagens melhor ( com um sistema de camadas,tipo o photoshop ou flash para o usuario trabalhar melhor em partes como desmembrar personagens para anima-los mais facilmente),já que em muitas ocasioes usar recursos externos as vezes prejudicam os desenhos 2d(ja passei muito por isso no passado Sad ) ,mas fora isso ai eu acho o gm muito bom,é uma ferramenta que da ao usuario o dominio mais independente possivel,ja que o usuario muitas vezes precisa criar um jogo do zero por q o gm não vem com nada visivelmente pronto,diferente de outras ferramentas q muitas vezes te da script prontos mas complexos de costumisar para quem nao tem dominio de programaçao,ok
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Mensagem por peixoto Sex 15 Mar 2013, 20:37

Game Maker 8 e anteriores:
O preço, e a lentidão.

Game Maker Studio:
Preço(principalmente), Bugs, necessidade de usar SDK's externas para publicar em algumas plataformas,etc

GM:Html 5
Completamente Inutil. Visto que existe o Tululoo, que é exatamente igual e Gratis.


Mas, escrevo isso sem querer desmerecer as Versões do Game Maker.
Apesar de ele ter esses problemas(alemdomais nada é perfeito), todas as versões dele são ótimas ferramentas para produção de jogos.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 16 Mar 2013, 00:27



Ok..

“Velocidade”

Alguém aí conhece uma linguagem interpretada tão rápida quanto uma compilada? Eu nunca vi e sei que nem vou ver. Se conhecesse, seria um ótimo sustentáculo pra falar mal do Game Maker. Mas, se não... ??? Qual é o seu jogo? Que tipo de jogo é, que o Game Maker não tem velocidade suficiente pra rodá-lo?

Um pré-histórico 486 com Windows 95 rodava jogos lindos, feitos com muito menos recursos que o que você tem na mão hoje, o Game Maker. Seu computador atual com processador de 8 núcleos fazendo um trabalho de 50 (ou mais, sei lá) pc’s 486 não é capaz de rodar seu jogo? Quanto de velocidade você precisa pra rodar sua obra-prima aí? Tem algo errado, mas acho que não é com o Game Maker não...

Já fiz algumas coisas no GM que ficaram lentas, mas foi por total incompetência, falta de planejamento ou inexperiência minha. Ou também porque eu queria tentar “me virar” sem usar outro recurso. Mas isso não é motivo pra dizer que o Game Maker seja ruim e incapaz de rodar um jogo bem produzido.


“Ele é caro”

Preço não tem nada a ver com funcionalidade. Estou falando de motivos pra dizer que ele é ruim. E mesmo assim acho o contrário. Eu acho um preço irrisório pelo que ele proporciona. Se hoje em dia você faz isso:

Código:
add_meu_buneco_sprite(quadrado_com_olhos);

Em algumas outras linguagens você tem que mexer até com driver de vídeo, alocar memória pra uma imagem, conhecer o formato e até que você finalmente consiga entender o procedimento, você já está cansado. Antigamente era muito pior, porque sem essa informação toda que tem na internet hoje, quando você conseguia botar uma imagem no vídeo e fazer ela se movimentar, você ficava feliz.

Pois é, o Game Maker é ruim pra caramba, mesmo...


“Consome memória”

Você sabe quanto de memória seu jogo necessita pra rodar? Você não sabe e nem precisa saber, porque o Game Maker faz tudo pra você. Ele gerencia tudo de forma que você só se preocupe com a programação. Se fosse num PC antigo onde a memória RAM ainda contava nos 16 MB pro Windows e pros jogos, eu daria crédito. O Game Maker 6, que é uma versão ótima, pede simplesmente um DirectX 8, resolução de 800x600 e 16 MB de vídeo pro runner e 64 pro editor. Os PCs hoje em dia não são suficientes?

Ele te dá toda a liberdade pra gerenciar seus sprites e sons, carregando e descarregando da memória com uma linha de código. Aí eu pergunto: o que faz o Game Maker tão ruim em consumir memória?



“Exige isso, aquilo e mais outra coisa”

Se hoje você tem o trabalho de usar um SDK prontinho pra exportar noutra plataforma, fico imaginando sua animação em tentar fazer um jogo quanto tivesse que se virar sozinho... Talvez você jamais tivesse feito um jogo sem o Game Maker.



"Não vejo como comparar um engine da outra"

Mas vejo gente comparando o tempo todo e falando mal do Game Maker. Os caras que fazem blocos com olhos no GM talvez precisem do Blender ou do Unity pra fazer o bloco com olhos em 3D.


___________________________________________


Se disserem aí, ou acharem que estou sendo arrogante ao levantar essas questões, vou complementar sua opinião: estou k-gando pra isso. Acho muito mais arrogância um cara falar mal do Game Maker sem nunca tê-lo explorado ou feito algo relevante nele.

E não acho que seria desculpa dizer que não tenha feito algo, usando os "supostos defeitos" dele como pretexto de subterfúgio e sustentáculo dessa opinião totalmente pretensiosa, porque quem fala mal do Game Maker quer mesmo é aparecer e pagar de foda.

Pra quem é bom demais e adora falar mal do GM, vou falar pra você. Tem muita gente aqui no fórum que usa o Game Maker há tempos, gosta, vê nele uma excelente ferramenta e já programava em outras linguagens quando sua mãe ainda limpava seu nariz.

Eu mesmo vejo uns manezões barbados, caras que nunca fizeram nada no GM, queimando o filme dele. É a mesmíssima estirpe de “programador” que adora falar que “C++ é melhor que Pascal”, por exemplo. E tá cheio de gente assim. Os caras são “programadores C”, deuses da ciência e informática!!! Espero que o C++ ajude a programar um bloco com olhos bem rápido.


@cascavello

Entendi seu ponto de vista. Concordo contigo.
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Mensagem por Jiraya Sáb 16 Mar 2013, 00:53

tem um ponto que eu não diria que é ruim, mas que poderia ser melhorado, é o fato da linguagem ser interpretada...
isso torna a execução alguns milisegundos mais lento que uma compilada.
de fato, se o gm compila-se o jogo sem necessitar do runner, bom ele custaria tão caro quanto CryEngine/GameBryo que são MUITO mas MUITO mais superior que Unity.

pois entender a estrutura dos PE(Portable Executable) é só para Doutorados em Ciência da computação.


não há funções como variavel_local_set, windows..., execute_string. mas talvez no futuro eles recoloquem, e então, o GM seria perfeito!
essas funções se tornaram obsoletas pelo fato de não serem compatíveis com outras plataformas...
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Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 16 Mar 2013, 08:31


Não vou generalizar, mas o problema do Game Maker é um só: o usuário dele. Esse povo reclama demais, mete o dedo pra falar mal sem ter conhecimento técnico de nada e se acha muito bom programador pra ficar usando uma ferramenta “simplória como ele”.

Se antigamente você nem caixa de som tinha, era obrigado a mandar freqüência de nota no speaker pra fazer ‘um som’ e moderar isso no andamento do jogo pra parecer uma música, hoje em dia esse pessoal reclama porque o GM não tem um criador de sons embutido. Se em outras linguagens você tem até que ver se a placa de som tá disponível, os caras com o Game Maker na mão reclamam que ele é ruim porque usa recurso multimidia do Windows.

E olha a quantidade de ferramentas úteis, de graça, feita por gente que luta todo dia pelo Open Source e fazendo frente aos programas pagos do mercado por pura e simples boa vontade e amor ao que faz.

Tem muita gente boa que usa o Game Maker e leva a sério. No fórum dá pra ver uns assim, que usam, exploram e mesmo depois de tanto tempo usando ainda conseguem ver potencial nele. Mas é a esmagadora minoria.

Fodões do Blender, do C++, do Unity: parem de falar mal do Game Maker, porque vocês vão acabar ouvindo o que não querem. Adquiram experiência em programação (porque a linguagem é irrelevante), adquiram conhecimento técnico, façam alguma coisa realmente impressionante e que justifique dizer que “o Game Maker é ruim por isso, isso e assado” a aí sim você talvez vá ter moral pra criticá-lo. Porque agora, quanto mais você critica essa super ferramenta, você está mostrando a sua incompetência, não a do programa.
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Mensagem por Kabeção Sáb 16 Mar 2013, 08:37

Adilson Thiago Vieira escreveu:Se vc usar o codigo:
Código:

instance_deactivate(self)
peto=instance_nearest(x,y,objeto)
instance_activate(self)
x=peto.x
da um erro aonde nao existe!
tipo ele diz que uma var que ja foi definida,nao foi definida,entre varias outras abobrinhas!
mas nao é sempre que isso ocorre,axo eu!
Isso não é um bug, é um erro de lógica.
Essa variável não vai ser criada dentro da instância porque ela nem sequer esta ativada quando a definiu.

não há funções como variavel_local_set, windows..., execute_string. mas talvez no futuro eles recoloquem, e então, o GM seria perfeito!
Funções window_ funcionam normalmente e as outras nunca serão repostas porque não a vantagem em usa-las em troca de perder todo o resto que seria possível nem elas.

O motivo:
Nós fazemos jogos muito ruins, comparados com os jogos feitos por profissionais.
Se o GM tem má fama, a culpa é nossa porque nunca conseguimos emplacar um sucesso.
O dia que algum usuário de GM conseguir fazer algo realmente extraordinário, o GM vai se tornar a melhor ferramenta pra desenvolver jogos 2d.
Eu vejo muitos jogos feitos no GM em diversos listas de Top Indie Games e isso desde de muitos anos atrás que foi o que me fez a começar usa-lo.
Já naquela época se via coisas extraordinários e freewares feitos com GameMaker e outros como Multimedia Fusion, Contruct e isso em versões bem antigas.
Esses motores voltado para indie tem essa grande popularidade hoje em dia por causa desse histórico.
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Mensagem por peixoto Sáb 16 Mar 2013, 14:05

Spoiler:

Ja que você contra-argumentou minhas palavras vou re-dizelas com alguns novos argumentos.

O Game Maker(até a versão 8.1 que é apenas para PC) consegue fazer os jogos ficarem mais lentos que se fossem compilados em Java por exemplo(o que ja é um bom motivo para não estudar GML e sim java.Pois alem do fator velocidade, tem o fator preço e ainda compatibilidade).

A versão Studio melhorou um pouco essa questão da velocidade, mas para você conseguir exportar(para os sistemas que ele suporta), você precisa de uma SDK para cada sistema mobile, precisa adaptar os códigos e ainda ter bastante dinheiro pois não é qualquer um que está disposto a pagar mais de 1000R$ para um Software recem criado e que nem chega perto de ser o melhor do mercado(visto que a parte 3D dele continua mal trabalhada, igual ao GM 8, e ainda há aquele problema com as DLL's(que funcionam em alguns sistemas, mas nunca em todos)).
E alem disso, há a questão dos milhares de Bugs que o Software apresenta e que a YoYoGames vive tendo que se desculpar e lançar atualizações quase diariamente para corrigir.

A versão HTML 5 é realmente completamente inutil(sinceramente não compreendo o por que ainda deixam ela e a versão de Windows(Game Maker 8 ) para download(ainda por cima PAGO), visto que o GMS faz tudo que ambas fazem e ainda melhor), pois como eu disse há concorrentes iguais, tão velozes quanto, e Gratuitos.

E por fim, Digo que o Game Maker nunca foi uma ferramenta com credibilidade no mercado hoje em dia, visto que sua linguagem é limitada, suas versões ou lentas ou bugadas/caras e ainda com concorrentes que estão a anos luz a frente.

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Mensagem por PedroX Sáb 16 Mar 2013, 14:19

Acho que a YoYoGames poderia disponibilizar o GM:8.1 gratuitamente ou por um preço baixo (5 a 10 dólares). Caso contrário, só vai estimular o uso de cracks e semelhantes. O GMS tem seu lugar. Não seria substituido pelo GM:8.1 se este fosse grátis.

Não tem muito do que reclamar do Game Maker. É uma ferramenta muito fácil e permite prototipar qualquer coisa rapidamente. Conheço pessoas que criam robôs e usam o GM para fazer testes rápidos e gostam dele.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 16 Mar 2013, 14:45


O Game Maker(até a versão 8.1 que é apenas para PC) consegue fazer os jogos ficarem mais lentos que se fossem compilados em Java por exemplo(o que ja é um bom motivo para não estudar GML e sim java.Pois alem do fator velocidade, tem o fator preço e ainda compatibilidade).

Ok... Cadê o seu jogo em Java? Você tá falando coisa que eu já sei há tempos. Eu quero ver é O SEU jogo feito em Java que não poderia ter sido feito no Game Maker. Vamos ser práticos: se é um bom motivo pra não estudar GML e sim, Java, acredito que você tenha estudado Java.

Aí sim seria um ótimo motivo pra dizer: “Java é melhor que o Game Maker pra mim, porque eu fiz um jogo assim, assim e assim, e não o que eu fiz não poderia ter sido feito no Game Maker."

pois não é qualquer um que está disposto a pagar mais de 1000R$ para um Software recem criado e que nem chega perto de ser o melhor do mercado(visto que a parte 3D dele continua mal trabalhada, igual ao GM 8

Cadê o seu projeto 3D que não pôde ter sido feito no Game Maker porque ele não te deu recursos suficientes? Em que motor você teve que fazer esse projeto porque o Game Maker não atendeu suas necessidades, pois a "parte 3D dele é mal trabalhada demais"? Eu gostaria de dar uma olhada nele.

E alem disso, há a questão dos milhares de Bugs que o Software apresenta e que a YoYoGames vive tendo que se desculpar e lançar atualizações quase diariamente para corrigir.

Bom... Então ela lança atualizações pra corrigir. Tem alguém trabalhando nisso agora pra poder corrigir. Isso é um problema ou solução?

E por fim, Digo que o Game Maker nunca foi uma ferramenta com credibilidade no mercado hoje em dia, visto que sua linguagem é limitada, suas versões ou lentas ou bugadas/caras e ainda com concorrentes que estão a anos luz a frente.

Eu gostaria de ver um jogo seu, feito numa linguagem ou motor que você defende, que não tenha sido o Game Maker.

Pra dizer que gml é uma linguagem limitada, isso quer dizer que você se sentiu ilimitado com ela. Vamos ver se o seu grande trabalho, feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) não poderia ter sido feito no Game Maker.

Gostaria que você postasse ele aí, claro, se quiser.
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